Relatório do CAI - Prova 6 - FS Magyar Nagydíj @Hungaroring
Grelha de Partida • O piloto Tiago Lapa arrancou com os pneus médios quando era obrigado a ter arrancado com os pneus que qualificou, neste caso, com os pneus macios.
Decisão do CAI:
Stop n/hold de 30 segundos na próxima corrida em que participar para o piloto Tiago Lapa
Volta 1, Curva 2 • O piloto Fábio Costa trava tarde e embate na traseira do piloto Vítor Costa, causando ligeiros danos a este. O CAI considera o piloto Fábio Costa como responsável incidente.
Decisão do CAI:
Advertência para o piloto Fábio Costa
Protestante: Sergio Azevedo - GE
Protestado: Vasco Lemos - Codoil
Momento: V10 ultima curva
Volta 10, Curva 14 • Ao efetuarem a curva 10 ocorrem pequenos toques entre o piloto Vasco Lemos e o piloto Sérgio Azevedo. Como consequência, o piloto Sérgio Azevedo perde algum tempo e é quase empurrado para o exterior da pista. O CAI considera o piloto Vasco Lemos responsável pelo toque ocorrido dado que não deixou espaço para o adversário que seguia ao seu lado.
Decisão do CAI:
Dedução de 30 pontos na classificação para o piloto Vasco Lemos Piloto que protesta: Tiago Monteiro
Equipa: PM4 Racing
Piloto protestado: Rui Oliveira
Equipa: Morabia
Momento do replay: Lap 13, 0:50
Volta 13, Curva 8 • Na travagem para a curva 8 seguem lado a lado os pilotos Tiago Monteiro e Rui Oliveira. O piloto Tiago Monteiro segue pelo interior da curva e é tocado pelo piloto Rui Oliveira, perdendo ligeiramente o controlo do carro e uma posição. O CAI considera o piloto Rui Oliveira responsável pelo toque ocorrido dado que não deixou espaço para o adversário que seguia ao seu lado.
Decisão do CAI:
Dedução de 15 pontos na classificação para o piloto Rui Oliveira
Piloto que protesta: Tiago Monteiro
Equipa: PM4 Racing
Piloto protestado: João Gouveia
Equipa: GE
Momento do replay: Lap 19 1:16
Piloto que protesta: Joao Gouveia
Equipa: Gaming Events
Piloto protestado: Tiago Monteiro
Equipa: PM4 Racing
Momento do replay: Volta 18 para mim, 19 para o Tiago - curva 10
(estes protestos referem-se ao mesmo incidente)
Volta 19 (Tiago Monteiro) / Volta 18 (João Gouveia) , Curva 10 • Ao efetuarem a curva 10 ocorre um toque entre o piloto João Gouveia e Tiago Monteiro, acabando ambos os pilotos por sair de pista. O CAI considera o piloto João Gouveia responsável pelo toque ocorrido. O CAI considera que o local e forma escolhidos pelo piloto João Gouveia para permitir a dobragem do piloto Tiago Monteiro não foram de todo adequadas e resultaram no incidente descrito
Decisão do CAI:
Drive-through na próxima corrida em que participar param o piloto João Gouveia
Piloto que protesta: Tiago Monteiro
Equipa: PM4 Racing
Piloto protestado: Sérgio Azevedo
Equipa: GE
Momento do replay: Lap 23 0:01
Protestante Sérgio Azevedo GE
Protestado Tiago Monteiro PM4
Momento Volta 23 T1
(estes protestos referem-se ao mesmo incidente)
Volta 23 , Reta da meta e Curva 1 • Ambos os pilotos protestam o adversário durante ultrapassagem que ocorre na reta da meta e termina na curva 1. O CAI não detetou qualquer situação ilegal ou passível de advertência
Decisão do CAI:
Não aplicável
Piloto que protesta: Tiago Monteiro
Equipa: PM4 Racing
Piloto protestado: Sérgio Azevedo
Equipa: GE
Momento do replay: Lap 34, 1:26
Volta 34, Curva 14 • O piloto Tiago Monteiro aproxima-se bastante do piloto Sérgio Azevedo ao efetuarem a ultima curva. O CAI não detetou qualquer situação ilegal ou passível de advertência.
Decisão do CAI:
Não aplicável
Protestante Sérgio Azevedo GE
Protestado Tiago Monteiro PM4
Momento Volta 35 T1
Volta 35, Curva 1 • Na travagem para a curva 1, o piloto Tiago Monteiro trava demasiado tarde e acaba por embater de forma ligeira na traseira do piloto Sérgio Azevedo, sem consequências de maior para este. O CAI considera o piloto Tiago Monteiro responsável pelo incidente.
Decisão do CAI:
Advertência para o piloto Tiago Monteiro
Piloto que protesta: Hugo Araújo
Equipa: GE
Piloto protestado: Tiago Monteiro
Equipa: PM4
Momento do Replay: Volta 37, 3 sector, momento 3638.878
Volta 37, Curva 12 • Na travagem para a curva 12 seguem lado a lado os pilotos Tiago Monteiro e Hugo Araújo. Ainda em reta os pilotos acabam por se tocar, roda com roda. Os pilotos seguem em contato até ao apex da curva, altura em que se conseguem separar. Ambos os pilotos mantêm a sua posição. O CAI considera a ambos os pilotos foram responsáveis pelo toque ocorrido e que se trata de um contato evitável de ambos.
Decisão do CAI:
Incidente de corrida
Piloto que protesta: Hugo Araújo
Equipa: GE
Piloto protestado: Tiago Monteiro
Equipa: PM4
Momento do Replay: Volta 39, 1 sector, momento 3773.545
Volta 39, Curva 2 • Na travagem para a curva 2 seguem lado a lado os pilotos Tiago Monteiro e Hugo Araújo. O piloto Hugo Araújo segue pelo interior da curva e é tocado pelo piloto Tiago Monteiro, perdendo ligeiramente o controlo do carro e uma posição. O CAI considera o piloto Tiago Monteiro responsável pelo toque ocorrido dado que não deixou espaço para o adversário que seguia ao seu lado.
Decisão do CAI:
Dedução de 15 pontos na classificação para o piloto Tiago Monteiro
Final da corrida • O piloto Mário Serafim só usou um tipo de pneus durante a corrida.
Decisão do CAI:
Desclassificação da corrida para o piloto Mário Serafim
• O CAI deixa uma nota que os protestos não devem ser feitos no calor do momento. Protestos futuros onde não há qualquer situação irregular não serão colocados no relatório do CAI.
Análise da saída da via das boxesO CAI não detetou quaisquer infrações
Análise dos limites da pistaA organização tinha avisado no fórum e voltou a avisar no briefing que, devido ao facto da pista não penalizar de forma automática que iria estar atenta às infrações dos limites da pista nas sessões de qualificação e corrida.
Sessão de QualificaçãoO CAI visualizou a melhor volta de todos os pilotos nas duas sessões de qualificação. Se a volta fosse considerada inválida por excesso dos limites da pista, o piloto seria punido com uma
advertência. De referir que pequenos excessos, em que as rodas passam muito pouco das linhas brancas, não foram penalizados. Estes foram os pilotos que excederam os limites da pista na sua melhor volta na 1ª qualificação:
• Sérgio Azevedo
• Mário Serafim
• David Santos
• José Almeida
• Tiago Monteiro
• Ricardo Marcelino
• Vítor Costa
• Leandro Mendonça
• Fábio Costa
• Pedro Lopes
• Nuno Vitória
• Vasco Lemos
Estes foram os pilotos que excederam os limites da pista na sua melhor volta na 2ª qualificação:
• Sérgio Azevedo
• Mário Serafim
• David Santos
• José Almeida
• Tiago Monteiro
• Carlos Rodrigues
• Tiago Lapa
• Hugo Araújo
• Rui Oliveira
• Rui Santos
Sessão de CorridaO CAI visualizou as curvas 4, 9 e 11, visto serem as curvas onde os pilotos mais excederam os limites na sessão de qualificação. De referir que o número aqui pode não ser totalmente real, mas nunca será superior ao número real. O CAI não considerou excessos dos limites em que o piloto cometeu um erro ou pequenos excessos (à semelhança da qualificação). Os critérios a serem aplicados são os seguintes:
Menos de 4: Não aplicável
Entre 5 e 8: Advertência
Entre 9 e 12: Dedução de 15 pontos no campeonato
Entre 13 e 16: Dedução de 30 pontos no campeonato
Entre 17 e 20: Drive-through na próxima corrida em que participar
Entre 21 e 24: Drive-through na próxima corrida em que participar e dedução de 30 pontos no campeonato
Entre 25 e 28: Drive-through na próxima corrida em que participar e dedução de 50 pontos no campeonato
Entre 29 e 30: Stop n/hold de 15 segundos na próxima corrida em que participar e dedução de 50 pontos no campeonato
Mais de 33: Desclassificação da prova 6 e drive-through na próxima corrida em que participar
Estes foram o número de excessos dos limites da pista que o CAI detetou em cada piloto, e a respetiva sanção:
26 cortes • Tiago Lapa -
Drive-through na próxima corrida em que participar e dedução de 50 pontos na classificação 25 cortes • David Santos -
Drive-through na próxima corrida em que participar e dedução de 50 pontos na classificação 24 cortes • Rui Martins -
Drive-through na próxima corrida em que participar e dedução de 30 pontos na classificação 20 cortes • José Almeida -
Drive-through na próxima corrida em que participar 18 cortes • Tiago Monteiro -
Drive-through na próxima corrida em que participar 18 cortes • Leandro Mendonça -
Drive-through na próxima corrida em que participar 17 cortes • Sérgio Azevedo -
Drive-through na próxima corrida em que participar 15 cortes • Hugo Araújo -
Dedução de 30 pontos na classificação 15 cortes • Fábio Costa -
Dedução de 30 pontos na classificação 14 cortes • Ricardo Marcelino -
Dedução de 30 pontos na classificação 14 cortes • Paulo Sousa -
Dedução de 30 pontos na classificação 13 cortes • Carlos Santos -
Dedução de 30 pontos na classificação 13 cortes • Pedro Lopes -
Dedução de 30 pontos na classificação 12 cortes • Rui Oliveira -
Dedução de 15 pontos na classificação 12 cortes • Mário Serafim -
Dedução de 15 pontos na classificação 12 cortes • Nuno Vitória -
Dedução de 15 pontos na classificação 12 cortes • Vasco Lemos -
Dedução de 15 pontos na classificação 12 cortes • Carlos Miranda -
Dedução de 15 pontos na classificação 9 cortes • Sandro Simões -
Dedução de 15 pontos na classificação 8 cortes • Rui Santos -
Adverência 8 cortes • Carlos Rodrigues -
Adverência 8 cortes • Vítor Costa -
Adverência 5 cortes • João Gouveia -
Adverência 0 cortes • Ricardo Ferreira -
Não aplicável
Penalizações de acumulação• O piloto Nuno Vitória atingiu as três advertências ao longo do campeonato, o que significa que terá uma penalização de
drive-through na próxima corrida em que participar.
• O piloto Leandro Mendonça atingiu as seis advertências ao longo do campeonato, o que significa que terá uma penalização de
drive-through na próxima corrida em que participar (já tinha cumprido uma penalização igual quando chegou às três advertências).
• O piloto Vítor Costa atingiu as seis advertências ao longo do campeonato, o que significa que terá uma penalização de
drive-through na próxima corrida em que participar (já tinha cumprido uma penalização igual quando chegou às três advertências).
• O piloto Vasco Lemos atingiu as três advertências ao longo do campeonato, o que significa que terá uma penalização de
drive-through na próxima corrida em que participar.
• O piloto Mário Serafim atingiu as três advertências ao longo do campeonato, o que significa que terá uma penalização de
drive-through na próxima corrida em que participar.
• O piloto Fábio Costa atingiu as três advertências ao longo do campeonato, o que significa que terá uma penalização de
drive-through na próxima corrida em que participar.
• O piloto Hugo Araújo atingiu as três advertências ao longo do campeonato, o que significa que terá uma penalização de
drive-through na próxima corrida em que participar.
• O piloto Rui Santos atingiu as três advertências ao longo do campeonato, o que significa que terá uma penalização de
drive-through na próxima corrida em que participar.
• O piloto Tiago Monteiro atingiu as três advertências ao longo do campeonato, o que significa que terá uma penalização de
drive-through na próxima corrida em que participar.
O CAI disponibiliza o número total de advertências que os pilotos que já têm (apenas aqueles que já têm):
6 advertências • Leandro Mendonça
6 advertências • Vítor Costa
5 advertências • Carlos Rodrigues
3 advertências • Nuno Vitória
3 advertências • Vasco Lemos
3 advertências • Mário Serafim
3 advertências • Fábio Costa
3 advertências • Hugo Araújo
3 advertências • Rui Santos
3 advertências • Tiago Monteiro
2 advertências • Rui Oliveira
2 advertências • Sérgio Azevedo
2 advertências • David Santos
2 advertências • José Almeida
2 advertências • Ricardo Marcelino
2 advertências • André Vitória
1 advertência • Rui Martins
1 advertência • Tiago Lapa
1 advertência • Pedro Lopes
1 advertência • João Gouveia