Author Topic: Ângulo de rotação do volante e valores steering lock  (Read 1158 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Alexandre Baptista

• Veterano
  • Liked: 377
  • http://www.alexandre-baptista.com/
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T500rs, DIY seq shifter, Microsoft FFB Wheel com Kit Frex, CH fighterstick, saitek X-45
Ângulo de rotação do volante e valores steering lock
« on: November 08, 2013, 13: 33 »
Embora o ângulo de rotação do volante e valores de steering lock nos jogos sejam um aspecto subjectivo que varia de pessoa para pessoa, isto não quer dizer que na realidade seja assim.
Outro aspecto muito importante que pouca gente sabe é que o FFB dos jogos e carros realmente bem feitos é modelado em função do ângulo correcto do volante para o carro em questão, logo com valores reais irão ter um "feeling" do FFB muito mais real.
Nesta tabela estão os valores correctos e respectivos steering locks para as diversas classes de carros.
Foi tirada de um forum internacional e foi sendo actualizada à medida que foram sendo encontrados os valores correctos. Se os decidirem usar não se esqueçam que têm de mudar o ângulo de rotação do volante e igualmente o steering lock dentro do jogo, senão fica estranho.
Três notas:
-Para quem está habituado a valores muito baixos, ao início pode parecer estranho. Eu desde que mudei para um volante que permite estes steering locks que os uso e neste momento nem conseguia voltar para trás. Se serve para os pilotos reais também deve servir para nós.
-Mesmo com valores altos como 540, em pista estes valores nunca são usados e mesmo as curvas mais apertadas dá para fazer sem tirar as mãos do volante logo usar as patilhas.
-Eu não tenho nenhum mas já me disseram que os volantes Logitech têm um "dead zone" central proporcional ao ângulo de rotação, logo para valores muito altos este Dead zone também fica enorme. Neste caso é experimentarem e verem se dá para tolerar.

Abraço e boas corridas.
« Last Edit: November 08, 2013, 15: 16 by Alexandre Baptista »

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2429
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
Re: Ângulo de rotação do volante e valores steering lock
« Reply #1 on: November 08, 2013, 20: 29 »
Obrigado pela tabela Alexandre! Sempre tive alguma curiosidade em saber quais os graus e qual o steering lock recomendados para dado carro... embora acabe sempre por usar valores que me agradem, pelo menos posso experimentar e quem sabe não gosto mais de um ou outro. :smile:

Offline Tiago Fortuna

• Lenda
  • Liked: 410
    • View Profile
  • Simulation Hardware: CSWv2, CSPv3, CSS SQ, i5 4670K, 16GB 2400 CL10, GTX1080 6GB, 3xLG 23"/Vive
« Reply #2 on: November 08, 2013, 21: 08 »
Ia jurar que ja tinha visto isso noutro forum... ;-)

No pcars pelo menos isso e automagico. Alterar o steering lock e alterar o original do carro, logo tirar realismo. Mas cada um sabe de si.

Mas tb podem estar errados nos carros menos desenvolvidos - e nao falo dos graficos mas das fisicas.

Offline Alexandre Baptista

• Veterano
  • Liked: 377
  • http://www.alexandre-baptista.com/
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T500rs, DIY seq shifter, Microsoft FFB Wheel com Kit Frex, CH fighterstick, saitek X-45
« Reply #3 on: November 09, 2013, 05: 39 »
Tiago, confesso que não percebi muito bem o quiseste dizer.
Os valores desta tabela são os reais logo mete-los não é tirar o realismo mas sim acentuar o realismo. Obviamente que isto só é válido para os jogos onde isto não é automático como o Rfactor, GTR2, Race, etc. Nos outros deduzo que não seja preciso nem eu o sugeri.
E sim, isto foi tirado de outro forum internacional como aliás já tinha referido logo no 1º post.

Offline Tiago Fortuna

• Lenda
  • Liked: 410
    • View Profile
  • Simulation Hardware: CSWv2, CSPv3, CSS SQ, i5 4670K, 16GB 2400 CL10, GTX1080 6GB, 3xLG 23"/Vive
« Reply #4 on: November 09, 2013, 14: 00 »
Nao percebi assim, mea culpa. Da-me a ideia que incentiva a trocar precisamnete porque nao e especificado. Mea culpa.

Nota mental, nao anadar em foruns e a jantar :-)