Eu partilho a opinião do Batman. Acho que são receios um pouco infundados. É certo que os novos simuladores possuem um aspeto gráfico que não é qualquer modder que chega lá, mas há vários anos atrás pensou-se com certeza o mesmo quando saíram outros simuladores.
Qualquer jogo novo que saia é sempre um incógnita no que toca ao modding. Mas mais cedo ou mais tarde a comunidade chega lá, cria as ferramentas e os mods, e ultrapassa o produto final até sem grandes problemas. Já aconteceu N vezes, podia citar aqui alguns jogos mas não vale a pena porque existem muitos. Os simuladores não fogem à regra. Havendo comunidade, as coisas vão aparecer. No início certamente com menos qualidade do que o produto final, mas à medida que os anos vão passando, os mods vão ficando melhores do que os produtos finais. Claro que se a produtora disponibilizar ferramentas e ajuda aos modders, a coisa acontece mais depressa. Penso que o GTR3, a sair, vai permitir modding. A Simbin ficava completamente arrasada se criasse uma plataforma fechada. Já assim a concorrência é forte e mostra sinais de vida. Fechando a porta aos modders, o simulador por melhor que seja não dura muito. rFactor 2 já se sabe que tem, e Assetto Corsa diz que vai ter. PCars deve ter também.
Além disso, há uma coisa que acontece também mas que ele não referiu aí: conversões ilegais. Já vi aí vários mods convertidos de jogos como SHIFT e F1, cujo grafismo é bastante bom. Mas esses mods raramente chegam a ligas e assim porque são considerados ilegais e cada um tem que arranjar os seus. Se não houvesse também esse medo da comunidade em usar tudo, veríamos mods com bastante qualidade gráfica. A nível de físicas já não sei, isso exige bastante trabalho, mas graficamente é "fácil" portar um carro do SHIFT 2 para o rFactor ou Race.