Author Topic: Is modding dying?  (Read 1800 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Filipe Galego

• Fundador
  • Lenda
  • Liked: 413
  • Do you like what you see? Join us!
    • View Profile
    • PTSims
  • Simulation Hardware: Fanatec GT2+G25 pedals+CH full Hotas+TrackIR4Pro
Is modding dying?
« on: September 05, 2012, 10: 00 »
O conhecido modder de rFactor lançou um blog e abriu portas com um artigo de opinião sobre o futuro do modding.

Preocupante ou medo sem fundamento?? Nos últimos anos o modding tem sido essencial para manter simuladores e comunidades ativas e garantir assim o futuro do sim racing. O modding de qualidade (10% do existente ou nem isso) é de facto muito exigente principalmente em tempo e se se verificar que os novos simuladores vão obrigar a muito mais trabalho e não houver ferramentas automáticas para ajudar a coisa vai ficar complicada.
Outro aspeto a ter em causa, é que a qualidade gráfica de alguns simuladores vai ser dificil de acompanhar pelos modders. Mesmo os bons modders e que fazem mods muito detalhados, vão ter muitas dificuldades em acompanhar o grafismo de títulos como o AC ou o pCars pelo menos.
No caso particular da PTSims não será de facto conseguir a linha orientadora de oferecer sempre algo diferente e original que sempre se foi tentando implementar nos nossos campeonatos. Os nossos recursos humanos são muito poucos e nem temos ninguém com background técnico de áreas que possam ajudar... Vamos ver como corre...

Fiquem com o artigo em causa e digam a vossa opinião...

Is modding dying?

This might be a pretty negative first posting on my blog but this is something going on in my head for some days now.

There are some new racing simulations coming to the PC market. rFactor 2, Assetto Corsa, RaceRoom, GTR3 and pCARS. While I don’t want to discuss which game might be a sim and which isn’t, the latest three games might not support modding as we know it.  There will be always a way to modify the files and someone might write some sort of converter to get your models and textures into game but I’ll flag those as non-modable right now.

This leaves us with rFactor 2 and Assetto Corsa. rFactor 2 is already available as a public beta and it includes tools to create your own cars and tracks for the game. As for Assetto Corsa all we know is that it’s supposed to support modding. But we still don’t know any specifics.

I’m going to split down the issues I have with modding right now into those two sims as I think each of them has it’s specific problems. Note that those could also apply to the other sim in some weaker form.

rFactor 2

rFactor 2 is still in development. You could say it doesn’t make sense to create a mod right now where everything can change in the next build. Also there a still a lot of WIP features that need to be completed before you start going deep into your physics…

The good thing is that the modding hasn’t changed “that” much in the core areas since rFactor 1. The plugins for 3ds max still are the same. There are a few new things here and there but they handle like the old one. Setting up you car/track to show up ingame is still the same like before. Physicswise always everything stayed the same. So where’s the problem then? Well the biggest problem I have right now are some of the things that didn’t stay the same. Especially the new tire model.

While I think it’s a nice addition for the player that adds more realism to the game, it’s a lot of work for the modder. While tires always were a complicated area they’re even more complicated right now. With the new tire model you need information about the construction of a tire. Geometry, number and type of layers, orientation of the plies and of course the properties of the materials used in that tire. That data isn’t even harder to get as the data needed for the old tire model. Then you’ll need to edit every node of that tire by hand in your favorite text editor instead of using a proper tool where you could edit the material properties of multiple nodes at once. Then there is the whole compiling process of the lookup table which takes some hours. So as you’re not able to get all the data you need it’s pretty much guess work on geometry, layers, material properties etc. So after creating your first tire you may notice that it hasn’t the properties you want it to have…. In the end you spend A LOT of time on those tires. Most of the time editing the data and of course compiling. That’s a huge dealbreaker right now.

rFactor 2 clearly needs some great tools in the physics department that will help modders to improve their workflow and save time. Either ISI will provide them or the community should write those tools. But they need to be created. Modding is already a really time consuming hobby as everyone is trying to focus more and more on the details (graphics and physicswise) so it shouldn’t be taking up more time than really needed.

Assetto Corsa

Aside from the aspect that we don’t know anything yet about it’s modding and how detailed it might be AC has one serious problem: it’s stock content is looking way too good and it already has a good amount of cars and tracks already. And there might (will?) be even more cars and tracks coming from Kunos.

Let’s just look at cars right now. I can’t see how the modding community could keep up with the graphical quality provided by Kunos. There might be some modders that could achieve anything close to it but let’s be honest: most modders won’t come even close to the stock content. A lot of talent, ressources and especially time is needed to create those high quality models and textures. Most of the modders don’t have that. Also look at the tracks. While it might not be that extreme here there is also something to consider: AC has laser scanned track. That’s something that modders can’t do as it’s really expensive.

So we will end up with really good looking and a wide range of stock content  compared to cars and tracks where most of them were graphically outdated at least 6-7 years ago. I don’t want to imagine how that will look like…

So in the end you could say that modding is getting way too complex and time consuming to have a future in sim racing. At least thats what I think it is heading to.

http://modding.erdbeerfeld.com/is-modding-dying/
« Last Edit: September 05, 2012, 10: 03 by Filipe Galego »

Offline Paulo Baptista

• Lenda
  • Liked: 91
  • batman
    • View Profile
    • F1Portugal Racing Team
Re: Is modding dying?
« Reply #1 on: September 05, 2012, 15: 01 »
A mim parece-me um desabafo e ao mesmo tempo uma certa dose desmotivação da parte de alguém que deve gostar muito daquilo que faz. No entanto e como ele próprio refere, as ferramentas que facilitam e automatizam processos vão acabar por ser escritas e disponibilizadas. Este receio pode ser comparado aos receios que existiam há 20 ou 15 anos atrás de que a tecnologia "nunca" iria conseguir este ou aquele milagre ou se o conseguisse nunca seria na nossa geração.  Não digo que alguns modders não venham a sofrer ou até a desistir mas acredito que logo que um simulador se apresente como uma boa base de trabalho, os modders vão se dedicar a ele e as ferramentas vão aparecer. É uma questão de tempo.
Paulo "Batman" Baptista

Offline Filipe Galego

• Fundador
  • Lenda
    • View Profile
    • PTSims
« Reply #2 on: September 05, 2012, 15: 08 »
Neste momento temos ferramentas para os simuladores atuais e mesmo assim qualquer "pequeno" mod exige imenso tempo. E estamos a falar de mods que não são feitos de raiz 99% do que se faz usa 3D de jogos ou outros mods. Fazer carros do zero, com boas físicas, etc a partir de nada é extremamente complicado, exigente e demora imenso tempo. Sinceramente não estou fazer muitas equipas a conseguir fazer conteúdos do nível do AC e outros...

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1392
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #3 on: September 05, 2012, 16: 06 »
Não sei se as ferramentas vão aparecer ou não obviamente mas sem elas parte do trabalho não se faz. Até é uma discussão interessante porque tenho investido pessoalmente algum tempo ultimamente precisamente no modding, no caso para rFactor2. Por 2 razões: porque em termos "físicos" me parece de longe o mais bem conseguido e depois porque é de facto o único que tem uma base de trabalho e ferramentas oficiais suportadas e disponibilizadas pela ISI.

Infelizmente não é o meu caso porque nunca fiz nada para rFactor 1 (em termos de 3D para nenhum aliás) porque aí quem já trabalha o rFactor 1 trabalhará certamente o rFactor 2. No meu caso venho absolutamente do zero mas é a vida. A quantidade de horas que já investi para conseguir qualquer coisa equivalente digamos a 0,5% do produto final diz bem do tempo que é necessário e por isso valorizo ainda mais quem se dedica a fazer alguma coisa neste âmbito.
Provavelmente existirão ferramentas no futuro no sentido de tornar a coisa menos pesada, ou pelo menos espero que assim aconteça.
A questão do novo modelo de pneus levantada é bastante interessante e eu até tenho defendido que esta é para já umas das suas maiores virtudes. Mas é algo em que não toquei sequer pelo que não fazia a ideia que seria tão complexo. Já tinha percebido que era uma alteração substancialmente diferente mas pelo que é referido por um entendido a coisa é de muito complexa mesmo. Vamos ver, alguém acabará por lidar com isso e a própria ISI dará uma ajuda no futuro não tenho dúvidas.

Para a questão gráficos, nomeadamente o AC escrito em DX11, julgo que haverá forma de resolver no futuro. Basta que a Kunos disponibilize os plugins necessários para o 3dmax ou outros funcionem. Existem tecnologias novas implementadas mas os modders não têm necessariamente que utilizá-las. Poderão utilizar versões de shading por exemplo mais evoluídas mas não têm que utilizar o tesselletion a título de exemplo. Se isso implicará uma qualidade muito inferior ou não é cedo para dizer nesta altura. O que eu não sei é no AC quando, como e o quê que vão disponibilizar para isso.

Vamos ver o que o futuro nos trará.

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2427
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #4 on: September 05, 2012, 16: 52 »
Eu partilho a opinião do Batman. Acho que são receios um pouco infundados. É certo que os novos simuladores possuem um aspeto gráfico que não é qualquer modder que chega lá, mas há vários anos atrás pensou-se com certeza o mesmo quando saíram outros simuladores.

Qualquer jogo novo que saia é sempre um incógnita no que toca ao modding. Mas mais cedo ou mais tarde a comunidade chega lá, cria as ferramentas e os mods, e ultrapassa o produto final até sem grandes problemas. Já aconteceu N vezes, podia citar aqui alguns jogos mas não vale a pena porque existem muitos. Os simuladores não fogem à regra. Havendo comunidade, as coisas vão aparecer. No início certamente com menos qualidade do que o produto final, mas à medida que os anos vão passando, os mods vão ficando melhores do que os produtos finais. Claro que se a produtora disponibilizar ferramentas e ajuda aos modders, a coisa acontece mais depressa. Penso que o GTR3, a sair, vai permitir modding. A Simbin ficava completamente arrasada se criasse uma plataforma fechada. Já assim a concorrência é forte e mostra sinais de vida. Fechando a porta aos modders, o simulador por melhor que seja não dura muito. rFactor 2 já se sabe que tem, e Assetto Corsa diz que vai ter. PCars deve ter também.

Além disso, há uma coisa que acontece também mas que ele não referiu aí: conversões ilegais. Já vi aí vários mods convertidos de jogos como SHIFT e F1, cujo grafismo é bastante bom. Mas esses mods raramente chegam a ligas e assim porque são considerados ilegais e cada um tem que arranjar os seus. Se não houvesse também esse medo da comunidade em usar tudo, veríamos mods com bastante qualidade gráfica. A nível de físicas já não sei, isso exige bastante trabalho, mas graficamente é "fácil" portar um carro do SHIFT 2 para o rFactor ou Race.

Offline Nuno Basto

• TheBigOne014
  • ArmA Staff
  • Lenda
  • Liked: 516
  • Twitter - @TheBigOne014 | Twitch - TheBigOne_014
    • View Profile
  • Simulation Hardware: MOMO RACING RULES!!!!!
« Reply #5 on: September 05, 2012, 18: 59 »
Eu parece-me pura falta de motivação, por parte dele, um desabafo,... pq vejamos,...

o rFactor 2 tem uma estrutura criada para facilitar a instalação de modds,... não vejo problema nenhum,... a não ser o factor de como não está terminado não se pode fazer nada dele, mas vai-se poder fazer.

O asseto corsa, mal se sabe como é q funciona já está a dizer que não se pode "combater" a qualidade dos mods do AC!!! Epá mal sabe quantos poligonos o simulador aguenta,... e há malta que não se importa de perder tempo a meter conteúdos "HD" para que fique bem num simulador.

Offline Filipe Galego

• Fundador
  • Lenda
    • View Profile
    • PTSims
« Reply #6 on: September 05, 2012, 20: 39 »
Oxalá que seja só isso mas o certo é que o número de bons mods (e legais) tem vindo a diminuir nos últimos tempos. Temos alguns mods que estão em desenvolvimentos há anos e resta saber se vão chegar a sair... Estamos longe do tempo em que todas as semanas havia novos mods de rF e volta e meia havia bons mods para o GTR2 e afins. Claro que é preferível qualidade do que quantidade, mas qual foi o último mod (independentemente do simulador) que foi bom a ponto de pudermos fazer um campeonato?
Eu não acredito que o mod morra, basta vermos que há simuladores de voo com mais de 10 anos ativos graças às comunidades mas acho que ao nível do sim racing há de facto uma certa mudança há uns tempos para cá e que os novos simuladores poderão mexer com o sistema. Mas não tenho dúvida que todos suportaram mods direta ou indiretamente... 
« Last Edit: September 05, 2012, 20: 42 by Filipe Galego »

Offline Nuno Basto

• TheBigOne014
  • ArmA Staff
  • Lenda
  • Liked: 516
  • Twitter - @TheBigOne014 | Twitch - TheBigOne_014
    • View Profile
  • Simulation Hardware: MOMO RACING RULES!!!!!
« Reply #7 on: September 05, 2012, 20: 58 »
Simuladores de Vôo e de Guerra,... o ARMA2 sem o ACE e o ACRE é muito fraquinho.

Offline Filipe Galego

• Fundador
  • Lenda
    • View Profile
    • PTSims
« Reply #8 on: September 05, 2012, 21: 30 »
Sim mas esse tem recebido a bom ritmo novas versões, se olhares para o Falcon 4 e o Enemy Engaged – Comanche vs. Hokum (e Apache vs Havoc) andam por cá há perto de 15 anos. O mais recente é o  Comanche vs. Hokum que é de 1999!!

Offline Paulo Honorato

• Team Manager
  • Lenda
  • Liked: 916
    • View Profile
    • Heróis Como Nós
  • Simulation Hardware: Teclado e Rato
« Reply #9 on: September 05, 2012, 21: 39 »
Eu parece-me pura falta de motivação, por parte dele, um desabafo,... pq vejamos,...

o rFactor 2 tem uma estrutura criada para facilitar a instalação de modds,... não vejo problema nenhum,... a não ser o factor de como não está terminado não se pode fazer nada dele, mas vai-se poder fazer.

O asseto corsa, mal se sabe como é q funciona já está a dizer que não se pode "combater" a qualidade dos mods do AC!!! Epá mal sabe quantos poligonos o simulador aguenta,... e há malta que não se importa de perder tempo a meter conteúdos "HD" para que fique bem num simulador.
x2

Offline Ricardo Pires

• Veterano
  • Liked: 95
    • View Profile
« Reply #10 on: September 05, 2012, 23: 03 »
Em termos gráficos o que assusta mais os modders que fazem carros de raiz é coisas deste tipo:

Antigamente fazia-se o modelo exterior do carro e quando saltava o capot via-se uma texturazinha com o desenho do motor, agora para além do carro e cockpit praticamente tem que se fazer peça a peça. Desde o motor, transmissão e por aí fora...

Um dos responsáveis pelo 3D dos veículos do pCARS diz isto:
Quick mid-day update, the transmission is finished. Seems fun to model? Think again Attacking the engine now...

Na minha opinião mesmo fornecendo as ferramentas certas, fazer mods para jogos tão evoluídos e com tanto detalhe como o AC e o CARS vai ser bastante mais trabalhoso e demorado. Tendo em conta que para muitos modders isto é só um hobby suponho que vá afastar muita gente ou pelos menos pensarem duas vezes antes de investirem tanto tempo num projecto destes.

Costuma-se dizer que quem corre por gosto não cansa, mas há coisas que têm o seu limite.

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 728
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #11 on: September 06, 2012, 14: 22 »
Este post foi originalmente colocado como resposta ao cancelamento dos EnduRacers da Porsche GT3 Cup, por motivos legais. No entanto enquadra-se perfeitamente aqui.

A realidade, meus caros, é que este é que é efectivamente o grande problema futuro dos Modders. Não será a falta de ferramentas, o nivel de detalhe mais avançado ou a falta de tempo. O problema para quem faz mods está, no futuro e a começar já, precisamente nas questões legais que as marcas irão levantar.

Se anteriormente se podia fazer o que se quisesse, agora há muito mais atenção a este tipo de coisas. E uma pessoa normal como eu e os restantes aqui na comunidade, que tenha jeito para estas coisas não vai querer certamente ter um fabricante a colocá-lo em tribunal por uso de imagem da sua companhia indevidamente!

Se me perguntarem se é ridículo ou despropositado, eu digo claramente: é, sem dúvida. No entanto, vamos aqui buscar um caso completamente absurdo: uma outra comunidade a fazer transmissões de corridas na web e com o símbolo da PTSims, só porque fica bonito no canto! E em vez de uma transmissão decente, os tipos responsáveis passam o tempo todo a ajavardar, com uma qualidade de imagem péssima, chegando a ser até ofensivos. "Ok, é só um video no Youtube e um canal do Livestream visto no máximo dos máximos por 40 pessoas. Mas o certo é que fazendo uma busca por PTSims esse canal e respectivos videos apareciam misturados com os genuínos da PTSims. Os leigos que vissem um dos falsos iriam logo pensar que as transmissões PTSims são uma bosta, o que não corresponde à verdade.

Não sei se perceberam onde quero chegar, mas se levarmos em linha de conta que na visita que eu fiz à fábrica da Renault em Setúbal me foi comunicado pelo Directo de Qualidade que um Clio prontinho, com todo o equipamento incluido, era AMASSADO e completamente destruído se a espessura da pintura não estivesse entre o mínimo de 0.18 mm (valor mínimo para a pintura não "queimar" e não ceder à ferrugem) e o máximo de 0.32 (valor máximo para a pintura se manter elástica e não estalar ao embate de uma pedra), percebemos que estes meninos não brincam!

A realidade é que podemos perder por um lado, mas poderemos beneficiar por outro, tendo conteúdos muito melhores de raiz e essas equipas de modders, quiçá, a trabalhar para as editoras! O futuro o dirá.
I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Filipe Galego

• Fundador
  • Lenda
    • View Profile
    • PTSims
« Reply #12 on: September 06, 2012, 14: 46 »
A questão da legalidade dos mods já tem feito mossa nos últimos 2 anos. Não pelas marcas de carros que raramente se envolvem mas principalmente pelas editoras que vêm os seus jogos (total ou parcialmente) convertidos para outras plataformas. Até na PTSims houve mods que pararam completamente de ser desenvolvidos por causa disso.
Se agora se começarem a juntar as marcas de carros então...

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2427
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #13 on: September 06, 2012, 18: 37 »
Eu falei mais acima das tais conversões ilegais. Se não houvesse medo por parte das comunindades em usar esses mods, teríamos ainda mais coisas. Mas há esse medo, que é compreensível, e nem todos se aventuram a fazer ports de material com direitos de autor por vários motivos.

Das marcas não me lembro de ver reclamações, mas também pode haver, claro. No fundo, quem diz que a Ferrari gosta de ver o F430, por exemplo, a aparecer em N jogos, por vezes com detalhes bem manhosos?

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1392
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #14 on: September 06, 2012, 19: 46 »
Por este andar acabamos todos a encher a pança dos americanos das ovais  :training1: Mais tempo ficará para o resto se for esse o caminho, no que a mim me diz respeito.