Author Topic: Os meus brinquedos - Componentes de simulação feitos em casa  (Read 17441 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Alexandre Baptista

• Veterano
  • Liked: 377
  • http://www.alexandre-baptista.com/
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T500rs, DIY seq shifter, Microsoft FFB Wheel com Kit Frex, CH fighterstick, saitek X-45
Boas a todos,
Venho através deste tópico mostrar-vos a minha última pancada relacionada com a simulação. A realização caseira de componentes de hardware para o meu cockpit.
Para vos enquadrar, sou uma pessoa sem qualquer conhecimento de electrónica nem de carpintaria para além do básico do senso comum.
Também não possuia no ínicio deste projecto ferramentas nem equipamento especializado para além do que quase todos temos nas nossas casas:
Dois ou três serrotes, alicate, chaves de fendas e porcas, x-ato, berbequim, limas e grosas, etc.

O meu primeiro projecto com o qual ainda estou a meio é uma consola central, tipo pedestal genérico mas cujo coração será um throttle quadrant réplica dos da Airbus.
Para tal irei usar numa primeira fase a electrónica de um velho "joystick microsoft precision 2" que possui 4 eixos e 12 botões.
Irei usar 2 eixos para o throttle de 2 motores, um eixo para uma roda de trim dos elevators e o ultimo será em principio para os spoilers. Nos botões irei ter um trem de aterragem, flaps, auto-thrust e o resto ainda não pensei.

Influenciado por este tipo que criou também um throttle de airbus, resolvi começar por aí ao meu projecto.
http://www.mycockpitsolution.com/
Aqui fica uma imagem do estado actual do throttle, já perfeitamente funcional e com os eixos calibrados.

Como disse tudo começou duma forma muito rudimentar e todas as peças de madeira foram serradas com um simples serrote de rodear de 3 euros com um muro e o meu joelho a servir de torno.
O corte ficou manhoso mas as grosas e limas corrigiram muita coisa.

Depois de muitas chatices e motivado com projectos futuros resolvi investir numa bancada de trabalho que me tem poupado imenso tempo e se tivesse comprado logo no início não tinha tido um décimo das dificuldades. Custou-me 47 euros e estou muito contente. Trás torno, é extremamente sólida e aguenta com 150kg. Se querem fazer este tipo de componentes é um investimento que considero essencial.

Aqui algumas fotografias de pormenor durante o acabamento e correcção de algumas peças.

Entretanto também comprei um kit de electrónica com 2 ferros de soldar a alguns acessórios por 30 euros.
Aqui as ligações todas feitas por mim. Para a cablagem usei fitas de cabos IDE de computadores e terminais VGA para ligar os componentes.

Um pormenor do mecanismo de reverse das manetes já finalizadas

E por fim mais outro do final. Atenção que ainda faltam umas tampas laterais e acabamentos estéticos, embora essa parte será feita apenas quando todos os outros componentes da consola estiverem terminados.

Para além da bancada e a meio deste projecto ainda comprei uma perfuradora de coluna por 56 euros que tem sido outra ajuda essencial.
Em termos de material usado penso que terei gastado entre placas de MDF, madeiras, parafusos e porcas cerca 15 a 20 euros.
Apesar de ter gasto em ferramentas e equipamento quase 150 euros, é um valor que espero abater em futuros projectos.
« Last Edit: July 05, 2012, 01: 49 by Alexandre Baptista »

• Veterano
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T500rs, DIY seq shifter, Microsoft FFB Wheel com Kit Frex, CH fighterstick, saitek X-45
Se estiverem interessados aqui fica um pacote com os planos de construção das peças em PDF. Atenção que o crédito desses planos vai para o tipo do site cujo link meti em cima. Apenas converti os planos dele para PDF e organizei-os para uma melhor leitura.  Também os meti em folhas A4 para poderem serem impressos em casa.Os PDF estão à escala 1.1 logo terão de os imprimir sem qualquer adaptação à folha para que a escala saia correcta. Embora eles estejam em folhas A3, o seu conteúdo está numa moldura A4 logo se seleccionarem apenas essa moldura podem-nos imprimir numa vulgar impressora de casa.

http://unclebob.com.sapo.pt/cockpit/Airbus.rar

Alguma dúvida ou sugestão não hesitem.
« Last Edit: July 04, 2012, 18: 36 by Alexandre Baptista »

• Veterano
    • View Profile
Entretanto entre esperas e colagens e afins do throttle e outras tarefas já iniciei a manete dos trens de aterragem. Aqui o miolo já 100% funcional.

A próxima tarefa é finalizar a base do throttle para acomodar as cablagens e terminais afim de os proteger. Assim que tiver novidades postarei algumas fotografias.

Offline Pedro Roldan

• Veterano
  • Liked: 69
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Uma palhinha como joystick, 2 pas do lixo como rudders, e um copo de cardhu
Antes de mais quero dar os meus sinceros parabens ao Alexandre Baptista pelo excelente projecto em que se envolveu  :biggrin:

Tenho acompanhado o projecto desde a sua fase inicial, e estou muito satisfeito em ter acompanhado a metodologia utilizada pelo alex para a concretização do projecto.

Novamente os meus parabéns e fico à espera dos novos projectos  :biggrin:

P.S: Continuo a dizer que gosto mais com a pintura original da airbus ehehehehhe  :clapping:

Offline Filipe Galego

• Fundador
  • Lenda
  • Liked: 413
  • Do you like what you see? Join us!
    • View Profile
    • PTSims
  • Simulation Hardware: Fanatec GT2+G25 pedals+CH full Hotas+TrackIR4Pro
Excelente!  Espero que fique a teu gosto ;)

Offline João Monteiro

• Veterano
  • Liked: 88
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
Muito bom Alexandre!!  :clapping:

Offline CManzini

• Veterano
  • Liked: 48
    • View Profile
  • Simulation Hardware: i5@4.2ghz 8mb ram gtx660ti 3x24'' p8z77-v g25+csp v2
impressionante, parabens!!!
ABRacing Driver #19

Offline Pedro Barbosa

• Lenda
  • Liked: 184
  • God judges our enemies, we arrange the meeting.
    • View Profile
tens maozinhas Alex, sim senhor, os meus parabens!

Offline Isidro Magalhães

• Veterano
  • Liked: 398
  • No bumps, no bangs: Concorde!
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT - Logitech Force 3D Pro
Simplesmente fantástico. Sim senhor.

Confesso que uma ideia semelhante já me passou pela cabeça, mas a falta de tempo e espaço para montar uma cabine completa acabou por me demover do objectivo. Espero ansiosamente pela continuação do teu.

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2258
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
Para quem diz não ter jeito para a coisa, está aí um grande trabalho, parabéns!! :clapping:

Fico à espera do resultado final. :smile:

Offline Pedro Costa

• Veterano
  • Liked: 170
    • View Profile
Re: Os meus brinquedos - Componentes de simulação feitos em casa
« Reply #10 on: July 04, 2012, 23: 22 »
Muito Bom!! Isso vai-te dar um gozo bestial quando tiver pronto.. :ok:

Offline Duarte Pires

• Membro
  • **
  • Liked: 3
    • View Profile
    • Work
« Reply #11 on: July 04, 2012, 23: 50 »
Nºao queres fazer um sequential shifter po pessoal dos carros :D isso era excelente!!

Grande trabalho ai!

• Veterano
    • View Profile
« Reply #12 on: July 05, 2012, 01: 57 »
Pessoal, muito obrigado pelos comentários.

Pedro, a pintura está praticamente definida e irá ser fiel aos airbus reais. E a outra boa notícia é que consegui resolver o problema dos reverse nos Wilco.

Isidro, eu também não tenho espaço para nenhum cockpit. Para já este projecto é apenas uma consola lateral tipo pedestal mas bem mais pequena e um pouco genérica para todos os tipos de aviões.

Duarte, também gosto muito de simracing e já tenho pensado para mais tarde uma coisa desse género.
Um sequential shifter com um pequeno painel de botões e um travão de mão para o RBR é canja comparado com isto que estou a fazer. Se quiseres um é só falar-mos de preços   :biggrin:

Entretanto hoje ao final da tarde ainda consegui finalizar os paineis laterais do throttle ficando apenas a faltar a base para acomodar a cablagem.

Ainda ontem fiz dois voos de estreia, um de airbus e outro de volta à minha volta ao mundo. Foi fantástico, não só porque este throttle dá-nos uma sensação muito mais robusta e industrial do que o meu throttle de plástico da saitek como accionar os reverse no airbus ou fazer o taxi com assimetria de thrust no meu beech 18 é qualquer coisa nova para mim na simulação.
« Last Edit: July 05, 2012, 02: 02 by Alexandre Baptista »

Offline Pedro Trindade

• Moderador
  • Lenda
  • Liked: 308
    • View Profile
  • Simulation Hardware: i5 9600k; Z390G 32GB, RTX 2060 Super 8Gb; HOTAS Warthog; Saitek Rudder Pedals; CH T.Quad&Yoke; TIR4; T500; TH8; palete de Minis...
« Reply #13 on: July 05, 2012, 09: 58 »
Está brutal Alex, parabéns!! :good:

Offline Martim Silva

• Membro
  • **
  • Liked: 10
    • View Profile
« Reply #14 on: July 05, 2012, 11: 33 »
Muito bom!!

Para quem vê isto pelas fotos fica  :shok:

Acertaste à primeira, com a tensão das molas?
As rodas dentadas, seguram bem as manetes? (onde as encontraste a vender?)
As molas e as rodas dentadas servem apenas para dar tensão?

A parte electrónica, parece ser muito complicada. Cabos IDE, cabos VGA..nunca tinha visto nada assim. Conheces algum site que dê algumas dicas de como fazer isso com um gamepad/joystick antigo?

Pelas fotos não se nota onde colocaste os potenciómetros..

Os detents do throttle estão a funcionar?

Desculpa tantas perguntas :) e os meus Parabéns!
Martim Silva
Playteam