Author Topic: Porque não às 'troféuzadas'?  (Read 7102 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Francisco Costa

• Membro
  • **
  • Liked: 0
    • View Profile
Porque não às 'troféuzadas'?
« on: October 11, 2009, 21: 53 »
Heya malta!
Já vi algumas pessoas por aqui que me parecem ser um pouco contra a ideia dos troféus, ou seja, corridas com apenas uma marca/modelo de carro (estou a olhar para ti Gil! lol)
Queria ouvir o que acham dos troféus. Eu pessoalmente acho muito interessante para de alguma forma diferenciar mais os pilotos.

Cumps! ;)

Offline Filipe Galego

• Fundador
  • Lenda
  • Liked: 413
  • Do you like what you see? Join us!
    • View Profile
    • PTSims
  • Simulation Hardware: Fanatec GT2+G25 pedals+CH full Hotas+TrackIR4Pro
Re: Porque não às 'troféuzadas'?
« Reply #1 on: October 11, 2009, 22: 05 »
Eu pessoalmente e embora goste muito de ver uma grelha colorida, gosto muito de provas com apenas um carro pois são, por norma, mais competitivas e as diferenças estão nos pilotos e não nos carros... Aliás os primeiros campeonatos foram com apenas um carro e foram todos grandes sucessos...

Offline Tiago Moreira

• Lenda
  • Liked: 1
    • View Profile
« Reply #2 on: October 11, 2009, 22: 14 »
O desporto automóvel começou por ser uma competição entre marcas e não pilotos ;)

De qualquer das maneiras, campeonatos monomarca não têm qualquer interesse para mim, todos os carros fazem o mesmo barulho, a silhueta é a mesma só muda a cor (às vezes nem isso)... lá se vai a beleza da grelha. É a minha opinião é claro ;)

Não me importo de correr em campeonatos monomarca, mas prefiro correr num campeonato multimarca ;) A nível virtual acima disto tudo, está a simulação, e se esta for realmente boa pouco me importa se é ou não monomarca :good:

Offline Luis Nabais

• Lenda
    • View Profile
    • GreenTuxer
« Reply #3 on: October 11, 2009, 22: 33 »
De que serve fazer campeonatos multimarca, se as equipas nem sequer têm nada a ver com as marcas? As equipas escolhem os carros para si e geralmente há sempre alguém que se queixa dos carros não serem competitivos e respondem-lhes "escolhessem outros"... Se houvesse campeonato de marcas até seria mais interessante.

As marcas nem são chamadas ao barulho no SimRacing, apenas no desporto automóvel real. Não me estou a ver a correr por qualquer marca que seja...

Se é para correr por uma equipa, prefiro campeonatos monomarca, até era giro era ver uns com setup fixo, para ser mesmo competitivo, fazendo apenas diferença nos pilotos.

Offline Francisco Costa

• Membro
  • **
    • View Profile
« Reply #4 on: October 11, 2009, 22: 49 »
Se é para correr por uma equipa, prefiro campeonatos monomarca, até era giro era ver uns com setup fixo, para ser mesmo competitivo, fazendo apenas diferença nos pilotos.
Quanto a 'fixed-setup racing' antes julgava ser muito porreiro porque promovia uma maior competição e espéctaculo. Mas com estas preocupações do ambiente e tal e coiso, começo a pensar porque é que se fazem corridas automóveis? Acho que umas das únicas razões válidas é para o desenvolvimento tecnológico e sendo assim 'fixed-setup' não traz nenhum valor, não acham? Não há pesquisa nem desenvolvimento dos carros neste tipo de competições por parte das equipas.

Isto apenas é aplicável ao mundo real, não a simulações claro.

Offline Luis Nabais

• Lenda
    • View Profile
    • GreenTuxer
« Reply #5 on: October 11, 2009, 22: 57 »
Posso estar enganado, mas penso que o setup não tem a ver com isso das preocupações ambientais, pois a configuração/afinação do carro é uma coisa, outra é o desenvolvimento e evolução gerais de um carro ou modalidade.

On-Topic:
Até temos mods engraçados mono-marca, porque não fazer uma fun race ou outra, para ver a reacção do pessoal? Pelo que me recordo os meganes até tiveram adesão, se bem que o mod já é antigo e já enjoa :lol:

Gil

• Guest
« Reply #6 on: October 11, 2009, 23: 14 »
Heya malta!
Já vi algumas pessoas por aqui que me parecem ser um pouco contra a ideia dos troféus, ou seja, corridas com apenas uma marca/modelo de carro (estou a olhar para ti Gil! lol)
Queria ouvir o que acham dos troféus. Eu pessoalmente acho muito interessante para de alguma forma diferenciar mais os pilotos.

Cumps! ;)

Acham mesmo?

O problema é que nos dias de hoje vivemos numa sociedade comunista (sim, comunista!!!), onde se iguala tudo ao mínimo denominador comum (vê, por exemplo, o WTCC). Assim, quer-se, à força toda, que sejamos todos iguais!

Para mim, uma corrida com apenas um modelo desvirtua tudo aquilo que considero automobilismo (seja real, seja virtual). Já viram o que seria uma grelha do GP79 só com Ferraris 312 T4, ou Renaults RS10, ou Williams FW07?

Existe é outro problema, por vezes escolhem-se campeonatos onde os carros têm andamentos muito díspares (VLN 05, por exemplo). É claro que acabam todos por ir para o carro melhor!

Mas já agora, nisso dos troféus monomarca, peguem no V8 Supercars, que queria ver a adesão  :biggrin: :biggrin: :biggrin: :biggrin:

Finalmente, isso dos setups iguais... Bollocks! Se eu der um setup meu ao Tiago Moreira (subvirador), ele diz-me que não consegue guiar o carro, se eu pego num setup dele (sobrevirador), sou eu que me vejo à rasca para conduzir. Em que ficamos?! Quem escolhe o setup? E é mesmo com isso que se vê quem é melhor piloto?

Offline Tiago Moreira

• Lenda
    • View Profile
« Reply #7 on: October 11, 2009, 23: 41 »
Finalmente, isso dos setups iguais... Bollocks! Se eu der um setup meu ao Tiago Moreira (subvirador), ele diz-me que não consegue guiar o carro, se eu pego num setup dele (sobrevirador), sou eu que me vejo à rasca para conduzir. Em que ficamos?! Quem escolhe o setup? E é mesmo com isso que se vê quem é melhor piloto?

Precisamente, o setup igual para todos não mostra se é melhor piloto ou não, muito pelo contrário, o bom piloto é aquele que sabe afinar um carro ao seu gosto...

Offline Diogo Quaresma

• Lenda
  • Liked: 6
    • View Profile
« Reply #8 on: October 11, 2009, 23: 50 »
Sinceramente, eu até sou a favor das trofeuzadas. Gosto de ver grelhas com várias marcas de carros, assim como gosto de ver grelhas só com um carro onde penso que tudo seja muito mais competitivo.

Quanto à questão do setup acho que o facto de o setup ser único irá tornar tudo mais competitivo, mas não avalia quem é o melhor piloto. Um bom piloto a meu ver é aquele que treina, sabe preparar um carro para uma corrida é um piloto que mantém sempre o fair play em pista, entre outras qualidades.

Offline Francisco Costa

• Membro
  • **
    • View Profile
« Reply #9 on: October 12, 2009, 00: 06 »
Tou a gostar das opiniões e Gil, o exemplo que deste do WTCC realmente já enerva. É o campeonato que neste momento mais gosto de ver mas todas estas mudanças de regras para tentar meter tudo em pé de igualdade já começa a chatear. Bastava o sistema de lastros (que gosto) e não estar todos os dias a alterar regras para limite máximo de pico de turbo ou limite de rpms dos carros :\ Tanta regra imposta dá cabo do interesse das equipas e dos pilotos.

Offline Luis Nabais

• Lenda
    • View Profile
    • GreenTuxer
« Reply #10 on: October 12, 2009, 00: 10 »
Ninguém falou em setup igual, apenas em setup fixo.

Sabem o que é isso no rFactor? É ter um setup com as configs de mudanças, suspensão, motor e essas coisas gerais fixo, mas com as opções de brake bias, steering lock, entre outras que afectam o comportamento geral do carro, sem afectar a performance, disponíveis para alteração.

Não confundam as coisas. O comportamento do carro é adaptável a cada piloto, apenas mantém a mesma performance para todos os pilotos.

Além disso, ainda permite ganhar tempo, pois basta treinarmos para correr e nos divertirmos. Facilita imenso aos rookies e aos que têm pouco tempo livre para treinar. Aposto que muita gente iria adorar a ideia. Eu sei que eu iria adorar.

Precisamente, o setup igual para todos não mostra se é melhor piloto ou não, muito pelo contrário, o bom piloto é aquele que sabe afinar um carro ao seu gosto...
Isso é frase típica duma pessoa com muito tempo livre para estar agarrado a jogos e simuladores (não leves a mal eu dizer isto, é apenas uma expressão). Agora pensa nos inúmeros que não têm qualquer tempo livre, que apenas querem uma sensação de condução realista, que sabem que o simples facto de irem para uma corrida sem a preparação de setup suficiente, vai fazê-los perder imenso tempo, quando em pé de igualdade até podiam dar cartas, pois têm andamento para tal?
« Last Edit: October 12, 2009, 00: 13 by Luis Nabais »

Offline Diogo Quaresma

• Lenda
  • Liked: 6
    • View Profile
« Reply #11 on: October 12, 2009, 00: 22 »
É capaz de ser uma coisa interessante de organizar.

Um mod que dá para fazer isso é o: Porsche Carrera Cup France Mod da equipa Enduracers. Para quem não sabe a equipa Enduracers é a mesma equipa que fez o Endurance Series Mod.

Offline Tiago Moreira

• Lenda
    • View Profile
« Reply #12 on: October 12, 2009, 00: 24 »
lol... Eu simplesmente não iria fazer uma corrida com um carro que não estivesse ao meu gosto, e o Gil é testemunha disso ;)

E não Luís,não é uma frase de quem dedica apenas e exlusivamente o seu tempo aos simuladores, é uma frase de um puto que já anda nisto à 1/4 da sua idade, e que admite que cada pessoa tem o seu estilo de condução. Agora, lá que existam pilotos-virtuais que não tenham tempo para treinar, quanto mais para afinar o carro isso são outros 500s; agora não venham tirar o prazer aos outros de poderem preparar um carro para a corrida.

Setup fixo, ajustar o steering lock, a história do graus do volante tudo bem... O brake bias está a alterar o balanço de travagem logo é algo que influência directamente a performance do carro na travagem ;)

Offline Luis Nabais

• Lenda
    • View Profile
    • GreenTuxer
« Reply #13 on: October 12, 2009, 00: 25 »
É capaz de ser uma coisa interessante de organizar.

Um mod que dá para fazer isso é o: Porsche Carrera Cup France Mod da equipa Enduracers. Para quem não sabe a equipa Enduracers é a mesma equipa que fez o Endurance Series Mod.
TODOS os mods dão para fazer isso, apenas alguns têm um fixed setup muito mau...

Esses mods de PCC são uma excelente escolha de eventos monomarca, tal como Megane, Clio, entre outros. Mas os PCC são carros mais puxados, não sei se serão bons para setup fixo.

lol... Eu simplesmente não iria fazer uma corrida com um carro que não estivesse ao meu gosto, e o Gil é testemunha disso ;)
...
agora não venham tirar o prazer aos outros de poderem preparar um carro para a corrida.
Então como andaste de Solstice no iRacing, se não estava ao teu gosto? Era com setup fixo, pois não é possível alterar esse carro... (foi só um exemplo, como este hão-de haver outros)

E porque hão-de vocês proibir todos os outros que gostam dessas funcionalidades, de ter um campeonato monomarca ao seu gosto, quando vocês têm tantos ao vosso? Há que ver as coisas para os 2 lados, não achas?

Setup fixo, ajustar o steering lock, a história do graus do volante tudo bem... O brake bias está a alterar o balanço de travagem logo é algo que influência directamente a performance do carro na travagem ;)
Sim, mas isso é diferente de andares a afinar mudanças, motor e suspensões, que isso sim, faz muita diferença, pois a afinação do Brake Bias dá uma diferença de performance mínima, é muito mais pelo equilíbrio da travagem e gosto pessoal.
« Last Edit: October 12, 2009, 00: 34 by Luis Nabais »

Gil

• Guest
« Reply #14 on: October 12, 2009, 00: 32 »
Bem, quem quer um Campeonato Monomarca, com setups fixos, que se organize e avance...  ;) ;) ;) Não estejam é à espera de quem detesta trofeuzadas que se chegue à frente.  :suicide2: