Author Topic: Racing virtual - Como considerar uma ultrapassagem válida?  (Read 7274 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Gil

• Guest
Re: Racing virtual - Como considerar uma ultrapassagem válida?
« Reply #45 on: September 05, 2009, 22: 56 »
Ó Diogo se não era bem assim, explica como seria. É que isso de "coiso" e  :whistle3: :whistle3: :whistle3: e "depois vê-se" não vai dar a lado algum... Têm de existir regras, bem definidas e depois aplicá-las quando são quebradas...

Se calhar é preferível não haver regras e virem para aqui os nabos do costume armarem sempre confusão no fórum, porque são uns coitados, que não os deixaram passar, ou por isto ou por aquilo...

Offline Pedro Louro

• Veterano
  • Liked: 0
    • View Profile
« Reply #46 on: September 05, 2009, 23: 14 »
Ó Diogo se não era bem assim, explica como seria. É que isso de "coiso" e  :whistle3: :whistle3: :whistle3: e "depois vê-se" não vai dar a lado algum... Têm de existir regras, bem definidas e depois aplicá-las quando são quebradas...

Se calhar é preferível não haver regras e virem para aqui os nabos do costume armarem sempre confusão no fórum, porque são uns coitados, que não os deixaram passar, ou por isto ou por aquilo...

Vi alguém há pouco queixar-se das classes que os outro escolhiam, que veio pó fórum chorar que não gostava assim porque ao que parece não era capaz de os dobrar ( algo que nem acontece na realidade nem nada).
Portanto vê lá, que para criar regras para esses nabos ainda é preciso escrever muita tinta ;)

Offline Filipe Galego

• Fundador
  • Lenda
  • Liked: 413
  • Do you like what you see? Join us!
    • View Profile
    • PTSims
  • Simulation Hardware: Fanatec GT2+G25 pedals+CH full Hotas+TrackIR4Pro
« Reply #47 on: September 05, 2009, 23: 24 »
Não comecem com ataques pessoais nem que indirectamente sff.

Offline Diogo Quaresma

• Lenda
  • Liked: 6
    • View Profile
« Reply #48 on: September 05, 2009, 23: 30 »
Gil eu concordo contigo no facto de haver regras para o CAD conseguir analisar as situações que possam acontecer durante uma corrida.

Agora o que eu digo é que por muito que faças uma regra ela irá sempre ter o reverso da melhada e pode ser interpretada de várias formas mesmo pelo pessoal do CAD.

Daí eu dizer que no caso das ultrapassagens é díficil uniformizar a maneira de ultrapassar e de dizer quando uma ultrapassagem é limpa. Eu como piloto quando ultrapasso tento ao máximo não prejudicar ninguém, mas ás vezes é inevitável. Ou porque o outro piloto sobre pressão comete um erro ou porque eu cometo um erro, ou então por factores como aconteceu no caso com o Luís, que fui à zebra e infelizmente perdi o controlo do carro. Eu nesta situação faço como o Filipe Galego referiu num dos post anteriores.

Como se pode ver na realidade, por exemplo no WTCC, às vezes os pilotos ao ultrapassar forçam um pouco chegando mesmo a tocar-se e muitas das vezes não são penalizados. Tens o exemplo do Tiago Monteiro que no ano passado foi completamente abalrruado pelo James Thompson e o piloto británico não sofreu qualquer penalização, mas também já aconteceu o contrário e o Tiago Monteiro foi penalizado.´

Como disse à pouco tudo depende da situação que aconteceu.

Gil

• Guest
« Reply #49 on: September 05, 2009, 23: 40 »
Vi alguém há pouco queixar-se das classes que os outro escolhiam, que veio pó fórum chorar que não gostava assim porque ao que parece não era capaz de os dobrar ( algo que nem acontece na realidade nem nada).
Portanto vê lá, que para criar regras para esses nabos ainda é preciso escrever muita tinta ;)

Quando participares numas corridas a sério por aqui, a gente fala  ;) ;) ;)

Offline Paulo Baptista

• Lenda
  • Liked: 91
  • batman
    • View Profile
    • F1Portugal Racing Team
« Reply #50 on: September 06, 2009, 03: 23 »
Apesar do adiantado da hora espero não dizer asneira. Quando estou a tentar uma ultrapassagemu não sei exactamente onde fica o limite entre uma ultrapassagem válida e não válida. Mas, quando vou analizar um caso através do replay, raramente fico indeciso. A maioria das vezes é fácil perceber se houve erro de algum dos pilotos ou não. Existem muitos acidentes em ultrapassagens em que apesar de correr mal, não se pode atribuir a culpa em concreto. E não se pode atribuir a culpa porque esta pode estar dividida entre os dois, embora um possa ser mais responsável do que o outro. Parece-me que cada caso é um caso e há muitos diferentes.
Em primeiro lugar esta discussão parece ter a ver com uma ultrapassagem que inicía em zona de travagem e termina na saída de uma curva. Embora cada curva possa ter mais do que uma trajectória, só uma é geometricamente a ideal. No entanto, essa só é possível de fazer se não houver ultrapassagem pois a ultrapassagem neste zona implica travar depois do adversário e isso leva essa travagem para um zona fora da trajectória ideal. E isto é válido para o que tenta ultrapassar e para o que pretende defender a sua posição inicial. Assim, cada um dos dois pilotos tem de fazer uma trajectória diferente da ideal porque abordam a curva em condições que não são as ideais. Se as trajectórias se interceptarem ambos os carros vão colidir nesse ponto. Isto parece evidente mas não é bem assim. Ambos os pilotos querem fazer a curva e sabem que para isso terão de ter trajectórias diferentes e que não se interceptem. Ou seja, se pretendem discutir uma posição, na entrada na curva, na curva e na saída terão de escolher trajectórias paralelas ao eixo da pista. Do meu ponto de vista, a posição relativa dos eixos da frente ou asas não dá o direito ao piloto que tiver alguma ligeira vantagem de entrar na trajectória do outro. Para mim o (s) culpado(s) de uma ultrapassagem inválida está(m) exactamente no(s) piloto (s) que desenhou(aram) a tragectória que entrou em intercepção com a outra. Mesmo que um deles esteja com meio carro de avanço. O piloto que defende tem o direito de continuar a defender durante toda a curva. Ou melhor, em qualquer local da pista. O exterior de uma curva é pista e pode ser usado para defender uma posição e portanto, quem está por dentro não devia ter, só por esse facto, o direito a curvar como se nada existisse do lado de fora. E o mesmo também é válido para quem realiza a curva por fora.
O piloto que está a ser ultrapassado e se encontra em ligeira desvantagem, se quiser, pode "desistir" de defender a posição e ceder por inteiro toda a largura da curva ao piloto que o está a ultrapassar e assim permitir-lhe fazer a trajectória que entender mas não me parece que isso seja obrigatório. Quem defende deve poder fazê-lo em qualquer parte e o exterior da curva também é pista. Só tem de seguir numa trajectória paralela ao eixo da pista, ou seja, na sua trajectória. Se ambos o fizerem, dependendo do tipo de curva e da sua velocidade, o que está por dentro poderá sair primeiro e acelarar mais cedo mas também pode acontecer que o que está por fora saia mais rápido, mesmo acelarando mais tarde.

Resumindo, não acho que numa curva só haja uma trajectória possível e que um piloto tenha obrigatoriamente de ceder a curva por inteiro a outro. Acho que se deve permitir curvar lado a lado embora nessas circunstâncias, não possa haver colisão porque se houver, algum ou ambos os pilotos pisaram a trajectória do outro. E nesse caso, pela análise do raplay, o culpado será quem provocou essa mudança de trajectória, que tanto pode ser o que ia a ultrapassar como o que estava a defender, como ambos. Nenhum pode alegar que estava primeiro e tinha o direito de fazer a curva por onde lhe apetecesse. Se ambos os pilotos sabem que ao seu lado há outro carro, têm de he garantir espaço, antes, durante e depois de uma curva.
Desculpem lá se só vim complicar mas sempre pensei assim.
Paulo "Batman" Baptista

Offline Pedro Mouga

• Membro
  • **
    • View Profile
« Reply #51 on: September 06, 2009, 12: 54 »
Ora bem . Ainda não tinha encontrado este tópico , comecei a ler do principio e cansei-me a meio  :biggrin: :biggrin:
Acho que isto é tudo muito simples, com a experiência que já tenho de várias corridas nunca fico com duvida se fiz uma ultrapassagem legal ou não pode-se dizer que "sinto" logo e sempre em caso de duvida espero por quem possa ter prejudicado, embora muitos não concordem com isto.
Assim como quando sou ultrapassado sei bem se foi correcto ou não , e felizmente tenho tido ultimamente corridas fantásticas com muitas e muitas ultrapassagens onde nunca tive duvidas em relação a isto, lembro-me por exemplo de uma recente em que em luta com o alexandre caetano eu o passei inumeras vezes e ele outras tantas e nunca nos tocamos nem prejudicamos um ao outro e isto com distÂncia de menos de 1 segundo entre nós durante muitas voltas.
Admito que existem situações em que fique no ar a duvida mas para isso existe o CAD e só temos que aceitar a decissão seja ela qual for. Sempre que existe alguem que toma uma decissão está sujeita a erro e isso não temos maneira de ultrapassar.
Fica no final o bom senso de cada um e saber aceitar desportivamente as decissões superiores do CAD quando assim for necessário. ;) :drinks:

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1393
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #52 on: September 06, 2009, 23: 43 »
Apesar de considerar a discussão importante, não lhe dou tanta importância assim. E digo porquê. Se repararem em todos os CAI reports dos últimos campeonatos (e porventura até indo mais atrás), nunca encontrei uma reclamação relacionada com uma ultrapassagem. Que me lembre dos mais recentes, falo do GT Series, do TC Series, do GT3 Cup. Em nenhum deles este ponto esteve em discussão ou foi alvo de qualquer participação. Até pode haver protestos relacionados com ultrapassagens mas é por causa de toques que se deram no decorrer das mesmas e não propriamente quem tinha o direito à posição ou não.

O outro ponto tem a ver com algo que alguém falava aí atrás, que são as dobragens. Ora não percebo bem esta abordagem. As dobragens estão perfeitamente regulamentadas em todos os nossos regulamentos, vulgo regras de cada campeonato. O piloto que está a ser dobrado tem 3 curvas no máximo para deixar passar o concorrente que o está a dobrar. No GT3 Cup houve inclusivé um protesto sobre este assunto e o CAI decidiu. Por isso regulamentar as dobragens parece-me algo que não faz sentido quando as mesmas estão regulamentadas. Vejam o Ponto H, nº 10 das regras do GT3 Cup por exemplo. A não ser que tragam algo novo que possa acrescentar/melhorar a regra existente.

Offline Pedro Louro

• Veterano
    • View Profile
« Reply #53 on: September 06, 2009, 23: 51 »
quando falei em dobragem, estava a falar da questão de manter ou não a linha de trajectória (que assume mais importância quando estão em disputa classes diferentes). Se fosse decidido que o piloto dobrado mantêm sempre a linha, quem vai dobrar já prevê o que se vai passar e há menos complicações. Neste caso já vi bem mais confusões do que a concluir se uma ultrapassagem é "válida".