Author Topic: Racing virtual - Como considerar uma ultrapassagem válida?  (Read 7273 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Tiago Moreira

• Lenda
  • Liked: 1
    • View Profile
Re: Racing virtual - Como considerar uma ultrapassagem válida?
« Reply #30 on: September 05, 2009, 14: 50 »
Vê se é isto que estás a dizer Alexandre:

piloto B - vai  tentar ultrapassar
piloto A - vai tentar não ser ultrapassado

Caso 1 (não opção) - piloto A por fora, piloto B por dentro curva à direita; piloto que vai por dentro, piloto B, falha travagem e bate no adversário, consideraria culpado o piloto B. Fazer ultrapassagem não é a mesma coisa que fazer dive bombing, penalização forte neste caso.

Caso 2 (não opção) - piloto B por fora, piloto A por dentro curva à direita; piloto que vai por dentro, piloto A, falha travagem e bate no adversário, considero culpado o piloto A. O facto de estar à frente não lhe dá o direito de mudar de trajectória no momento de entrar para a curva.

Utilizando a opção 1 poderia alterar a situação do Caso 2, caso o piloto B não tivesse o carro no momento de entrada na curva "meio metro" à frente do carro do piloto A, isto é, piloto B seria considerado culpado embora o piloto A tivesse falhado a travagem, irónico? :biggrin:

Gil

• Guest
« Reply #31 on: September 05, 2009, 14: 51 »
Agora eu pergunto... O piloto de dentro falhava a travagem e o outro batia nele. Quem tinha a culpa? O que já lá estava ou quem bateu ou era um simples incidente de corrida? É por isso que essas regras vão levantar muita confusão.

Ponho novamente a regra do GP79 (quem se inscreveu deve ter lido as regras e aceitado as mesmas  :whistle3: ):

"Para uma ultrapassagem ser considerada válida e de acordo com as regras, quem ultrapassa tem que estar com a sua asa frontal em paralelo com o eixo dianteiro do seu adversário. Em curva, deve-se procurar manter o seu lado da pista e a sua linha durante toda a duração da mesma, não “virando” para cima do adversário."

Nesse caso, o piloto falha a travagem e vai contra o outro, logo não mantém o seu lado da pista*. Logo, é culpado do acidente...

*Pensando bem, isto pode dar azo a deturpações de interpretação. Se calhar o melhor é reescrever para isto:

"Para uma ultrapassagem ser considerada válida e de acordo com as regras, quem ultrapassa tem que estar com a sua asa frontal em paralelo com o eixo dianteiro do seu adversário. Em curva, deve-se manter a sua trajectória em toda a direcção da curva, dando espaço suficiente ao seu adversário para realizar a curva em ritmo normal de corrida."

Não está ainda perfeito, mas para lá caminhamos  :whistle3: :whistle3: :whistle3:

Offline Tiago Moreira

• Lenda
    • View Profile
« Reply #32 on: September 05, 2009, 14: 56 »
Durante a realização da curva o piloto que está por fora não deverá nunca fechar o piloto que está por dentro; o mesmo se aplica durante a saída da curva, isto é, o piloto que está por dentro não deverá empurrar o piloto que está por fora. Está melhor Gil, e poderias ainda colocar (uma coisa que o Alexandre disse ali atrás e muito bem) os correctores nestes casos não contam como pista (no entanto o piloto é livre de os usar) ;)

Offline Alexandre Caetano

• Membro
  • **
  • Liked: 0
    • View Profile
« Reply #33 on: September 05, 2009, 14: 57 »
Então seguindo essa lógica e pegando na frase do Vítor ou do Filipe em relação ao acidente que o Luís Nabais. Então eu era culpado por me despistar?

Um bocado contraditório, não? Ou agora levo penalização sempre que falho uma travagem?  :lol:

Agora eu pergunto... O piloto de dentro falhava a travagem e o outro batia nele. Quem tinha a culpa? O que já lá estava ou quem bateu ou era um simples incidente de corrida? É por isso que essas regras vão levantar muita confusão.

Ponho novamente a regra do GP79 (quem se inscreveu deve ter lido as regras e aceitado as mesmas  :whistle3: ):

"Para uma ultrapassagem ser considerada válida e de acordo com as regras, quem ultrapassa tem que estar com a sua asa frontal em paralelo com o eixo dianteiro do seu adversário. Em curva, deve-se procurar manter o seu lado da pista e a sua linha durante toda a duração da mesma, não “virando” para cima do adversário."

Nesse caso, o piloto falha a travagem e vai contra o outro, logo não mantém o seu lado da pista*. Logo, é culpado do acidente...

*Pensando bem, isto pode dar azo a deturpações de interpretação. Se calhar o melhor é reescrever para isto:

"Para uma ultrapassagem ser considerada válida e de acordo com as regras, quem ultrapassa tem que estar com a sua asa frontal em paralelo com o eixo dianteiro do seu adversário. Em curva, deve-se manter a sua trajectória em toda a direcção da curva, dando espaço suficiente ao seu adversário para realizar a curva em ritmo normal de corrida."

Não está ainda perfeito, mas para lá caminhamos  :whistle3: :whistle3: :whistle3:

Offline Luis Nabais

• Lenda
    • View Profile
    • GreenTuxer
« Reply #34 on: September 05, 2009, 14: 58 »
Alexandre, esse acidente foi diferente, não estávamos lado a lado, o outro piloto estava à minha frente e despistou-se, rodou e ficou mesmo à minha frente. São casos diferentes dos que se estão a discutir aqui.

Não considero o piloto que se despistou culpado de nada mais do que não ter tido o cuidado de me deixar passar antes das curvas, para evitar pressões desnecessárias durante as curvas, mesmo sabendo que não estava colado à sua traseira antes do início das curvas. O acidente em si, é algo que acontece.

Offline Tiago Moreira

• Lenda
    • View Profile
« Reply #35 on: September 05, 2009, 15: 00 »
O caso do Luís Nabais é diferente Alexandre, um piloto despistou-se sozinho e foi no momento errado no sítio errado, não foi numa disputa de posição ;)

Offline Alexandre Caetano

• Membro
  • **
    • View Profile
« Reply #36 on: September 05, 2009, 15: 07 »
Mas neste caso que eu falei, ele também se despista sozinho. O que eu quero dizer é que o acidente ainda assim pode ser evitado. Acho que mais culpa neste caso tem o piloto que vai por fora por falta de cuidado do que o de dentro que falhou a travagem.

Quem vai por trás é que tem de ter o respectivo cuidado de não bater. Neste caso o outro piloto, na teoria e seguindo essas regras que discordo dos 50% é que já ia atrás, então tinha de ter maior cuidado.

Offline Diogo Quaresma

• Lenda
  • Liked: 6
    • View Profile
« Reply #37 on: September 05, 2009, 16: 19 »
O Caetano disse exactamente o que ando a tentar dizer à alguns post's.

A situações são sempre diferentes, mas se as igualares e trocares os pilotos, numa irás aplicar a primeira regra e na outra irás aplicar a segunda.

Quando disse ao Tiago para inverter os pilotos era para a mesma situação e não para uma nova como ele fez. Esta questão das ultrapassagens é complicada e como tou farto de dizer cabe a cada um decidir a melhor altura para as fazerem. Caso exista um acidente é reportar ao CAD.

Não vale a pena estarem aqui a por imagens e a falar em medições e tolerância nas medições porque isso é treta (com o maior respeito a quem falou nisso)

Acho que esta discussão não nos vai levar a lado nenhum e vai gerar mais confusão.

Luis, novamente o mesmo assunto. Quando estavas para me dobrar vinhas a léguas de distância. Teria sido melhor eu parar o carro e assim evitava-se esta confusão toda.
Tu chegaste-te a mim na 1ª curva pois eu tava muito lento porque o carro não tar a meu gosto, mas ainda assim tive tempo de ma segunda curva ir à zebra, rodar, ir novamente para a pista e só depois é que me bateste porque vinhas a fazer a curva. Adorava que me dissesses como querias que te deixasse passar antes das curvas se tavas tão afastado.
« Last Edit: September 05, 2009, 16: 27 by Diogo Quaresma »

Gil

• Guest
« Reply #38 on: September 05, 2009, 16: 25 »

A situações são sempre diferentes, mas se as igualares e trocares os pilotos, numa irás aplicar a primeira regra e na outra irás aplicar a segunda.

Como assim?  :blush: :blush: :blush:

Não percebi como é que num caso aplicas uma regra e noutra aplicas outra.

Offline T.Manel

• Veterano
  • Liked: 164
    • View Profile
« Reply #39 on: September 05, 2009, 16: 26 »

Quando disse ao Tiago para inverter os pilotos era para a mesma situação e não para uma nova como ele fez. Esta questão das ultrapassagens é complicada e como tou farto de dizer cabe a cada um decidir a melhor altura para as fazerem. Caso exista um acidente é reportar ao CAD.

Não vale a pena estarem aqui a por imagens e a falar em medições e tolerância nas medições porque isso é treta (com o maior respeito a quem falou nisso)

Acho que esta discussão não nos vai levar a lado nenhum e vai gerar mais confusão.

200% de acordo.....

Offline Diogo Quaresma

• Lenda
    • View Profile
« Reply #40 on: September 05, 2009, 16: 32 »
Gil pega no primeiro caso do Tiago Moreira e exactamente para mesma situação que ele descreve, trocas de piloto, o A com o B.

Isto não vai levar a lado nenhum, porque existem milhões de factores que podem alterar a maneira de ultrapassar e causar um acidente.

Também podes ir buscar imensos exemplos que nunca irás conseguir ficar com um regra em concreto, irás ter sempre várias maneiras de um piloto a interpretar e isso depois irá dar confusão, pois na visão de um ele não cometeu um erro, mas à visão do outro piloto ele cometeu um erro.

Acho que não vale a pena ficar aqui a discutir isto, como já disse o piloto deve ultrapassar quando achar que o consegue fazer em segurança.

Offline Pedro Louro

• Veterano
    • View Profile
« Reply #41 on: September 05, 2009, 16: 47 »

Luis, novamente o mesmo assunto. Quando estavas para me dobrar vinhas a léguas de distância. Teria sido melhor eu parar o carro e assim evitava-se esta confusão toda.
Tu chegaste-te a mim na 1ª curva pois eu tava muito lento porque o carro não tar a meu gosto, mas ainda assim tive tempo de ma segunda curva ir à zebra, rodar, ir novamente para a pista e só depois é que me bateste porque vinhas a fazer a curva. Adorava que me dissesses como querias que te deixasse passar antes das curvas se tavas tão afastado.

Eu como piloto considero que e só tenho esta forma de estar em pista:

- Fiz uma ultrapassagem legal quando ultrapasso outro piloto e não afectei em nada a prova (andamento, trajectória, etc) e os dois continuamos a nossa prova normalmente;

- Fui ultrapassado legalmente, quando fui ultrapasso e não tive que alterar o meu andamento, trajectória e me deixaram espaço na pista (coisa que a grande maioria não faz, desde os mais experientes e rápidos aos mais rookies)

Tudo o resto é tretas e é pena ter que existir. Fora as esporádicas falhas que todos temos em pistas as situações devem-se a falta de experiência (normal e que passa) e principalmente a falta de cuidado, excesso de confiança e falta de respeito pelos restantes pilotos.

Tenho dito e agora fico à espera do feedback da comunidade, para mais uma vez tentar-mos satisfazer os seus desejos como sempre foi política do PTSims.

Estes 2 posts dizem tudo. Esta discussão é na minha opinião uma perda de tempo. É bem mais importante uniformizar o processo de dobragem do que isto das ultrapassagens e por mais texto que ponham nas regras continua sempre a depender da situação em concreto que tem de ser analisada por alguém.

Gil

• Guest
« Reply #42 on: September 05, 2009, 16: 57 »
Bem, mas ó Diogo, é para isso que serve o CAD. A questão não está nos pilotos não perceberem as regras (nota, somos todos burros por natureza e é por esse princípio que as regras ou leis têm de ser feitas), mas sim se as mesmas são de fácil interpretação para quem ocupar os lugares do CAD (tal como os juízes na vida real). O que me parece é que para ti a regra deve ser "haja bom-senso" e mais nada, o problema é depois o CAD decidir. Decide com que bases?

Pegando então no exemplo do Tiago, mas de acordo com a tua ideia (a ver se percebo bem):

Piloto A - vai a ultrapassar
Piloto B - vai ser ultrapassado

Supondo uma curva à direita com o piloto B por dentro e piloto A por fora (com este, por exemplo a estar ligeiramente à frente, mas menos de 50%):

- dá-se um toque, porque o piloto A vai de encontro à trajectória do piloto B

Em qualquer das opções, o Piloto A é o culpado.

- dá-se um toque, porque o piloto B trava tarde demais e vai de encontro à trajectória do piloto A, que ia por fora

Na opção 1 (a que eu não defendo), o piloto B tem direito à totalidade da trajectória, porque o piloto A não efectuou uma ultrapassagem válida. A culpa acaba por ser atribuída ao piloto A (ou então fazem como muita gente e decidem-se por um simples "incidente de corrida", porque coise).
Na opção 2 (a que eu defendo), a ultrapassagem está mais do que consumada, pelo que o piloto B, ao ir de encontro com o piloto A (o qual tem todo o direito à sua trajectória na curva!), é considerado culpado, por não lhe ter deixado espaço suficiente.

É isto Diogo?  :blush: :blush: :blush:

Offline RJC_pt

• Membro
  • **
    • View Profile
« Reply #43 on: September 05, 2009, 22: 45 »
Boas. Acho que sobre regular as ultrapassagens é muito mau, qualquer verdadeiro aficionado por corridas sabe quais são as regras.
É preciso apenas bom censo e cabeça fria.
Não entendo como este caso ainda causa tantos problemas.
Não tenho muito más experiências como piloto a ultrapassar, lembro-me apenas de alguns actos premeditados em servidores públicos...
Ja na posição inversa, senti na pele a exagerada ansiedade e descuido de quem dobra pilotos de classes diferentes.
Acho que e um problema de mentalidades, há quem corra por gosto e há quem corra apenas pelo prestigio de ganhar, e ai pouco há a fazer, porque gente assim apenas fica contente com ganhar e ganhar a todo o custo e nunca vão entender o que move os outros e a ética necessária.

Quanto as provas reais, as regras não são exageradamente especificas e não podem ser, imaginem o caos que as vln são...
deixo aqui um link intressante:
http://atlasf1.autosport.com/99/san/tytler.html

E já agora, do regulamento da alms
http://www.imsaracing.net/2009/alms/bulletins/2009%20IMSA%20CODE%202nd%20Ed%20V3.0.pdf
Code: [Select]
5.5 BLOCKING
Any driver who, in the sole opinion of the Race Director and/or Stewards, alters their racing line
based on the actions of pursuing competitors, or uses an abnormal racing line to inhibit or prevent
passing may be considered to be “blocking” and may be warned or penalized pursuant to Article 8
of the IMSA Code. In accordance with Art. 9.1.2 (1) any action or decision (or any alleged
inaction or non-decision) taken by or imposed by the Race Director, Stewards or IMSA officials in
this regard is not subject to protest or appeal.
5.6 AVOIDABLE CONTACT
Any driver who, in the sole opinion of the Race Director and/or Stewards, initiates avoidable
contact with another competitor, whether or not such contact interrupts the other competitors’ lap
times, track position or damages other competitors’ cars, and whether or not such actions result in
actual contact, may be warned or penalized pursuant to Article 8 of the IMSA Code. In accordance
with Art. 9.1.2 (1) any action or decision (or any alleged inaction or non-decision) taken by or
imposed by the Race Director, Stewards or IMSA officials in this regard is not subject to protest
or appeal.
5.7 UNJUSTIFIABLE RISK
Any participant who, in the sole opinion of the Race Director and/or Stewards, engages in any
behavior deemed to represent an unjustifiable risk or reckless endangerment may be warned or
penalized pursuant to Article 8 of the IMSA Code. In accordance with Art. 9.1.2 (1) any action or
decision (or any alleged inaction or non-decision) taken by or imposed by the Race Director,
Stewards or IMSA officials in this regard is not subject to protest or appeal.
6.17 PASSING
It is the responsibility of both the overtaking Driver and the Driver being overtaken to assure safe
passing at racing speeds. A car traveling alone may use the full width of the track. Passing may be
either right or left depending on the conditions of the moment.
Ricardo Costa(RJC_pt)
Racing for Braga

Offline Diogo Quaresma

• Lenda
    • View Profile
« Reply #44 on: September 05, 2009, 22: 51 »
Não era bem isso Gil. Mas não vale a pena tar aqui a escrever post e mais post porque é como eu te digo. Por muito que se tente uniformizar é impossível visto que há situações e situações.