Author Topic: Racing virtual - Como considerar uma ultrapassagem válida?  (Read 7272 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Diogo Quaresma

• Lenda
  • Liked: 6
    • View Profile
Re: Racing virtual - Como considerar uma ultrapassagem válida?
« Reply #15 on: September 05, 2009, 13: 28 »
Agora troca a posição dos pilotos, isto é, o piloto B passa a ser o A.

Acho que nesta questão das ultrapassagens vai mesmo do bom senso de cada piloto.

Offline Alexandre Caetano

• Membro
  • **
  • Liked: 0
    • View Profile
« Reply #16 on: September 05, 2009, 13: 28 »
Bem... Eu acho que esta discussão não leva a lado algum pelas diferentes formas de defender e pelas diferentes formas de atacar. Os toques acontecem... Ou seja pelo piloto pensar que tinha espaço para se meter ou pelo outro pensar que tinha deixado espaço para o outro estar lá. Depois existem correctores que podem desequilibrar o carro, buracos... sei lá, tanta coisa. É que seguindo essa lógica um piloto que se meta por dentro, tenha o nariz do carro lá, e o outro vá para cima dele, quem lá tem o nariz é que tem a culpa. Não me parece a ideia mais certa.

Gil

• Guest
« Reply #17 on: September 05, 2009, 13: 32 »
Agora troca a posição dos pilotos, isto é, o piloto B passa a ser o A.

Pois, o Filipe não meteu a regra na sua totalidade:

"Para uma ultrapassagem ser considerada válida e de acordo com as regras, quem ultrapassa tem que estar com a sua asa frontal em paralelo com o eixo dianteiro do seu adversário. Em curva, deve-se procurar manter o seu lado da pista e a sua linha durante toda a duração da mesma, não “virando” para cima do adversário."

Regras dos Campeonatos de GP79 que foram usadas. Quem defende a opção A e até se inscreveu no primeiro campeonato, nunca levantou questões sobre o mesmo.

Offline Luís Branco

• Team Manager
  • Lenda
  • Liked: 446
    • View Profile
« Reply #18 on: September 05, 2009, 13: 36 »
Opção 2... No fórum privado existe uma discussão sobre isto, imaginem um piloto A que está a ser ultrapassado e o piloto B que vai ultrapassar:

Segundo a opção 1 e supondo uma curva à direita com o piloto B por dentro e piloto A por fora; o piloto B no momento que entra na curva está lado a lado com o piloto A, pela opção 1, o piloto B não concretizou a ultrapassagem correctamente* e na eventualidade de existir um toque durante a realização da curva porque o piloto A começou a fechar a trajectória o piloto B é considerado culpado automaticamente; isto faz sentido?

Segundo a opção 2 e supondo o mesmo caso, quem seria considerado culpado era o piloto A pois não mantém a trajectória; para mim esta opção faz muito mais sentido, pois o piloto B consegue-se colocar lado a lado com o piloto A na entrada da curva, e tem uma enorme vantagem pois possui a trajectória interior da curva. Se ele manter a linha, quase de certeza que a ultrapassagem será bem concluída. Eu sei que na opção se fala num piloto B com a frente do carro alinhada com o eixo do carro do piloto A, mas o resultado seria praticamente o mesmo...

*nota, não tem o carro meio metro à frente do carro do piloto A

Importa esclarecer que nem no forum privado nem em lado nenhum se disse que o piloto B é considerado culpado automáticamente. Isto de se falar à boca cheia.  :whistle3:
O que se disse é que está previsto que não se cumprindo a regra a ultrapassagem poderá ser considerada como não válida em consequência do efeito do toque o que, de resto, resulta óbvio.

Gil

• Guest
« Reply #19 on: September 05, 2009, 13: 44 »
Mais esclarecimentos:

Filme

Caso o Guilherme (McLaren, carro branco e vermelho com publicidade à marca da impotência) tivesse vindo para cima do Tiago (carro vermelho, com as cores da marca italiana de leite que abriu falência por fraude não detectada pelos estúpidos dos seus auditores), estando no seu direito, visto que a ultrapassagem, pela opção A, não era válida, quem teria a culpa?

E não sejam pedânticos... As regras têm de ser claras. Já viram se no Código da Estrada estivesse definido que quem vai a mais de 120 km/h poderá vir a ser multado? Em que ficamos? É que nesses casos qualquer juiz decide a favor do prevaricador e não da autoridade.  :biggrin: :biggrin: :biggrin:

Offline Filipe Galego

• Fundador
  • Lenda
  • Liked: 413
  • Do you like what you see? Join us!
    • View Profile
    • PTSims
  • Simulation Hardware: Fanatec GT2+G25 pedals+CH full Hotas+TrackIR4Pro
« Reply #20 on: September 05, 2009, 13: 44 »
@Gil:
Meio do carro= 50% do carro para um lado e 50% do carro para outro. Acho bem fácil de definir... Qualquer pessoa sabe qual é o meio do carro e sabes perfeitamente isso.

Não sei não. Porque o "cerca de meio carro" é "cerca de 50% do carro" (pode ser 40%, 45%, 50%, 55%, 60%... sinceramente não sei e também sei que ninguém sabe!) Por outro lado, até esquecendo a questão do "cerca de meio carro", como é que tu sabes onde está 50% do carro? Consegues definir facilmente isso num carro?

Por exemplo, na imagem seguinte, onde está o 50%?

Neste caso o meio do carro é aqui:

Considerando Meio= metade de uma distância ou seja em termos rigorosos, a mediatriz de um segmento de recta-Recta que divide um segmento de recta em duas partes iguais, e cujos pontos se encontram à mesma distância dos extremos do segmento de recta.

No caso do teu exemplo e usando as medições efectuadas:
Comprimento do carro (em pixeis em programa de edição de image)= 13.4 pixeis
Comprimento do carro (em pixeis em programa de edição de image):2= 6.7 pixeis

Sendo assim considero demonstrado que se consegue averiguar o meio de um carro (até num screen ingame) facilmente e de forma rigorosa. Será que a frente também? Sim. Ainda bem.

Para mim qaulquer opção serve. Quero é ouvir a comunidade e chegar a opinião que agrade a todos, objectiva, fácil de implementar por um CAD/CAI e acabe com certos comentários...

Gil

• Guest
« Reply #21 on: September 05, 2009, 13: 50 »
Neste caso o meio do carro é aqui:

Considerando Meio= metade de uma distância ou seja em termos rigorosos, a mediatriz de um segmento de recta-Recta que divide um segmento de recta em duas partes iguais, e cujos pontos se encontram à mesma distância dos extremos do segmento de recta.

No caso do teu exemplo e usando as medições efectuadas:
Comprimento do carro (em pixeis em programa de edição de image)= 13.4 pixeis
Comprimento do carro (em pixeis em programa de edição de image):2= 6.7 pixeis

Ou seja, mediste o carro com uma régua (de lado, era fácil)...

Falta saber até onde vai o "cerca", mas vamos por outro desafio.

Consegues definir o meio do carro do Tiago (lado direito):

Offline Filipe Galego

• Fundador
  • Lenda
    • View Profile
    • PTSims
« Reply #22 on: September 05, 2009, 13: 57 »
Se eu fosse do CAD tinha acesso ao replay e acesso total ao carro dele seja em video ou em imagem e depois podia medir... por aí não vais lá. Querendo consegue-se, como viste. Há vistas em que é muito fácil tirar um screen para isso descansa. Não é viável e não é isso que se pretende. Tens argumentos melhores que esse... usa-os e faz com que a discussão seja saudável e se aprenda e evolua algo...

Gil

• Guest
« Reply #23 on: September 05, 2009, 14: 03 »
Se eu fosse do CAD tinha acesso ao replay e acesso total ao carro dele seja em video ou em imagem e depois podia medir...

"Podias", mas ambos sabemos que ninguém mede... Até porque é redundante, porque ninguém sabe até onde vai o "cerca" (pelo que não vale a pena medir, mas lá que se pode, pode  :lol: :lol: :lol: )

Offline Luís Branco

• Team Manager
  • Lenda
  • Liked: 446
    • View Profile
« Reply #24 on: September 05, 2009, 14: 16 »
Para quem tem dificuldade com Português:

cerca
(latim circa, em redor, em volta, em círculo)
adv.
1. Nas proximidades; a pouca distância. = perto, próximo
cerca de: a curta distância de; nas proximidades de. = perto de
mais ou menos; de uma maneira aproximada. = aproximadamente, quase

Offline Tiago Moreira

• Lenda
  • Liked: 1
    • View Profile
« Reply #25 on: September 05, 2009, 14: 21 »
É possível medir o meio do carro como o Filipe ali fez, e os simuladores com motor ISI permitem escolher vistas (de perfil por exemplo) que permitem analisar melhor a situação. No entanto falar-se em metros é quase como se falar em bananas, isto é, podes-me dizer qual é o diâmetro exterior dos pneus posteriores do Mclaren a partir de um screenshot de perfil do carro? Mesmo que existisse um software que desse para medir uma imagem a uma dada resolução só o simples facto de exisitr profundidade na imagem, já iria estragar os resultados... Mas isso é um pormenor, eu sempre entendi o "meio metro" como uma distãncia miníma que não seja necessário recorrer a sistema de análise tipo "photo finish".

E pegando na hipótese do Diogo Quaresma:

piloto B - vai  tentar ultrapassar
piloto A - vai tentar não ser ultrapassado

Segundo a opção 1 - supondo que existe uma curva à direita com o piloto B por fora e piloto A por dentro, eles entram na curva lado a lado (nota não tem o carro meio metro à frente do carro do piloto A), por alguma razão o piloto A não consegue manter a trajectória interior durante a curva e vai para cima do piloto B, quem é culpado? é o piloto B porque não respeitou a regra. Está correcto? É a mesma coisa que irem lado a lado numa recta, e o piloto A se mandar para cima do piloto B.

Segundo a opção 2, o piloto A é automaticamente considerado culpado porque alterou a trajectória. O piloto B iria tentar uma ultrapassagem por fora, não é fácil mas também não é impossível!

Offline Tiago Moreira

• Lenda
  • Liked: 1
    • View Profile
« Reply #26 on: September 05, 2009, 14: 30 »
offtopic: Gil, quando são feitas medições é sempre dada também uma incerteza da medição. O cerca quer dizer isso mesmo, tu com uma régua da escola daquelas que a menor divisão de escala é o milímetro, o técnico não lê 10mm mas sim (10,0+-0,5)mm, pois existe uma incerteza de 0,5mm.

Offline Filipe Galego

• Fundador
  • Lenda
    • View Profile
    • PTSims
« Reply #27 on: September 05, 2009, 14: 30 »
Eu como piloto considero que e só tenho esta forma de estar em pista:

- Fiz uma ultrapassagem legal quando ultrapasso outro piloto e não afectei em nada a prova (andamento, trajectória, etc) e os dois continuamos a nossa prova normalmente;

- Fui ultrapassado legalmente, quando fui ultrapasso e não tive que alterar o meu andamento, trajectória e me deixaram espaço na pista (coisa que a grande maioria não faz, desde os mais experientes e rápidos aos mais rookies)

Tudo o resto é tretas e é pena ter que existir. Fora as esporádicas falhas que todos temos em pistas as situações devem-se a falta de experiência (normal e que passa) e principalmente a falta de cuidado, excesso de confiança e falta de respeito pelos restantes pilotos.

Tenho dito e agora fico à espera do feedback da comunidade, para mais uma vez tentar-mos satisfazer os seus desejos como sempre foi política do PTSims.

Offline Filipe Galego

• Fundador
  • Lenda
    • View Profile
    • PTSims
« Reply #28 on: September 05, 2009, 14: 32 »
offtopic: Gil, quando são feitas medições é sempre dada também uma incerteza da medição. O cerca quer dizer isso mesmo, tu com uma régua da escola daquelas que a menor divisão de escala é o milímetro, o técnico não lê 10mm mas sim (10,0+-0,5)mm, pois existe uma incerteza de 0,5mm.

Mais nada e para quem não sabe entre dois números racionais existe sempre outro nº racional ou seja qualquer medição humana é imprecisa por natureza seja qual fôr a forma como foi realizada :lol:

Offline Alexandre Caetano

• Membro
  • **
  • Liked: 0
    • View Profile
« Reply #29 on: September 05, 2009, 14: 42 »
Agora eu pergunto... O piloto de dentro falhava a travagem e o outro batia nele. Quem tinha a culpa? O que já lá estava ou quem bateu ou era um simples incidente de corrida? É por isso que essas regras vão levantar muita confusão.