É possível medir o meio do carro como o Filipe ali fez, e os simuladores com motor ISI permitem escolher vistas (de perfil por exemplo) que permitem analisar melhor a situação. No entanto falar-se em metros é quase como se falar em bananas, isto é, podes-me dizer qual é o diâmetro exterior dos pneus posteriores do Mclaren a partir de um screenshot de perfil do carro? Mesmo que existisse um software que desse para medir uma imagem a uma dada resolução só o simples facto de exisitr profundidade na imagem, já iria estragar os resultados... Mas isso é um pormenor, eu sempre entendi o "meio metro" como uma distãncia miníma que não seja necessário recorrer a sistema de análise tipo "photo finish".
E pegando na hipótese do Diogo Quaresma:
piloto B - vai tentar ultrapassar
piloto A - vai tentar não ser ultrapassado
Segundo a opção 1 - supondo que existe uma curva à direita com o piloto B por fora e piloto A por dentro, eles entram na curva lado a lado (nota não tem o carro meio metro à frente do carro do piloto A), por alguma razão o piloto A não consegue manter a trajectória interior durante a curva e vai para cima do piloto B, quem é culpado? é o piloto B porque não respeitou a regra. Está correcto? É a mesma coisa que irem lado a lado numa recta, e o piloto A se mandar para cima do piloto B.
Segundo a opção 2, o piloto A é automaticamente considerado culpado porque alterou a trajectória. O piloto B iria tentar uma ultrapassagem por fora, não é fácil mas também não é impossível!