Author Topic: G27: dúvida sobre aquecimento  (Read 119 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Miguel Rosa

• Membro
  • **
  • Liked: 45
  • Mais um alentejano perdido na simulação...
    • View Profile
G27: dúvida sobre aquecimento
« on: June 24, 2020, 20: 37 »
Boas malta.

Alguém com o G27 que me possa ajudar?
Desde há uns dias que notei que o meu G27 aquecia um pouco mais do que é normal. Agora fui dar umas voltinhas no ACC e, passado 1h, tenho o volante (motor) completamente a ferver! Eu sei que no meu alentejo faz calor mas... A pergunta é, os vossos G27 também aquecem desalmadamente?

Obrigado.
Miguel
Assetto Corsa & Competizione | rFactor2  | iRacing | PCars | PCars2 | RaceRoom | DiRT Rally |
ArmA III | Rising Storm 2: Vietnam | Day of Infamy | America's Army

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1504
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
Re: G27: dúvida sobre aquecimento
« Reply #1 on: June 24, 2020, 21: 00 »
Também noto isso às vezes, mas normalmente é quando estou mais de 3 horas a andar com ele. Aqui faz menos calor também  :biggrin:

Offline Miguel Rosa

• Membro
  • **
    • View Profile
« Reply #2 on: June 24, 2020, 21: 35 »
Desde que coloquei a duvida até ao momento que estou a escrever (21:34) o volante está morno. Agora imagina a dose... E foi só 1h... Imagina se tivesse ido a alguma voltinha de 24h  :lol:

Mas pronto, com algumas horas é normal aquecer, agora perto de 1h acho estranho...
Assetto Corsa & Competizione | rFactor2  | iRacing | PCars | PCars2 | RaceRoom | DiRT Rally |

Offline Rui Paiva

• Veterano
  • Liked: 132
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #3 on: June 25, 2020, 01: 47 »
Eu tive de devolver um G25 com ano e meio. Ao fim de meia hora já estava a ferver e era um cheiro a plástico queimado que chegou a um ponto e já não podia usar mais... O G27 já o tenho desde final de 2014 e fica quente quando tem muito uso, mas nada de preocupante.

Offline Miguel Rosa

• Membro
  • **
    • View Profile
« Reply #4 on: June 25, 2020, 11: 55 »
Eu tive de devolver um G25 com ano e meio. Ao fim de meia hora já estava a ferver e era um cheiro a plástico queimado que chegou a um ponto e já não podia usar mais... O G27 já o tenho desde final de 2014 e fica quente quando tem muito uso, mas nada de preocupante.

Boas Rui.

Com o teu post, meti a bold a parque que queria perguntar, fica quente ao fim de por exemplo, 2 ou 3h seguidas a jogar?

Ontem à noite, deviam ser umas 22:30 (por aí) tive a dar umas voltinhas no ACC e o volante voltou a ferver e a noite até estava fresquinha (28º C ). Era só o que mais de faltava era o volante pifar nesta altura...

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2446
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #5 on: June 25, 2020, 12: 03 »
Se tiveres uma ventoinha em casa, podes sempre apontar para o volante de forma a refrescar um pouco. ;)

O meu antigo Fanatec, com temperaturas elevadas no verão na casa dos meus pais, ficava muito quente também. Quanto mais exigente fosse o FFB, mais rápido aquecia e não era preciso muito tempo. Tanto que eu tinha sempre as ventoinhas do volante ligadas por defeito, já mesmo para evitar problemas maiores. Nunca falhou, mas que ficava quente, ficava. O novo também liga as ventoinhas nos dias de hoje (automaticamente), mas não aquece tanto, nem de perto nem de longe. Ontem ao fim de Sebring estava apenas morno e a prova foi intensa. Ainda assim, as ventoinhas ficaram ligadas uns bons 10 minutos após sair do servidor.

É melhor estares atento, se aquece assim tanto que a parte exterior parece que "queima", convém mesmo dar um refresco extra nos dias mais quentes ou corres o risco de danificar os componentes bem mais cedo que seria expectável. Eventualmente, se estiveres confortável com isso, podes tirar a carapaça do volante e ver como é que ele se porta sem nada a cobrir.

Offline Miguel Rosa

• Membro
  • **
    • View Profile
« Reply #6 on: June 25, 2020, 12: 57 »
Se tiveres uma ventoinha em casa, podes sempre apontar para o volante de forma a refrescar um pouco. ;)

O meu antigo Fanatec, com temperaturas elevadas no verão na casa dos meus pais, ficava muito quente também. Quanto mais exigente fosse o FFB, mais rápido aquecia e não era preciso muito tempo. Tanto que eu tinha sempre as ventoinhas do volante ligadas por defeito, já mesmo para evitar problemas maiores. Nunca falhou, mas que ficava quente, ficava. O novo também liga as ventoinhas nos dias de hoje (automaticamente), mas não aquece tanto, nem de perto nem de longe. Ontem ao fim de Sebring estava apenas morno e a prova foi intensa. Ainda assim, as ventoinhas ficaram ligadas uns bons 10 minutos após sair do servidor.

É melhor estares atento, se aquece assim tanto que a parte exterior parece que "queima", convém mesmo dar um refresco extra nos dias mais quentes ou corres o risco de danificar os componentes bem mais cedo que seria expectável. Eventualmente, se estiveres confortável com isso, podes tirar a carapaça do volante e ver como é que ele se porta sem nada a cobrir.

Mário, já me ocorreu tirar-lhe o plástico e ficar apenas os motores. Ver se faço esse teste o mais breve quanto possivel.

A tecnologia tem alguma macumba... Desde que fiquei desempregado ja pifou o tlm e o monitor e era mais o que faltava pifar agora também o volante... Tenho que ligar ao professor karamba LOL

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2446
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #7 on: June 25, 2020, 13: 35 »
Se te sentes confortável em tirar o plástico, força. Não te aconselho é que deixes o volante sempre assim, porque vai começar a apanhar pó e tal, mais depressa se estraga. Mas para testar parece-me apropriado. Sem o plástico de certeza que não aquece tanto e até poderás ver se tens algo danificado (por exemplo, um fio já meio derretido que possa provocar ainda mais calor).

Uma ventoinha apontada para lá ajudará de forma mais permanente, sempre é ar fresco a passar. Eventualmente também podes reduzir o FFB, se tiveres isso muito forte obrigas os motores a trabalhar mais e, por conseguinte, a aquecer mais.

Offline Nuno Rodrigues

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 663
    • View Profile
« Reply #8 on: June 25, 2020, 13: 36 »
 Tambem tenho um G27 e noto que aquece um pouco mas nunca nada assim pelo que descreves.
 Tenho mais preocupação com o meu pc que em jogos como o rFactor2 por exemplo, julgo que consigo fazer o jantar nele....

Offline Luis M Carreiro

• Membro
  • **
  • Liked: 124
  • Olá a todos!
    • View Profile
« Reply #9 on: June 25, 2020, 13: 51 »
o meu G27 ja tem 9 anos e já teve grandes aquecimentos mas nunca avariou.
já a uns 2 anos que tenho a tampa de cima solta. para isso tens de cortar ao pé do cubo do volante para nao teres de o desmontar todas as vezes.
eu vou aplicar uns dissipadores com ventoinha em cada motor pois este verão parece me vir a ser algo violento.
os que vou meter sao de motores de RC, os motores 540 dos RC em especial dos crawlers usam. não são caros e podes fazer uma ligação a usb para ir buscar corrente ou como e vou fazer, é com um pack de 6v de pilhas recarregaveis
Vrummmm...