Linked Events

• Formula Series 2020: Prova 8 - FS Japanese Grand Prix @Suzuk: March 02, 2020

Author Topic: Formula Series 2020: Prova 8 - FS Japanese Grand Prix @Suzuka  (Read 869 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline João Abrantes

• Novato
  • *
  • Liked: 14
  • MRM - Moonlight Racers Motorsport
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech Momo | Triple Screen
Re: Formula Series 2020: Prova 8 - FS Japanese Grand Prix @Suzuka
« Reply #15 on: March 03, 2020, 09: 57 »
João, o suposto dive-bomb fui eu quem o fez. Não me restou outra opção quando desaceleraste imenso na 130R e eu evitei entrar na tua traseira dentro indo para o lado direito. Depois, chegamos à zona de travagem lado a lado. O grip na parte de dentro da pista é menor e um dos pneus bloqueou, mas foi uma manobra perfeitamente controlada. Fiquei com a ideia de te ter dado espaço suficiente por fora, mas se tal não aconteceu, não só terás razão para protestar ao CAI como eu assumirei a minha culpa. Quanto ao abrandar o teu ritmo, aí é corrida. Também eu tive de abrandar o meu, pois ia o pelotão todo compacto, andar colado ao da frente é quase impossível naqueles SSS pois o apoio aerodinâmico vai-se todo embora, além de Suzuka ser uma pista estreita. Compreendo a tua visão dos factos na travagem para a chicane, apesar de à partida não concordar com ela de momento (amanhã verei o meu onboard) pois no teu assento a visão é outra, mas o resto da volta até ao teu acidente foi algo perfeitamente normal.

Foi um inicio de corrida intenso como todas as outras mas esta tirou-me o moral todo para continuar... normalmente o meu andamento faz com que ande sempre no meio do comboio e por vezes a paciência esgota com certos momentos de incidente ou acidente.
Eu desacelerei um pouco porque ia colado ao carro da frente e perdi ligeiramente grip para sair da curva com mais lanço mas ao chegar a chicane travei no sitio certo para fazer a curva bem lançado... Penso que travas-te tarde demais ainda para mais na linha de dentro.
Venha a próxima...
« Last Edit: March 03, 2020, 10: 04 by João Abrantes »

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2426
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #16 on: March 03, 2020, 12: 29 »
Começo a ter saudades da altura em que andava cá atrás, não havia tanta pressão para ter um bom resultado nem se andava de calculadora na mão. :biggrin: Este Formula Series está a ser o oposto do que eu tenho estado habituado nos últimos anos e com isso as coisas ganham outro sabor, mas também outro peso. :aggressive: É acabar as provas com os ombros no teto e o coração aos pulos.

Na qualificação acho que consegui uma volta jeitosa, pelo menos ao contrário de Buddh, consegui fazer melhor do que nos treinos, o que é positivo. Ainda assim, só deu para 13º, o que mostrava que a corrida ia ser renhida. Parece-me que para Suzuka a malta, no geral, treinou mais. ;) Feito campeão, resolvi usar as patilhas do volante para fazer de embraiagem pela primeira vez (como na F1) e penso que o arranque foi ligeiramente melhor do que habitual. Não deu para passar ninguém, mas também ainda era cedo. O que eu queria era passar sem danos e assim foi. Encetei uma bela luta com o Carlos Barros e com a ajuda do DRS consegui ultrapassar por dentro na T1, se calhar nas câmaras de TV não parece nada de especial, mas dentro do cockpit foi ESPETACULAR! Acho que vou submeter ao tópico das ultrapassagens. :clapping: O Nuno Vitória nesta fase vinha atrás a espreitar qualquer oportunidade, pelo que andei atento a isso também.

Logo a seguir o Carlos usa o DRS também e passa-me, entretanto se bem me recordo ele cometeu um erro e consegui passar de vez, tendo também passado o João Miranda que se tinha despistado. Fiquei sozinho em pista e aproveitei para rodar sem erros, mantendo os pneus médios a funcionar. Parei como planeado e dei por mim atrás do Daniel, que passou o resto da prova a lutar com o André Torres. Paciência de Jó para ambos, tenho a dizer. Eu fui-me aproximando muuuuito lentamente e pude seguir a luta infernal que tiveram. A duas voltas do fim o André erra na T1 e o Daniel passa, eu ainda quis tentar mas quando puxei um bocadinho mais, quase virava o carro e perdi qualquer hipótese. Foi levar até ao fim com calminha que o 9º lugar estava seguro.

No geral, mais uma bela prova, adorei andar em Suzuka com este carro! É qualquer coisa. :biggrin: A Codoil mantém vivo o sonho do 1-2 nas equipas e quanto ao meu campeonato, já não há muito para disputar, por isso venha Abu Dhabi para "córtir" o pedaço e finalizar em grande com uma corrida noturna.

Parabéns ao Pedro pela vitória e, penso eu, pelo título (justíssimo) de campeão! :drinks:

Offline Daniel Inácio

• Membro Paddock
  • Membro
  • **
  • Liked: 109
  • "If in doubt, flat out!"
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G29
« Reply #17 on: March 03, 2020, 12: 59 »
Bem, mas que prova ontem! Na qualificação fiz 7º, podia ter sido melhorzito. Na última volta ia a melhorar o suficiente para saltar para 4º mas errei a entrada na chicane e perdi tudo.

A corrida divide-se em 3 capítulos: João Miranda, Nuno Vitória e André Martins Torres.
Começando pelo João, grande luta na fase inicial da prova, esteve sempre colado a mim e obrigou-me a defender bastante. Infelizmente a luta acabou com um toque na entrada para o gancho, não fosse isso e ia durar pelo menos até à paragem na box! :good:

Parei na box com o undercut ao André em mente e após a paragem entra o Nuno Vitória na história. Ele cometeu um erro nos S na minha volta de saída, pelo que acabei por o apanhar mais cedo do que estava a contar. Embora eu estivesse com pneus novos e mais rápido, ele defendeu com tudo e agarrou-se bem à posição. Só passado 2 voltas consegui estar próximo o suficiente para passar na reta da meta, com ajuda do DRS.

A partir daí foi "caçar" o André. Apanhá-lo foi relativamente fácil, mas passar foi outra história! Penso que estivemos perto de 15 voltas em luta, muito provavelmente a luta mais longa que já tive! Um ligeiro erro dele, um ligeiro erro meu, e andámos nisto. Ainda chegámos a fazer os 3 primeiros S lado a lado uma vez, mas nem assim o consegui passar! Aquele Playteam ligava os rockets ao sair da chicane e eu não conseguia tirar vantagem nenhuma com o DRS. Os pneus ficavam cada vez mais gastos e o Mário colou atrás de nós. Ele bem viu o quão solto já ia o meu carro, ia no limite para não largar o André. Na penúltima volta ele comete um erro maior na T1 e lá consegui passar, mas mesmo assim tive que defender até ao fim. Ainda tive a ajuda preciosa de um dos Frade que me deu DRS à entrada para a última volta. Acabámos a corrida colados e se a linha da meta fosse a mesma da partida ele teria recuperado a posição! Fantástica luta pelo 7º lugar onde a paciência foi mesmo a palavra chave. :friends:

Venha a última prova!  :drinks:

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 728
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #18 on: March 03, 2020, 13: 25 »
Não houve muito treino para esta prova da minha parte, pois o tempo não deixou e a realidade é que já ando a preparar outras jornadas, porque esta ficou arrumada no início. De qualquer das formas Suzuka é uma pista especial para mim, da qual gosto muito e onde obtive dos melhores resultados na minha carreira de simracer, tendo sido 2º classificado em duas ocasiões (sim, é verdade, isso já aconteceu e o Mundo não acabou) e é a pista onde liderei uma corrida durante o maior número de voltas (sim, é verdade, isto também já aconteceu e o Mundo ia acabando... mas não acabou).

Por isso, desconhecimento da pista era coisa que não podia alegar, apesar de estar certo que um resultado extraordinário só aconteceria se o mundo acabasse.

Qualy:
A desgraça do costume. O treino que fiz foi principalmente em corrida e verifiquei que por norma retira-se 2 a 3 seg no tempo de qualy. Pois bem, eu retirei pouco mais que 1 seg. Deu para o 19º tempo, a segunda vez consecutiva no top 20, o que é uma daquelas pequenas vitórias que um tipo tenta arranjar quando a coisa está mesmo má, do tipo "Ena, vivo dentro de uma latrina, mas hoje estou feliz porque o almoço do pessoal foi servido com água de rosas como bebida!" ou "Estou feliz porque dos 8 dedos que me iam cortar apenas conseguiram cortar 4 porque entretanto a serra eléctrica partiu a corrente!" ou ainda "Hoje é um dia bom, porque continuo a ser descriminado, continuo a não poder frequentar certas ruas, edifícios e serviços, continuo a não ter os mesmos direitos dos outros, mas ao menos legalmente já não sou escravo!". O sentimento é algo parecido com isto...

Race:
O objectivo era o mesmo das últimas duas provas: chegar ao fim sem precalços. Curiosamente, tal como na Índia fui escalando na classificação nas primeiras voltas. Logo no arranque, o Vitor Costa arrancou pior e eu consegui colocar-me lado a lado. Houve um C8R que também veio para o meio, e eu com o receio acabei por tocar roda com roda no Vitor (penso que sem consequências para ele) e na T1 três pilotos engalfinharam-se. No fim da volta 1, houve a já referida ultrapassagem ao João Abrantes e depois foi acompanhar um grupo de uns 5 ou 6 pilotos. Andei alí pelo 11º e o 12º lugares até começarem a parar os primeiros pilotos, lá pela volta 12, altura em que cheguei a entrar no top 10 mas perdi posições pouco depois, com um alargamento nos SSS que podia ter corrido muito mal.

Aguentei os Médios até à volta 20, altura em que pretendia parar para meter Softs, e aí sim dá-se o golpe de teatro. Na travagem para a Spoon, a traseira foge-me e fico atravessado na curva, numa altura em que o Ricardo Fernandes e outro piloto me perseguiam por posição. O Ricardo acertou-me em cheio na lateral esquerda e o outro piloto (que não me recordo quem era mas penso ser um Playteam) acabou na relva. A ambos as minhas mais sinceras desculpas pela nabice. :( Fiquei mesmo podre por isto acontecer precisamente na volta em que tinha planeado parar na boxe!!!

Depois foi levar o carro até ao fim, sendo que o final foi animado pela chegada do Fábio Costa à minha traseira. Resisti até onde pude, fiz-lhe uma ultrapassagem na T1 a recuperar a posição perdida antes na chicane que me deu um gozo do catano, mas a dada altura tive mesmo de atirar a toalha ao chão e aceitar o 16º lugar como posição final!

Parabéns ao Pedro Gomes pelo domínio incrível que teve ontem, ao Zé Almeida e ao David Santos pelo pódio obtido.

Rumo a Abu Dabhi para acabar isto e ver se a PM4 Racing garante o objectivo definido no início: o 5º lugar por equipas, de preferência com o André também em 5º nos pilotos.

EDIT: afinal não era um Playteam na spoon... Foi outra vez o Director de Prova a levar comigo... Ando mesmo a arranjar "amigos" importantes, eu... Desculpa lá, Francisco!
« Last Edit: March 03, 2020, 18: 07 by Nuno Vitoria »
I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Pedro Gomes

• Novato
  • *
  • Liked: 18
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec DD1 + McLaren GT3 Wheel, Heusinkveld Sprint Pedals, Simetik Cockpit, Monitor Samsung C49HG90
« Reply #19 on: March 03, 2020, 16: 01 »
Qualificação: Foi a a melhor até agora, consegui melhorar o meu PB o que aconteceu poucas vezes e fiz a minha 3ª pole.

Corrida: Arranquei bem e nas primeiras voltas ganhei distância para o José, como a diferença na quali tinha sido grande sentia-me confortável para a corrida. Nas primeiras voltas estava a gastar mais combustivel que o esperado e comecei a ter algum cuidado para poupar. Na 13ª volta vim às boxes e saí em 4º mesmo atrás do José, para minha surpresa eles fizeram bastantes mais voltas nos médios que eu e quando voltei para primeiro comecei a controlar a distância e a ter algum cuidado com o desgaste dos pneus porque estava com receio de no fim estar com os pneus muito gastos e não me conseguir defender caso houvesse algum ataque.

Nas duas últimas voltas aproximei-me de uma luta a 3 e decidi andar a vê-los ao longe não fosse o diabo tecê-las, já tinha apanhado um susto quando um piloto decidiu tirar o pé do acelerador à minha frente na linha de corrida numa curva e tive que ir lavrar um bocadinho.. Com esta pole e vitória creio ter conquistado o campeonato. Agora falta tentar empatar 4-4 em poles com o José  :biggrin:

Parabéns ao José pelo segundo lugar e ao David que recuperou a boa forma.
Campeão Formula Series 2020 PT Sims
Vencedor do Grande Prémio de Portugal PT Sims 2020

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1471
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #20 on: March 03, 2020, 18: 10 »
Aqui fica o meu report da prova de ontem.

Qualificação: Com pouco treino e sem nunca ter conseguido meter uma volta boa, fiquei muito longe do tempo do Pedro, mas deu para 2º. Duvido que algum dia chegasse ao tempo dele, mas podia ter ficado mais perto (sendo o mais perto a meio segundo  :pleasantry: )

Corrida: Consegui manter o 2º lugar ao arranque e até nem estava tão lento como estava em qualificação em relação ao Pedro, mas logo na volta 2 cometo um erro na Spoon e sou ultrapassado pelo David. Depois de uma ultrapassagem onde ele não dificultou estava de novo em 2º, mas já a mais de 4 segundos. Nas volta a seguir deu para ver que o meu ritmo era parecido com o dele, ora ganhava ele, ora ganhava eu. No entanto esta lengalenga durou 3 voltas porque a seguir faço um pião na saída dos esses e caio para 5º lugar. O resto do stint foi tentar recuperar e tentar aguentar os médios o máximo de tempo possível para conseguir puxar mais no 2º stint (sabia que já não dava para a vitória em condições normais, mas queria ter bons pneus na 2ª parte da corrida) e assim foi até que a 6 ou 7 voltas do fim cometi outro erro no mesmo sítio (final dos esses) e caí para trás do David. A 2 ou 3 voltas do fim passei-o na reta da meta para segurar o 2º lugar - desta vez custou mais porque ele vinha com bom andamento com os duros.

Parabéns ao Pedro pela vitória e principalmente pelo campeonato! Chegou, viu e venceu! No geral foi o mais completo de nós os 2, embora tenha conseguido andar muitas vezes ao mesmo ritmo e até mais rápido que ele, nunca fui tão consistente e cometi mais erros, sendo que o título foi totalmente merecido! Fico-me contente pelas 2 vitórias individuais e pela classificação de equipas onde vamos tentar não deixar fugir a vantagem para os adversários (não em interessa que dupla ganhe desde que seja Codoil  :biggrin: )

Esta devia ter sido a última, mas nem me importo de mais uma semana com estes carros. Venha a noite da marina de Yas  :vampire:

Offline Carlos Barros

• Novato
  • *
  • Liked: 11
    • View Profile
  • Simulation Hardware: VR
« Reply #21 on: March 03, 2020, 18: 42 »
Logo a seguir o Carlos usa o DRS também e passa-me, entretanto se bem me recordo ele cometeu um erro e consegui passar de vez, ...

Estavas a pressionar muito, e eu em vez de olhar para a frente pus-me a olhar para os espelhos. Deu barraca :D

Offline David Santos

• Diretor de Prova | Staff
  • Membro
  • Liked: 210
  • Hello!!
    • View Profile
  • Simulation Hardware: PC:Uma batata / Volante:microsoft sidewinder
« Reply #22 on: March 03, 2020, 19: 24 »
Boas

Depois de no domingo ter saído do server com o 18° melhor tempo fazer 3° na qualy foi bem bom,podia ter feito bem melhor tempo mas tive que sair do server duas vezes porque tava com alguns problemas no pc.

Na corrida foi o que já me tenho habituado,ando ali na terra de ninguém,ainda saquei um pião que me atirou para 5° mas fiz uma paragem antecipada e consegui recuperar de volta o 3° lugar depois de todas as paragens feitas.

Com os médios não tinha andamento para andar ao mesmo ritmo que os da frente,com os hard correu melhor mas eu preciso de treinar bem mais para ter consistência suficiente para pensar sequer chegar perto do Almeida e do Gomes.

Ainda tentei entrar na luta com o Almeida depois do erro dele mas os meus pneus já tinham mais umas voltas que os dele e mesmo eu já estando bem mais rápido que no início da corrida os pneus não me deixaram lutar a sério,depois de uma ou duas promessas nem me preocupei mais e já só queria acabar a corrida inteiro.

Tinha alguma esperança de pelo menos ir à luta neste campeonato mas o dnf que fiz quando o jogo crashou desmotivou-me bastante,daí não ter treinado o que normalmente treino no campeonato.

Não acho que desse para ganhar mas devia conseguir pelo menos dar lulta em algumas pistas.

Quero dar os parabéns ao Pedro pelo campeonato,andamento muito forte durante todo o campeonato e uma consistência incrível :drinks: Parabéns também ao Almeida que sem dúvida deu luta  :drinks:
« Last Edit: March 03, 2020, 19: 33 by David Santos »

Offline Andre Vitoria

• Novato
  • *
  • Liked: 18
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
« Reply #23 on: March 03, 2020, 21: 51 »
Boas noites,

Qualy: P4 com medios, bem porreiro, mas havia pessoal a andar muito...

Race: Arranquei bem e consegui-me manter na P4 em que tinha arrancado. Entretanto cheguei a andar em P2 devido a azares do José e do David, mas cedo percebi que não tinha andamento para os segurar. Fui ultrapassado pelos dois e ainda pelo Tiago Lapa, que também estava muito rápido. Como normalmente, o meu ritmo de corrida foi-se deteriorando com o passar do tempo, e passei grande parte da corrida em P5, a controlar o andamento do Rui Martins que seguia em P6 a cerca de 4segs. P5 foi o lugar em que terminei, resultado satisfatório. Porém, a corrida foi desinteressante, pois não estive envolvido em grandes batalhas.

Parabéns ao Pedro Gomes pelo título, fantástico andamento. Parabéns também ao José pelo segundo lugar e pelas excelentes batalhas que proporcionou e por discutir o título até final, e ainda ao merecido pódio do David.

Aproveitar ainda para agradecer à rapaziada da PM4 Racing e ao Big Boss Vitória, pelo excelente ambiente de equipa e pelo apoio incansável de todos, mesmo não participando no campeonato.

Também queria deixar uma palavra de apreço pelo trabalho do Francisco Reis e restante staff PTSims pela excelente organização e excelentes transmissões das terças à noite.

Na próxima semana termina o campeonato, mas fica já a certeza de que este campeonato fica, para mim, entre os melhores que já tive oportunidade de disputar, tanto pelas corridas competitivas, como também pela participação dos pilotos no forum.

Até para a semana!

André

Offline Francisco Reis

• Diretor de Prova | Staff
  • Membro
  • Liked: 216
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech g290
« Reply #24 on: March 04, 2020, 00: 57 »

Também queria deixar uma palavra de apreço pelo trabalho do Francisco Reis e restante staff PTSims pela excelente organização e excelentes transmissões das terças à noite.

Na próxima semana termina o campeonato, mas fica já a certeza de que este campeonato fica, para mim, entre os melhores que já tive oportunidade de disputar, tanto pelas corridas competitivas, como também pela participação dos pilotos no forum.

Até para a semana!

André

É muito bom ouvir isso André! As despedidas ficam para a próxima semana, mas ver aqui o report da malta e o empenho de todos semana após semana é sempre um boost na moral do Staff  :ok: