Author Topic: Special Event - Group B Revival: Prova & Regras  (Read 841 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2471
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
Special Event - Group B Revival: Prova & Regras
« on: February 21, 2020, 18: 08 »

O bem conhecido Grupo B foi introduzido pela FIA em 1982, de forma a substituir os Grupo 4 e 5 da altura. Com poucas restrições ao nível da tecnologia, design e número de carros necessários para homologação, as máquinas do Grupo B rapidamente começaram a ser exploradas ao máxima pelas marcas, que em poucos anos obtiveram carros extremamente poderosos, capazes de produzir mais de 500 cavalos e com turbos gigantescos. O espetáculo proporcionado por estes carros fez com que o número de espetadores nos ralis aumentasse, o que aliado à pouca segurança na altura, acabou por ditar uma era de grande perigo para todos os envolvidos. Em 1986, poucos anos depois da sua introdução, o mundo automóvel viu os Grupo B serem banidos de todas as competições. Para tal deveu-se em muito o acidente de Joaquim Santos, que durante o Rali de Portugal perdeu o controlo do seu Ford RS200 e atingiu a multidão, ferindo mais de 30 pessoas e matando 4. O acidente ficou conhecido como "A Tragédia de Sintra". Meses depois, no Rali de França, o piloto finlandês Henri Toivonen despistou-se e caiu numa ravina, tendo o carro incendiado no impacto. Tanto Toivonen como o co-piloto Sergio Cresto morreram nos seus lugares.

Contudo, e apesar da um passado um pouco "negro" do Grupo B, continuam a ser considerados alguns dos melhores carros de rali de sempre. No DiRT Rally 2.0 não corremos o risco de ferir ninguém, pelo que é o cenário ideal para um Special Event diferente. Ao longo de 9 dias, os pilotos poderão experimentar qualquer um dos Grupo B (4WD) disponíveis no simulador para atacarem três ralis distintos: a gravilha da Nova Zelândia, os saltos da Finlândia e o asfalto da Alemanha. Apenas as etapas longas serão usadas, num evento que serve sobretudo para reavivar a memória daqueles que, para muitos, foram a era dourada dos ralis. Tens coragem? ;)

Liga PTSims: https://dirtrally2.com/clubs/club/14887 (registo obrigatório)
Diretor de Prova: Mário Peixoto

Carros: Audi Sport Quattro S1 E2, Ford RS200, Lancia Delta S4, MG Metro 6R4, Peugeot 205 T16 EVO 2
Rali 1: Baumholder, Alemanha - 20 a 22 março
Rali 2: Jämsä, Finlândia - 23 a 25 março
Rali 3: Hawkes Bay, Nova Zelândia - 26 a 28 março

Hora de início: sempre às 00h00
Hora de fim: sempre às 23h59

Ajudas: proibidas
Câmaras de pilotagem: todas permitidas
Danos: hardcore
Momento inesperados: ligados

NOTA IMPORTANTE
Uma vez que a RaceNet não permite países diferentes no mesmo evento, isto no fundo são 3 eventos seguidos, pelo que cada rali só está disponível nos dias indicados! Não dá para fazer tudo de uma só vez como habitual devido a esta limitação.

ROADBOOOK

« Last Edit: March 19, 2020, 14: 13 by Mário Peixoto »

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Lenda
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
Re: Special Event - Group B Revival: Apresentação & Prova / Regras
« Reply #1 on: February 21, 2020, 18: 09 »

« Last Edit: March 28, 2020, 23: 43 by Mário Peixoto »

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1590
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
Re: Special Event - Group B Revival: Prova & Regras
« Reply #2 on: February 24, 2020, 20: 59 »
Lançado!

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Lenda
    • View Profile
« Reply #3 on: March 19, 2020, 14: 11 »
Roadbook atualizado em função do Comunicado da Organização: https://ptsims.net/forum/index.php?topic=15458

Offline Ricardo Santos

• Team Manager
  • Novato
  • *
  • Liked: 7
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: G27
« Reply #4 on: March 21, 2020, 02: 34 »
Antes que a RaceNet nos pregue das suas, já fiz a prova da Alemanha  :smile:

Consegui ter saídas de estrada ou piões em todas as 4 etapas.. Estes Grupo B são uns demónios!  :girl_devil:

Que venha a Filândia onde desconfio que não chegarei ao fim, a velocidade destas máquinas junta com os saltos da Filândia... Acho que me vou abraçar a uma árvore  :mda: 

Deixo o meu onboard da 3ª etapa (Não liguem aos parciais verdes, os extraterrestres ainda não fizeram a prova)

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Lenda
    • View Profile
« Reply #5 on: March 28, 2020, 23: 40 »
Resultados adicionados! Apenas foram classificados os pilotos que realizaram todas as etapas de todos os ralis. Quem teve algum DNF já não foi classificado. ;)

Da minha parte, o evento foi bastante fraco. A Finlândia, que era o rali que pensava que me ia correr pior, foi o que correu melhor, apenas com pequenos erros aqui e ali. A Alemanha foi uma desgraça nas etapas 3 e 4, o motor já ia sem turbo e sem cavalos, o carro raramente passava dos 100 km/h e com isso foi penoso terminar. Na Nova Zelândia andei bem duas etapas e na terceira furei 2 pneus. Apenas pude arranjar um pneu, portanto lá arrastei novamente o Lancia até ao fim, com isso perdendo imenso tempo. Não desisti, facto. Mas acabei em último. :crazy:

Posto isto, acho que o evento é engraçado mas a forma como a RaceNet está organizada não permite aventuras deste género. A participação foi mais fraca do que pensei e com os DNF, a lista de possíveis classificados foi gradualmente perdendo números. Provavelmente será necessário repensar estes Special Events no DiRT e se valem a pena o trabalho. ;) Provavelmente mau e mais vale se ficar por campeonatos.

Valeu pela luta do Daniel e do Rafael, que terminaram separados por 5 segundos, o que é obra nestes carros! Parabéns a todos os participantes! :drinks:

Offline Daniel Inácio

• Membro Paddock
  • Membro
  • **
  • Liked: 132
  • "If in doubt, flat out!"
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G29
« Reply #6 on: March 29, 2020, 00: 07 »
Bem, depois de um Rally Series algo apagado, ganhar este Special Event era o boost de confiança que estava a precisar! :dance3:

Na Alemanha o carro esteve muito bom, consegui uma boa prova e um começou forte. Na Finlândia tive algumas dificuldades, pouca confiança e ainda um saída de estrada fizeram-me pensar que estava fora da luta pelo pódio. :unknw: O Telmo e o Carreiro acabaram por ficar ali e entrei para a Nova Zelândia atrás do Rafael e do André com quem tive grande luta nesta prova! Fui o primeiro dos três a fazer a Nova Zelândia e consegui mais uma boa prova, muita confiança no carro novamente, mas sempre com o garantir do pódio em mente. O André teve problemas e quando vi o tempo final do Rafael fiz umas contas por alto e percebi que a vitória ia ser decidida por muito pouco tempo! :heat: Apenas 5 segundos de diferença, grande luta até final! Parabéns ao Rafael e ao Gabriel pelo pódio, e também ao André com quem estive na luta! :drinks:

É mais um troféu para a prateleira, o Lancia portou-se muito bem nesta prova! :king: Tentou-me matar algumas vezes, mas faz parte. :biggrin:

Agora é altura de voar até ao Revival Rally Championship! Até lá! :drinks:

Offline João.Carreiro

• Novato
  • *
  • Liked: 21
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: G25
« Reply #7 on: March 30, 2020, 17: 51 »
Resultados adicionados! Apenas foram classificados os pilotos que realizaram todas as etapas de todos os ralis. Quem teve algum DNF já não foi classificado. ;)

Da minha parte, o evento foi bastante fraco. A Finlândia, que era o rali que pensava que me ia correr pior, foi o que correu melhor, apenas com pequenos erros aqui e ali. A Alemanha foi uma desgraça nas etapas 3 e 4, o motor já ia sem turbo e sem cavalos, o carro raramente passava dos 100 km/h e com isso foi penoso terminar. Na Nova Zelândia andei bem duas etapas e na terceira furei 2 pneus. Apenas pude arranjar um pneu, portanto lá arrastei novamente o Lancia até ao fim, com isso perdendo imenso tempo. Não desisti, facto. Mas acabei em último. :crazy:

Posto isto, acho que o evento é engraçado mas a forma como a RaceNet está organizada não permite aventuras deste género. A participação foi mais fraca do que pensei e com os DNF, a lista de possíveis classificados foi gradualmente perdendo números. Provavelmente será necessário repensar estes Special Events no DiRT e se valem a pena o trabalho. ;) Provavelmente mau e mais vale se ficar por campeonatos.

Valeu pela luta do Daniel e do Rafael, que terminaram separados por 5 segundos, o que é obra nestes carros! Parabéns a todos os participantes! :drinks:

Eu gostei muito de andar com o Lancia e por mim, podem até fazer um campeonato com esses carros, porque são sem dúvida para mim os carros mais divertidos do jogo.
Esse registo de provas seguidas é que não me permitiram fazer as outras provas a sério, já que a finlandia comecei a fazer quando faltavam pouco mais de 30 minutos para acabar e o da Nova Zelândia, nem consegui fazer, mas este último por causa da prova do Azores Rallye e fiquei sem tempo para fazer a do Grupo B. Atenção não estou a criticar o formato, eu é que não tive disponibilidade.
Penso que deviam manter um campeonato com as provas todas, que dure praticamente o ano inteiro para os R5 ( até poderia ser uma boa ideia, faze-lo em conjunto com outra/s comunidades), de forma a tentar manter um campeonato como o mais importante e ao mesmo tempo terem outros com outras categorias em paralelo mas mais curtos.