Linked Events

• Grande Prémio Virtual de Portugal 2020: March 18, 2020

Author Topic: Grande Prémio Virtual de Portugal 2020: Prova & Regras / Downloads  (Read 778 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Vasco Lemos

• Designer | Administrador
  • Veterano
  • Liked: 361
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Intel i5 7600K//Asus Prime Z270//16Gb DDR4 3000Mhz G.Skill//GTX1060 6Gb//256Gb SSD+2x1Tb HDD//Logitech G27//Oculus Rift

O Grande Prémio de Portugal (como competição de F1) teve lugar pela primeira vez em agosto de 1958, no circuito da Boavista, cidade do Porto, sendo o primeiro vencedor o britânico Stirling Moss. Ele viria também a vencer no ano seguinte, desta vez no circuito de Monsanto em Lisboa, local para onde a prova foi movida por se considerar o circuito nortenho demasiado perigoso. Contudo, em 1960 o GP voltou ao Porto, desta feita com o australiano Jack Brabham como vencedor. A partir daí, o GP de Portugal foi descartado do calendário, apenas regressando em 1984, agora no Autódromo do Estoril, um local construído de raiz para corridas automóvel que tinha sido inaugurado em 1972.

Logo na primeira edição o GP de Portugal provou ser muito interessante, dado que foi a última prova do calendário e, embora Alain Prost tenha ganho a prova, foi o colega de equipa Niki Lauda a tornar-se campeão do mundo por (imagine-se) apenas meio ponto de diferença. O brasileiro Ayrton Senna venceu no ano seguinte, quando a prova teve lugar em abril e chovia. A presença da prova no calendário estabilizou (passou a ser realizada em setembro) e viveram-se momentos memoráveis no traçado português. Entre os vencedores da prova, contam-se nomes tão sonantes como Michael Schumacher (93), Nigel Mansell (86, 90 e 92), Damon Hill (94), entre vários outros. Quanto aos construtores, a parceria Williams-Renault foi quem teve mais sucesso (5 vitórias), tendo a Ferrari e a McLaren-TAG vencido 2 vezes cada.

No final de 1996, os responsáveis da FIA estavam muito desagradados com as condições do circuito, pelo que informaram que a prova seria cancelada caso as renovações não avançassem. Assim aconteceu e em 1997, o Grande Prémio de Portugal foi cancelado e substituído pelo GP da Europa, na vizinha Espanha. Rapidamente o ministro da economia da altura (Augusto Mateus) prometeu investir os 6 milhões necessários para renovar o circuito, tendo inclusive o GP de Portugal figurado no calendário provisório de 1998. Contudo, as obras não ficaram concluídas a tempo e Portugal deixou assim de aparecer (até hoje) no calendário da Fórmula 1.

Com este evento, a PTSims pretende com que a história não se repita e a ideia é fazer um evento anual denominado Grande Prémio Virtual de Portugal, sendo que em cada ano iremos utilizar carros de F1 de épocas diferentes. A primeira edição vai contar com toda a grelha de 1996 (performance igual para todos os carros), precisamente o último ano da prova no nosso país. Evento apresentado, está na altura de escolheres o teu carro favorito e siga para a pista! ;)

Servidor: PTSims.net - GPV Portugal
Password: ptsims_gpv

Diretor de Prova: Carlos Santos
Regras: Regras Gerais de Sim-Racing (http://ptsims.net/files/regras/ptsims-regras-sim-racing.pdf)

Carros (F1 1996): Ferrari F310 / Benetton B196-Renault / Williams FW18-Renault / McLaren MP4/11-Mercedes / Ligier JS43-Mugen-Honda / Jordan 196-Peugeot / Sauber C15-Ford / Footwoork FA17-Hart / Tyrrell 024-Yamaha / Minardi M195B-Ford / Forti FG01B-Ford > https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=1213473367 > Todos os carros têm a mesma performance
Pista: Estoril [GP] > https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=922033988

Treinos Livres: 21h00 (60 min.)
Qualificação: 22h00 (20 min.) (ver notas do Diretor de Prova)
Warmup: 22h20 (5 min.)
Corrida: 22h30 (200 km = 49 voltas)

Ajudas permitidas: reais + auto-clutch
Arranque: parada com volta de formação
Bandeiras: ligadas [Black Only]
Combustível / Pneus: 100%
Danos: 80%
Falhas mecânicas: normal
Grip: dinâmico (inicia com pista verde assim que o servidor de treinos é aberto e vai acumular sempre)
Meteorologia: sol, 29ºC ambiente, sem vento e com 30% de humidade
Paragem nas boxes: obrigatória para mudar pneus e/ou adicionar combustível
Penalizações de corte: ligadas

REPORT DA PROVA

REPLAY

Presença obrigatória no TeamSpeak a partir do momento em que o piloto entra no servidor da prova.

« Last Edit: March 19, 2020, 11: 51 by José Almeida »
Compra os teus jogos mais baratos aqui:
https://www.instant-gaming.com/igr/muscledDog/

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1471
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
Lançado!

Offline Francisco Reis

• Diretor de Prova | Staff
  • Membro
  • Liked: 221
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech g290

https://www.reddit.com/r/formula1/comments/damoc5/from_my_dads_album_the_last_estoril_portuguese_gp/

Por curiosidade deixo aqui um post que fiz no reddit no ano passado precisamente sobre o GP de 1996 onde o meu pai esteve presente.

Boa corrida para todos!

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1392
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
Bom, ia para a box reparar o carro e carreguei numa tecla qq e fiquei preso numa camera do circuito  :fool: Esta nunca me tinha acontecido  :crazy:

Offline RicardoFerreira

• Novato
  • *
  • Liked: 17
    • View Profile
Bem depois de quase 2 anos ja fiz uma corrida de Formula 1. E quase 6\7 meses depois fiz uma corrida
Um sofrimento.   :help:
Decidi entrar ontem a noite, de forma geral acho que até foi bom   :rofl:
Este mod é estranho. O carro salta demais. Na minha opinião os da ASR são melhores.

Quero agradecer ao Tiago Monteiro, ao Nuno e André Vitoria pelo convite :)

E parabéns ao Pedro Gomes.  :biggrin:
« Last Edit: March 19, 2020, 11: 34 by RicardoFerreira »

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
Bela diversão que foi. Este carro é qualquer coisa de espetacular. Infelizmente da minha parte fartei-me de fazer bosta. Valeu pela diversão e não pelo resultado!

Parabéns ao pódio que fizeram poucas asneiras

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 728
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
Foi reviver um passado engraçado. Os carros estão sempre prontos para nos matar, mas isso não tira o gozo de andar alí na ponta dos dedos com eles.
Estava com andamento qb, mas um freeze danificou o lado direito do meu carro, e depois uma nabice fez o resto. Espetanço com outro piloto e fim da corrida.

Eu continuo a dizer que fórmulas com mais genica têm mais piada. E há vários fórmulas acima de GP3 / F3 que não são psico-killers, que dão imenso gozo conduzir e que dão perfeitamente para um campeonato.
I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
Report e replay adicionados

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2429
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
Estava com imensa vontade de fazer este evento, mesmo o carro sendo complicado (que é), achei uma boa ideia para a primeira edição do GPV e levar o carro do Schumacher foi uma honra (mesmo que virtual). :boast: Infelizmente, não correu muito bem. Embora estivesse a rodar graciosamente na pista, sem erros de maior, também me calhou perder o carro antes da parabólica e pumba, fui direto ao muro com a traseira, arranquei uma roda e o motor ardeu. Fiquei desapontado porque esperava aguentar mais umas voltas, até meio pelo menos. :(

Mais do que isso já não planeava fazer, pois ao longo do dia senti dores grandes na perna direita, fruto de uma complicação de saúde presente há quase 1 ano e também fruto das circunstâncias atuais de trabalhar em casa e com isso estar muito mais parado e (ainda) mais tempo sentado em posições pouco saudáveis. Antes da prova ainda me deitei uns bons minutos com um saco de termogel quente, mas pouco ajudou. Espero resolver isto em abril com uma "ida à faca". :biggrin: Vai-me obrigar a estar fora do sim-racing durante uns meses, mas eu depois volto para vos chatear e com jeitinho mais rápido até, pois vou pedir aos médicos para me meterem uns sensores de telemetria na perna. :sarcastic_hand:

Parabéns a todos os sobreviventes, realmente os carros não eram nada fáceis! Mas deu gozo, ainda que tenha durado pouco. Foi giro também estar na Cabine da TV com o Francisco, já não o fazia há anos. Bons tempos. Provavelmente vai ser uma das áreas em que posso ajudar quando estiver de cama.
« Last Edit: March 19, 2020, 11: 44 by Mário Peixoto »

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
Classificações adicionadas

Offline Gonçalo Viegas

• Membro
  • **
  • Liked: 16
  • 'Nulla è vero. Tutto è Permesso!'
    • View Profile
    • Motorcycle Sports
  • Simulation Hardware: Portátil MSI GT72VR 17.3" 6RE-291PT Dominator Pro Tobii + Logitech G29
Foi um regresso às corridas de circuito algo singular, mas divertido também.

Entrei para o servidor sem volante bem configurado e parte dos treinos foi a resolver esse problema. A qualificação também não correu nada bem porque era impossível (do ponto de vista que houve 0 treinos) fazer uma volta sem uma viagem à gravilha  :biggrin:

Arrancando de penúltimo, o foco era não perder o controlo do carro na esperança que a malta adiante fosse cometendo erros. Fui subindo na classificação e ainda cheguei a rodar em 7.º ou 8.º mas... já com algumas voltas completas acabo por perder a traseira à saída da primeira curva. Na tentativa de recuperar o controlo embato de frente contra o rail  :hang1: Sem conseguir meter a marcha-atrás :suicide2:, acabei por desistir.

Fora isso, foi bom! Achei o carro um pouco saltitão demais para o meu gosto mas foi um serão (curtinho) bem passado.

Um especial Obrigado ao Sr. Almeida pelas breves indicações nos treinos!  :drinks:

Offline Carlos Barros

• Novato
  • *
  • Liked: 11
    • View Profile
  • Simulation Hardware: VR
Que mal! Com esta porcaria do corona, esqueci-me completamente desta corrida. Peço imensa desculpa a todos e em particular ao meu colega de equipa.