Linked Events

• GT Revival Special Event: February 20, 2020

Author Topic: GT Revival Special Event: Apresentação & Prova / Regras & Downloads  (Read 809 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1367
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27

Se há algo que têm mudado continuamente desde os finais da década de 90 é a forma como os carros "GT" são categorizados pela FIA. E se hoje em dia estamos habituados a ver os GT3 e os GTE em ação nos grandes palcos do automobilismo, no passado a hierarquização desta classe era relativamente mais simples: os GT1 eram os mais potentes em pista, oriundos de carros de produção de topo; já os carros da classe GT2 eram mais próximos do consumidor um pouco. Contudo, numa constante evolução do mercado automóvel e, por inerência, das corridas, tanto a classe GT1 como a classe GT2 acabaram por se extinguir em 2011, deixando para trás mais de uma década de grandes campeonatos e máquinas que ficarão na memória de todos.

Este Special Event da PTSims pretende precisamente reavivar essa memória e permitir aos pilotos embarcar numa viagem a um passado que ainda não se pode considerar histórico, mas que para lá caminha. Assim, a classe GT1 e a classe GT2 irão voltar às pistas no dia 20 de fevereiro para um evento de 90 minutos multiclasse onde a dificuldade está apenas na escolha de qual carro levar. Do lado dos GT2, o Ferrari 360 Modena e o Porsche 911 (996) GT3-RSR fazem as honras da casa: escolherás a precisão alemã ou a força italiana? Já do lado dos mais potentes GT1, a grelha será igual àquela com a qual se disputou o GT1 Championship em 2019: são seis carros à escolha, incluindo-se os Ferrari 550-GTS e 575-GTC, o britânico Lister Storm GT, os dois norte-americanos Saleen S7-R e Dodge Viper GTS-R, e ainda o potente Lamborghini Murciélago R-GT. De todos estes, só mesmo o Porsche não possui um motor em "V" (é o habitual "6 rasteiros" da marca germânica).

A grande luta destas classes terá lugar em Watkins Glen, nos Estados Unidos. Palco do Grande Prémio de F1 do país entre 1961 e 1980, Watkins Glen já recebeu praticamente todo o tipo de categorias, incluindo NASCAR, F1, IndyCar, Can-Am, Trans-Am, etc. Inicialmente, as provas tinham lugar nas estradas à volta da vila com o mesmo nome, até que em 1956 foi oficialmente criado o circuito. Apesar de várias mudanças ao longo do ano, "The Glen" (como é conhecido) manteve-se relativamente inalterado. Hoje possui duas configurações principais, sendo que iremos utilizar a versão "Boot", que conta com 5,4 km de extensão e 11 curvas. O recorde está situado em 1:22:417 (Scott Dixon, IndyCar, 2017).

Evento apresentado, está na hora de te inscreveres! ;)

Servidor: PTSims.net - GT Revival
Password: ptsims (só para treinos, no dia da prova não terá password)

Diretor de Prova: José Almeida
Regras: Regras Gerais de Sim-Racing (http://ptsims.net/files/regras/ptsims-regras-sim-racing.pdf)

Carros GT1: Ferrari 550-GTS Maranello / Ferrari 575-GTC Competizione / Lister Storm GT / Lamborghini Murciélago R-GT / Dodge Viper GTS-R / Saleen S7-R > enviar PM ao Diretor de Prova para obter o mod
Carros GT2: Ferrari 360 Modena N-GT / Porsche 911 (996) GT3-RSR > enviar PM ao Diretor de Prova para obter o mod
Pista: Watkins Glen [Boot] > http://ptsims.net/files/pistas/2020/gt-revival-watkins-glen.rar

Treinos Livres: 21h00 (60 min.)
Qualificação: 22h00 (25 min.) (ver notas do Diretor de Prova)
Warmup: 22h25 (5 min.)
Corrida: 22h30 (90 min.)

Ajudas permitidas: reais + auto-clutch
Aquecedores de pneus: ligados
Arranque: lançado com volta de formação em fila indiana (ver notas do Diretor de Prova)
Bandeiras: ligadas
Combustível / Pneus: 100%
Danos: 80%
Falsa partida: ligada
Grip: varíavel (inicia a 98% nos treinos livres e chega aos 100% durante a corrida)
Meteorologia: sol, 20ºC ambiente e 25ºC na pista, sem vento
Paragem nas boxes: obrigatória para mudar pneus e/ou adicionar combustível
Penalizações de corte: ligadas

Presença obrigatória no TeamSpeak a partir do momento em que o piloto entra no servidor da prova.

« Last Edit: February 27, 2020, 19: 41 by José Almeida »

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
Re: GT Revival Special Event: Apresentação & Prova / Downloads
« Reply #1 on: January 24, 2020, 15: 43 »
NOTAS DO DIRETOR DE PROVA

Os limites da pista são os do jogo.

Estes limites não são finais e podem ser alterados até ao briefing do TeamSpeak no dia de prova

Procedimento de Qualificação

PONTO ÚNICO. Esta qualificação de 25 minutos está divida em duas qualificações distintas. Os primeiros 10 minutos estão reservados para os GT2. Os pilotos podem acabar a volta que estão a realizar depois de passar o tempo reservado para os GT2. Entre os 10 minutos e os 15 minutos não pode sair nenhum carro para a pista. A partir dos 15 minutos até ao final da sessão, a pista está reservada para os GT1.

Procedimento de Partida

1. Assim que os semáforos ficarem verdes, todos os pilotos vão arrancar da grelha em fila indiana, mantendo desta forma as posições obtidas na qualificação;

2. A totalidade da volta será feita velocidade moderada nunca superior a 100 km/h e, caso algum piloto se despiste, não pode ganhar qualquer posição perdida;

3. Só será permitido aumentar a velocidade estipulada no ponto 2 quando o piloto cruzar a linha de meta, começando assim a corrida. Esta é uma bandeira verde individual – cada piloto só pode começar a corrida quando o seu carro passar por cima da linha;

4. A corrida estará configurada para 90 minutos +1 volta de forma a compensar o tempo da volta de formação.
« Last Edit: February 18, 2020, 21: 52 by José Almeida »

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
Lançado!

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2341
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
*evento orgâsmico*

Sai um GT2 pra mim sff. :air_kiss:

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
Notas de direção de prova atualizadas

Peço a todos os pilotos que leiam bem o procedimento de qualificação e de partida.

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
Report e replays adicionados!

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
Classificações adicionadas

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2341
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
Bem, que dizer deste evento... foi qualquer coisa. :smile:

A combinação pista / carro, toda ela em formato mod, não podia ter sido melhor! Nunca tinha corrido em Watkins Glen com tanta qualidade, quem fez o traçado está absolutamente de parabéns, muito bom mesmo. Já o carro, que beleza! Há anos que não pegava num GT2 destes, à moda antiga, sem TC nem ABS, com aquele cockpit pouco diferente do carro de estrada (só falta o rádio), um design intemporal e um som fantástico. Demorou um bocadinho a habituar porque é preciso trata-lo com cuidado para não fugir nas curvas, contudo assim que uma pessoa se habitua, é um mimo de levar. "Slow in, fast out." :biggrin: Nem dei pelos 90 minutos a passar, foi realmente uma excelente noite de sim-racing. E o Assetto Corsa, embora já caminhe para os 6 anos de idade, continua a ser francamente o meu simulador favorito. Não tem algumas coisas que eu gostava que tivesse, mas a sensação de condução é imbatível. O Race 07 tem um lugar especial na minha memória por ter sido o primeiro simulador, mas o Assetto Corsa está claramente no topo da minha lista e ontem ficou novamente provado o porquê.

Consegui o 3º lugar na qualificação, o que foi inesperado porque nem tinha treinado assim muito. Não fiquei muito longe do Sérgio Miranda, mas quando abusei na chicane para tentar tirar tempo, enfiei o Ferrari no muro, acabou-se ali a qualificação. :biggrin: No arranque fui cauteloso para não virar a burra e perder posições, afinal eram 90 minutos de prova. Andei umas boas voltas atrás do Sérgio e com o Paulo Honorato sempre à espreita, entretanto o Paulo erra e o Sérgio foge, fiquei a lutar com o Pedro Oliveira que estava de Porsche. A dada altura, o Zé começa a ver que os pneus médios se calhar não aguentam bem meia corrida, pelo que decidimos alterar a estratégia e fazer duas paragens. Foi arriscado, mas siga para bingo. Acabou por correr muito bem, os pneus realmente gastavam-se rápido, pelo que usa-los durante 30 minutos de cada vez foi o ideal, além de dar mais gozo, dava outra segurança ao Modena. Também se meteu menos combustível em cada stint. Acabei por não ter dificuldades em voltar ao 3º lugar, os pneus do Pedro iam claramente nas lonas. O Sérgio já tinha fugido de forma irrecuperável e o Zé andava metido com os GT1. :rofl: Lá terminei no pódio, muito contente porque é o primeiro este ano e por ter ajudado a Codoil a ganhar o evento! :dirol:

Parabéns ao Ricardo Gama pela vitória nos GT1, bem como ao resto do pódio das duas classes e a todos os que compareceram para um dos SE mais fixes que fiz até hoje! Agora era repetir mas no Porsche 911. :acute:

Offline Sergio Miranda

• Membro
  • **
  • Liked: 106
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Simetik K2 C/TripleScreen 3xIPS 27'' Base:Fanatec CSW V2.5 Rims:BMW GT2+Formula Wheel Pedals:Fanatec CSP V3 Shifter: Fanatec ClubSport Shifter SQ V 1.5 Handbrake:Fanatec ClubSport V 1.5 Sims:rFactor2+Assetto Corsa+DirtRally+AC Competizione
Dá minha parte gostei de fazer este evento, os meus parabéns a organização e o Mário Peixoto praticamente já disse tudo no seu report sobre os carros e a pista.

Quanto a minha prova a qualificação consegui obter um 2º lugar, que ate poderia ter melhorado o tempo, mas a traseira escorregou um pouco na T ultima, sendo que  na mesma não daria para chegar ao tempo do Zé Almeida.

A Corrida decidi que iria fazer uma paragem e levar os pneus duros, pois senti me mais confortável com os duros apesar de saber que seria mais lento, mas o objectivo principal era divertir-me e chegar ao fim se possível sem muitos erros.

Após o arranque o Almeida desapareceu conforme esperava, e bastou-me  olhar para tras onde tinha o Mário que com o passar de algumas voltas obtive uma distancia confortável, que deu para gerir praticamente toda a prova, terminado no Top 10 e 2º da categoria GT2 o que me deixou satisfeito.  :dance3:

Espero não ter causado dificuldades nas dobragem, pelo menos tentei sempre ser o mais correcto.

Para finalizar os Parabéns ao Ricardo Gama pela vitória nos GT1, ao José Almeida Pela vitoria nos GT2, assim como todo os que estiveram presente em pista e que conseguiram chegar ao fim.  :drinks:

Offline Daniel Inácio

• Membro
  • **
  • Liked: 95
  • "If in doubt, flat out!"
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G29
Que grande evento ontem, fui com um sorriso do início ao fim! :biggrin:
Estes carros são fantásticos, o Ferrari 550 já conhecia bem de 2019 pelo que quis experimentar o famoso Saleen. Lá convenci o Zé a tirar o carro campeão do museu, trocou o #14 por um #10 e siga! O som é qualquer coisa! :music:
Consegui um personal best logo a abrir a qualificação mas o Ricardo Gama tirou-me a pole já mesmo no final por 0,04 seg! Fiquei perto, mas ainda não foi desta. :training1:
Na corrida optei por uma estratégia de uma paragem e usar os pneus mais duros. Logo na primeira volta caí para 4º mas os 5 primeiros a manterem-se todos relativamente próximos na fase inicial da prova. Sem se conhecer as estratégias, estava tudo em aberto! Reparei que os Playteam iam fazer estratégia de duas paragens, e com o Gama e o Sandro já algo longe, restava-me atacar o último lugar do pódio. O Fernando estava muito rápido mas eu tinha a vantagem de só parar uma vez. Acabei por meter uns 10L a mais na box e penso que perdi um pouco de vantagem aí. Na fase final foi recordar a famosa luta de Mosport! Desta vez era o Fernando que vinha a perseguir e com pneus mais novos estava a ganhar imenso tempo por volta. Quando já só faltavam uns 5 minutos para o final, fez-me uma grande ultrapassagem por fora na entrada da chicane mas um pouco mais à frente cometeu um erro que me fez renascer a esperança. Ia a puxar ao máximo pelo que restava daqueles pneus do Saleen mas a 2 voltas do fim, na reta da meta, uma dobragem trapalhona com dois Ferrari GT2 da PM4 resultou em toques. Com a saída em dirft que tive os pneus de trás chegaram mesmo ao 0 e o Fernando levou o pódio. De qualquer das maneiras, foi merecido! É fantástico numa corrida de 90min chegar ao final e ter uma luta destas. :drinks:

Parabéns à organização por este evento muito bem conseguido. O comportamento da malta em pista, daquilo que vi, também foi muito bom! :ok:

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 705
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
O Saleen é um carro que trazia a mim e ao Ricardo Gama boas recordações, pois foi com um destes que fizémos dupla pela primeira vez nos primórdios da PM4 Racing. E deu histórias tão bonitas como quando o Gama ia destacado na frente em Sebring, 40 seg de avanço, pára na boxe para o servicinho natural... e acaba desclassificado por ter desligado as luzes do carro porque achou que estava a encandear os mecânicos dos adversários. Logo quando decidimos participar neste Special Event a escolha não podia ser outra, para mais porque o AC não tem noite e por isso o Ricardo não se poderia sentir tentado a fazer outra igual!

A qualy foi uma miséria, como têm sido quase todas as sessões do género ultimamente. 10º lugar, mas ao menos fiquei à frente do José Almeida!!!  :party: :party: :party: :party: :party: :party: :party: :party:
"Ah e tal, mas ele estava de GT2!" Desculpas...

A corrida começou e fui subindo posições, ora por erros dos outros, ora por uma ou outra ultrapassagem, chegando ao 6º lugar com o Carlos Rodrigues e o João Abrantes bem perto. A dada altura, a sair da paragem do autocarro, o carro dá um toque no corrector do lado esquerdo (malandro, isso não se faz, como raio foi ele para alí?!?!), a traseira vai-se embora e o Saleen mordeu de forma esfomeada o muro do lado esquerdo, mesmo de boca!! Ainda por cima, fiquei virado ao contrário, pelo que tive de andar um bocadinho em sentido contrário rezando aos santinhos para não ser desclassificado, dar a volta e seguir caminho. Fui levando o carro até ao fim, de forma mais ou menos pacífica, com algumas lutas e passando 3 ou 4 vezes pelo Sérgio Miranda, pensando que ele estava a andar pouco em recta para um GT1... "Oh Nuno, you funny guy!!!"

Fiquei em 8º e mais uma vez à frente do Almeida! "Ah e tal, mas ele..." AHHHH SHUT UP, YOU WEENER!!! Sempre a chorar, sempre a chorar, sempre a chorar... Esta voz da consciência é mesmo choninhas, sempre com desculpas...

Parabéns ao Gama, ao Sandro e ao Fernando pelo pódio GT1, ao Zé, ao Sérgio e ao Mário pelo pódio GT2 e à Codoil pela vitória por equipas.
I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1365
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
Não tive hipótese de rodar até aterrar ontem no pc, instalar o necessário e siga pra bingo. O ambiente parecia de GTR2, tudo o que esteve envolvido neste evento me fez lembrar o GTR2  :clapping: Para além do pessoal mais habitual, sobretudo rever alguns amigos em pista com quem não tenho partilhado nada ultimamente  :sorry:, Gama e Honorato grande prazer ver-vos, 2 homens que muito contribuíram para o nosso simracing aqui na PTSims, grandes noitadas à volta do Race07 e depois do AC  :ok: Diógenes, criador de algo único e distintivo para a PTSims, um carro que não havia em nenhum simulador, absolutamente do zero, feito por ele para o TCS.

Estou como o Mário, só comecei a pegar o jeito passado um bocado e parece que passou demasiado depressa. Tive 3 incidentes sozinho em toda a prova, normal para quem esteja a pegar no mod. Mais para o fim ainda tentava lutar para roubar o 9º lugar ao Nuno Vitória, fui-me aproximando, faltavam ainda uns minutos para acabar a corrida, embrulhei-me ali na dobragem de um GT2 e pronto, estraguei completamente o carro, ainda tentei prosseguir mas estava demasiado danificado e como faltavam 1 ou 2 voltas para acabar, não valia o esforço e encostei. Mas gostei de revisitar um carro que muito usamos no GTR2, gostei do ambiente. Parabéns aos vencedores de ambas as classes e a todos os que marcaram presença e se divertiram um bocadinho.