Author Topic: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing  (Read 1955 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline João Miguel

• Novato
  • *
  • Liked: 0
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Assetto Corsa, Rfactor 2, Automobilista, Assetto Corsa Competizione, Thrusrmaster T300RS GT, Thrustmaster T8HA, Next Level GT Ultimate cockpit, LG 34UC89B-G
Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
« Reply #45 on: February 03, 2020, 20: 44 »
Relativamente ao que acabei de postar, refiro ainda que, quando meti a minha placa RTX 2070 no computador de uma amigo meu, com 8 GB de memória apenas, sem ter XMP, com um processador i5 9400F em modo turbo e com uma motherboard ASUS muito inferior à minha, nem Z390 ou Z370 era, com as definições do jogo igualzinhas com eu jogo, as que vêm de origem, instalei eu nesse computador o Windows 10 em português, instalei o Steam e joguei aqui em casa, ao RF2, com a minha conta do Steam, com o meu T300RS GT, com o meu monitor e correu bastante mais fluido, embora com fps no global mais baixas e na altura nem toquei no painel da Nvidia. Não instalei as drivers do Chipset, apenas actualizei o Windows e as drivers Nvidia.
Há qualquer coisa no meu computador que provoca esta instabilidade mas tem sido impossível detectar a causa de tal instabilidade.

Obrigado

Offline João Miguel

• Novato
  • *
  • Liked: 0
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Assetto Corsa, Rfactor 2, Automobilista, Assetto Corsa Competizione, Thrusrmaster T300RS GT, Thrustmaster T8HA, Next Level GT Ultimate cockpit, LG 34UC89B-G
« Reply #46 on: February 03, 2020, 20: 54 »
Vou dar-te o meu exemplo, também tive imensos problemas com stuttering, especialmente no ACC. Tentei tudo e mais alguma coisa como baixar gráficos ver erros, atualizar drivers e afins. Confesso que ainda nõa atualizei bios ou firmwares.

No fim, consegui descobrir uma soluação que não só me permitiu ter 70 fps estáveis e melhor gráficos. A minha solução foi ir ao affinity do processo e retirar o cpu0. Isso levou-me a acreditar que o problema ou está no CPU ou na board.

Também li que por vezes se as memórias forem lentas demais para o processador também pode criar algum stuttering, mas não acho que seja o caso.

As minhas specs são um : Ryzen 1600 e uma 1060 3gb.

Sim, pelo que tenho lido, as memórias muitas vezes são a fonte destes tipos de problemas, mas já experimentei com as g.skill de 16 GB que tenho agora e com outras duas diferentes, de outras marcas e o resultado foi igual, mesmo com 32 GB.

Começo a pensar que o problema poderá mesmo estar na motherboard fisicamente ou no firmware da mesma, embora esta esteja actualizada com todas as últimas actualizações.
Por isso perguntei anteriormente se alguém tinha uma igual e se têm tido problemas com similares ao meu.

Obrigado

Offline Pedro Miguel F

• Novato
  • *
  • Liked: 1
    • View Profile
« Reply #47 on: May 28, 2020, 21: 06 »
Não sei se já venho tarde, se o problema já foi solucionado ou não.

Mas normalmente o stuttering nos jogos de simulação ocorre quando tens um gpu potente e que é capaz de fornecer mais fps que o refresh rate do monitor.

Se a gráfica estiver a fornecer 160fps ao monitor e ele tiver um refresh rate de 144hz provavelmente vais ter stuttering. Mesmo com as tecnologias Gsync ou freesync ligadas.

Normalmente alguns jogos tem a opção para "capar" os fps de modo a que fiquem estáveis num certo número. Se o jogo não tiver nos drivers da gráfica tem.

Exemplo

A gpu é capaz de 160fps o monitor tem 144hz. O ideal aqui é limitar os fps a 140. Ou o monitor tem 75hz, então aí limitamos os fps a 70fps.

Por norma resolve sempre.

No entanto para este problema apenas forneceste uma informação necessária, a gráfica. Seria interessante saber o monitor que tens e as características, vulgo, refresh rate, resolução e que tipo de conexão usas.

Mas se ainda não tiver resolvido assim como quem não quer a coisa, liga o vsync a ver se isso desaparece. Se resultar e tão o problema e a possivel resolução são os que mencionei acima.

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk
« Last Edit: May 28, 2020, 21: 09 by Pedro Miguel F »