Author Topic: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing  (Read 1023 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Ricardo Marcelino

• Diretor Informático | Staff
  • Membro
  • Liked: 114
    • View Profile
    • iwannaberacer
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT + Fanatec CSL Elite LC + Sim Rig Portugal
Re: Problemas de stuttering nos jogos de sim racing
« Reply #30 on: January 27, 2020, 14: 37 »
Olá!

Queria saber mais algumas coisas para ajudar a despistar.

A situação ocorre no rF2, quer com VR, quer com ecrã?
Acontece em outros jogos de corridas? VR ou ecrã?
Acontece em outros jogos recentes que não sejam de corridas?

O hardware que tens, não assumindo um problema técnico no material, é material de topo. O CPU então é overkill se é só para jogar.

O mais provável é ser mesmo questão de software, e proveniente do jogo em si.

Offline João Miguel

• Novato
  • *
  • Liked: 0
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Assetto Corsa, Rfactor 2, Automobilista, Assetto Corsa Competizione, Thrusrmaster T300RS GT, Thrustmaster T8HA, Next Level GT Ultimate cockpit, LG 34UC89B-G
« Reply #31 on: January 30, 2020, 22: 25 »
Olá!

O hardware que tens, não assumindo um problema técnico no material, é material de topo. O CPU então é overkill se é só para jogar.

Olá Ricardo!

Relativamente às micro paradas acontece com todos os jogos de sim racing, também são os únicos que tenho, ACC, AC RF2. O pior de todos é o ACC.
Não tenho o VR isntalado agora.
Tenho uns OCULUS RIFT, mas por agora nem os tenho instalados, primeiro porqude desde que fiz o upgrade ao computador fiquei com o problema das micro paradas (stuttering) que é deveras desconcertante a jogar com VR, e despois porque com esta motherboard dão-me problemas com as ligações USB, não sei se é por estarem todas as portas ligadas ao mesmo controlador ou algo assim. Quando tive a MSI Z3390 Carbon Pro AC, que tinhas mais portas USB na traseira, não tive problemas nas ligações dos oculus com as portas USB, mas com esta ASUS Z390 E Gaming, deram-me problemas desde o príncipio de compatibilidade, tenho que ligar os sensores dos RIFT nas portas USB 2.0 e mesmo assim dão problemas aleatoriamente.

Obrigado
João Miguel

• Membro
    • View Profile
    • iwannaberacer
« Reply #32 on: January 30, 2020, 23: 07 »
Olá!

Olá Ricardo!

Relativamente às micro paradas acontece com todos os jogos de sim racing, também são os únicos que tenho, ACC, AC RF2. O pior de todos é o ACC.
Não tenho o VR isntalado agora.
Tenho uns OCULUS RIFT, mas por agora nem os tenho instalados, primeiro porqude desde que fiz o upgrade ao computador fiquei com o problema das micro paradas (stuttering) que é deveras desconcertante a jogar com VR, e despois porque com esta motherboard dão-me problemas com as ligações USB, não sei se é por estarem todas as portas ligadas ao mesmo controlador ou algo assim. Quando tive a MSI Z3390 Carbon Pro AC, que tinhas mais portas USB na traseira, não tive problemas nas ligações dos oculus com as portas USB, mas com esta ASUS Z390 E Gaming, deram-me problemas desde o príncipio de compatibilidade, tenho que ligar os sensores dos RIFT nas portas USB 2.0 e mesmo assim dão problemas aleatoriamente.

Obrigado
João Miguel

E sem o VR, também acontece?

Offline João Miguel

• Novato
  • *
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Assetto Corsa, Rfactor 2, Automobilista, Assetto Corsa Competizione, Thrusrmaster T300RS GT, Thrustmaster T8HA, Next Level GT Ultimate cockpit, LG 34UC89B-G
« Reply #33 on: January 30, 2020, 23: 15 »
Actualização da situação:

Já tenho a fonte de alimentação nova, uma "Fractal Design ION+ 760P", de 760 watts e certificação platinum, os problemas das mirco-paradas continuam, portanto está descartado problema ser da fonte!

Vou partilhar aqui as estatisticas no HW Monitor enquanto joguei ao RF2, no circuito de Portimão, com 44 carros (43 AI), com os gráficos com uma qualidade bastante alta (como aparecem por defeito).

https://drive.google.com/open?id=1D5JKLty22dZr538kx-HFMOBFUmMqq6MtUdH6b1HxSjQ

https://drive.google.com/open?id=1WGUuc-dijtjWTSph6f2xeFMd0eUlsvctW8hxTbG8vvw

Os cores chegram individualmente aos 100%, não sei se é normal.

Fez stuttering (não muito), não sei se é normal, devido ao elevado número de carros (ponho sempre para ver todos os 44).

O que é certo é que a barra inclusa no RF2 (CONTROL C), que dá a utilização do CPU para o cálculo da física, nunca passa de 1/3 do valor total, mas faz stuttering, principalmente quando alguns carros de AI chocam e é dada a bandeira amarela. Não sei se isto também é normal acontecer.

Costumo limitar as frames a 101, (utilizo 101, porque li num artigo que é preferível usar um número primo (não divisível por outro), em vez de por exemplo usar 100, mas não sei se isso fará alguma diferença). Neste caso em que meti acima a tabela do HW Monitor, as fps estavam limitadas a 101 no painel NVidia.

Gostava de saber se alguém que tenha tido uma boa GTX série 1000 e agora tenha uma RTX série 2000, notou algumas melhorias ou pelo contrário até piorou o desempenho geral, em jogos como o AC, o RF2 ou mesmo o ACC.

Estava inclinado para comprar esta placa, mas não sei se valerá a pena, melhor que a minha RTX 2070 é de certeza, mas como é uma série 1000 ...
https://www.prinfor.pt/placas-graficas/152947-gigabyte-aorus-gtx-1080-ti-11gb-gv-n108taorus-11gd.html?utm_source=kuantokusta&utm_medium=cpc&utm_campaign=catalogo

Como não sei a causa dos problemas que tenho tido, também não sei se valerá a pena ainda tentar a troca do motherboard por outra, é que com tanta troca mais valia quase comprar um computador novo ... o que não sei na certa se iria resolver os problemas que tenho tido, por isso gostava que partilhassem as vossas experiências, principalmente quem tem computadores com especificações próximas das do meu.

Poderão os problemas que tenho tido, estar de alguma forma relacionados com o volante e pedais T300RG GT Edition da Thrustmaster, ou mais concretamente na ligação USB destes à motherboard, tendo em conta os problemas que tenho com os OCULUS RIFT e as portas USB da motherboard?

Muito obrigado por toda a ajuda que me têm prestado.
João Miguel

« Last Edit: January 30, 2020, 23: 36 by João Miguel »

Offline João Miguel

• Novato
  • *
    • View Profile
« Reply #34 on: January 31, 2020, 01: 41 »
Ricardo não sei se recebeste a minha PM, de qualquer modo fiz o teste que pediste com os seguintes resultados:

Unigine Heaven Benchmark 4.0
FPS:   
96.7
Score:   
2435
Min FPS:   
38.6
Max FPS:   
160.1
System
Platform:   
Windows NT 6.2 (build 9200) 64bit
CPU model:   
Intel(R) Core(TM) i9-9900K CPU @ 3.60GHz (3599MHz) x8
GPU model:   
NVIDIA GeForce RTX 2070 26.21.14.4187 (4095MB) x1
Settings
Render:   
Direct3D11
Mode:   
2560x1080 8xAA fullscreen
Preset   
Custom
Quality   
Ultra
Tessellation:   
Extreme
Powered by UNIGINE Engine
Unigine Corp. © 2005-2013

Fiz o teste 3 vezes, com 3 configurações diferentes e com resultados iguais em todas as 3:

A) sem limite de FPS, sem V-Sync
B) sem limite de FPS. com V-Sync
C) limite de FPS a 160, sem V-Sync

Tudo muito fluído até à cena dos tuneis à noite e à cena logo a seguir, aí as fps, em alguns sitios, tiveram tendência a subir e descer muito rápido e fez uns quantos "breaks" nas imagens (stuttering), foi sempre nos mesmos sítios.
As temperaturas penso que não passaram os 69º C.

Obrigado
João Miguel

• Membro
    • View Profile
    • iwannaberacer
« Reply #35 on: January 31, 2020, 14: 27 »
É normal teres alguns cores a bater nos 100%. Apesar de teres 8, efetivamente para o jogo usas apenas 2 (ou 2 e mais qq coisa).

Em relação ao benchmark, é normal haver zonas onde caiem os frames. O que interessa saber é se, em zonas que é fluido, tens os stutters sem razão aparente.

Eu vou-te ser muito direto e sincero. Estás a trocar peças à toa e o problema, tendo em conta a qualidade dos componentes que já tens, deverá ser 99% de certeza de software.

Se dizes que tens stutters no ACC por exemplo, leva-me a crer que entre o ecrã e/ou VR, com os limites de frames que colocas, qualquer coisa não bate certo.

Se colocares um jogo tipo Metro Exodus, ou outro relativamente recente de outro género que não Simracing, acredito que não tenhas problemas.

Depois de todas as coisas que andaste a trocar, eu faria o seguinte:
  • Update à BIOS se houver, e depois reset para garantir que os parametros estão todos default
  • Update dos drivers da gráfica (do que percebi já tens)
  • Desligar limites de frames nos jogos (tens CPU para lidar com as frames todas que produzes)
  • Podes usar o G-sync se o teu monitor suporta, ativas no painel da nvidia e no proprio monitor
  • Experimentar um jogo pesado que não seja simracing, com os gráficos ajustados adequadamente, e testar

Offline João Miguel

• Novato
  • *
    • View Profile
« Reply #36 on: January 31, 2020, 16: 18 »
Ricardo, no teste que fiz só tive stuttering nas zonas que mencionei, onde as fps ou subiam ou desciam muito rápido, de resto teve tudo muito fluido. É normal fazer aquele stuttering?

Quanto às drivers e reset da BIOS, etc, já fiz tudo isso e está tudo actualizado.

A mim o que me faz confusão, relativamente a outros computadores que experimentei aqui em casa, de amigos meus, é que o meu é bastante fluido e de repente, ao contrário do que não vi acontecer com os outros, faz um break na imagem.

Quanto a software instalei o Windows 10 tanto em português como em inglês, na última versão e em inglês desde a versão 1803, também experimentei várias drivers NVIDIA e tive sempre os mesmos resultados.

Não sendo um entendido na matéria e lendo os resultados dos vários testes que já fiz, parece me haver algo a provocar uma interrupção nos gráficos, que é visível nos gráficos do framtime do RTSS. O que provoca isso é que não sei, poderá ser um problema de hardware ou de software, que até agora ainda não descobri.

Já li e experimentei diversas possíveis soluções mas ainda não consegui resolver o problema, há quem diga que até possa ter a ver com o próprio Windows, com os times do mesmo, não sei, só sei que tudo o que já experimentei ainda não resolveu o problema.

Terei de experimentar num novo computador com especificações também de topo e ver se terá problemas similares, não vou arriscar comprar outro computador e gastar 3000 euros para continuar com o mesmo problema. Já gastei muito dinheiro com o cockpit P1 da Sim Lab e tem sido uma verdadeira desilusão não conseguir jogar com qualidade devido ao computador !

Obrigado
João Miguel

Offline Nuno Basto

• TheBigOne014
  • ArmA Staff
  • Lenda
  • Liked: 510
  • Twitter - @TheBigOne014 | Twitch - TheBigOne_014
    • View Profile
  • Simulation Hardware: MOMO RACING RULES!!!!!
« Reply #37 on: February 01, 2020, 10: 02 »
Já puseste uma boa fonte de alimentação!? 1000W!?

• Membro
    • View Profile
    • iwannaberacer
« Reply #38 on: February 01, 2020, 11: 39 »
Já puseste uma boa fonte de alimentação!? 1000W!?

1000W não digo, mas 850W seria uma boa quantidade para o CPU (stock) e gráfica indicada

Offline João Miguel

• Novato
  • *
    • View Profile
« Reply #39 on: February 01, 2020, 13: 39 »
A que puz tem 760 watts e certificação platinum. É uma “Fractal Design ION+ 760P”. Do que li nela no site GURU3D dizem que é boa.
De qualquer modo tenho um medidor de potência ligado à tomada APC onde estão ligados o computador e os restantes periféricos e o consumo máximo nas situações mais extremas nunca passou dos 620 watts, foi o que lá ficou registado com computador, monitor, volante e possivelmente telemóvel e tablet a carregarem, ou seja o computador deveria estar a consumir pouco mais de 400 watts, se tanto. A certificação da fonte ao ser platinum deverá garantir umas tensões e correntes com estabilidade, penso eu.

Obrigado
João Miguel 

Offline Rui Santos

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • Liked: 117
  • ORIGIN Racing
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T300 + Fanatec V3
« Reply #40 on: February 01, 2020, 15: 58 »
A que puz tem 760 watts e certificação platinum. É uma “Fractal Design ION+ 760P”. Do que li nela no site GURU3D dizem que é boa.
De qualquer modo tenho um medidor de potência ligado à tomada APC onde estão ligados o computador e os restantes periféricos e o consumo máximo nas situações mais extremas nunca passou dos 620 watts, foi o que lá ficou registado com computador, monitor, volante e possivelmente telemóvel e tablet a carregarem, ou seja o computador deveria estar a consumir pouco mais de 400 watts, se tanto. A certificação da fonte ao ser platinum deverá garantir umas tensões e correntes com estabilidade, penso eu.

Obrigado
João Miguel

Já experimentaste com outra tomada?
"Pure driving, pure racing, that's what makes me happy" Ayrton Senna

Offline João Miguel

• Novato
  • *
    • View Profile
« Reply #41 on: February 01, 2020, 17: 28 »
Sim, experimentei com outras tomadas, até cheguei a ligar à do corredor, com a extensão de enrolar que tenho, mas não seria por aí o problema, porque os outros computadores que tenho ligado, são ligados no mesmo sítio que o meu.

Deixei ontem o computador desligado da corrente, tirei a pilha da BIOS, fiz reset da CMOS com um shunt e continua tudo igual, excepto o relógio da BIOS que tive de acertar de novo. Instalei também tudo de raiz.

Já nem sei que fazer neste computador, tudo me leva a crer que possa ter a ver com a própria motherboard, ou até mesmo com o Windows. Mas como já tinha mudado a motherboard ao princípio, seria difícil as duas estarem com defeito!!!

Ainda agora estava jogando com os 44 carros no circuito de Portimão e até nem estava correndo mal, só que à terceira volta fez um freeze de quase um segundo , depois continuou. Não tinha o v sync ligado, apenas tinha as fps limitadas no painel Nvidia a 163, já que o monitor faz 166 hz e é g sync. As temperaturas nem chegam aos 60° C, a utilização dos cores por vezes chega aos 100%, mas a GPU raramente passa os 85%. O hyper threading, o speed shift e o speed step estavam desligados na BIOS, estava apenas ligado o XMP.

Tenho receio de ir gastar dinheiro noutro computador e não ficar com o problema resolvido.
Teria primeiro de experimentar o computador e se tudo tivesse em condições, aí sim compraria, mas não sei onde ou se é possível adquirir um computador assim, nesses termos.

Obrigado
João Miguel

« Last Edit: February 02, 2020, 14: 36 by João Miguel »

• Membro
    • View Profile
    • iwannaberacer
« Reply #42 on: February 03, 2020, 11: 15 »
João, mas nessa situação que descreveste, até teres tido o freeze, o jogo corria em frames elevadas? E corria tudo muito suave?

Offline Andre Silva

• Novato
  • *
  • Liked: 6
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster TMX
« Reply #43 on: February 03, 2020, 14: 51 »
Vou dar-te o meu exemplo, também tive imensos problemas com stuttering, especialmente no ACC. Tentei tudo e mais alguma coisa como baixar gráficos ver erros, atualizar drivers e afins. Confesso que ainda nõa atualizei bios ou firmwares.

No fim, consegui descobrir uma soluação que não só me permitiu ter 70 fps estáveis e melhor gráficos. A minha solução foi ir ao affinity do processo e retirar o cpu0. Isso levou-me a acreditar que o problema ou está no CPU ou na board.

Também li que por vezes se as memórias forem lentas demais para o processador também pode criar algum stuttering, mas não acho que seja o caso.

As minhas specs são um : Ryzen 1600 e uma 1060 3gb.

Offline João Miguel

• Novato
  • *
    • View Profile
« Reply #44 on: February 03, 2020, 20: 27 »
João, mas nessa situação que descreveste, até teres tido o freeze, o jogo corria em frames elevadas? E corria tudo muito suave?

Sim, corria normal, embora relativamente ao setup que tinha anteriormente no computador, antes de fazer o upgrade e que me pode servir como termo de comparação, a imagem era muito mais fluida, aqui com o novo setup parece sempre ir a tremer um pouco, mas as fps estavam altas entre 78-140, estava limitado no painel Nvidia a 139. O g-sync estava ligado. De repente a imagem tipo que parou e depois seguiu normal.

Por exemplo quando estou a ver as repetições no RF2, as imagens dos carros a passar, tremem sempre, não poderei bem dizer que é stuttering, mas não é uma imagem fluida, como tinha antigamente quando jogava no setup antigo.

Outro exemplo, na AC em Nurbugring GT, penso que na 8ª curva, aquela de quase 180°, que fecha e depois começa-se a subir, até aí vem-se a descer, nessa curva, em que se faz uma rotação bastante rápida com o carro, a imagem trepida bastante, nao é fluida em directo quando jogo, depois se vejo a repetição já fica bastante mais fluida.

Se por exemplo no AC , tento fazer alguns peões, no circuito de drift, a imagem treme bastante e aí só estou com o meu carro, ou seja nem há uma grande utilização quer da cpu, quer da gpu.

Tudo o que sejam movimentos mais rápidos de rotação fazem com que a imagem deixe de ser fluida.
Para além disso tenho também os freezes da imagem, esses sim muito mais desconcertantes para quem está a jogar.

Obrigado