Linked Events

• PTSims DTM Championship: Prova 2 @Zolder: January 22, 2020

Author Topic: PTSims DTM Championship: Prova 2 @Zolder  (Read 783 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1343
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
Re: PTSims DTM Championship: Prova 2 @Zolder
« Reply #15 on: January 23, 2020, 13: 49 »
Para se ultrapassar nesta pista era preciso colaboração do piloto da frente, quer seja através de um erro ou então uma defesa menos musculada. Ora, eu só ultrapassei dois carros esta corrida (e foram devido a erros), mas estive sempre em perseguição, o que proporcionou um belo serão.

Começando pela qualificação, consegui tirar o 4º tempo que tanto podia ser 1º como podia ter sido 7º ou 8º com o equilibrio que havia ali na malta da frente. Penso que a maior parte pode concordar com esta afirmação.

O arranque inicial não foi mau, estava do lado de fora, mas chegamos 3 lado-a-lado na primeira curva e eu recebi um toque que me atirou para 7º. Depois de uma primeira volta em que dei uns toquezinhos do Nuno Leite Castro, ele cometeu um erro na última chicane e lá fui eu à minha vida na 6ª posição. O resto do 1º stint foi perseguição. Foram cerca de 20 minutos em que estive a menos de um segundo do Carlos Basto, mas só deu para tentar a ultrapassagem 2 vezes na curva 2 após más saídas da curva 1 por parte do Carlos devido à batalha que ele estava a ter com o Luís Lobo. Visto que estava preso num comboio, estava a planear parar cedo de maneira a livrar-me da companhia da frente, mas o Pedro Lopes foi mais rápido a fazer isso, parando ainda com cerca de 40 minutos para o fim da corrida. Duas voltas mais tarde parei eu e o Carlos e fomos ambos batidos pelo Pedro - isto é o poder do undercut. A partir daí era tentar ir na perseguição do Pedro e do Carlos e talvez nós conseguíssemos passar o Rui Reis e o Luís Lobo nas boxes, mas eu fui lambão e levei um DT por cuts. Disse adeus ao grupo, lá fui eu cumprir a penalização e caí para 7º, próximo do Hugo Araújo com quem estive em luta (por luta quero dizer perseguição sem conseguir fazer nada de especial) durante 20 minutos até ele cometer um erro na última curva a 2 ou 3 minutos do fim. 6º lugar final e posso estar satisfeito tendo em conta as circunstâncias da corrida.

Uma palavrinha aos dobrados que se portaram muito melhor nesta prova. Ainda havendo alguns incidentes (algo normal nesta pista), penso que foi muito melhor que em Hockenheim.

Parabéns ao pódio e venha a próxima.

Offline Davide Cardoso

• Novato
  • *
  • Liked: 16
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech g29
« Reply #16 on: January 24, 2020, 09: 43 »
A qualificação correu me francamente mal, tinha andamento para fazer um melhor tempo (acabei praticamente com tempo parecido a uma volta de depósito cheio) mas culpa minha de noob, fiz poucas voltas de treino em modo qualify e senti na pele a diferença do comportamento do carro na qualificação.

A corrida correu bem, consegui passar a 1a volta sem colisões ou despistes e ao mesmo tempo subir umas posições.. Durante o 1° stint ainda levei com a pressão do Vasco Sampaio várias voltas, mas como já foi dito aqui, não é fácil ultrapassar neste circuito (e ainda acrescento que o DRS aqui em Zolder de pouco serve) , e como não cometi nenhum erro grave assim ficamos até à ida às boxes.
No 2° stint também foi algo calmo, fui me aproximando do Vasco Lemos, fiz lhe um bocado de pressão e na T2 ele saiu fora, ganhando lhe a posição 11. Daí pá frente foi aumentar a distância para o Vasco,  o 10° lugar encontrava se longe (mais de 12seg) , ainda tentei puxar mas o Tiago Monteiro que eu me lembre não cometeu erros de maior que me permitisse aproximar muito mais, como não dava pra mais, foi gerir a corrida até ao fim e acabar no 11° lugar.

Venham agora as russas ao paddock!

Offline Tiago fm Monteiro

• Membro
  • **
  • Liked: 140
    • View Profile
  • Simulation Hardware: TC SimRacing Rig | Thrustmaster T300 | Fanatec CSR Elite
« Reply #17 on: January 24, 2020, 13: 00 »
Esqueci-me de mencionar no report, mas fica aqui, até porque assim alguém me poderá ajudar. :biggrin:

Depois da paragem aconteceu-me o pedal do acelerador ficar preso, por duas vezes. Tive de meter o pé de lado para o puxar para cima e voltar a carregar. É como se a mola ficasse presa a meio do curso e o pedal não desce mais. No final da corrida abri o painel e vi que o acelerador não estava a chegar ao máximo na posição normal, tinha de carregar com muita mais força para ele ficar a 100%. Gastei uns minutos a limpar bem os pedais (já não o fazia há uns meses) e entre o pó acumulado e cotão e assim, acabei por ver que as molas estavam um bocado peganhentas. Tentei limpar o melhor que podia, mas aquilo continuou um bocado "meh". Não as tirei do sítio porque não tenho chaves para fazer isso em casa. Recomendam algum líquido que possa aplicar sem estragar os componentes eletrónicos? Tenho uns ClubSport v2, os potenciômetros parecem-me estar bem protegidos, mas ainda assim, não quero arriscar.

Se não, vou ter mesmo de tirar as molas e limpa-las fora dos pedais, a ver se o problema se fica por aí. Entretanto reiniciei os pedais e voltou a ficar a 100%, o que é bom sinal, pelo menos não está nada estragado.
Tens sprays de álcool isopropílico, e há uns sprays de limpeza de componentes eletrónicos,  ou limpa contactos... Passa numa loja de peças auto e tens sprays para isso. Atenção a uma coisa: O CleanTronic da Valvoline por ex, é bom para "recuperar" contactos, mas deixa um resíduo tipo óleo.. Não uses desses aí senão fica logo propício a agarrar o pó outra vez! Pede para experimentares e vês se deixa um resíduo de óleo ou se é mesmo "desengordurante", tipo os brake cleaners que limpam tudo e não fica ponta de óleo.

Se bem que aconselho-te a desmontares pelo menos o travão com calma e limpares as coisas separadas... Porque tens coisas de metal e plástico que podes usar logo um spray e ficarem sem sujidade nenhuma (no acelerador e embraiagem acho que é na boa), mas no travão convinha limpar tudo em separado senão vais estragar a borracha de dentro, ficar travão preso, etc etc... Vê bem como tens essa borracha de dentro, é normal ela estragar-se.

No acelerador e embraiagem não tens potenciómetros, o que tens são sensores de hall effect. Não há tanto "perigo" de ser afetado por sujidade porque usam o campo magnético para medir isso, e a não ser que seja algum metal magnetizado que ande por ali perto, não tens problemas nisso... Mas se já têm algum tempo, faz-lhe uma limpeza mais a fundo.
« Last Edit: January 24, 2020, 13: 06 by Tiago fm Monteiro »
" width="150" class="bbc_img resized

"Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas." - Ayrton Senna

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2307
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #18 on: January 24, 2020, 13: 35 »
Obrigado, Tiago! Vou ver isso no fim de semana com atenção e com cuidado. Em minha casa não tenho nada desses sprays, mas o meu pai tem de certeza e se calhar até levo para lá os pedais. Eles realmente precisam de uma limpeza mais a fundo, tenho descurado isso um bocado e na quarta-feira podia ter corrido mal, se ficasse abaixo dos 90% de curso ia perder muito tempo.