Linked Events

• Formula Series 2020: Prova 1 - Australian Grand Prix @Melbou: January 13, 2020

Author Topic: Formula Series 2020: Prova 1 - Australian Grand Prix @Melbourne  (Read 1001 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Andre Vitoria

• Novato
  • *
  • Liked: 13
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
Re: Formula Series 2020: Prova 1 - Australian Grand Prix @Melbourne
« Reply #15 on: January 14, 2020, 01: 26 »
Boas,

Qualy: P9, podia ter ido um pouco mais acima, considerando o tempo que tinha nos treinos livres, mas não consegui meter uma volta limpa

Corrida: Péssima experiência. Na volta 3 bati num carro que estava atravessado na pista após a zona rápida dos SS, parti o carro todo, fui à boxe, esqueci-me de accionar as opções para reparar os danos, dei mais uma volta com o carro escangalhado, fui outra vez à boxe reparar o carro. Em cinco voltas já tinha duas paragens e tinha hards para aguentar 33 voltas. Caí para último, fui subindo posições ao longo da corrida, na última volta estava em 13º e com o 12º lugar à vista quando me envolvi numa luta desnecessária com um piloto retardatário, acabando por sair várias vezes de pista e terminando a corrida em 15º lugar, depois de perder algumas posições no processo.

Parabéns ao Pedro Gomes pela vitória, e ao David e ao José pelo pódio. Parabéns também a todos os que conseguiram terminar a prova, melhor sorte na próxima para quem ficou pelo caminho.

Parabéns também à organização que tem proporcionado até agora um campeonato com muita informação e conteúdo útil e interessante para todos os intervenientes.

Até para a semana.

André

Offline Frederico Sampaio

• Team Manager
  • Novato
  • *
  • Liked: 32
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G25
« Reply #16 on: January 14, 2020, 09: 36 »
Bons dias,

Qualificação: Entrei no servidor a faltarem uns 12 min para acabar a sessão, tentei fazer o máximo de voltas e o melhor tempo possível, mas alguns 'cut-tracks' só deram para ficar no final do pelotão, mas tendo em conta os tempos que vinha a fazer nos treinos, fiquei +/- no lugar esperava.

Corrida: Inicio, tentar não bater em ninguém na primeira volta e tentar evitar malta que estava a re-entrar em pista. Com a malta toda que foi tendo acidentes, subi até ao 19º (acho eu) e até à volta 19 estava tranquilamente a rolar quando a traseira me fugiu na penultima curva, resultado... danos nas duas asas, rolei uma volta a tentar não atrapalhar e entrar na boxe, depois fiz algo que não percebi bem o quê e encalhei o carro ao tentar meter o carro na boxe para reparar as asas e acabei por lixar o motor, consequência.... 8 minutos a reparar o carro... Pensei em desistir, mas resolvi esperar que o carro fosse reparado para rodar mais um bocado. Depois do carro reparado, voltei à pista, mas aí era bandeira azul atrás de bandeira azul, tentei novamente atrapalhar o menos possível quem vinha atrás (espero ter conseguido, e peço desculpa se dei cabo de alguma volta a alguém). No final, ainda saquei mais um peão e acabei no 26º lugar mas na secretaria subi 4 lugares por penalizações a outros corredores.

Conclusão: Ainda falta consistencia e bastante ritmo, mas #dontgiveup....  :biggrin: :biggrin:

Venha o Monaco

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2261
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #17 on: January 14, 2020, 10: 12 »
Bem, ontem não correu nada bem. :( Adoro o carro, acho que está realmente muito bem feito. Se fosse original não perdia nada para um da Kunos! É muito bom de se levar, claro que exige mais treino e mais concentração do que outro tipo de carros. Mas quando se acerta com as trajetórias e as travagens, epá a sensação é completamente diferente de outros carros. Isto é um gozo. Também gosto muito de Melbourne, embora seja uma pista tramada, sobretudo com alguns corretores, gosto do circuito e traz-me boas memórias do ano passado, quando tive a felicidade de lá poder andar a pé e de bicicleta poucas semanas após o GP (ainda estavam a desmontar tudo). Metia-me outra vez 20 e tal horas num avião só para lá voltar. :party:

Tentei ter um arranque cauteloso, infelizmente logo no segundo setor cometi um erro, tinha os pneus frios e arrisquei na curva, saí de pista, calquei o corretor e bati no muro. Felizmente o carro não ressaltou para dentro da pista ou teria criado uma bela confusão. Consegui voltar já com várias posições perdidas e alguns danos. Umas voltas mais tarde apanho o André Giesta despistado, no momento em que eu ia passar (já ia pela relva para o evitar), ele vira o carro todo e pumba, grande cacetada mesmo de frente. Tive de parar na boxe para arranjar, montei pneus hard na esperança de levar o carro até ao fim. Ainda bem que as reparações até são rápidas quando comparadas com outros carros. Durante grande parte da prova andei "em luta" com o Daniel, ora ia eu na frente ora ia ele. Uma luta digna da F1, exceto que nós não batemos um no outro. :biggrin: Pelo meio ainda tive outras lutas, tudo limpinho. Tendo em conta os carros que são, esta parte não correu nada mal! ;) Montei médios já no último terço e aproveitei para reparar mais umas asas. No final mesmo, infelizmente, fui apanhado no incidente entre o João Frade e o Francisco Reis (salvo erro) no "S" rápido. Despistaram-se ambos e não tive forma de os evitar aos dois. Pumba, mais um estouro de frente. Tive de parar uma terceira vez para reparar e aproveitei meti softs. A partir daí foi levar o carro até ao fim, acabei por subir posições porque houve pessoal a levar DQ.

Tudo somado, adoro o carro, adoro a pista, é brutal levar este bicho, mas deixou a desejar logo pelo erro que cometi e depois pelo erro do André, que mexeu o carro no último segundo e batemos. Resta-me dar os parabéns ao pessoal da frente, que mostrou grande andamento! Espero não ter atrapalhado nas dobragens, houve alturas em que tive muito trânsito, mas como também ia em luta, já só cedia a passagem quando o outro piloto estava a 3/4 décimos de mim, que era para não perder muito tempo.

Vemo-nos no Mónaco. :biggrin:

Offline David Santos

• Diretor de Prova | Staff
  • Membro
  • Liked: 166
  • Hello!!
    • View Profile
  • Simulation Hardware: PC:Uma batata / Volante:microsoft sidewinder
« Reply #18 on: January 14, 2020, 11: 04 »
Boas

Esta corrida apesar do resultado foi uma das piores corridas que me lembro de fazer.

Gosto da pista mas passado uns minutos começa-me a trocar os olhos todos xD é muito coisa a passar à volta e não me consigo concentrar bem para ser consistente.

Qualifiquei de hards em 3º e no arranque já sabia que ia ser mais lento mas não me consegui adaptar ao medios com tanque cheio então preferi deixar para o fim do stint correr com os médios,até aqui tudo bem.O problema foi que sai de pista não sei quantas vezes por distração e para além disso feito burro ainda levei com outro dt por uso indevido do drs quando fui à box.Alterei mais uma vez as minhas teclas mas meti o drs para o sitio onde ligo o pit limiter no rfactor,ora tendo feito uma endurance no sábado no rfactor quando fui parar nas boxes aqui carreguei no botão do pit limiter e pumba,penalização por uso do drs a travar  :biggrin: só a mim mesmo.

Felizmente já levava uma vantagem boa para trás que deu para cumprir e voltar à pista na segunda posição.

Depois disto ainda tive alguns problemas a dobrar carros,mas pronto,aqui não há grande coisa a fazer a não ser refilar um bocado no ts da equipa e seguir em frente.

Segundo lugar numa corrida menos boa,numa pista citadina (apesar de gostar de dar umas voltas,não gosto muito de correr nelas) é um bom começo para o campeonato.Agora é a aguentar o monaco e depois sim o campeonato vai para pistas convencionais em que eu acho que consigo melhorar a minha condução e consistência.

Foi pena o meu companheiro de equipa que vinha em 3º ter apanhado um carro atravessado em pista e não se ter conseguido desviar acabando por perder muitas posições,mas ainda há muito campeonato pela frente e muito tempo para recuperar os pontos perdidos.

Parabéns ao Pedro pela vitória e ao Almeida pela recuperação até ao terceiro lugar.

Até à proxima  :drinks:

Online Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 674
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #19 on: January 14, 2020, 11: 29 »
Bah! Que degredo! A falta de tempo na preparação do carro na "pré-temporada" está-se a reflectir de forma dramática em corrida!  :shok: Estou completamente às aranhas...

QUALY:
Com tempos de treino que davam para estar alí a cheirar o Top 10, a minha melhor volta foi quase 1 segundo mais lenta do que aquilo que já havia conseguido fazer, o que claro que é frustrante. Conseguir aquele momento certo para entrar em pista numa qualy com 30 marmelos é vital, mas fazer bem as voltas também ajuda!

RACE:
O que melhor descreve a minha corrida é: depois de ter chegado a 9º, terminei em 19º sem ser ultrapassado em pista por um piloto mais rápido que eu em luta directa. Ou seja, ou faço um pião, ou falho uma travagem, ou uma outra parvoíce qualquer, uma e outra e outra e mais outra vez. A corrida valeu por algumas perseguições (não culminadas) que tive em determinadas alturas da prova. Melbourne é um circuito onde ultrapassar é muito complicado, mas que dá bastante gôzo correr.

E se ontem acham que foi uma carnificina, preparem as pipocas porque para a semana o Jason, o Freddie Krugger, o Michael Myers e o Pennywise vão sair às ruas de Monte Carlo.
I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline João Abrantes

• Novato
  • *
  • Liked: 10
  • MRM - Moonlight Racers Motorsport
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech Momo | Triple Screen
« Reply #20 on: January 14, 2020, 11: 30 »
Bom dia Malta,

A corrida podia ter corrido muito bem para mim mas infelizmente acabou muito fraca...
Até a 15ª volta andei entre a 8ª e 12ª posição, momento em que fui a box.
Saindo da box em 18ª posição e recuperando para a 15ª, momento em que tive um despiste na volta 21 na curva 6 e infelizmente o Tiago Lapa que apesar de assistir ao despiste com alguma distância não conseguir mudar a rota embatendo em mim a cerca de 120km/h. Dessa forma trouxe o carro para a box com danos pesados nas Asas e eixo do carro.
Saí da prolongada Box em antepenúltimo lugar e fiz a corrida com bandeiras azuis.

Tentei ao máximo respeitar as bandeiras azuis em zonas seguras. Com alguns pilotos que iam perdendo tempo ou saindo da pista eu no meu ritmo ia ultrapassando e sempre a ver as bandeiras mas com atenção para não atrasar quem vinha atrás.
Tenho pena pelo leve embate no final da corrida ao André Vitória, lembro que ele ia cometendo alguns erros e em certo momento saíu da pista. Dessa forma entrou em pista muito próximo a mim acabando eu por ultrapassar novamente. Hoje teria travado o carro para ele entrar em pista sem pressões mas em corrida as vezes não pensamos de melhor forma mas acho que acontece a todos. Lembro a minha saída de pista na 21º volta que me destruiu o carro apos embate de outro piloto.
Se fosse hoje tinha desistido da corrida na 21ª volta e evitava o stress das bandeiras azuis e inconscientemente o uso do DRS perto do final da corrida (penalty).

Offline Tiago Lapa

• Experiente
  • Liked: 79
    • View Profile
« Reply #21 on: January 14, 2020, 11: 38 »
A minha visão. Eu ia a olhar para a minha curva e quando vi o fumo não percebi por onde devia escapar. Cumps

https://drive.google.com/file/d/1XYdgktwvR_lP4jaIhcEkI0_7KNCmHg9T/view

Offline João Abrantes

• Novato
  • *
    • View Profile
« Reply #22 on: January 14, 2020, 11: 52 »
A minha visão. Eu ia a olhar para a minha curva e quando vi o fumo não percebi por onde devia escapar. Cumps

https://drive.google.com/file/d/1XYdgktwvR_lP4jaIhcEkI0_7KNCmHg9T/view

Tiago eu jogo com a Qualidade Gráfica no máximo mas nunca vi tanto fumo como tu tens! deves estar a usar algum shader que aumenta e muito a densidade da nuvem.
Por acaso meti a camera onboard da tua posição em que no meu computador a visão é totalmente diferente e da para ver perfeitamente onde estava o meu carro e o momento onde perdi o controlo e dessa forma já contares com o despiste. O FOV que usas no replay faz com que parece que foi tudo extremamente rápido.
Foi pena não teres levantado pelo menos o pé do pedal no momento em que viste o inicio do despiste... já não falo do sitio onde fiquei parado.
O teu carro levantou voo eu sei  :(

Offline Tiago Lapa

• Experiente
  • Liked: 79
    • View Profile
« Reply #23 on: January 14, 2020, 11: 57 »
Sim, uso os shaders com o content manager e saiu uma fumarada que não consegui perceber em que direção se movimentava o teu carro. Se calhar devia ter travado a fundo, mas ali é para acelerar e não podia perder o 3º lugar. Foi pior assim, paciência e as minhas desculpas pelo incidente. Cumps

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2261
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #24 on: January 14, 2020, 12: 12 »
É por isso que é importante conduzir com halo! :biggrin: Que grande estouro. :shok: Acabaste de pernas para o ar. O AC aí não perdoa, arruma logo o carro para pit lane.

Offline João Abrantes

• Novato
  • *
    • View Profile
« Reply #25 on: January 14, 2020, 12: 25 »
Sim, uso os shaders com o content manager e saiu uma fumarada que não consegui perceber em que direção se movimentava o teu carro. Se calhar devia ter travado a fundo, mas ali é para acelerar e não podia perder o 3º lugar. Foi pior assim, paciência e as minhas desculpas pelo incidente. Cumps

Essa fumarada só atrapalha! eu por acaso tenho isso desactivado devido a este tipo de problemas :biggrin:
Depois vou meter a visao onboard sem esse shader para veres a diferença!
Gostava de ter conseguido evitar o despiste... em treino nunca tinha ficado pendurado naquela Kerb...

Offline Daniel Inácio

• Membro
  • **
  • Liked: 80
  • "If in doubt, flat out!"
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G29
« Reply #26 on: January 14, 2020, 13: 45 »
Arranque de campeonato azarado para mim (o costume). :superstition:

Qualificação foi boa, 11º lugar. Na corrida fiz um arranque cauteloso, não quis arriscar pois a corrida era longa. Tinha perdido 2 ou 3 posições quando se dá um incidente nas curvas 6 e 7 e apanhei com o carro desgovernado do Nuno Ricardo que me mandou contra o muro. :suicide2: Suspensão e asas mal tratadas, tive que parar logo na primeira volta. A concentração acabou por ficar na box e quando mais tarde me cheguei ao Fernando Reis em luta por posição acabei por perder a traseira na esquerda rápida e fui ao muro. :fool: Mais uma vez na box e já sem grande motivação acabei por sair atrás do parceiro de equipa Mário Peixoto. Uma corrida que parecia condenada acabou por ainda ter muita diversão, boa luta com trocas de posição que se está a tornar um clássico pelos campeonatos aqui da PTSims! :friends: No final, 18º lugar que passou a 17º na secretaria, não me posso queixar que podia ter sido pior! :good:

Vamos lá para o Mónaco! :drinks:

Offline Ricardo Marcelino

• Diretor Informático | Staff
  • Membro
  • Liked: 114
    • View Profile
    • iwannaberacer
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT + Fanatec CSL Elite LC + Sim Rig Portugal
« Reply #27 on: January 14, 2020, 14: 38 »
Bom dia Malta,

A corrida podia ter corrido muito bem para mim mas infelizmente acabou muito fraca...
Saindo da box em 18ª posição e recuperando para a 15ª, momento em que tive um despiste na volta 21 na curva 6 e infelizmente o Tiago Lapa que apesar de assistir ao despiste com alguma distância não conseguir mudar a rota embatendo em mim a cerca de 120km/h. Dessa forma trouxe o carro para a box com danos pesados nas Asas e eixo do carro.
Saí da prolongada Box em antepenúltimo lugar e fiz a corrida com bandeiras azuis.

Tentei ao máximo respeitar as bandeiras azuis em zonas seguras. Com alguns pilotos que iam perdendo tempo ou saindo da pista eu no meu ritmo ia ultrapassando e sempre a ver as bandeiras mas com atenção para não atrasar quem vinha atrás.
Tenho pena pelo leve embate no final da corrida ao André Vitória, lembro que ele ia cometendo alguns erros e em certo momento saíu da pista. Dessa forma entrou em pista muito próximo a mim acabando eu por ultrapassar novamente. Hoje teria travado o carro para ele entrar em pista sem pressões mas em corrida as vezes não pensamos de melhor forma mas acho que acontece a todos. Lembro a minha saída de pista na 21º volta que me destruiu o carro apos embate de outro piloto.
Se fosse hoje tinha desistido da corrida na 21ª volta e evitava o stress das bandeiras azuis e inconscientemente o uso do DRS perto do final da corrida (penalty).

Só uma nota João, não te apercebeste que na volta 19 levaste com um drive-through e que à volta 22/23 já estavas desqualificado de acordo com as regras?

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1296
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #28 on: January 14, 2020, 15: 10 »
Aqui vai o meu report breve

Consegui qualificar muito bem com uma volta que me saiu lindamente perto do limite, mas tinha ali o Pedro e o David (com estratégia alternativa) logo atrás. Depois de uma 1ª volta em que me custou entrar no ritmo, já me estava a sentir confortável no carro até que fiz porcaria... na saída da curva 12 lá fui eu ao corretor da morte, perdi o controlo do carro e fui ao muro. Com isto fui projetado para o meio da pista - lá fiquei imobilizado para ver se ninguém me batia, mas o André apercebeu-se tarde de mais e partiu-me o carro todo. Depois disso, foi esperar que o pelotão passasse. A vontade já não era muita, mas lá fui à boxe arranjar o carro e meter duros para continuar a corrida.

A partir daqui foi recuperar lugares, sendo que houve muita gente a facilitar a passagem (pessoal, não me deixem passar assim, não precisam de lutar duro, mas encostar de lado na reta não é grande coisa). À volta 23 voltei a parar para meter médios de modo a ir até ao fim e já estava na 7ª posição nessa altura. Depois disso foi aproveitar os erros dos outros e ir subindo lugares, tendo acabado no pódio, mesmo com uma saída na última volta quando ia a tentar atacar a melhor volta. Acabou por ser um resultado muito positivo após os problemas iniciais, mas penso que isto só aconteceu pelos azares dos outros e pelo facto de esta pista ser difícil e o pessoal do meio do pelotão não conseguir puxar tanto. Parabéns ao Pedro por uma boa vitória e a todos os que terminaram!

Acabo deixando uma nota sobre bandeiras azuis: SEJAM PREVISÍVEIS! Não têm de se encostar logo no lado de fora de uma curva, abrandar mesmo antes de uma curva na trajetória ou logo a seguir a uma. Têm retas grandes, levantem um pouco o pé. Perdem vocês menos tempo e perdemos nós menos tempo, é porque se há gente que ficou muito pressionada e a fazer manobras bruscas aqui nem quero imaginar como será para a semana...

Offline João Abrantes

• Novato
  • *
    • View Profile
« Reply #29 on: January 14, 2020, 15: 13 »
Bom dia Malta,

Só uma nota João, não te apercebeste que na volta 19 levaste com um drive-through e que à volta 22/23 já estavas desqualificado de acordo com as regras?

Não me apercebi de nada, qual foi a situação para levar drive-through?
Estive a ver no meu live mas não me apercebo de nenhuma indicação.

Nota: Foi o DRS...!
« Last Edit: January 14, 2020, 15: 33 by João Abrantes »