Author Topic: Regras Gerais: Campeonatos de Sim-Racing  (Read 464 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1292
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
Regras Gerais: Campeonatos de Sim-Racing
« on: January 03, 2020, 17: 33 »

O documento Regras Gerais dos Campeonatos de Sim-Racing da PTSims contém as regras basilares aplicadas em todos os Campeonatos e Eventos da PTSims. Encontra-se dividido em 8 grandes pontos (A-H), que por sua vez estão subdivididas em sub-pontos mais pequenos para agrupar a informação e facilitar a leitura. Existem também dois glossários para explicar o significado de certos conceitos essenciais e ainda imagens exemplificavas de certas situações quando necessário. Um índice está disponível na primeira página. As regras foram inspiradas nas corridas reais de automobilismo, contudo foram feitas as devidas alterações para que as regras sejam adequadas ao mundo do Sim-Racing e às suas particularidades.

A leitura das regras é obrigatória para todos os pilotos que se inscrevem nos Campeonatos e Eventos da PTSims e os Chefes de Equipa têm o dever de informar também os seus pilotos das mesmas. Não ler as regras não serve de desculpa para não as cumprir e estas aplicam-se a todos os pilotos, sem exceção, visto serem fundamentais para que as provas decorram com a maior normalidade possível. Na PTSims valem as regras da PTSims e nenhumas outras.

As regras foram atualizadas no início de 2020 e entram em vigor neste momento (principais mudanças face à versão anterior mais abaixo). Sempre que necessário, serão feitas alterações e as mesmas indicadas neste tópico. No caso de terem alguma sugestão, dúvida ou caso encontrem algum erro, postem neste tópico.

Boas leituras! ;)

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES

A. Disposições Gerais

7. Não é permitido a qualquer piloto entrar na sala de TeamSpeak de outro piloto ou de outra equipa quando esse piloto ou equipa ainda se encontre em prova. [ALÍNEA NOVA]

18. Se um membro banido da PTSims participar num Campeonato / Evento em que a PTSims seja entidade coorganizadora, a PTSims irá informar os restantes coorganizadores da situação, contudo não impedirá que o membro banido participe. [ALÍNEA NOVA]

32. Em caso de adiamento da prova, tal como previsto nas alíneas anteriores, a nova data será sempre decidida pelo Staff e oportunamente comunicada a todos os pilotos inscritos. Em situações excecionais, a prova pode ser realizada ainda no mesmo dia se o horário for propício a tal. [ALÍNEA REESCRITA PARA QUE O STAFF POSSA FAZER A PROVA NO PRÓPRIO DIA]

35. A PTSims reserva-se ao direito de não aceitar inscrições de novos pilotos, novas duplas de pilotos ou alterações a duplas de pilotos já existentes após se ter realizado a primeira prova de um dado Campeonato. [ALÍNEA NOVA]

B. Pontuações e Classificações

16. [...] a PTSims reserva-se ao direito de alterar os resultados obtidos através do log do servidor caso estes sejam erróneos e não correspondam à verdade dos resultados. [ALÍNEA NOVA]

C. Substituição de Pilotos

2. A substituição ocasional de um piloto por outro em determinada prova é permitida desde que indicada no tópico da mesma até trinta (30) minutos antes do início dos Treinos Livres. Qualquer substituição indicada após este período não será considerada. [ALTERAÇÃO AO TEMPO LIMITE PARA INDICAR PILOTOS SUBSTITUTOS]

5. As substituições permanentes só são permitidas após o final da primeira prova. [ALÍNEA NOVA]

D. Regras de Pilotagem: Comportamentos Proibidos/Anti-Desportivos

6. É proibido utilizar traçados alternativos da pista para ganhar vantagem (tempo e/ou posições), sobretudo nas sessões de Qualificação e de Corrida. Por exemplo, atravessar uma chicane a direito ou utilizar um traçado mais curto. [ALÍNEA NOVA]

D. Regras de Pilotagem: Linhas Delimitadoras, Via das Boxes e Bandeiras

As regras sobre os limites da pista e entrada/saída das boxes foram clarificadas, com novas imagens para não haver dúvidas. O DP pode agora também indicar novos limites (já podia, mas não estava redigido).

13. É obrigatório ter sempre duas rodas em contacto com a pista.

14. Os limites da pista são definidos pelas linhas delimitadoras, que se consideram parte integrante da mesma (ver Figura 1 e Figura 2).

15. Não é permitido o uso de corretores, escapatórias, relva, areia ou outra superfície que se encontre para lá dos limites da pista para desta forma ganhar vantagem competitiva (tempo e/ou posições).

16. O Diretor de Prova tem o poder de indicar, a título excecional, outros limites de pista que não os mencionados nas alíneas D3/14 e D3/15. Essa indicação será dada nas “Notas do Diretor de Prova” no tópico da prova em questão e durante o briefing no TeamSpeak.

D. Regras de Pilotagem: Ultrapassagem e Defesa de Posição

31. Sempre que dois carros circulem lado a lado, seja em reta ou em curva, ambos devem deixar espaço lateral suficiente um ao outro para que ambos se mantenham com as quatro rodas em pista (ver Figura 6). [REESCRITA, NOVAS IMAGENS EXPLICATIVAS]

F. Regras Específicas: Corrida

Introduzimos duas alíneas para prevenir problemas de performance aos pilotos que ainda estejam a correr e para prevenir freezes. Ou seja, acabou-se o "wreckfest" que costumava haver no final das provas. Isso ficará reservado para as Fun Races apenas.

Removemos tudo o que diz respeito à volta de formação / procedimentos de largada. Visto cada simulador ter o seu próprio sistema, cada campeonato / evento terá uma parte das regras só para isto, de forma a não deixar dúvidas. Não fazia muito sentido estar nas regras gerais.

5. Após receber a bandeira de xadrez, o piloto deve recolher o carro à respetiva garagem manualmente (cooldown lap) ou imobilizar o carro de forma segura e voltar à sua garagem recorrendo à tecla “ESC”. [ALÍNEA NOVA]

6. Colisões intencionais com outros carros ou com a pista são proibidas após a o final da sessão de corrida, podendo tais comportamentos ser alvo de penalização. [ALÍNEA NOVA]

G. Protestos

3. Os protestos devem ser apresentados num período máximo de quarenta e oito (48) horas após o início dos Treinos Livres. Qualquer protesto apresentado após este período será ignorado (exemplo: se os Treinos Livres começaram às 21 horas do dia 1, os protestos podem ser apresentados até às 21 horas do dia 3). [REESCRITA]

4. Os protestos são apresentados única e exclusivamente via email para o endereço cai@ptsims.net. [ALÍNEA NOVA]

7. O piloto que protesta tem de estar diretamente envolvido na situação reportada, não podendo reportar situações onde não se encontre diretamente envolvido. [ALÍNEA NOVA]

8. Para efeitos de protesto e respetiva análise, será sempre utilizado o replay colocado no tópico da prova, pelo que os pilotos têm de utilizar este ficheiro aquando dos protestos. [ALÍNEA NOVA]

H. Sanções

Foi adicionada a sanção do tipo 4, que estava em falta no documento. Sempre existiu, mas não estava redigida, por lapso. A tabela das sanções, por ser muito longa, foi re-organizada em secções e alguns textos foram afinados, mas na sua essência, não foi alterada.

Anexo 1: Bandeiras e Significado

Adição de imagens das bandeiras para melhor exemplificar e alguma reescrita (útil sobretudo para os pilotos novos).

Offline Nelson Lira

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 308
    • View Profile
Re: Regras Gerais: Campeonatos de Sim-Racing
« Reply #1 on: January 03, 2020, 19: 49 »
Na minha opinião, o ponto D15 podia ser eliminado, uma vez que "colide" com os pontos D13 e D14 e com a Figura 1 do ponto D16. Nessa figura, o piloto está claramente a utilizar o corretor, indo mesmo além dele, podendo ter ganho tempo com isso, ou até fazer uma ultrapassagem assim, e não está a transgredir as regras. Desde que o piloto não tenha as quatro rodas além (do "lado de fora") das linhas delimitadoras, está a cumprir o regulamento (salvo indicação nas Notas do Diretor de Prova), logo o ponto D15 é inútil (em função do que está escrito no ponto D13). E o ponto D17 também já "previne" o que está escrito no ponto D15.

Ou interpretei mal o ponto D15?

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
« Reply #2 on: January 03, 2020, 20: 03 »
Na minha opinião, o ponto D15 podia ser eliminado, uma vez que "colide" com os pontos D13 e D14 e com a Figura 1 do ponto D16. Nessa figura, o piloto está claramente a utilizar o corretor, indo mesmo além dele, podendo ter ganho tempo com isso, ou até fazer uma ultrapassagem assim, e não está a transgredir as regras. Desde que o piloto não tenha as quatro rodas além (do "lado de fora") das linhas delimitadoras, está a cumprir o regulamento (salvo indicação nas Notas do Diretor de Prova), logo o ponto D15 é inútil (em função do que está escrito no ponto D13). E o ponto D17 também já "previne" o que está escrito no ponto D15.

Ou interpretei mal o ponto D15?

Estás a interpretar mal Nelson. Primeiro, a imagem não tem a ver com a D16, está lá para auxiliar dando uma representação visual.

Na D14 diz assim
Os limites da pista são definidos pelas linhas delimitadoras, que se consideram parte integrante da mesma (ver Figura 1 e Figura 2).
, ou seja, o carro, na figura está dentro dos limites da pista, pois está em contacto com a linha branca. É a situação extrema que pretendemos colocar nas regras.

A alínea D15 é extremamente direta e não tenho maneira de a explicar melhor do que lá está escrita.

Offline Nelson Lira

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 308
    • View Profile
« Reply #3 on: January 03, 2020, 22: 07 »
Eu percebi a D14, sei muito bem o que são os limites de pista e percebi a imagem, percebi que está a cumprir as regras. Aliás, eu escrevi claramente "não está a transgredir as regras". Está tudo bem com a imagem. Mas continuo a dizer que, na minha opinião, a imagem 1, os pontos D13 e D14 "colidem" com o ponto o D15. É o ponto D15 que está a mais.  A imagem mostra que se pode utilizar corretores ou outras superfícies para lá dos limites da pista sem violar o regulamento. Desde que duas das rodas estejam dentro dos limites, que é o que se vê na figura. Totalmente legal. Precisamente por isso é que D15 é inútil. Pelo que está escrito nos pontos D13 e D14, e pelo que está ilustrado na Figura 1.

Vocês têm o ponto D15 a dizer:

Não é permitido o uso de corretores, escapatórias, relva, areia ou outra superfície que se encontre para lá dos limites da pista para desta forma ganhar vantagem competitiva (tempo e/ou posições).

E depois, na Figura 1, a superfície do corretor não está para lá dos limites da pista? E está a ser utilizado de forma legal, e o piloto pode ter ganho tempo com aquela trajetória e utilizou o corretor. Mas está dentro dos limites, é legal, sem dúvida. Eu percebi a figura completamente. Daí eu achar que o ponto D15 não faz sentido.
Reunindo D13, D14 e D15, é obrigatório ter sempre duas rodas em contacto com pista (D13) e os limites da pista são definidos pelas linhas delimitadoras (que são parte integrante da mesma) (D14). Então é possível o uso de corretores, escapatórias, relva, areia ou outra superfície que se encontre para lá dos limites da pista para desta forma ganhar vantagem competitiva (tempo e/ou posições) (contra D15), sem estar a violar o ponto D13 e o ponto D14, isto é, desde que duas rodas estejam dentro ou sobre as linhas delimitadoras.  Para "controlar" o uso abusivo das zonas descritas em D15, já existem os pontos D13 e D14.

Mas, olha, esquece. Deixa lá. É só a minha opinião.

Estas mudanças no regulamento são positivas.  :ok:
« Last Edit: January 03, 2020, 22: 50 by Nelson Lira »

Offline Nuno Leite Castro

• Novato
  • *
  • Liked: 34
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: T300 - V3 Pedals Fanatec
« Reply #4 on: January 04, 2020, 01: 26 »
O limite da pista coincide sempre com o facto de termos sempre 2 rodas antes desse limite, na pista, ou seja, se ao irmos à D15, já infringimos a regra das 2 rodas sempre.

Mas aqui entramos numa zona cinzenta. De dupla interpretação: a D15 proibe-me de, mesmo que mantenha as 2 rodas sempre em pista, usar o corretor ou relva para ganho?

Dou o exemplo da esquerda a subir depois do S a descer em Road Atlanta, a parte de fora dos limites era em asfalto. Ao usar esse asfalto, mesmo mantendo 2 rodas em pista éramos mais rápidos. A D15 proíbe essa manobra? Se proíbe, a regra de 2 rodas sempre em pista anula-a. Caso contrário, todas as pistas serão como o "Mónaco".

E a T1 de Hockeinheim vai dar muito que falar e a entrada para o estádio tb. Vocês não conseguem com o BOB builder colocar lá umas bananas mais altas ou algo que force a perder tempo? Só uma sugestão.
"Now we can fight!"

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
« Reply #5 on: January 04, 2020, 01: 59 »
Vimos e revimos as regras. Não vejo qualquer contradição, sinceramente não vejo e não consigo perceber o que vocês querem dizer, se dizemos que não podem usar qualquer coisa para lá do limite da pista aonde é que dá para perceber que agora se pode utilizar tudo?

Quanto à questão do Nuno, isto não é para aqui chamado, vai ser esclarecido nas notas do diretor de prova como está nas regras.

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
« Reply #6 on: January 04, 2020, 12: 12 »
Mas fico satisfeito que tenham achado as outras mudanças positivas ;)

Offline Tiago fm Monteiro

• Membro
  • **
  • Liked: 137
    • View Profile
  • Simulation Hardware: TC SimRacing Rig | Thrustmaster T300 | Fanatec CSR Elite
« Reply #7 on: January 04, 2020, 17: 43 »
15. Não é permitido o uso de corretores, escapatórias, relva, areia ou outra superfície que se encontre para lá dos limites da pista para desta forma ganhar vantagem competitiva (tempo e/ou posições).

O que entendo daqui é exatamente o que o Nelson e o Nuno falaram... Se não é permitido o uso dessas zonas, entendo que então temos que andar sempre com as 4 rodas em pista, contradizendo a D13/14...

O que entendi que a organização quis dizer foi que só é permitido o uso de corretores, escapatórias, relva, areia ou outra superfície que se encontre para lá dos limites da pista para desta forma ganhar vantagem competitiva (tempo e/ou posições) desde que se mantenham duas rodas em pista.

Desculpa mas não estou a perceber a tua duvida José.

Quanto ao resto das regras, a única coisa que continuo sem concordar é a regra do lado a lado ser analisada quando o eixo frontal/traseiro estão ao lado no momento da travagem... Acho que deveria ser analisado no momento do turn in, não na travagem em si...

Deixo desde ja os meus parabéns pela vontade de melhorar as coisas.

Abraço
" width="150" class="bbc_img resized

"Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas." - Ayrton Senna

Offline Rui Santos

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • Liked: 116
  • ORIGIN Racing
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T300 + Fanatec V3
« Reply #8 on: January 04, 2020, 18: 11 »

O que entendo daqui é exatamente o que o Nelson e o Nuno falaram... Se não é permitido o uso dessas zonas, entendo que então temos que andar sempre com as 4 rodas em pista, contradizendo a D13/14...

O que entendi que a organização quis dizer foi que só é permitido o uso de corretores, escapatórias, relva, areia ou outra superfície que se encontre para lá dos limites da pista para desta forma ganhar vantagem competitiva (tempo e/ou posições) desde que se mantenham duas rodas em pista.

Desculpa mas não estou a perceber a tua duvida José.

Quanto ao resto das regras, a única coisa que continuo sem concordar é a regra do lado a lado ser analisada quando o eixo frontal/traseiro estão ao lado no momento da travagem... Acho que deveria ser analisado no momento do turn in, não na travagem em si...

Deixo desde ja os meus parabéns pela vontade de melhorar as coisas.

Abraço

Concordo com tudo o que disse o Tiago, mas queria mais esclarecimentos sobre a regra da travagem...

Se o piloto que vai à minha frente (ainda não tenho a roda da frente lado a lado com a roda de trás) travar 50m antes e eu consiga ultrapassar e fazer a curva sem sair fora da trajectória interior, a mesma é considerada inválida? Isto foi o que aconteceu com o Tiago na primeira prova do GTS e foi um "ai Jesus" porque ele tinha feito isto e aquilo! Conclusão: "Manobra de mestre", tudo legal!

Eu sei bem como ultrapassar, de forma limpa, sei quando tenho a oportunidade de ultrapassar um piloto sem fazer um dive bomb ou algo que o prejudique, simplesmente porque há zonas na pista em que somos mais fortes que o adversário, mas nem sempre é possível estar lado a lado conforme dizem as regras no momento da travagem, porque um determinado piloto pode ser melhor a travar (por diversos motivos: mais skill, pneus mais novos, etçª) sem que isso implique ser sujo ou fazer algo ilegal e é isto que traz emoção às corridas, senão é um carrossel!

Acho que tem que haver aqui um "meio-termo" pois uma tentativa de ultrapassagem, sem estar lado a lado no momento da travagem resultar num divebomb, aí sim, já nem é preciso dizer mais nada, mas se for tudo legal, não vejo qual o problema...

De resto acho que estão no bom caminho, gosto particularmente de correr aqui por existirem regras bem apertadas, bom trabalho!
« Last Edit: January 04, 2020, 18: 14 by Rui Santos »
"Pure driving, pure racing, that's what makes me happy" Ayrton Senna

Offline Rui Santos

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • ORIGIN Racing
    • View Profile
« Reply #9 on: January 04, 2020, 18: 25 »
- Nesta regra também gostava que fossem mais específicos e em que condições isto pode acontecer, uma vez que um piloto não pode reportar situações em que não esteja envolvido...

Regra G2 - "A Organização pode também apresentar protestos se assim o entender"

- Em relação ao CAI e à proibição de contestar algumas decisões (que por vezes são erradas, é humano)...

Acho que deveriam consultar sempre o piloto que é alvo de um protesto mais complexo, ou de difícil decisão, nem que seja para ele dizer "Sim, foi culpa minha", assim poupam trabalho e confusão quando saem as decisões! Porque por vezes há coisas que não são perceptíveis logo da primeira vez que se analisa um incidente!

Offline Tiago fm Monteiro

• Membro
  • **
  • Liked: 137
    • View Profile
  • Simulation Hardware: TC SimRacing Rig | Thrustmaster T300 | Fanatec CSR Elite
« Reply #10 on: January 04, 2020, 18: 33 »
Perguntei precisamente pelo que o Rui falou, e muito bem! É mesmo essa a minha dúvida na regra da travagem... Até porque em maior parte das comunidades, é na mesma a regra no momento do turn in, pois é precisamente aí que poderá haver toques, não na travagem... Aí cada um trava na sua linha, o problema é quando alguém começa a virar...
" width="150" class="bbc_img resized

"Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas." - Ayrton Senna

Offline Rui Santos

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • ORIGIN Racing
    • View Profile
« Reply #11 on: January 04, 2020, 18: 40 »
Perguntei precisamente pelo que o Rui falou, e muito bem! É mesmo essa a minha dúvida na regra da travagem... Até porque em maior parte das comunidades, é na mesma a regra no momento do turn in, pois é precisamente aí que poderá haver toques, não na travagem... Aí cada um trava na sua linha, o problema é quando alguém começa a virar...

E eu só toquei nesse assunto porque na altura te tinha dito logo que não tinhas feito nada de mal, mas tiveste que batalhar um bocado para se chegar a essa conclusão...

Offline Nuno Leite Castro

• Novato
  • *
  • Liked: 34
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: T300 - V3 Pedals Fanatec
« Reply #12 on: January 04, 2020, 18: 45 »
[...] se dizemos que não podem usar qualquer coisa para lá do limite da pista aonde é que dá para perceber que agora se pode utilizar tudo?

A dúvida está precisamente no que escreveste aí, José. Ali dizes que "não se pode usar qualquer coisa para lá do limite da pista", mas se eu posso colocar 2 rodas fora do limite da pista, então posso usar alguma coisa para lá dos limites da pista! Correto?

Então a D15 é anulada pela regra de 2 rodas sempre em pista e as outras 2 onde quiseres! Há conflito entre as regras.  :rtfm: ;)

pulp fiction timeline

Na imagem vejo a D13 a ser cumprida, mas não vejo a D15 a ser cumprida, pois o facto de nessa imagem em concreto, vejo um piloto a usar para além dos limites da pista, um proveito para melhor entrada em curva e com isso ganho de tempo.
« Last Edit: January 04, 2020, 18: 54 by Nuno Leite Castro »
"Now we can fight!"

Offline Rui Santos

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • ORIGIN Racing
    • View Profile
« Reply #13 on: January 04, 2020, 19: 01 »
Essa regra induz um pouco em erro, mas o que eles querem dizer é que é proibido usar a pista (correctores, areia, etçª) com a 4 rodas! Desde que mantenhas 2 rodas na pista claro que por vezes vais lá com as outras 2 e não fizeste nada ilegal...

Offline José Almeida

• Lenda
    • View Profile
« Reply #14 on: January 04, 2020, 19: 25 »
Peço desculpa pessoal. Já percebi o que vocês querem dizer e têm toda a razão. As regras são feitas em conjunto e revistas por mais que uma pessoa, mas parece que todos interpretamos mal. A alínea sempre lá esteve (embora agora esteja um pouco diferente), mas com a adição das outras alíneas tornou-se redundante e será apagada. Peço desculpa por não vos ter percebido e obrigado pelo aviso!

É muito mais díficil saber o momento do turn in do que o momento da travagem, com o momento da travagem temos uma referência exata. Se temos o momento do turn in basta quem vai ultrapassar deixar-se ir um pouco mais para dizer que "ah e tal, ganhei a curva", o que não é nada legítimo e é errado. Tem sido assim há anos e nunca tivemos grandes problemas e esta é uma das coisas que não devemos tocar. Para além disso, faz com que as corridas sejam muito mais limpas (disso não tenho quaisquer dúvidas) e está certa na grande (mas mesmo grande) maioria dos casos. Agradeço a sugestão na mesma Tiago, mas pronto, estas são as razões e não me quero alongar muito porque acho que isto é um tema que podemos estar aqui a fazer 100 posts sem avançar uma vírgula que seja.

"A Organização pode também apresentar protestos se assim o entender"
Isto é usado em situações limite, onde, por exemplo, vemos um piloto continuamente a ignorar bandeiras azuis (continuamente = durante muitas voltas). Incidentes que o diretor de prova vê, como por exemplo, uma colisão entre pilotos não são protestadas pela organização. É mesmo para situações limite e raramente é usada.

- Em relação ao CAI e à proibição de contestar algumas decisões (que por vezes são erradas, é humano)...

Acho que deveriam consultar sempre o piloto que é alvo de um protesto mais complexo, ou de difícil decisão, nem que seja para ele dizer "Sim, foi culpa minha", assim poupam trabalho e confusão quando saem as decisões! Porque por vezes há coisas que não são perceptíveis logo da primeira vez que se analisa um incidente!
O CAI já errou e já admitiu falhas, mas contestar nunca vai ser permitido. As provas são semanais, o CAI sai 1 ou 2 dias antes que é quando é possível, colocar contestações em cima só vai desgastar mais o staff. Fazemos isto porque gostamos, ninguém nos paga e nem tiramos vantagens monetárias da PTSims. Se isto fosse um trabalho full-time da nossa parte só vazia sentido isso, mas não é, logo não o podemos fazer pelo que já disse. Isso de dizer que "Sim, foi culpa minha" não nos serve de grande coisa, o que interessa é apenas a nossa análise.
Obrigado pelas sugestões Rui