Linked Events

• Formula Series 2020: Prova Teste @Nürburgring: January 06, 2020

Author Topic: Formula Series 2020: Prova Teste @Nürburgring  (Read 849 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline João Frade

• Team Manager
  • Novato
  • *
  • Liked: 6
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G25
Re: Formula Series 2020: Prova Teste @Nürburgring
« Reply #15 on: January 08, 2020, 14: 01 »
Olá.

A minha primeira experiencia em formulas, e cada vez gosto mais disto!!

Estava com tanta vontade que a corrida começasse que arranquei antes de tempo, resultado...... DT na primeira volta!
Resumindo, foi uma corrida de teste muito produtiva, que deu para perceber DRS, mudanças de pneus e que tenho de evoluir mentalmente para nao perder o foco com o cansaço, que me levou a algumas saidas de pista.

Diverti-me à grande, e é isso que procuro sempre que me sento no cockpit.

Obrigado  ;)

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 705
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #16 on: January 08, 2020, 15: 24 »
Boas

Sem entrar em guerras de sims e falando somente do mod na minha opinião este carro está uns níveis a cima do usado o ano passado,adoro o bicho apesar de ainda não o dominar muito bem.

(...)

Parece me um bom carro para fazer umas boas lutas,agora vai ser a sério.

(...)

Só uma coisa que já se passou no ano passado no fs2019,o pessoal que tá a ser dobrado não deve mudar de direção ou travar de repente,tentem dar a perceber o que vão fazer e só depois abrandar porque às vezes é muito complicado para quem vai a dobrar perceber o que vão fazer porque toda a gente faz de maneira diferente.

(...)
As "guerras de sims" vêem desde os tempos do RF1 e do GTR2, em que cada um dava o seu bitaite, e teve o seu áuge com o Project CARS. TXIIII, menino, isso é que foi o pináculo do "Fanboyismo" entre os que não viam outra coisa à frente que não o PCARS e os que diziam que era "a pior bosta que alguma vês pisou a face da Terra". Poucos foram os que se mantiveram no meio, sendo essa provavelmente a discussão mais polarizada que tenho memória.  ;)

Como o David, não estou a querer criar qualquer guerra e nem sequer qualquer sensação de mal estar, e até admito que entrei um bocado "a pés juntos" quando disse, cito, "Há gostos para tudo".

Acho que a maioria do pessoal sabe que eu tenho tido preferência por correr em rF2, mas isso não quer dizer que não goste do AC. A minha opinião é que na generalidade o rF2 é melhor, mas isso não quer dizer que o AC, especificamente, e até outros sims não prestam e só o rF2 é bom. Aliás, por exemplo, acho que o rF2 tem sérias dificuldades em simular carros de tracção à frente, algo que o AC faz muito melhor.

Aquilo que afirmei não se refere ao mod, mas sim especificamente à plataforma. Desde o FS 2018, o último campeonato de fórmulas que eu havia disputado no AC, corri em dois campeonatos de F1, um de Formula V8 e ainda o FS2019, tudo em rF2. A sensação ao voltar ao AC num fórmula é de estranheza. O facto de não conseguir identificar visualmente o composto causa-me confusão, o pit limiter automático é, desculpem-me a expressão, um "dumb down" na simulação e um dado importante em falta para corridas com paragem obrigatória na box, e continuo a achar o sistema de danos demasiado permissivo no que diz respeito especificamente aos fórmulas. Relativamente ao DRS, ainda tenho de confirmar isso, mas parece-me que não activa quando estamos a menos de 1seg de um carro retardatário ou que nos tenha dobrado. Se não o faz, não está correcto, porque deve activar quando estamos a 1 seg do carro que segue à nossa frente e não a 1 seg do carro que está na posição antes da nossa.

Isso compromete todo o campeonato? Claro que não, nada disso!!! Faz da escolha do Assetto Corsa uma má decisão?! Não. Podia ser pior que o AC, podia ser fórmulas no Race 07.  :suicide2: :suicide2: :suicide2: :suicide2: Não pretendo ser inconveniente! Era o que faltava!! O carro parece-me bem (apesar de não acreditar muito que o F3 real tenha apenas 3 posições de mola traseira, mas isso são "pinchavelhos" para discussão com fan boys, é preciso é que ande e sintamos bem o carro) e concordo quando o David diz que vai dar boas lutas. Há é que ter consciência do espaço e do que o carro vale em termos de aderência e aerodinâmica.

E principalmente, há que ter muito cuidado nas dobragens! É um drama que se continua a verificar e não tido melhorias nos últimos campeonatos. Na curva seguinte, se for um gancho abram a trajectória e deixem-nos passar por dentro. Se for uma zona rápida, sigam sempre pé a fundo e na travagem facilitem a ultrapassagem. Se não estiverem em luta com ninguém, numa recta encostem para fora da linha de corrida e abrandem ligeiramente. É simples e não é preciso ninguém atirar-se para fora da pista. Não é só quem vai ser dobrado que tem de facilitar, é preciso que quem vai mais rápido ultrapasse em segurança.

Pronto, agora que acho que já esclareci o meu ponto de vista e evitei de todas as formas levar porrada do David, que venha a coisa mesmo a sério, porque já treinarei a sério!

Já vos tinha dito que detesto Nurburgring? É que isso também não ajudou nada...
I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2335
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #17 on: January 08, 2020, 15: 43 »
Gostei do teu post, Nuno. :smile: Uma opinião refletida e bem dada, sem entrar em extremismos. Devia ser sempre assim para todos nós. ;)

Lembro-me bem da "guerra" pCARS vs outros, foi um bocado um inferno. :biggrin: Eu próprio "participei" essa guerra. Não achei o pCARS a pior coisa do mundo mas também não achei que fosse o santo graal da simulação. Infelizmente para nós não trouxe tudo aquilo que se prometia. Acho que somos sempre quem perde mais quando os simuladores não são completos. Afinal, o que queremos é não usar apps ou truques para tentar simular algo que já devia estar lá de raiz.

Eu prefiro o rF2 em várias coisas ao AC, uma delas é o realismo das operações em pista. Com isto quero dizer o pit limiter manual (e levas penalização automática se não respeitas a velocidade), colisões nas boxes, semáforos das boxes, etc. Dá responsabilidade ao piloto e obriga a seguir as regras, que eu gosto. Nem vale a pena falar da meteorologia, dia/noite e troca de piloto, simplesmente o AC não tem e perde com isso. Agora, em relação aos gráficos e som, o AC dá uma coça ao rF2. Ainda na segunda vi uma parte da transmissão do Carlos do FS2019 e epá, é como ir da água para o vinho. :biggrin: Os olhos e os ouvidos também comem. Pessoalmente, continuo a preferir o FFB do AC, embora o do rF2 também seja muito bom, sem dúvida. É um gosto pessoal, claro, vale o que vale. Eu tanto ando no AC como no rF2, sem problema nenhuma. Quero é correr!

Em relação aos danos, o sistema de danos do rF2 é de facto melhor, mas acho que no caso dos fórmulas, em ambos os simuladores os danos pecam por ser pouco realistas. Convenhamos, um fórmula é muito frágil e qualquer toque pode partir de imediato a suspensão. Quantas vezes não vimos isso na realidade. Então quando dois pneus se tocam a alta velocidade, os carros até podem levantar voo. O AC não faz isto mas o rF2 também não (já lá andei de F1 e após bater várias vezes, o carro ainda andava, ainda que todo torto). O que neste caso eu acho positivo, porque de outro modo apenas meia dúzia acabavam as corridas. Não entendo que isso faça com que o pessoal tenha menos cuidado, porque qualquer acidente causa perda de tempo e de performance. Ninguém quer isso. Acho que subir os danos para 100% não ia fazer nada, com jeitinho até tornava a coisa pior. Lembro-me que há uns anos havia grande discussão sobre os danos no AC e depois de se experimentarem vários valores, a coisa ficou nos 80% por parecer ser aquele "sweet spot": nem demasiado permissivo nem demasiado agressivo. É que no AC os carros não absorvem as colisões como no rF2, o que causa grandes balanços e capotanços. Basicamente é como bateres com duas pedras uma contra a outra: ambas ressaltam. Na realidade, os carros absorvem os impactos e daí se partirem todos. O AC falha muito nesse ponto.

Em todo o caso, acho que nos simuladores atuais, os danos estão ainda por evoluir. A única exceção é o iRacing, que há pouco implementou um sistema de danos que me parece realmente bom e até visualmente realista. Gostaria que outros seguissem o mesmo exemplo. Critico em várias coisas o iRacing, mas isso acho que eles fazem melhor que ninguém (até melhor que a Codemasters).

"Relativamente ao DRS, ainda tenho de confirmar isso, mas parece-me que não activa quando estamos a menos de 1seg de um carro retardatário ou que nos tenha dobrado. Se não o faz, não está correcto, porque deve activar quando estamos a 1 seg do carro que segue à nossa frente e não a 1 seg do carro que está na posição antes da nossa."

Em relação a isto, posso confirmar que funciona. Funcionou no SE de F1 onde dobrei pilotos e tive DRS à conta disso e funcionou na corrida de teste quando fui dobrado por malta da frente e ganhei DRS. Sempre que estás nas condições de DRS (zona de DRS e 1 segundo de distância no ponto de deteção), o DRS funciona. A posição do piloto não é relevante (e assim é que está certo). ;)

Online José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1360
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #18 on: January 08, 2020, 16: 49 »
Também gostei do teu post Nuno

Só para te dizer que a aplicação deixa ativar o DRS com pilotos retardatários, aconteceu-me um par de vezes na quarta-feira ;)

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 705
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #19 on: January 08, 2020, 16: 58 »
Tive duas situações, uma em cada uma das corridas (SE de F1 e na de teste) em que fiquei com a ideia que estava a menos de 1 seg de um piloto com quem não estava em luta por posição e em que o "BLIP" não apareceu, mas nas situações de luta por posição funcionou 5 estrelas.

Foi só a impressão, então, por isso esqueçam o que disse!   :punish: :punish: :punish: :punish: :punish: :punish:
I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline David Santos

• Diretor de Prova | Staff
  • Membro
  • Liked: 189
  • Hello!!
    • View Profile
  • Simulation Hardware: PC:Uma batata / Volante:microsoft sidewinder
« Reply #20 on: January 08, 2020, 17: 50 »
Como eu disse queria apenas falar do mod,ao contrário do que possa parecer não sou nem fanboy do AC nem hater do RF2 se o fosse não tinha metido lá quase 600 horas num ano em comparação com 1100 que tenho no total no AC desde o early access em 2013.

Eu concordo com tudo o que disseste,e detesto que o ac seja mais simplificado nessas cenas que o rf2. Eu apenas queria comparar o mod e só falei da guerra dos simuladores porque já sei que é assim que começa.

Pela minha experiência,porque pensam que sou hater,é normal quando eu comparo alguma coisa entre estes dois sims (mesmo sendo só o mod) o pessoal leva logo para a guerra entre os dois e eu não quero mesmo entrar por aí,eu corro em tudo e um dos carros que mais gosto de andar em qualquer sim até está no rf2.