Author Topic: FAP Esquadra 301 os Jaguares  (Read 5468 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Pedro Barbosa

  • Lenda
  • *****
  • Posts: 3336
  • Liked: 188
  • God judges our enemies, we arrange the meeting.
    • View Profile
FAP Esquadra 301 os Jaguares
« on: July 07, 2008, 19: 30 »



 A Esquadra 301 - Jaguares é herdeira da tradição das Esquadras equipadas com FIAT G91 que operaram na Força Aérea Portuguesa entre 1965 e 1993.
      Durante o período da Guerra em África foram efectuadas mais de 13.000 saídas operacionais, tendo sido abatidas cinco aeronaves por mísseis AAA/SAM, com uma baixa mortal, sendo os restantes recuperados na área de combate.



      Em Agosto de 1974, no período pós-revolução, iniciou-se a transferência para a Base Aérea 6 no Montijo das aeronaves FIAT G91 oriundas da Base Aérea 5 bem como dos cenários ultramarinos. Assim se formou a Esquadra 62 que se organizou em moldes NATO por forma a dar resposta aos compromissos assumidos no teatro Europeu.
      Com a reorganização das Unidades Aéreas, em 1978, recebeu a designação actual, cabendo-lhe como missão primária a execução de acções de Apoio Aéreo Próximo, Interdição do Campo de Batalha e Reconhecimento Aéreo Táctico e como missão secundária acções de Apoio Aéreo Táctico a Operações Marítimas e de Luta Aérea Defensiva.
        A Esquadra 301 tem participado em inúmeros exercícios no teatro europeu, entre os quais o "NATO Tiger Meet", estando presentes pela primeira vez em Kleine Brogel (Bélgica) em 1978 ainda como Esquadra convidada. Já recebeu por duas vezes o trofeu "Silver Tiger" nos anos de 1980 e 1985, atingindo o terceiro lugar por uma vez. Em 1987 os Jaguares organizaram o evento pela primeira vez.



        Por portaria de 19 de Abril de 1988, o Ministro da Defesa Nacional concedeu à Esquadra 301, nos termos do regulamento da Medalha Militar, a Medalha de Ouro de Serviços Distintos.
        Em 27 de Junho de 1993 teve lugar o último voo oficial de FIAT G91 na Força Aérea Portuguesa. Com a desactivação desta aeronave e de acordo com a recente reestruturação da FAP, a Esquadra 301 foi transferida para a Base Aérea 11, em Beja tendo sido equipada com o avião de ataque ao solo, Alpha Jet A, realizando o primeiro voo no dia 6 de Outubro de 1993, sob o comando do Major Piloto-Aviador Lopes da Silva.
        Fruto dessa reestruturação, em 1995 a Esquadra voltou a assumir as missões para que estava designada e o seu papel no seio da NATO, de tal forma que, como membro distinto do Clube Tiger organizou em 1996, de forma excepcional, o "NATO Tiger Meeting".



        Nos anos que se seguiram sucede-se uma vasta participação em exercícios da NATO, no âmbito da preparação da Esquadra como "Augmentation Force" para a área do Mediterrâneo. Neste contexto participou no "Dinamic Mix 97" (DM97) em Itália (Amendola), esteve também presente no "Strong Resolve 98", em duas frentes de operação, uma a partir de Beja e outra a partir de Ovar e ainda no "Dinamic Mix 98" na Turquia . Em 1999 participou no "Central Enterprise", que decorreu na Alemanha e ainda no "Polygonne", no mesmo país, tendo sido bastante elogiada pelo excelente trabalho desenvolvido, superando todas as expectativas.
        No ano 2000, atinge-se um marco importante para a frota Alpha Jet, o total de 25.000 Horas de voo (tendo para isso contribuído também a Esquadra 103). Para além disso continua a participação da Esquadra em vários Exercícios OTAN, proporcionando aos seus pilotos uma óptima ferramenta para aferir do seu desenvolvimento na condução das operações aéreas em teatros de operação cada vez mais elaborados constatando estes que caminham lado-a-lado com outras Unidades aéreas com missão semelhante. De destacar o "Linked Seas 2000", que decorreu em Portugal - Ovar, o "Dinamic Mix 2000" na Grécia - Araxos AB o "EOLO" que decorreu em Espanha, tendo a Esquadra operado a partir de Beja.



        Ao longo destes anos não se deverá deixar de referir que a Esquadra 301 é presença assídua em vários festivais Aéreos Internacionais, o que demonstra do seu prestígio e reconhecido valor no seio da Europa, mais concretamente no seio da OTAN. Em 2002, ano em que a Força Aérea Portuguesa comemorou o seu Cinquentenário, os Jaguares organizaram pela terceira vez na sua história o "NATO Tiger Meet".
        A 5 de Setembro de 2005, durante a realização de um exercício conjunto (COMAO - Composite Air Operations), a Esquadra 301 - Jaguares alcançou as 20.000 Horas de Voo com a frota Alpha Jet, um marco de grande significado na sua história. Seria já após as comemorações deste feito que, a 20 de Novembro de 2005, os Jaguares efectuam o último voo operacional com o avião Alpha Jet.
        Mais tarde, a 25 de Novembro, ocorre a transferência da Esquadra 301 para a Base Aérea 5 em Monte Real, significando uma vez mais o fim de uma Era cheia de história e tradição e o início de uma outra onde novos desafios se avizinham. Os Jaguares passam a operar aeronaves F-16 MLU, executando missões no âmbito da Defesa Aérea e Ataque Convencional.



        Formada inicialmente pelo núcleo de pilotos MLU, oriundos da Esquadra 201 - Falcões, a Esquadra 301 e os Jaguares continuam fortemente empenhados a honrar e a demonstrar com o mesmo orgulho, tradição e espírito de sempre, o lema: "DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA"
« Last Edit: July 07, 2008, 19: 43 by speg »

Gomes Silva

  • Guest
Re: FAP Esquadra 301 os Jaguares
« Reply #1 on: July 07, 2008, 19: 34 »
Muito Obrigado por partilhares estas informações, tenho aprendido muita coisa com os teus posts e com isso vem a curiosidade e investidado mais um pouco :)

Offline Pedro Barbosa

  • Lenda
  • *****
  • Posts: 3336
  • Liked: 188
  • God judges our enemies, we arrange the meeting.
    • View Profile
Re: FAP Esquadra 301 os Jaguares
« Reply #2 on: July 07, 2008, 21: 25 »
fiko kontente por saber ;)
Sempre k possa passo por ka a descarregar mais kalker koisa ;)