Linked Events

• Porsche Clubsport Cup: Prova 6 Virginia International Racewa: November 11, 2019

Author Topic: Porsche Clubsport Cup: Prova 6 @Virginia International Raceway  (Read 1418 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Francisco Reis

• Diretor de Prova | Staff
  • Membro
  • Liked: 264
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech g290

Servidor: PTSims.net | Porsche Clubsport Cup
Password apenas treinos (prova oficial não terá): ptsims
Diretor de Prova: Francisco Reis

Treinos Livres - 21:00 (60 minutos)
Qualificação - 22:00 (20 minutos)
Warm-up - 22:20 (5 minutos)
Corrida - 22:30 (20 voltas)

Presença obrigatória no TeamSpeak a partir do momento em que o piloto entra no servidor da prova.

REPORT DA PROVA

REPLAY

« Last Edit: November 11, 2019, 23: 30 by Francisco Reis »

Offline Francisco Reis

• Membro
    • View Profile
Re: Porsche Clubsport Cup: Prova 6 @Virginia International Raceway
« Reply #1 on: November 09, 2019, 22: 12 »
METEOROLOGIA

Offline Hugo Marques

• Membro Paddock
  • Membro
  • **
  • Liked: 9
    • View Profile
« Reply #2 on: November 11, 2019, 19: 08 »
Olá pessoal vou falhar a esta, divirtam-se!
Hugo Marques

Offline André Giesta

• Membro Paddock
  • Membro
  • **
  • Liked: 14
    • View Profile
« Reply #3 on: November 11, 2019, 23: 33 »
Quero pedir desculpa ao Sampaio e ao Pedro A. Costa, esta corrida foi para esquecer!

Offline João Cavaca

• Novato
  • *
  • Liked: 28
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G29
« Reply #4 on: November 12, 2019, 00: 32 »
Ora, depois desta emocionante prova, neste fantástico traçado, quero antes demais deixar aqui as minhas felicitações ao Rafael Lobato pela sua condução e consequentemente, pelo mais que merecido titulo e também à STR pelo titulo de equipas.
Em especial quero agradecer à Berlitz Racing Team pela oportunidade que me foi dada de me estrear num campeonato, e numa equipa. Devo dizer que não me arrependo absolutamente nada da escolha que fiz. Pelo ambiente e simpatia de colegas de equipa, quero dizer que foi realmente satisfatório correr com vocês. E claro que melhor ainda por ter tido um colega de equipa (Francisco Reis) que tive imenso gosto em partilhar com ele esta competição. Por vocês dei o meu melhor, e espero ter dado algo de bom à equipa.
Ao Francisco quero também felicitá-lo pela boa organização do campeonato, que na minha opinião, não tenho uma critica negativa a apontar. Uma estreia perfeita, a meu ver.
Por último mas não menos importante, agradecer também à PTSIMS pela estrutura que nos possibilita este tipo de eventos, com regras bem impostas e corridas justas. Espero poder voltar a correr mais vezes. Gostei imenso da experiência.
Os meus parabéns a todos os participantes, foi um campeonato do caraças !! Até uma próxima 

Offline Daniel Inácio

• Membro Paddock
  • Membro
  • **
  • Liked: 132
  • "If in doubt, flat out!"
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G29
« Reply #5 on: November 12, 2019, 01: 24 »
Corrida de trás para a frente hoje, dei um toque no André Giesta logo na primeira curva que o deixou virado ao contrário e acabei por cair para ultimo após lhe ceder a posição mais à frente. Desculpa novamente André! :sorry:

A partir daí foi uma corrida muito divertida, com lutas muito interessantes! Fui passando carros até que se formou um comboio de 3 carruagens Codoil! :party: Todos a atacar o Fernando Reis mas ele estava difícil de passar! Com essa luta aproveitou o Ricardo Fernandes para me fazer uma grande ultrapassagem e mais à frente quando se atrapalhou com o Fernando fui eu a fazer a chicane móvel que eles formaram e a ganhar 2 posições de uma vez. A partir daí fui com o Ricardo sempre colado à matrícula do meu Porsche a retomar a luta da Polónia e consegui novamente levar a melhor e terminar no 11º lugar. :bb:

Acabei em 6º lugar do campeonato mas é um lugar provisório pois falta a chumbada que vou levar do CAI. :hunter: Contas por alto, devo acabar em 9º e igualar o meu melhor resultado em campeonatos de circuitos aqui na PTSims. Parabéns ao Lobato pelo campeonato! Parabéns também a todos os participantes, principalmente à malta nova, espero que tenham vindo para ficar! :biggrin:

Venham mais corridas!  :drinks:

Offline Diogo Calvao

• Novato
  • *
  • Liked: 4
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
« Reply #6 on: November 12, 2019, 04: 06 »
E assim acabou este fantástico campeonato!

Foi apenas o 3º campeonato que realizei na minha "carreira" de Simracing (1º PTSIMS) e não podia estar mais satisfeito! Infelizmente, após não ter participado numa prova, a luta pelo pódio ficou praticamente impossível, mas não impossibilitou de tentar trazer a coroa das equipas, e assim foi! :king:

O nível apresentado ao longo das provas foi melhorando, provavelmente da adaptação dos pilotos ao carro, o que possibilitou batalhas intensas em todas as provas!

Quero deixar os meus parabéns ao Rafael (tamojunto :friends:), ao João Cavaca e ao Francisco Reis pelo pódio, tanto individualmente, como nas equipas. Não esquecendo, obviamente, os homens da Codoil Motorsport que também levaram um caneco para casa!

Uma palavra também para os organizadores do campeonato, principalmente ao Francisco, que esteve sempre impecável!

Aos restantes pilotos, quero deixar uma palavra de incentivo, porque mesmo eu não percebendo (ainda) muito disto, deu para ver que há muito boa gente nesta comunidade que tem bastante qualidade, e nesta última corrida muitos revelaram-se!

Espero que apareçam mais campeonatos num futuro próximo, porque quero voltar a ver esta malta em pista! :pleasantry:

PS: Rafa, tiveste sorte que conduzi com os cotovelos, espera pela próxima :blum3:

Offline Francisco Reis

• Membro
    • View Profile
« Reply #7 on: November 12, 2019, 04: 47 »
Malta! Obrigado a todos pelas palavras, depois faço um report mais cuidado.

Precisava do replay da qualificação, alguém gravou???  :fool:

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2471
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #8 on: November 12, 2019, 10: 40 »
Ontem foi uma prova muito interessante, num traçado bem complicado que conhecia mal. Logo vi pelo andamento nos treinos que não ia conseguir acompanhar a malta da frente, algo que se voltou a revelar na qualificação onde saí de 15º. Antes já tínhamos andado nas contas para tentar perceber como seria possível aguentar o 3º lugar das equipas, que era o grande objetivo da noite.

Arranque cauteloso onde sou passado por dois Moonlight nas primeiras curvas, entretanto houve alguma confusão e voltei a recuperar posições. Infelizmente, acabei virado pelo João Frade na curva antes da reta interior, travamos lado a lado, eu estava por dentro e curvei o quanto pude, mas o João fechou um pouco demais, tocou-me e eu acabei na relva, ele seguiu. Já ficou tudo esclarecido via TS. ;) Foi pena perder ali aquele comboio, mas fui atrás do prejuízo. O Fernando Reis foi um osso muito duro de roer nesta prova, sentia que estava mais rápido em algumas zonas da pista e noutras não, sobretudo na saída das curvas lentas e na última curva. Andei ali voltas e voltas atrás, sempre com o Daniel Inácio e o Ricardo Fernandes à espreita. O Daniel passou-me e conseguiu depois uma bela ultrapassagem na reta após erro dos dois, foi um por cada lado. :biggrin: Eu não consegui aproveitar a situação, mas mais à frente nos esses deu para passar o Fernando (tive de suar e confiar no helicorsa), contudo ele veio sempre colado e não deu descanso. Terminei em 13º, praticamente a mesma posição de onde arranquei. Não fiz a joker lap. :dirol:

Umas palavras finais sobre o campeonato. Confesso que não esperava que fosse tão fixe! Já conhecia o carro de um campeonato anterior, contudo neste deu para explorar mais e surpreendeu. No geral, gostei de ver muita gente nova a participar, foi pena alguns comportamentos menos corretos, mas espero que com o passar do tempo e habituação esses comportamentos melhorem e a agressividade em pista baixe um pouco. Nunca fui adepto do "chega para lá" nem da filosofia "porta com porta", para mim correr é correr limpo, sem toques.

Parabéns ao Lobato pela vitória, sem dúvida está num patamar acima de todos os outros, bem como ao resto pódio e às equipas. Um parabéns especial à malta nova que se aguentou muito bem, espero que continuem pela PTSims nos próximos tempos, estão a chegar novos campeonatos que vão ser muito fixes, não deixem de participar. Por fim, um parabéns ao Daniel, meu colega de equipa, pelo esforço e andamento muito bom ao longo das 6 provas, coroado com o caneco de bronze nas equipas. :drinks:

Um obrigado ao Francisco pelo trabalho como Diretor de Prova e ao José Almeida pela presença e por ser sempre mais rápido que eu e o Daniel, roubando-nos assim pontos preciosos. :sarcastic_hand:

Offline João Frade

• Team Manager
  • Novato
  • *
  • Liked: 10
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite // Clubsport V3 // Oculus Rift S
« Reply #9 on: November 12, 2019, 11: 39 »
Boas pessoal.

Se há 6 meses me dissessem que ia começar a jogar jogos de carros e ficar colado a minha resposta era "Mete mais tabaco nessa mer**!!"
Pois é, tou a adorar esta minha experiência neste mundo.

Relativamente a esta corrida, achei o traçado tão espectacular como complicado para um novato como eu, e só tenho mesmo pena de ter feito cócó numa pequena luta com o Mário Peixoto (total azelhice minha)!!

Muitos parabéns a todos os participantes pelos momentos que proporcionaram e em especial ao Rafael Lobato, pela forma espectacular que conseguiu limpar todas as corridas (parece um relógio suiço)

Também quero parabenizar a organização do evento, por todo o empenho e cuidado que tiveram (até na escolha do carro) para este campeonato ter sido competitivo, viciante e divertido.

Um agradecimento especial ao meu colega de equipa e primo Marco Frade pelas dicas e ajuda nas configurações dos carros para ajudar a estar colado ao asfalto!

É pena chegar ao fim, por isso que chegue rápido 2020 para mais campeonatos!

Um grande abraço a todos e encontramo-nos brevemente para queimar mais borracha.

Offline Frederico Sampaio

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • Liked: 66
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G25
« Reply #10 on: November 12, 2019, 13: 18 »
Ultimo report.....

Consegui não sair da ultima fila da grelha nesta ultima prova :) Consegui passar por todos os acidentes das primeiras curvas, minimamente bem. Estava no meio/fim do pelotão até que um toque do André Giesta (já pediu desculpa) me mandou às couves, depois disso continuei a corrida à espera que a malta que seguisse à minha frente cometesse algum erro que para que me pudesse aproximar mas a malta nem às couves ia, nas ultimas voltas ainda tentei colar ao Pedro Lebre e o Diogo CB mas umas abordagens falhadas em algumas curvas não o permitiram.

Sobre o campeonato, não era para me ter inscrito dado que não tinha companheiro de equipa, a disponibilidade não era total (obrigado ao Zé Almeida por ter insistido),o conhecimento de certas pistas era 0, mas mesmo assim adorei participar. Desde os treinos, tentar criar um setup (maior parte das vezes o carro ficava pior), a adrenalina do inicio das corridas das lutas ou das ultrapassagens. TOP. Venham mais campeonatos.

Parabéns ao Lobato pela vitória no campeonato e pelo "home-run" feito, ganhar todas as corridas é algo que deve ser reconhecido. Ao Francisco pela organização. Por ultimo à equipa Moonlight Racers, que vieram mostrar que estamos aqui para as curvas.

Offline Nuno Ricardo

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • Liked: 56
    • View Profile
« Reply #11 on: November 12, 2019, 20: 24 »
Boas,

Antes de mais quero dar os parabéns ao Francisco, pela excepcional organização  :clapping:. Acredito que dê muito mais trabalho do que às vezes parece.

Depois, tenho que referir o Lobato . É de outra divisão! Ocasionalmente lá alguém lhe conseguiu fazer sombra, mas andar ao ritmo dele em TODAS as provas é de outro mundo.
Limpou todas as corridas com uma grande classe. Os meu Parabéns e que consigas o mesmo sucesso no mundo real, além simuladores. :good:

Tenho ainda de me penitenciar mais uma vez ao Ricardo Fernandes, por o ter atirado para fora na primeira prova. Foi um erro básico. :sorry:

Todos os que participaram, contribuiram para um excelente campeonato, com provas bastante emotivas. Parabéns a todos. :drinks:

Tinha sido há já alguns anos que passei por aqui, em meia duzia de provas, pelo que para mim foi praticamente uma estreia. Obrigado pela maneira como me acolheram, nomeadamente o Francisco, o José Almeida e o Vasco Lemos, que me ajudaram em vários aspectos.

Espero regressar ao próximo campeonato assetto, que, até fazer um upgrade à gráfica, será juntamente com o Dirt Rally2, os únicos em que participarei.

Em relação à prova de ontem, como tive muito pouco tempo no fim de semana e mesmo esse teve de ir para o campeonato de dirt Rally2, entrei a cerca de 5 minutos do fim dos livres, sem nunca ter andado nesta pista.

Nem nunca tinha ouvido falar nela. Gostei muito, divertida, com diversas travagens em apoio, pontos de ultrapassagem, dificil, aprovada.

O problema é que fui para a qualificação sem saber para que lado eram as curvas e com o setup de Brands Hatch.
Tentei aprender a pista ao máximo e pronto. Aproveitei ainda o Warmup ( mas só mais para o fim da prova é que comecei a estar mais confortável, apesar do setup desadequado)

O 18o lugar na Qualificação até foi superior ao que esperava.

No arranque... foi o caos e no fim da primeira volta estava em 7o se não estou em erro! Muita gente ficou na molhada! (Acho que agressividade excessiva da parte de alguns de nós, será o único reparo a fazer neste campeonato.)

Depois o Almeida também teve um problema e passei, ficando em sexto.

Por não conhecer a pista e não querer prejudicar ninguém, decidi que se alguém me tentasse passar não iria defender, sob pena de falhar algum ponto de travagem e ficarmos lá os dois.

Ainda tive uma luta com o Ricardo Fernandes, que me perseguia, mas que depois penso terá entrado na boxe?!.

A meio da prova o Francisco Reis apanhou-me e após algumas voltas em que consegui evitar, finalmente tentou a ultrapassagem e pelos motivos que já disse não defendi agressivamente, para não dar asneira.

Passado outras tantas, chegou o Almeida, que me ultrapassou também. A partir daí foi gerir o 8º lugar até ao fim. Dentro das circunstâncias acho que melhor era impossível.

A posição no campeonato já estava comprometida com o DNS, mas o 8º posto final tem que me deixar satisfeito.

Venha o próximo

« Last Edit: November 12, 2019, 21: 15 by Nuno Ricardo »

Offline Fernando Reis

• Membro Paddock
  • Membro
  • **
  • Liked: 46
  • Fernando Reis
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G25
« Reply #12 on: November 13, 2019, 00: 47 »
Report da prova:
Não conhecia a pista e como tal dediquei algum tempo a treinar. 16º na qualificação. Começa a corrida e alguns incidentes da malta da frente deixam-me em 10º. Lá para a volta 8 fico com o retrovisor pintado de amarelo com 3 carros da codoil. Aguento a pressão do Mário Peixoto durante várias voltas até que passa a ser o José Almeida a liderar a perseguição. Nesse momento, decido levantar o pé por saber que posso estar a prejudicar o andamento do comboio amarelo. Passa o José e aparece o Ricardo Fernandes que se infiltra na carruagem e não descansa enquanto não não me ultrapassa junto com o Daniel Inácio. Fico assim em 14º pressionando o Mário até ao final. Foram boas lutas pessoal!

Como foi a última corrida do campeonato, resta deixar publicamente agradecimentos em jeito de noite de oscares.
Assim:
Obrigado ao Pedro Lebre, amigo e fundador da berlitz racing team ainda no século passado, por me teres incentivado a entrar neste magnífico mundo do simracing.
Obrigado ao Francisco Reis, meu filho, por teres querido seguir este nosso hobby e teres querido mostrar que és capaz de ser melhor que nós em pista. O trabalho que acabaste de realizar na direcção de prova já foi suficientemente valorizado por outros participantes.
Obrigado ao João Cavaca por teres aceite o desafio da Berlitz e nos teres proporcionado uma dupla no pódio de pilotos e segundo lugar das equipas. Contamos contigo para continuar a progredir.

Obrigado aos fundadores e organizadores desta comunidade bem como a todos os participantes.

Já estou com saudades!

Venham as próximas!

« Last Edit: November 13, 2019, 00: 53 by Fernando Reis »

Offline Francisco Reis

• Membro
    • View Profile
« Reply #13 on: November 13, 2019, 02: 06 »
Bem... o que dizer malta...

Antes de qualquer coisa falemos da corrida:
sinto que depois de tanta luta com este porsche e com uma das minhas piores prestações do ano em campeonatos, finalmente consegui gostar de andar nesta pista.
Estava a fazer bons tempos mas não consegui juntar tudo na volta de qualificação. Depois de ganhar uns bons lugares no arranque, o objetivo era o 4º lugar. Infelizmente o Zé ficou com inveja da pintura mais bonita do campeonato e tentou risca-la no final da primeira volta. Caí algumas posições e fui à procura de recuperar o estrago.
Depois de bastantes voltas atrás do Ricardo Fernandes, que estava com um andamento impressionante para os kg de lastro que levava, lá decidiu ir cumprir o DT e fui atrás do Nuno Ricardo. No entanto o Zé estava com mais vontade que eu e numa das minhas travagens mais cedo fomos os 2 fora (nesta aqui eu também tive alguma culpa porque acho que ele não estava à espera daquela minha trajetória... por alguma razão ele estava 1 segundo mais rápido). Depois foi procurar novamente o Nuno até que consegui a ultrapassagem. Mais tarde, de uma forma impressionante o Zé ainda me veio caçar ficando assim na 7ª posição.

Final do campeonato, 3º lugar que acabou por cair um pouco do céu. As ausências do Zé e etc fizeram com que esta posição fosse possível e fico contente por ter tido 2 carros da Berlitz no podium.

Por fim, contas feitas, o Rafael Lobato fez o pleno e está mais que de parabéns, assim como o seu colega de equipa que o ajudou a levar o caneco das equipas também. Obrigado aos 2 por terem tornado este campeonato tão interessante.

Agradecimento especialíssimo ao caro João Cavaca por ter aceite a minha proposta de team mate, diverti-me à brava! Foi brutal ter um colega de equipa tão empenhado e motivado como ele. Prometi-lhe que o objetivo era ganhar o campeonato de equipas, não foi possível mas não foi por causa dele. Teve uma prestação impressionante em todas as provas, estou completamente parvo como é que um piloto que corre pela primeira vez num campeonato deste género faz este tipo de provas. Enfim... uma parceria impressionante que se estendeu para além das corridas e que espero sinceramente que continue. Nestes agradecimentos ao João, aproveito para dizer que sem ele as transmissões não seriam possíveis, depois de o arrastar para este projeto ele percebeu que para além de ter um jeito imenso para a coisa ainda se diverte no caminho  :drinks:

Em relação às transmissões, agradecer também ao nosso amigo Marco Frade! Excelente companheiro de cabine, que se juntou à família um pouco mais tarde mas que nos ajudou imenso e elevou o nível de companheirismo a outro patamar. Muito obrigado mesmo Marco!!! E grande prestação também no campeonato, que sendo o seu primeiro.. apesar de ter tido azares alheios, esteve sempre à altura e acredito que terá grande sucesso por estes lados.

Não me posso esquecer do meu team manager, que para além de fazer sempre as pinturas mais bonitas do campeonato foi quem nos arrastou para estas brincadeiras no começo. Apesar de ele agora não ter muito tempo disponível aparece sempre para mostrar que os velhotes também sabem dar espetáculo  :biggrin:
Agradecer ao meu pai claro, que meteu lá o bichinho desde sempre e que agora já é difícil de o tirar. Depois de ter iniciado o ano passado com ele a correr aqui na PTSims e online pela primeira vez até agora ser o DP de um campeonato deve-se tudo a ele.

Encaixando nestes agradecimentos, um especial ao Zé, não só por me ter dado 2 empurrões ontem mas pela confiança e disponibilidade que depositou em mim para este campeonato. Fico mesmo agradecido e espero ter correspondido às expectativas, esta comunidade é do melhor que existe e temos de dar créditos a este Sr porque sem ele nada disto era possível.

E para terminar que aposto que já ninguém está a ler isto  :swoon: ahaha agradecer mesmo a todos os que estiveram presentes e todo o apoio que me deram ao longo do campeonato e agora no fim. Sem vocês o campeonato não era nada e por alguma razão tivemos sempre uma grelha tão composta todas as segundas feiras. Espero que tenham gostado tanto quanto eu peço desculpa alguma coisa que tenha falhado mas da minha parte só posso prometer que a próxima será ainda melhor!

Agora vão de férias que nós deste lado ficamos a preparar os campeonatos do próximo ano ahah  :beach:

Offline Ricardo Fernandes

• Membro
  • **
  • Liked: 180
    • View Profile
« Reply #14 on: November 13, 2019, 08: 52 »
Súmula da coisa:

Não conhecia a pista e entrou directamente para o meu top 5! Absolutamente brutal, é um prazer atacar aquelas curvas.  :party:

Quanto à corrida, não há nada como ter uma bela penalização e levar uma gorda ao lado para tudo correr bem! Foi a prova em que mais me diverti.  :yahoo:
Andei para ali engalfinhado com o Nuno e com o Francisco nas voltas iniciais, depois de cumprir a passagem pelas boxes, vi um comboio de codoils a fazer bulling ao Fernando Reis e não resisti a juntar-me a eles. Quando finalmente consegui passar aquele gang, o Fernando desentendeu-se com o seu bólide e tive que fugir pela relva. Com isto, o sacana do Inácio passou por nós de fininho. Até ao fim bem me esmerei para passar o Inácio, mas ele começou a atinar com a pista e a ficar cada vez mais rápido. Uma vez mais sacou-me o lugar com qualidade.

Parabéns a toda a malta nova (com muita qualidade) ao Lobato pela soberba perfomance e em especial ao Francisco pelo desempenho irrepreensível.

See you arroud folks!  :vampire: