Linked Events

• Porsche Clubsport Cup: Prova 3 @Donington: October 21, 2019

Author Topic: Porsche Clubsport Cup: Prova 3 @Donington  (Read 3568 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Davide Cardoso

• Membro
  • **
  • Liked: 28
  • If you’re in control, you’re not going fast enough
    • View Profile
  • Simulation Hardware: ClubSport Steering Wheel BMW GT2 ; ClubSport Pedals V3 ; ClubSport Shifter SQ ; ClubSport Handbrake V1.5 ;
Re: Porsche Clubsport Cup: Prova 3 @Donington
« Reply #15 on: October 21, 2019, 22: 50 »
Á décima volta.. O servidor mandou me fora, assim sem mais nem menos..   :unknw:
« Last Edit: October 21, 2019, 23: 11 by Davide Cardoso »

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1418
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + SMR 488 GT3 + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #16 on: October 21, 2019, 23: 24 »
Bela corridita sim senhor  :biggrin: Hoje não foi para aquecer e deu muito trabalho, do bom  :clapping: Estabilizei ali no 9º lugar e por mais que tentasse colar aos da frente o ritmo era muito semelhante e ora ganhava umas décimas ora perdia outras tantas. Acabei por deixar passar o Francisco que rodava muito perto e passar a 10º onde terminei. Preferi assim para não andar a perder tempo e não o fazer perder mais tempo, até porque os da frente estavam perto e podia ganhar qualquer coisa com isso. Esteve quase para acontecer no final mas não foi possível  :biggrin:

Obrigado pela corrida.

Offline Ruben Costa

• Novato
  • *
  • Liked: 4
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech g29
« Reply #17 on: October 21, 2019, 23: 53 »
Acho que o CAI devia analisar esta corrida com atenção ate porque os pilotos que andam atrás merecem tanto respeito como aqueles que andam há frente...

Reentradas em pistas completamente descuidadas, ultrapassagens abusivas de quem esta a dobrar os últimos pilotos (se tivessem em disputa pelo lugar ate compreendia....), etc etc etc...

ainda nao vi o replay... pode ser só os nervos do pós Corrida... mas e preciso mais respeito por quem anda atrás... ate porque se agirem da mesma forma provavelmente vao vos estragar a corrida....

Offline Marco Frade

• Membro Paddock
  • Novato
  • *
  • Liked: 21
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: G29
« Reply #18 on: October 22, 2019, 00: 28 »
Boas.

Corrida calma, depois dos dois incidentes mais graves da corrida, nos quais estive envolvido :)

Convém dizer que sou um super rookie nisto dos simuladores em PC, e portanto, a minha analise pode merecer algum reparo.

No primeiro incidente, que dá origem à bandeira vermelha (muito bem mostrada pela direcção de prova), o piloto #43 está a perder alguma velocidade entre as duas direitas no lado oposto à reta da meta, e eu aproveito para meter por dentro sem nunca sair da trajectoria. Com o carro lado a lado, mantenho a velocidade e a trajectoria, deixando todo o lado esquerdo da pista para quem por lá ia, mas o piloto #43 corta a curva (acredito que não me tenha visto, helicorsa?) e provoca o inevitavel contacto, com a confusão que todos puderam ver.

No segundo arranque, na volta 1, o piloto #45 tem um encontro com o #71 e fica com o carro incontrolavel, retornando à pista em derrapagem. Azar o meu, que vinha lá e não consegui evitar o toque a uma velocidade consideravel.

Com o carro danificado, não consegui baixar do 1.11, e fiz o resto da corrida no meu ritmo. No inicio ainda tive a pressão do #28, mas a meio da corrida não sei o que lhe aconteceu, quando desapareceu de repente do meu retrovisor.

Mais uma boa experiencia, em que tentei ser correto em pista e manter o meu ritmo.

Obrigado à organização e à comunidade PTSims. Vamos continuar a ver-nos em pista!

Abraço.
MAF

Offline Daniel Inácio

• Membro Paddock
  • Membro
  • **
  • Liked: 132
  • "If in doubt, flat out!"
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G29
« Reply #19 on: October 22, 2019, 00: 34 »
Qualificação um bocado trapalhona, um 10º lugar que acabou por ser 9º.  :ok:

Após ter dado uma cacetada no Pedro Domingues na volta que teve red flag, no segundo arranque fui muito cuidadoso com medo de não voltar a tocar em ninguém. Mais uma vez a perder posições nas voltas iniciais, lá ganhei ritmo e comecei o ataque ao Pedro Lebre. Grande luta, consegui forçar um erro na entrada da chicane e passar. Quando achava que já tinha fugido, lá voltou ele a colar nos meus espelhos mas consegui segurar o 11º lugar.  :victory:

Siga para a Polónia!  :drinks:

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2471
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #20 on: October 22, 2019, 00: 34 »
Bem, que grande corrida esta. :shok: Uma palavra de agradecimento, desde já, ao Diogo Calvão, Nuno Ricardo e André Torres. Tivemos excelentes lutas durante praticamente a corrida toda, sempre muito juntos, por vezes até lado a lado, e da minha parte pelo menos, sem razão de queixa, foi brutal. Estava tão tenso na cadeira que ela ia partindo e tem pernas de ferro! :biggrin:

Qualificação: perto do final saquei um tempo que, para mim, foi fantástico e irrepetível. Numa grelha como esta, deu para 7º lugar a 8 décimas da pole e já foi uma vitória. :pleasantry:

Corrida: arranque tranquilo, sem arriscar muito para ver se passava sem toques nas primeiras curvas. Tenho uma luta inicial com o Diogo mas durou pouco, ele estava francamente mais rápido e não valia a pena arriscar tanto numa luta inicial. Lá segui a minha vida, entretanto chegam-se o Nuno e o André, altura em que a corrida entrou num modo frenético, com lutas intensas entre nós os 3. Já na volta 19 consegui estabilizar e manter a 6ª posição. Só que o Nuno não se rendeu e voltou à carga, volta após volta sempre ali a espreitar. Ao mínimo erro sabia que o tinha a jeito, pelo que o foco foi sempre não cometer erros. As voltas finais foram muito intensas, com carros para dobrar e o João Cavaca a aparecer do nada com danos. Consegui subir a 5º, o Nuno veio atrás de mim e as duas últimas voltas foram suadas. Já estava a ser conservador nas curvas, esperando que pudesse manter a distância de pelo menos meio segundo. Assim foi e cruzei a meta em 5º, o que foi ABSOLUTAMENTE FANTÁSTICO!! Fiquei super contente, grande corrida, grande Cayman. :dance3:

Parabéns ao pódio (são sempre os mesmos :biggrin: ) e a todos pela participação, até Poznan. :beach:

Offline Davide Cardoso

• Membro
  • **
  • Liked: 28
  • If you’re in control, you’re not going fast enough
    • View Profile
  • Simulation Hardware: ClubSport Steering Wheel BMW GT2 ; ClubSport Pedals V3 ; ClubSport Shifter SQ ; ClubSport Handbrake V1.5 ;
« Reply #21 on: October 22, 2019, 02: 53 »
Ora bem, 45kg de lastro + "1 drive through" para fazer nas primeiras 5 voltas (culpa minha, tivesse tido mais cuidado em Monza), eram já razões suficientes para perder alguma motivação para esta noite depois de uma semana de preparação.. Mas pensei, "desistir é para os fracos", bota lá dar o melhor e divertir me.

A qualificação até nem foi má (tendo em conta o peso extra) 1.10.6,  14°

A corrida, comecei com cautela pa tentar não dar trab ao CAI, mas logo na 1a volta houve ali uma série de acidentes depois da descida, onde fui um dos lesados se não o maior (parte da frente a vermelho, pára brisas rachado, e direção danificada) e caí para último ou penúltimo.. Td isto aliado ao lastro extra e ainda 1 drive through por fazer.. Apeteceu mesmo desistir, mas, mais uma vez respirei fundo e pensei.. "desistir é para os fracos" e siga, meti o carro na pista e pé a fundo.. Fiz umas 10 voltas e subi umas 3 ou 4 posições.. Até estava a divertir me e a desfrutar, mesmo sabendo que não dava para espremer muito mais desta prova.. até que, após todos estes "golpes", e de "ter ido ao tapete e levantar me", por fim o servidor decidiu dar me um KO final e "kikou me" (lag n sei) da corrida ao fim de 10 voltas +-..
Foi mesmo para esquecer xD

Já em Monza aconteceu o mesmo ao meu colega de equipa Pedro A Costa, saltou fora do servidor.. Nesta fui eu.. Não sei se aconteceu a mais alguém mas pedia aos responsáveis da organização que averigúem esta situação do servidor.. Que se encontre o problema e uma solução.

Cumprimentos e até pá semana
« Last Edit: October 22, 2019, 11: 07 by Davide Cardoso »

Offline Pedro Lebre

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • Liked: 171
    • View Profile
  • Simulation Hardware: T500RS
« Reply #22 on: October 22, 2019, 08: 08 »
Hora cá vai.

Circuito que sempre tive um gosto especial.

Foi para a prova sem treino anterior, mas correu muito bem. Aliás foi uma corrida muito agradável.
Consegui encontrar ritmo para o meio da tabela, andei ali a tentar acompanhar o Vítor e o Daniel.

Já mais para o final numa manobra à totó perdi a 11° para o Daniel.
12° mas esperava chegar no 10 primeiros, fica para a próxima.

Parabéns aos vencedores e a todos envolvidos.

Abraços

Offline Frederico Sampaio

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • Liked: 66
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G25
« Reply #23 on: October 22, 2019, 09: 54 »
Corrida quase para esquecer...

Entrei no servidor pouco antes da qualificação mas só consegui dar uma volta a meio da sessão e mesmo assim longe do tempo do resto do pessoal e do tempo que tinha marcado durante os treinos semanais, esse tempo colocou-me no final do pelotão.

Na corrida, comecei tranquilo na cauda do pelotão, fui ganhando uma ou outra posição à malta que ia saindo ou ia cumprindo as penalizações, até que um toque na saida da 1ª curva me fez entrar em peão, e fui fazer de corta-relvas durante uns momentos, quando re-entrei em pista estava em ultimo lugar. Segui nas calmas sabendo que ia ser complicado recuperar tempo/lugares e optei por conduzir nas calmas, sem erros e tentar não atrapalhar a malta da frente que me ia dobrando, espero não ter estragado a corrida a ninguém e esta foi a parte da corrida que não foi para esquecer - "aprender a ser dobrado". Fui o "3º" a passar pela bandeira de xadrez ...  :biggrin: :biggrin: :biggrin:

Venham mas é as polacas !!!!

« Last Edit: October 22, 2019, 09: 57 by Frederico Sampaio »

Offline Rafael Lobato

• Membro
  • **
  • Liked: 40
    • View Profile
    • http://rafaellobato.com/
  • Simulation Hardware: Obutto, Fanatec CSW & Pedals V2
« Reply #24 on: October 22, 2019, 11: 45 »
Qualificação: Consegui fazer uma boa volta, mas sinto que ainda conseguia tirar qualquer coisa... fiquei triste por não ter conseguido entrar no 1:08  :suicide2:

Corrida: Bom inicio conseguindo ganhar alguma vantagem para o José Almeida, mas a partir de meio da prova ele começou a impor um ritmo forte e começou a apanhar-me. Um erro meu não ajudou à coisa e o José apanhou-me completamente! Depois disso foram umas últimas voltas muito top, porque havia zonas em que eu ganhava, outras ganhava o José  :biggrin: :biggrin:

Notei muitas diferenças (para bem melhor) na forma como os pilotos se deixavam ser dobrados  :good: :drinks:

Obrigado a todos e até Poznan!

Offline Fernando Reis

• Membro Paddock
  • Membro
  • **
  • Liked: 46
  • Fernando Reis
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G25
« Reply #25 on: October 22, 2019, 12: 43 »
Mais uma em jeito de desabafo!

Quando rolava confortável na 14ª posição a 8 voltas do fim, apercebo-me que só tenho combustível para duas voltas. Distracção ao montar o setup de corrida. Erros básicos que ao fim de tantos anos de experiência nestas andanças não podiam acontecer. As minhas desculpas à equipa.
Parabéns a todos os que participaram.

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1590
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #26 on: October 22, 2019, 12: 46 »
Já em Monza aconteceu o mesmo ao meu colega de equipa Pedro A Costa, saltou fora do servidor.. Nesta fui eu.. Não sei se aconteceu a mais alguém mas pedia aos responsáveis da organização que averigúem esta situação do servidor.. Que se encontre o problema e uma solução.

Cumprimentos e até pá semana

É estranho, porque nunca aconteceu antes nos vários anos em que já estamos a usar este simulador. Podemos ir tentar ver de qualquer coisa, mas o problema é capaz de ser desse lado e não do servidor, porque, normalmente, o servidor nao deita ninguém fora.

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2471
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #27 on: October 22, 2019, 13: 10 »
Acrescentando à nota do Zé, quando o problema é de facto do lado do servidor, mais do que um piloto é afetado ao mesmo tempo ou num curto espaço de tempo. Por exemplo, em Monza o ping de todos subiu drasticamente durante alguns segundos. Isso demonstra que o problema está do lado do servidor, visto que são duas dezenas de pilotos (até mais), todos em pontos diferentes do país e com ligações e ISPs diferentes, a sofrerem do mesmo.

Quando um único piloto tem problemas de lag ou queda do servidor, é quase certo que o problema está do lado do piloto e não do lado do servidor. Além disso, o servidor não expulsa simplesmente as pessoas. :biggrin: É uma máquina e não tem vontade própria. Já vi casos de pilotos com ping estupidamente alto (1500ms) e continuaram em pista, a voar e o catano, mas por lá andavam. Eventualmente, dá-se a queda porque a latência é tão alta que o servidor assume que aquela pessoa efetivamente perdeu a ligação.

O que seria útil seria indicares exatamente o que aconteceu (que mensagem apareceu, por exemplo) e tentares ver nos próprios logs do teu AC. Pode não se descobrir nada, mas até pode haver aí uma causa comum, sobretudo se aconteceu ao mesmo colega de equipa. Algum plugin instalado a dar problemas, uma firewall que se lembrou de bloquear o AC e impedir ligações (já me aconteceu esta), um processo que começou em background e te comeu os recursos todos (também já me aconteceu, foi scan do AV), enfim, pode ser "n" coisas. Atirar logo a culpa para o servidor, que funciona praticamente sem qualquer erro todo o ano, é prematuro. ;)
« Last Edit: October 22, 2019, 13: 13 by Mário Peixoto »

Offline Nuno Ricardo

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • Liked: 56
    • View Profile
« Reply #28 on: October 22, 2019, 14: 36 »
Boas,

Testamento, mas tem de ser. Prova incrível, cheguei ao fim exausto, não me lembro de fazer uma volta sem estar a lutar com alguém.

Sem tempo para qualquer treino antes do inicio dos livres (mal que nos afectará a quase todos, principalmente aos menos jovens (e não velhos :biggrin:) com familia a cargo), foi nos livres que eu e o Vitor inventámos um setup à pressão  :focus:. Setup esse que de positivo tem o facto de o carro ter quatro rodas e pouco mais. Parecia razoável até descobrimos que o carro estava completamente subvirador, a roer o LF em meia duzia de voltas, muito mau mesmo! Em termos técnicos que só os mais entendidos perceberão, estava... um belo cocó!!!

Já despedimos o engenheiro de pista, por isso se alguém estiver interessado, oferecemos uma "mine e uma sande de torresmos" por prova.

Qualify

Qualificação muito má. Na onda do que faço sempre. Junta-se o setup muito mau, o chip race que não consigo alterar para qualificação e 13º foi o que se arranjou.

Tenho de convencer a organização a grelhas invertidas, ou pontos por posições recuperadas durante a prova  :whistle3:, ou então aprender a andar mais rápido :biggrin:

Race

Na 1a partida não sei o que se passou! Se alguém puder explicar o motivo da "falsa partida" :hunter:, pois não me apercebi de nada. 

Na 2a partida, muito cauteloso, mesmo assim ainda passei o Marco Frade na T1.

Na descida o pessoal da Playteam... e o Ruben saiu disparado, tendo chegado assim ao 11º Lugar.

Na chicane no final da volta consegui passar o Pedro Domingues, mas não sei o que se passou e ele fez a curva como se não me tivesse visto lá (lag?) e deu-me uma pancada na traseira e lá começou o Porsche a ficar com um desenho alternativo.

Começava assim a volta 2 em 10º lugar e num ritmo razoável apesar do Porsche querer sair de frente em todo o lado.
O Daniel Inacio fez um pequeno erro e aproveitei para ocupar a 9a posição.

Passado umas voltas apanhei o Francisco Reis e passei na recta da meta aproveitando uma saida melhor da chicane.
Fiquei assim em 8º, mas sem conseguir descolar, pois o Francisco veio sempre comigo.

Umas voltas mais à frente aproveitei uma saida menos conseguida do André Torres e aproveitei a porta aberta, só que depois de eu já lá estar o André começou a fechar devagarinho, o que me levou à relva. Como a porta não fechou, no fim da reta o André resolveu atirar com ela novamente  :unknw: e lá ficou o Porsche amarelado no lado também.

Depois comecei a minha luta diabólica com o Mário Peixoto  :diablo:, mas numa tentativa de o ultrapassar antes da chicane, ele para se defender da tesoura, teve que abrandar, eu também, mas o André vinha embalado e faz uma grande manobra e uma dupla ultrapassagem.  :thank_you2: Chapeau!!!

Muito sinceramente acho que foi uma luta a três épica durante muitas voltas. Depois de um erro do André recuperei o 7º posto. Depois foi tentar já sem pneus, mas mesmo assim acho que com as pancadinhas que fui levando o Setup evoluiu  :lol:
, chegar ao Mário, mas não deu para passar.

Ainda ultrapassei o João Cavaca que tentava arrastar o Porsche até ao fim. 6º lugar final que dentro das circunstâncias... é muito bom!

Comentários finais

Parabéns ao Rafael pela vitória, também ao José, ambos com um andamento diabólico, ao "meu parceiro de luta de Chang", Diogo Calvão, que penso, ter-se-á estreado no pódio  :good: e a todos os que participaram.

Replay para guardar no Disco Rigido e mais tarde recordar. Grandes batalhas numa pista muito dificil de curvar lado a lado. Fantástico  :yahoo:

Mário, não parti a cadeira  :sarcastic_hand:, mas tive de por a ventoinha no máximo, pois os oculus VR estavam tão ensopados de suor   :shok: que a coisa esteve muito complicada, mas não troco o VR por nada. Grande luta Mário  :drinks:

Offline Ricardo Fernandes

• Membro
  • **
  • Liked: 180
    • View Profile
« Reply #29 on: October 22, 2019, 19: 53 »
Olé SimMalta!

Nem sei se devia pronunciar-me sobre esta temática, contudo, ressalvando que queria mesmo acabar a corrida e de ter adoptado uma postura muito mansa em pista, vi para ali agressividade sem controle, posturas excessivamente agressivas, que ao invés de evitar o contacto, o promoviam na paz do senhor.
Gentleman drivers procuram-se....  :whistle3:

Quanto ao resto foi fixe, parabéns ao Lobato por estar a amassar quase toda gente e ao Almeida pela incrível competência de estar sempre a lutar pelo topo.

See you arround folks!  :vampire: