Author Topic: iRating - indicador de skill de cada racer  (Read 4789 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Francisco Suarez

• Membro
  • **
  • Liked: 2
    • View Profile
iRating - indicador de skill de cada racer
« on: July 06, 2008, 16: 17 »
Tal como o título da thread diz, o iRating é um indicador de skill de cada participante, mas ele não existe para os racers se compararem entre si. Aliás, este rating não é sequer visível para os Rookies, de modo a evitar que se distraiam com algo que não tem grande importância como estatística individual durante as primeiras semanas.

A razão primordial da sua existência é ser o principal factor aquando da distribuição dos racers pelas diferentes grids. Apesar de na fórmula que determina com quem corremos nas corridas oficiais entrarem outros factores como as Friends Lists, e ping, para ser mais fácil de explicar vou dar um exemplo simplificado, ignorando estes últimos.

Exemplo

Se para uma corrida X às 22h se registarem 100 pilotos, exactamente às 22h00m01s o sistema ordena todas as pessoas que querem fazer a corrida por iRating, coloca-as com oponentes de iRating semelhante, e quando o subscriber clica “Join”, é levado automaticamente para o servidor correcto. Isto resulta em:

Server 1 – drivers com iRating de 4000 a 3000
Server 2 – drivers com iRating de 3000 a 2500
Server 3, 4, 5, 6, 7….
Server 8 – drivers com iRating de 1500 a 1200
Server 9 – drivers com iRating de 1200 a 0600

Na prática não é assim tão simples, não só pelo acima descritos, mas porque o sistema introduz propositadamente um factor aleatório, para que cada pessoa tenha variação quando conduz: numas corridas vai ser dos melhores e pode lutar pela vitória, e noutras acontece o contrário e tem uma lição de humildade, tendo oportunidade de ver pilotos bem melhores que ele. E eventualmente, ter um batalha emocionante com um deles, aprendendo com a experiência.

Valores
Cada participante começa com um iRating de 1600, e consoante o resultado final de cada corrida, o iRating sobe ou desce. Se um racer de 1600 ficar bem posicionado numa corrida que tenha média de 2000, vai ganhar muitos pontos. Como indicação, já me aconteceu ganhar mais de 100 pontos numa corrida, porque os meus oponentes eram bastante fortes e ultrapassei uns quantos. Mas atenção, é que para eu ganhar pontos, alguém tem de os perder.  :smile: Noutras palavras, é um zero-sum game. Isto faz com que não seja viável tentar subir ou descer artificialmente com vista a ganhar vantagem.

Concluindo, como se começa com 1600, o sistema demora X corridas até se poder considerar que o nosso iRating é o certo, e só após esse tempo é que conseguimos apreciar devidamente como o sistema é certeiro. Por experiência, diria que a maioria das pessoas atinge o seu “patamar” após umas 10 corridas, e a partir desse ponto encontra corridas mais competitivas.

Para quem goste de números e estatísticas julgo que isto é algo muito interessante de se observar, e podemos fazê-lo assim que passamos para a Class D (todos os que tiverem mais de 3.0 de SR no final da season, daqui a 3 semanas).

Offline Baltazar Lima

• Lenda
  • Liked: 362
    • View Profile
Re: iRating - indicador de skill de cada racer
« Reply #1 on: July 07, 2008, 03: 03 »
Excelentes explicações Francisco, não só neste tópico como nos outros também.
Estou a ficar com o bichinho.
QUANDO CHEGA O MEU CONVITE.   :sorry: :unknw: :victory:

Offline Baltazar Lima

• Lenda
  • Liked: 362
    • View Profile
« Reply #2 on: July 29, 2014, 02: 12 »
Um post de 2008 aqui em cima... como o tempo passa. Já na altura estive para entrar...

Offline CManzini

• Veterano
  • Liked: 48
    • View Profile
  • Simulation Hardware: i5@4.2ghz 8mb ram gtx660ti 3x24'' p8z77-v g25+csp v2
« Reply #3 on: July 29, 2014, 15: 15 »
Prefiro correr com um piloto com 2500+ de irating e licença D do que um com 1600 e licença A.
ABRacing Driver #19

Offline Jorge Mendes

• Membro
  • **
  • Liked: 30
    • View Profile
« Reply #4 on: July 29, 2014, 23: 39 »
Prefiro correr com um piloto com 2500+ de irating e licença D do que um com 1600 e licença A.

Definitivamente a licença pouco ou nada diz acerca da capacidade de um piloto. A possibilidade de se subir de licença meramente fazendo time trials é uma aberração que só encontra explicação no interesse do negócio.

Concordo completamente com o Chris, antes correr com alguém com um iRating bom do que com alguém com um iRating mau, ainda que com licença A.

Eu estou na licença B e pouco me interessa chegar à A. Eventualmente chegarei, quando decidir dedicar-me a uma série que lhe dê acesso.

Não sei se há forma de ver quantos pilotos no iRacing têm licença A, mas se houver tenho a impressão que serão muitos mais que os pilotos que têm mais de 4000 de iRating.

Offline CManzini

• Veterano
  • Liked: 48
    • View Profile
  • Simulation Hardware: i5@4.2ghz 8mb ram gtx660ti 3x24'' p8z77-v g25+csp v2
« Reply #5 on: July 30, 2014, 11: 35 »
A = 9503

B= 17430

Irating 4000+ = 1001

3000+ = 2628 > ja com os 1001 com 4000+, entre 3k e 4k temos 1627 pilotos apenas... :shok:

estatisticas Road apenas.
« Last Edit: July 30, 2014, 11: 41 by CManzini »
ABRacing Driver #19