Linked Events

• GT Series 2019 - Prova 1: September 25, 2019

Author Topic: GT Series 2019: Prova 1 - GTS Round of Portugal @Portimão  (Read 1602 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1471
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
Re: GT Series 2019: Prova 1 - GTS Round of Portugal @Portimão
« Reply #15 on: September 25, 2019, 23: 40 »
Report e replay adicionados!

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2429
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #16 on: September 25, 2019, 23: 56 »
Qualificação: não consegui obter o mesmo tempo que tinha obtido em treinos, por 2 décimas sensivelmente, mas também de pouco adiantaria. Saí do meio da grelha em 18º, o que não é nada mau tendo em conta os andamentos muito rápidos de muita gente. Vale a grelha ser grande, assim impressiona mais. :biggrin:

Corrida: arranque cauteloso porque não podia ultrapassar ninguém antes da linha de meta. Aproveito para dizer que acho esta configuração do rF2 um bocado parva e propensa a penalizações igualmente parvas, porque qualquer vantagem que se obtenha através de uma melhor reação não dá em nada. Se o colega da frente arrancar pior, continua a ter vantagem porque quem vem atrás é que não pode passar. Hoje com isto perdi duas posições na reta porque tive de travar em pleno arranque. :(

As primeiras curvas correram bem de resto, sem toques. Infelizmente no setor 2 calhou-me a "fava do lag" (ou será "fada do lag"?). O McLaren do Nuno Senna ia à minha frente... e de repente resolveu acasalar com o Aston Martin, aparecendo de surpresa por trás. :focus: Resultado: fomos ambos passear para a gravilha com danos. Voltei à pista praticamente em último e ainda perdi tempo a tentar arranjar os danos, mas o rF2 considerou que não estava assim tão mau e não me deixou arranjar. A partir daí foi conduzir sem tentar cometer grandes erros, tive um peão aqui e ali (corretores), mas fui ainda assim subindo posições. Terminei em 24º salvo erro, bem acompanhado pelo Daniel e pelo Mourão da Codoil.

E assim foi o Algarve. Tive azar com o lag alheio porque poderia ter sido uma prova melhorzita, desta vez até treinei. :friends: Contudo, gosto bastante do carro, porta-se bem, por isso acho que será um bom campeonato. Pelo menos, assim o espero.

Parabéns à malta do pódio e até Silverstone! :bye:

Offline Nuno Inácio

• Membro
  • **
  • Liked: 56
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Driving Force GT; TM T16000 FCS; TM TFRP rudder
« Reply #17 on: September 26, 2019, 08: 56 »
Com tempos fraquinhos relativamente aos restantes colegas, a qualificação foi o esperado.

Na corrida arranquei com as cautelas habituais, principal objectivo era não ter problemas.

Restante corrida foi tranquila, maioritariamente a subir posiçoes com azares alheios. Excepção feita a uma tentativa de ultrapassagem ao Paulo Sousa que acabou com os dois a fazer pião. Não vi repetiçao por isso não ponho de lado que tenha sido eu o culpado. De qualquer forma devia ter sido mais cauteloso e deixo aqui o meu pedido de desculpas.

Offline Nelson Lira

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 314
    • View Profile
« Reply #18 on: September 26, 2019, 10: 01 »

Tive uma penalização Stop & Go no arranque, por ultrapassagem antes da linha de meta... É como o Mário Peixoto diz, este sistema acaba por limitar o benefício a quem tem um bom tempo de reação ao Green Flag. Depois, ainda na primeira volta, acabei por ter uma saída de pista, falha ainda fruto do "assimilar" mental da penalização, na qual perdi vários segundos.

Fiz o Stop & Go logo no fim da primeira volta, saí da boxe em 32º lugar, bem longe do pelotão. Depois não cometi mais nenhum erro de grande relevo, acabei em 15º.

Offline Paulo Sousa

• Membro
  • **
  • Liked: 155
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto + Thrustmaster T300 + Fanatec Clubsport v1 + 3 Monitores
« Reply #19 on: September 26, 2019, 10: 27 »
Corrida bem tranquila, sem andamento para cavalgar posições, andei quase a corrida toda a trás do Daniel Inácio, que tentei algumas vezes colocar-me ao lado na recta da meta, sem sucesso, mas lá consegui entrar melhor na curva antes da meta, e com o cone de ar, consumar a ultrapassagem. Penso que depois o Daniel se despistou numa tentativa de me ultrapassar.
Já com o Nuno Inácio a história é diferente, penso que estando fora da trajectória deveria ter tirado um pouco o pé, porque fazer aquele curva a dois, ou eu teria de ir fora dos limites de pista, ou teria de tirar o pé um de nós. Não aconteceu e tocou-me na lateral provocando o pião. Mas tudo bem...acidentes de corrida.  :biggrin:

Parabéns aos vencedores e até á próxima

Offline Sergio Miranda

• Membro
  • **
  • Liked: 113
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Simetik K2 C/TripleScreen 3xIPS 27'' Base:Fanatec CSW V2.5 Rims:BMW GT2+Formula Wheel Pedals:Fanatec CSP V3 Shifter: Fanatec ClubSport Shifter SQ V 1.5 Handbrake:Fanatec ClubSport V 1.5 Sims:rFactor2+Assetto Corsa+DirtRally+AC Competizione
« Reply #20 on: September 26, 2019, 12: 14 »
Report 1º prova Portimão:

Qualif: 28º e não havia muito mais a fazer!!

Race: Após o arranque consegui não ter problemas nas primeiras voltas, depois foi sempre seguir com calma, respeitado os "adversários" e não tentar cometer erros e levar o carro intacto ate o final, com um 19º lugar.

Para concluir dar os parabéns ao Hugo pela vitoria e ao restante pódio e assim como a todos os que participaram.

Cumprimentos a todos e até Silverstone.

Offline Daniel Inácio

• Membro Paddock
  • Membro
  • **
  • Liked: 109
  • "If in doubt, flat out!"
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G29
« Reply #21 on: September 26, 2019, 13: 09 »
Arranquei de 19º após uma qualificação algo trapalhona e nas primeiras voltas fui conseguindo subir algumas posições ao ficar fora de problemas.  :good:

Estava em 15º quando o Paula Sousa começou a pressionar e conseguiu passar, ao tentar acompanhar o ritmo alarguei demasiado num corretor e entrei em pião. Fiquei virado ao muro e com o auto-clutch desligado ainda deixei o carro ir a baixo 2 vezes.  :swoon:

Corrida retomada em 23º onde entrei numa bela luta com o Vitor Costa que estava a defender muito bem na saída da T1 mas acabei por conseguir levar a melhor após algumas voltas.  :ok:

Pouco depois apanhei o Fernando Silva com quem já tive grandes lutas noutros campeonatos mas desta vez borrei a pintura. Abordei a curva 11 numa trajectória ligeiramente diferente para tentar sair melhor mas acabei por travar tarde de mais e não consegui evitar um toque lateral. Não era minha intenção tentar ultrapassar naquela curva mas a verdade é que fiz o Fernando perder duas posições. Nestas situações não costumo esperar para dar a posição de modo a não atrapalhar quem vem atrás (também não me importo caso me façam o mesmo) mas tenho que admitir o erro e mais uma vez pedir desculpa ao Fernando pela má abordagem. :sorry:

Vamos agora para Silverstone tentar cometer menos erros!  :drinks:

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1471
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #22 on: September 26, 2019, 15: 27 »
Depois de "resolver" uns problemas com o volante - reiniciar o computador, lá fui eu cheio de vontade para a 1ª prova.

A qualificação correu minimamente bem, dava para tirar uns décimos, mas acho que todos podemos dizer o mesmo. Excelente o ritmo ali na frente.

Inicio de corrida e vejo o carro do Tiago a saltar, o jogo disse-me logo para seguir o safety-car, como se já não contasse com o carro dele, embora ele ainda andasse para lá a saltar de um lado para o outro. Infelizmente, ele caiu - é uma treta cair aqui na volta de formação, especialmente para ele que estava na pole, mas não se podia fazer nada. Sem o Tiago na frente, fiquei a dividir a primeira fila com o Lapa, e consegui passar para a frente no Green Flag. Seguiram-se umas 2 ou 3 voltas que me consegui afastar nos pneus médios até que cometi um ligeiro erro e perdi cerca de 1 segundo. A partir desse momento tive o Lapa sempre colado a mim... ali a menos de meio segundo, já incomodava. O inevitável aconteceu algumas voltas depois quando eu cometi um ligeiro erro na abordagem da última curva e ele no cone consegui-me passar por fora na T1. Uma volta depois voltei eu para a liderança com uma ultrapassagem no gancho. A luta era para continuar! No entanto, numa tentativa de ultrapassagem na curva 1, o Lapa exagerou, subiu a banana e fomos os 2 para fora de pista. Ao regressar ainda entrei à campeão e fui para cima do Hugo Marques, felizmente sem muitos danos para ele. Eu fiquei virado e o Lapa ficou ali a olhar para mim para não me ganhar a posição (eu queria fazer um pião, mas tive de recuar). O resto da corrida não teve grande história. Tinha algum dano, mas deu para segurar o lugar mais baixo do pódio do Pedro que se vinha a aproximar.

Parabéns ao Hugo Araújo pela vitória e venha a próxima  :biggrin:
« Last Edit: September 26, 2019, 16: 28 by José Almeida »

Offline Carlos Santos

• Team Principal - PTSims Racing | Staff
  • Experiente
  • Liked: 546
    • View Profile
    • Double Seven Driver Youtube Channel
  • Simulation Hardware: Obutto oZone w/ custom triple mount EVGA GTX 1080 FTW + 3xIPS 27'' Base:Fanatec CSW V2 Rims:BMW_GT2+Formula_Wheel Pedals:Fanatec CSP V3 Shifter:Fanatec CSS SQ V1.5 Handbrake:Fanatec ClubSport Sims:rFactor2+Assetto Corsa
« Reply #23 on: September 26, 2019, 17: 14 »
Qualificação a correr show até chegar aos semaforos no fundo do pitlane (pole!), a partir daí só desgraça. Ainda deu pa 11.º que até nem foi muiiiiiiiiiito mau mas falhei o top10.
Corrida foi show show, sempre em luta muito próxima com os senhores Pedro Lopes, Luis Lobo, Mario Serafim, Vasco Lemos! 2/3 da corrida em permanentes trocas de posição, alguma troca de tinta também mas no geral foi fantástico. No ultimo terço o comboio desfez-se e rodava em sexto só com o Serafim no espelho mas depois de um período de pressão intensa da parte dele acabou por descolar e foi levar o carro a casa num saboroso sexto lugar! Great stuff!

https://www.youtube.com/DoubleSevenDriver
Support the channel, buy at Fanatec using our link bellow:

Offline Luis M Carreiro

• Membro
  • **
  • Liked: 102
  • Olá a todos!
    • View Profile
« Reply #24 on: September 26, 2019, 17: 15 »
Ora lá começa mais um grande GTS!
Estive sempre minimamente confiante e com tempos para top10 e com muita calma poderia fazer-se uma boa corrida.
Qualificação deu um 9º se não me engano mas apanhei sempre algum transito. Contudo não sei se melhorava muito mais mesmo… não acredito lol
Corrida e no arranque a minha frente ficam parados a pensar no jantar de ontem e sem ter espaço só pude manter-me a espera e acabo por cair para 16º ou 17º.
Depois foi ir recuperando, algumas lutas engraçadas e um grande susto á saída da T1 com um C8R lá atravessado e que não toquei por sorte.
A coisa de 10 minutos para o fim vinha já em 10º e a ganhar algum tempo para os da frente quando na reta da meta ia olhar para trás ( no meu volante g27 são os dois botões de cima ao mesmo tempo) e a passar de 5º para 6ª acabo é por carregar nas duas patilhas por erro metendo o carro em Neutro e logicamente encavando de seguida uma 1ª mesmo á campeão! Foram bielas pelo ar!!! lol
Parabéns ao vencedor e a todos que terminaram! Siga para Silverstone! (odeio Silverstone lol)
Vrummmm...

Offline Mário Serafim

• Membro Paddock
  • Membro
  • **
  • Liked: 65
    • View Profile
« Reply #25 on: September 26, 2019, 19: 52 »
Qualificação a correr show até chegar aos semaforos no fundo do pitlane (pole!), a partir daí só desgraça. Ainda deu pa 11.º que até nem foi muiiiiiiiiiito mau mas falhei o top10.
Corrida foi show show, sempre em luta muito próxima com os senhores Pedro Lopes, Luis Lobo, Mario Serafim, Vasco Lemos! 2/3 da corrida em permanentes trocas de posição, alguma troca de tinta também mas no geral foi fantástico. No ultimo terço o comboio desfez-se e rodava em sexto só com o Serafim no espelho mas depois de um período de pressão intensa da parte dele acabou por descolar e foi levar o carro a casa num saboroso sexto lugar! Great stuff!

Boas malta,

Tenho apenas a adicionar que o qualify não correu bem porque não estava de todo preparado para usufruir da pista para além dos limites, como o jogo/pista permitiam.
Á bandeira verde, tive o azar de quem estava à minha frente ter arrancado muito mal acabando por dar um ligeiro toque na traseira e ter que esperar que começasse a andar e por isso, perdi muitas posições.
De resto, é o post do Carlos. Corrida divertida e muitoooooooooo suada. Derreti os pneus nas sucessivas tentativas de ultrapassagem que não eram nada faceis nesta pista e lá foi o Carlos embora.

Parabéns ao pódio e a todos os pilotos.

Venha Silverstone.

P.s. Desliguem todos os processos desnecessários do vosso computador antes de entrarem no server de forma a libertarem o máximo de recursos do vosso computador e de rede para o Rfactor2 e aplicações para o mesmo. Se mais alguem estiver a usar a vossa internet, tenham paciência mas durante 50/90 minutos não há video stream :)
« Last Edit: September 26, 2019, 19: 55 by Mário Serafim »

"Escacar pedra até vencer" - Nigel Mansell

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1393
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #26 on: September 30, 2019, 22: 34 »
O GTS para mim podia ter começado melhor. Para já destacar a grelha, 33 e com a qualidade que existe, não é de admirar ver 4 pilotos no segundo 39 e depois tudo no 40 até ao 17º  :i-m_so_happy: A lamentar o azar do Monteiro que teve que abandonar com problemas de ligação. Da minha parte e para quem andou bem embrulhado e cá atrás não senti qualquer problema do servidor.

Sobre mim pratiquei bem e o suficiente, não tenho memória das voltas mas foram seguramente umas 100 ao longo de vários dias. Acertei o que queria acertar no carro, procurei rodar até atingir consistência. Depois fui reduzindo ao tempo e sabia que só conseguia rodar no seg 44, umas voltas no 43 e tal mas o resto não consegui fazer melhor por mais que tentasse. Sabia por isso que estava a 2 segundos em corrida do ritmo dos mais rápidos e não tinha muito a fazer. O report diz que estava certo, umas voltas no 43 e tal mas o resto... segundo 44  :lol:

Arranque normal do brilhante 27º lugar na qualificação e lá fui com calma subindo, à 2ª volta era 18º (era +- por aqui que esperava, atendendo ao ritmo que tinha) por onde fiquei até à 8ª volta. Na T1 tive um incidente com outro piloto e acabei fora de pista. Ainda estive uns segundos a pensar se saía ou não mas decidi continuar e voltar à corrida, agora no 23º lugar. A partir daí retomei o meu ritmo e fui 22º durante 14 voltas seguidas  :crazy: até que "Na T1 tive um incidente com outro piloto e acabei fora de pista." Decidi que acabava por aí a minha 1ª prova deste ano.

Aproveito para informar que uso o RelativeOverlay em corrida e sei por isso normalmente quem lá vem e a que distância vem. Isto vem a propósito dos 2 incidentes que tive na T1 com 2 companheiros a quem muito aprecio. Não fui ver nenhum replay nem vou ver, nem quero andar nas discussões se estava à frente ou estava atrás, acho simplesmente que eram perfeitamente evitáveis. Eu sabia quem lá vinha e podia ter encostado na direita e fazer toda a gente perder mais tempo mas não, confiei no bom senso que não iam enfiar o carro na trajectória na 1ª vez que chegaram à minha beira em corrida. Se pudessem esperar uma ou 2 curvas, certamente passavam-me sem dificuldade na reta seguinte, nem eu iria certamente resistir muito porque não tinha ritmo para isso. Sinceramente fiquei chateado porque também gosto de correr e faço os possíveis para cá estar.

Desculpem falar no assunto mas incomodou-me verdadeiramente.

Para terminar dar os parabéns ao Hugo Araújo e aos 27 que foram até ao fim!

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2429
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #27 on: October 01, 2019, 11: 02 »
Um dos incidentes foi comigo, Vítor. E ao contrário do que pedes, vou falar dele porque acho que não tens razão.

Aliás, devias ir ver o replay, pois foi isso que eu fui fazer assim que a corrida acabou para perceber se tinha sido culpa minha ou não. Enquanto não tiveres visto o replay, podes ter 500 apps, nenhuma delas te vai mostrar o que aconteceu. Tens o teu ponto de vista, está tudo certo, mas tens as regras da casa, que conheces tão bem ou melhor do que eu. Ali, tinhas de dar espaço tal como eu te dei a ti, porque vínhamos lado a lado desde meio da reta, travamos exatamente ao mesmo tempo na descida e eu encostei o máximo por dentro para não te tocar e fazermos a curva lado a lado (como indicam as regas). Tu fizeste a curva como se eu não estivesse lá, deste um toque no meu carro, que já estava no limite da pista, eu subi a banana amarela e depois tornei-me passageiro do Aston. Quando o carro aterrou, já estava em cima do teu e virei-te. Isto é a descrição do incidente.

Desculpa, vai assim a seco, mas tem de ser. Não acho bem vires ao fórum falar de um incidente sem quereres ver o replay, não é teu costume, porque o replay dá-te uma visão concreta do que aconteceu. Até porque sabes perfeitamente como eu me comporto em pista e não faço dive-bombs nem bato noutros carros porque sim. Com o outro piloto não sei como foi, nem me interessa. O nosso incidente foi assim e aconselho-te a veres o replay para não ficares com más ideias do meu comportamento em pista...

Caso eu tivesse achado que tinha culpa, ainda que pouco, tinha-o mencionado no meu report e pedido desculpas, ou por aqui ou por PM, como sempre faço quando erro. ;)
« Last Edit: October 01, 2019, 11: 05 by Mário Peixoto »

Offline Fernando Silva

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • Liked: 89
    • View Profile
« Reply #28 on: October 01, 2019, 17: 22 »
O outro foi comigo Vitor...

E Vitor, na altura, também fiquei chateado... e como também te aprecio muito, no final da corrida fui tentar falar contigo na tua sala do TS, estavas com o micro em mute, tentei chamar-te mas provavelmente estarias ausente... ok, não falamos, mas o assunto para mim encerrou na altura. Ponto!
A mim, Vitor, o que me incomoda verdadeiramente é uma semana depois, vires aqui, sem veres o replay, e achares que 2 companheiros teus podiam ter evitado incidentes... e tu ...?
Claro que não vou pôr aqui o vídeo do “teu” incidente comigo, mas posso enviar-te caso pretendas.   

Acima de tudo diverte-te Vitor, para isso tens aqui um companheiro.
Divirtam-se e que eu contribua para isso!

Offline Nuno Ricardo

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • Liked: 54
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
« Reply #29 on: October 02, 2019, 20: 50 »
Antes do arranque da 2a prova deixo aqui um pequeno report de Portimão.

Grandes dificuldades a entrar no servidor, só consegui a meio da qualificação.
Sem história, um 20o lugar

A corrida iniciou-se com uma partida cautelosa, pois não queria estragar a minha e a corrida de mais alguém na primeira volta. Mesmo assim, ganhei algumas posições.

Depois, pouco a pouco fui aproximando-me do Carlos Barros até que no gancho depois da recta interior, tentei a ultrapassagem. Ligeiro toque, mas deixámos espaço para os dois e fizemos o kink à esquerda lado a lado. Na travagem para a próxima curva à direita voltámos a estar lado a lado, mas a física tão elogiada por mim do rf2 não se aplica às colisões, e ficámos colados um ao outro e fomos arrastados até às escapatória.

Foi o único percalço que tive e voltei ao meu ritmo, demasiado certinho, sendo que me estava a aproximar do pelotão que lutava pelo 5o lugar (eram imensos), mas depois do atraso já não era possível.
O Vasco Lemos apareceu à minha frente vindo da gravilha e após uma pequena luta, consegui passar. Depois foi o Luís Lobo com dificuldades que acabei por conseguir passar na T1.

Já a acabar o Carreiro rebentou com o motor e a dois minutos do fim estava, sem saber muito bem como no top10.

Mas na penúltima volta  o Ricardo Gama vinha a recuperar depois de algum percalço e bastante mais rápido. Não defendi na recta interior e achei que fazê-lo já na travagem para o gancho iria dar asneira. Assim preferi deixar espaço e levar o Aston até ao fim num bom 11 lugar.

Prova demasiado certinha. Tanto que acho que vou usar os mesmos pneus o resto do campeonato  :angel: