Author Topic: Ajuda montar build  (Read 16161 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Ricardo Rasteiro

• Novato
  • *
  • Liked: 0
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Ainda nenhum, pretendo ajuda para me iniciar
Ajuda montar build
« on: August 02, 2019, 08: 02 »
Boas pessoal, preciso da vossa ajuda para escolher componentes para fazer um upgrade a minha build.
A motherboard do meu pc tem uma avaria nas slots de ram e entao decidi fazer um upgrade.
Build actual:

Cpu Intel i5 3570K, 3.4 GHz
Motherboard: AsRock Z77 Pro3(a substituir)
Memory:G Skill 8 Gb DDR3 RipJaws
Graphics Card:Asus HD 7850 DCII 2Gb
HDD/SSD:SSD Samsung 840EVO 120Gb HDD WD
PSU XFX Pro Core 550W

O que tava pensar fazer upgrade foi à motherboard(obviamente), cpu e ram. Pelas pesquisas que fiz o pessoal anda a optar pelos tres componentes abaixo, mas especificamente para sim racing nao sei se sera a melhor opçao.
Ryzen 5 2600
Asrock ab350m pro4
ram g.skill aegis 2x8gb ddr4 3000mh

Eu ainda nao tenho muita experiencia no sim racing, pois quando comecei foi quando a mb teve este problema.
Espero que me consigam ajudar.

Um abraço.

Offline Vasco Lemos

• Designer | Administrador
  • Veterano
  • Liked: 352
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Intel i5 7600K//Asus Prime Z270//16Gb DDR4 3000Mhz G.Skill//GTX1060 6Gb//256Gb SSD+2x1Tb HDD//Logitech G27//Oculus Rift
Re: Ajuda montar build
« Reply #1 on: August 02, 2019, 10: 12 »
Tens de dizer quantos € disponíveis tens para te ajudarem melhor.
Compra os teus jogos mais baratos aqui:
https://www.instant-gaming.com/igr/muscledDog/

Offline Ricardo Marcelino

• Diretor Informático | Staff
  • Membro
  • Liked: 114
    • View Profile
    • iwannaberacer
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT + Fanatec CSL Elite LC + Sim Rig Portugal
« Reply #2 on: August 02, 2019, 10: 43 »
Olá Ricardo!

Penso que te posso ajudar com este tema. Até porque estou para fazer uma build nova no próximo mês!

Tudo vai depender do teu budget. Posso te aconselhar duas builds uma mais economica que a outra:

• AMD Ryzen 5 2600 (na casa dos 139€, devem aparecer promoções nos proximos tempos)
  • MSI B450M Pro-VDH Plus ou MSI B450-A PRO (a primeira é mATX e a segunda ATX)
  • G.Skill 8GB DDR4 3000mhz Aegis CL16 (ou preferivelmente um módulo com heatsink que não seja muito mais caro mas especificações parecidas

• AMD Ryzen 5 3600 (na casa dos 218€, saiu recentemente)
  • MSI B450M Mortar ou MSI B450 Tomahawk (a primeira é mATX e a segunda ATX)
  • G.Skill 16GB (2 x 8GB) DDR4 3200mhz Ripjaws V CL16

Notas:
- Caso optes por Ryzen 5 3600, as boards do mercado não estão ainda propriamente preparadas. Tem de se atualizar a BIOS e nem todas têm atualização via USB. Se optares por MSI (das melhores para estes processadores), espera mais 15/30 dias pelas versões MAX das motherboards. Já vêm preparadas de fábrica para a série 3000 da AMD
- Em relação às motherboards, mATX tem a vantagem do custo, a vantagem de poderes usar uma caixa mais pequena. Se não tens problemas de espaço nem necessidade de muitas placas adicionais para além da gráfica, são boa opção, mas nem todas têm 4 slots de RAM. Por isso aconselho ou 1 x 8GB ou 2 x 8GB.
- Os AMD Ryzen gostam de RAM com altos mhz, portanto escolhe sempre de 3000mhz para cima.
- Se puderes, acrescenta uma gráfica nova que essa já tem algumas dificuldades!

Posso te mostrar o meu plano futuro:
  • AMD Ryzen 5 3600
  • MSI B450M Mortar MAX
  • HyperX 16GB (2 x 8GB) DDR4 3200mhz Predator RGB CL16
« Last Edit: August 02, 2019, 10: 50 by Ricardo Marcelino »

Offline Sandro Pinho

• Membro
  • **
  • Liked: 66
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec GT3 + CSP V2 + Button Box Derek Speare
« Reply #3 on: August 02, 2019, 10: 47 »
Tal como o Vasco diz, é necessário saber qual é o teu orçamento para te conseguirmos ajudar melhor.
Eu também estou a pensar fazer um setup completamente novo e a mulher fica com o meu atual setup, mas já sei o que vou adquirir tendo em conta o meu orçamento

Offline Nuno Basto

• TheBigOne014
  • ArmA Staff
  • Lenda
  • Liked: 510
  • Twitter - @TheBigOne014 | Twitch - TheBigOne_014
    • View Profile
  • Simulation Hardware: MOMO RACING RULES!!!!!
« Reply #4 on: August 02, 2019, 10: 48 »
Boas!

Epá, se é para Sim Racing,... compra uma board usada, mais um pente de 8GB de Ram usado, um AIO Water Cooler e uma gráfica nova! Puxas pelo teu CPU até aos 4.5 Ghz na boa e tens quase a mesma performance em jogos como com um CPU novo!

Fala o homem que tem um 2600k a 4,7Ghz arrefecido a água, com 32Gb de Ram a 3200Ghz, 2x 860EVO 250Gb em RAID 0 e uma GTX 1070 de 8Gb montados numa Sabertooth P67,... dessa lista apenas o AIO WC e os discos são novos,... o resto tudo usado! ;)
« Last Edit: August 02, 2019, 10: 55 by Nuno Basto »

Offline Ricardo Rasteiro

• Novato
  • *
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
« Reply #5 on: August 02, 2019, 13: 07 »
Obrigado pelas replies. Eu nao tou muito a par dos precos de mercado mas teria a volta de 350, podia esticar um bocadinho se justificasse a longividade.
Tambem tou na duvida entre intel e amd, toa a gente dizer custo/ beneficio ir para amd, mas isso tambem se aplica para o sim racing?

• Membro
    • View Profile
    • iwannaberacer
« Reply #6 on: August 02, 2019, 14: 35 »
Obrigado pelas replies. Eu nao tou muito a par dos precos de mercado mas teria a volta de 350, podia esticar um bocadinho se justificasse a longividade.
Tambem tou na duvida entre intel e amd, toa a gente dizer custo/ beneficio ir para amd, mas isso tambem se aplica para o sim racing?

Não aprofundando muito na parte técnica, posso te explicar desta forma:

Antes dos AMD Ryzen 3000 Series que acabaram de sair, havia a 2000 Series.

A vantagem destes processadores, face aos Intel da mesma gama, era em cenários de multitasking e multithread. Por exemplo: se fizeres processamento de video, processamento de imagem, se precisares de muitos programas a correr ao mesmo tempo que tenham muita necessidade de usar processador, etc.

Quando havia apenas a 2000 Series e os atuais Intel 9th Generation, tipicamente acabava-se por favorecer a Intel em builds puramente de gaming, visto que o mesmo beneficia mais de um processador com cores que façam mais velocidade, do que muitos cores. Existem poucos jogos que tirem real partido de um processador com 8 ou mais cores. No entanto, a relação preço/performance entre um Ryzen 5 2600 e um I5 9600k, dava a vitoria ao Ryzen.

Agora, com a nova 3000 Series, num cenário de Ryzen 5 3600 vs i5 9600k, a performance está muito taco a taco, sendo que a relação preço/performance continua a beneficiar o Ryzen.

No caso do SimRacing, sim, também se encaixa na categoria Gaming. Um Ryzen 5 3600 de 6 cores e 12 threads, contra um i5 9600k de 6 cores e 6 threads, acaba por ganhar o Ryzen. Mais barato, igualmente capaz em gaming como o i5, mas mais capaz em multitasking.

Se tiveres a pensar em fazer SimRacing e fazeres Streaming ao mesmo tempo, aí poderás pensar em adquirir algo com 8 cores, como o Ryzen 7 2700 ou Ryzen 7 3700X, mas mesmo assim só caso queiras meeeesmo, e se tiveres os €€€. O 3600 continua a ser uma excelente opção para gaming mesmo com streaming.

Com 350€, consegues fazer uma óptima build com um Ryzen 5 2600, board e 16GB de Ram. Atenção que esta build, com a gráfica que tens, a gráfica não vai permitir chegares ao que o CPU consegue fazer. Portanto, se não tens €€€ para meter uma gráfica melhor nesta altura, aconselho vivamente o Ryzen 5 2600. Para uma RTX 2060, RTX 2070, Radeon 5700 ou Radeon 5700XT, chega perfeitamente!

Offline Ricardo Rasteiro

• Novato
  • *
    • View Profile
« Reply #7 on: August 04, 2019, 19: 22 »
Obrigado pela explicação e sugestões ricardo
Neste momento se fosse possível queria apenas trocar a mb, cpu e ram, pois avançar para uma grafica ja me fazia diferença nas poupanças. Achas que usando a grafica fara assim tanta diferença? Tava apenas a pensar colocar outra grafica na black friday se aparecess um desconto jeitoso, ou então inicio do próximo ano.
Outra coisa que queria perguntar é sobre a mb, a que sugeriste para o ryzen 3600, precisa que se faça update a bios correcto? Seria melhor esperar pelas versões max que ja nao é necessário fazer update?

• Membro
    • View Profile
    • iwannaberacer
« Reply #8 on: August 04, 2019, 20: 10 »
Obrigado pela explicação e sugestões ricardo
Neste momento se fosse possível queria apenas trocar a mb, cpu e ram, pois avançar para uma grafica ja me fazia diferença nas poupanças. Achas que usando a grafica fara assim tanta diferença? Tava apenas a pensar colocar outra grafica na black friday se aparecess um desconto jeitoso, ou então inicio do próximo ano.
Outra coisa que queria perguntar é sobre a mb, a que sugeriste para o ryzen 3600, precisa que se faça update a bios correcto? Seria melhor esperar pelas versões max que ja nao é necessário fazer update?

Viva,

A gráfica não és obrigado a trocar para já, mas quando começares vais rapidamente perceber que convém programares um update à mesma!

A motherboard, é assim: as B450 suportam estes novos Ryzen 3000, e supostamente também a geração seguinte que irá sair no proximo ano, os Ryzen 4000. A questão é que o stock atual das lojas, ainda é sem as BIOS atualizadas para suportar os novos Ryzen 3000. Portanto terás de atualizar a BIOS. Há motherboards que dá para atualizar com uma pen USB, caso contrário, tem de ser com um CPU anterior que a AMD, por via dum programa que têm, enviam um kit com CPU para atualizares, e depois devolves.
Por isso, se não quiseres andar com aventuras (até porque volta e meia há gente que tem problemas com updates via USB), podes escolher uma motherboard que já suporte. Atualmente no mercado ainda não sei de nenhuma. A MSI vai lançar a versão MAX dos modelos atuais, que já vem toda atualizada. Também podes é pedir na loja onde comprares, para te fazer esse update se possivel!

Eu pessoalmente, como não tenho pressa, estou à espera da versão MAX da MSI B450M Mortar

Offline Ricardo Rasteiro

• Novato
  • *
    • View Profile
« Reply #9 on: August 05, 2019, 07: 53 »
Obrigado, acho que viu esperar tambem por essa versao da mb. Achas que estará para breve o lançamento?
Outra pergunta que gostava de fazer era se acham necessario outro cooler para o ryzen 3600 em vez do stock cooler? Sao cpu's de aquecer muito?

• Membro
    • View Profile
    • iwannaberacer
« Reply #10 on: August 05, 2019, 10: 31 »
Entre Agosto e Setembro é quando são esperadas. Diria que Setembro no máximo já cá estão. Não quer dizer que boards de outras marcas entretanto apareçam com os updates já feitos de fábrica, mas isso depende dos stocks das lojas.

Em relação ao cooler, o original chega perfeitamente se tiveres uma caixa com boa ventilação, fresca e limpa.
Overclocking feito à mão, esta geração 3000 não justifica muito. Justifica ligar as funcionalidades que a AMD disponibiliza:
  • Precision Boost (PB) - AMD's boost algorithm, decides core clocks based on power (voltage&current) and temperature. Can only boost to max stock clocks.
  • Precision Boost Overdrive (PBO) - Increases the power that can be provided to the CPU by the VRMs, doesn't change clocks.
  • AutoOC - Increases the value of the max clock by 200Mhz. DOES NOT mean the CPU WILL now boost to max clock+200Mhz, just that it CAN if Precision Boost (PB) decides there's enough power and thermal headroom to do so.

Basicamente o overclocking é tratado automaticamente. A única coisa que tu podes influenciar é manter o CPU o mais fresco possivel, para manteres os clocks o mais alto possivel. Aí sim podes beneficiar de um cooler novo e eficiente, para manteres +100mhz ou +200mhz durante mais tempo. Mas face ao custo, pode não compensar!

Offline Ricardo Rasteiro

• Novato
  • *
    • View Profile
« Reply #11 on: August 06, 2019, 11: 06 »
Obrigado Ricardo.
Acho que a melhor opção é então aguardar.

Offline Nuno Basto

• TheBigOne014
  • ArmA Staff
  • Lenda
    • View Profile
« Reply #12 on: August 06, 2019, 18: 22 »

• Membro
    • View Profile
    • iwannaberacer
« Reply #13 on: August 06, 2019, 22: 55 »
MB -> AsRock Z77 pro 4 -> 60€ -> https://www.olx.pt/anuncio/asrock-z77-pro-4-lga-1155-IDDIQsk.html#6ddef5bc67
RAM -> G SKILL SNIPER X 16GB 8GX2 3000mhz CL16 -> 80€ -> https://www.olx.pt/anuncio/g-skill-sniper-x-16gb-8gx2-3000mhz-cl16-IDDPrzz.html#050d4bb2a8
GPU -> Placa Gráfica MSI GeForce GTX 1070 AERO ITX 8G OC -> 200€ -> https://www.olx.pt/anuncio/placa-grfica-msi-geforce-gtx-1070-aero-itx-8g-oc-IDCzf4G.html#86439fd5a3

340€

Essa board é DDR3. Se fosse por ai, apenas precisava de board para usar o que já tem.

Mas se o rapaz quer fazer um upgrade, a base Ryzen 2600/3600 é forte, e basta no futuro meter gráfica

Offline Nuno Basto

• TheBigOne014
  • ArmA Staff
  • Lenda
    • View Profile
« Reply #14 on: August 07, 2019, 09: 49 »
MB -> AsRock Z77 pro 4 -> 60€ -> https://www.olx.pt/anuncio/asrock-z77-pro-4-lga-1155-IDDIQsk.html#6ddef5bc67
RAM -> G SKILL SNIPER X 16GB 8GX2 3000mhz CL16 -> 80€ -> https://www.olx.pt/anuncio/g-skill-sniper-x-16gb-8gx2-3000mhz-cl16-IDDPrzz.html#050d4bb2a8
GPU -> Placa Gráfica MSI GeForce GTX 1070 AERO ITX 8G OC -> 200€ -> https://www.olx.pt/anuncio/placa-grfica-msi-geforce-gtx-1070-aero-itx-8g-oc-IDCzf4G.html#86439fd5a3

340€

Essa board é DDR3. Se fosse por ai, apenas precisava de board para usar o que já tem.

Mas se o rapaz quer fazer um upgrade, a base Ryzen 2600/3600 é forte, e basta no futuro meter gráfica

Não tiro nenhuma razão ao que dizes! Agora vamos á pratica!

1.º - O Rapaz tá sem computador para Simracing!
2.º - Vai esperar mais 1 a 3 meses para ter computador!
3.º - Quando tiver o computador vai ter a mesma performance e nível de FPS porque está limitado pela gráfica!
4.º - Vai ter de esperar mais uns meses para comprar uma gráfica nova para finalmente tirar partido do CPU!

Comparando a minha opção com a tua vai o rapaz estar mais de 6 meses para ter 30-40% mais performance num nível gráfico que apenas faz diferença para quem joga FPS a nível profissional! ;)

É a minha opinião! :biggrin: