Author Topic: Ajuda-Instalação de cabo Ethernet  (Read 1201 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Flávio Carvalho

• Membro
  • **
  • Liked: 13
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
Ajuda-Instalação de cabo Ethernet
« on: June 30, 2019, 14: 07 »
Boa tarde

Gostava de fazer umas questões acerca da instalação de um cabo de rede para o PC. Neste momento faço as corridas com recurso a wi-fi (já há 5 anos que assim é), no entanto, depois de mudar o router da Vodafone comecei a ter problemas de instabilidade. Resolvi então testar com o PC ligado por cabo ethernet ao router e ficou impecável (fiz as 12h ontem sem qualquer problema).

A minha ideia agora é passar um cabo de rede desde o quarto onde jogo no 2º andar pela parede até ao router que se encontra na sala no piso de baixo.

Agora surgem as dúvidas, qual a melhor solução para passar o cabo? Por uma tomada elétrica(que provavelmente irá dar ao quadro eletrico na entrada e depois tentar faze-lo chegar ao router por outro tubo) ou pela tomada TV que nunca irá ter uso?
E já agora, qual o cabo mais indicado? cat.5, cat.5e ou cat.6?

Agradeço desde já toda a ajuda que possam fornecer.
Abraços

Offline Vasco Lemos

• Designer | Administrador
  • Veterano
  • Liked: 352
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Intel i5 7600K//Asus Prime Z270//16Gb DDR4 3000Mhz G.Skill//GTX1060 6Gb//256Gb SSD+2x1Tb HDD//Logitech G27//Oculus Rift
Re: Ajuda-Instalação de cabo Ethernet
« Reply #1 on: June 30, 2019, 20: 33 »
Isso para dar uma opinião mais certa, seria preciso ter uma ideia das tomadas que tens pela casa.
Mas se tens uma tomada tv no quarto onde tens o PC e outra no sítio do router que ainda por cima não estás a usar, eu passaria por aí sem dúvida.
Quanto à categoria nao faço ideia.
Compra os teus jogos mais baratos aqui:
https://www.instant-gaming.com/igr/muscledDog/

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 704
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #2 on: June 30, 2019, 20: 35 »
Boa tarde

Gostava de fazer umas questões acerca da instalação de um cabo de rede para o PC. Neste momento faço as corridas com recurso a wi-fi (já há 5 anos que assim é), no entanto, depois de mudar o router da Vodafone comecei a ter problemas de instabilidade. Resolvi então testar com o PC ligado por cabo ethernet ao router e ficou impecável (fiz as 12h ontem sem qualquer problema).

A minha ideia agora é passar um cabo de rede desde o quarto onde jogo no 2º andar pela parede até ao router que se encontra na sala no piso de baixo.

Agora surgem as dúvidas, qual a melhor solução para passar o cabo? Por uma tomada elétrica(que provavelmente irá dar ao quadro eletrico na entrada e depois tentar faze-lo chegar ao router por outro tubo) ou pela tomada TV que nunca irá ter uso?
E já agora, qual o cabo mais indicado? cat.5, cat.5e ou cat.6?

Agradeço desde já toda a ajuda que possam fornecer.
Abraços
Boas.

Primeiro que tudo, se puderes evitar a passagem pela calha da electricidade, melhor. Por isso, a calha da televisão parece-me a melhor solução, pois não terás interferências de sinal no cabo (reduzidas, é certo, mas que existem) que lhe reduzam a performance.

Quanto ao 2º ponto, depende de duas coisas:
- distância do router ao PC;
- velocidade das portas do router e da tua placa de rede.

O cat 5 "só" te dá 100mbps de velocidade máxima. Ok, por norma o pessoal não tem mais que 100mbps de contrato com um Internet Provider, mas acaba por ficar no limite, e mais sujeito a interferências externas para lhe limitar a performance.

Por norma, para uma casa o cat 5e é mais que suficiente e é o que te aconselho, pois dá-te 1gbps de velocidade de transferência. O cat 6 é para o caso de precisares distâncias grandes, mas não me parece que precises de muitas centenas de metros para ligar o teu PC ao router.
I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Ricardo Marcelino

• Diretor Informático | Staff
  • Membro
  • Liked: 115
    • View Profile
    • iwannaberacer
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT + Fanatec CSL Elite LC + Sim Rig Portugal
« Reply #3 on: June 30, 2019, 21: 03 »
Cat 5e e, pela diferença de preço que não é muita, blindado. Ajuda nas situações de passar junto de outros cabos que façam interferencia.

No limite, caso exista algum problema a passar cabo, usar um Powerline!

Offline Vasco Lemos

• Designer | Administrador
  • Veterano
  • Liked: 352
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Intel i5 7600K//Asus Prime Z270//16Gb DDR4 3000Mhz G.Skill//GTX1060 6Gb//256Gb SSD+2x1Tb HDD//Logitech G27//Oculus Rift
« Reply #4 on: June 30, 2019, 21: 14 »
Por acaso o meu cunhado usa um powerline, e em vez de ter uma net de 200mb, tem uma net instável e de apenas 30mb. Não sei se ele tem aquilo mal instalado ou se tem a ver com a rede elétrica, mas pra ele foi uma fraca opção, que por acaso agora está a ver se passa um rj45 pela parede.
Compra os teus jogos mais baratos aqui:
https://www.instant-gaming.com/igr/muscledDog/

• Membro
    • View Profile
    • iwannaberacer
« Reply #5 on: June 30, 2019, 21: 30 »
Por acaso o meu cunhado usa um powerline, e em vez de ter uma net de 200mb, tem uma net instável e de apenas 30mb. Não sei se ele tem aquilo mal instalado ou se tem a ver com a rede elétrica, mas pra ele foi uma fraca opção, que por acaso agora está a ver se passa um rj45 pela parede.

Depende de muitos fatores:
  • Qualidade da instalação electrica
  • Distância e/ou circuito entre um powerline e outro
  • Posição do powerline na tomada (evitar extensões mas se tiver que se usar, que seja a posição seja o mais proximo da tomada da parede
  • Qualidade/capacidade dos powerlines

Na minha casa, quando ainda não tinha os cabos de rede passados, numa instalação electrica nova, tinha acima de 100mbs prai a 10 metros de circuito electrico.

Offline Flávio Carvalho

• Membro
  • **
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
« Reply #6 on: July 01, 2019, 17: 55 »
Obrigado a todos pela ajuda.
Acho que vou mesmo optar pelo cat.5e e tentar passa-lo pela tomada de TV. Embora, a tomada TV que fica junto ao router penso que esteja ocupada para passar os canais "abertos" da Vodafone para as outra televisoes. Mas isso, tenho de confirmar.
Abraços

• Membro
    • View Profile
    • iwannaberacer
« Reply #7 on: July 01, 2019, 18: 21 »
Obrigado a todos pela ajuda.
Acho que vou mesmo optar pelo cat.5e e tentar passa-lo pela tomada de TV. Embora, a tomada TV que fica junto ao router penso que esteja ocupada para passar os canais "abertos" da Vodafone para as outra televisoes. Mas isso, tenho de confirmar.
Abraços

Eu no meu caso tenho uma calha na parede de tamanho "normal", e passo cabo de rede e de TV ao mesmo tempo. Pode dar algum trabalho mas deve ser possivel!

Offline Flávio Carvalho

• Membro
  • **
    • View Profile
« Reply #8 on: July 01, 2019, 22: 05 »
Reparei a pouco que afinal tambem tenho uma tomada de telefone no quarto onde jogo, no entanto na sala nao tenho tomada de telefone.
Se calhar vou passar o cabo de rede pela tomada de telefone ate ao quadro eletrico e depois daí passo pela tomada de tv até ao router.