Author Topic: O que é que o rF2 tem que o AC não tem...  (Read 2563 times)

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Offline Nuno Vitoria

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O que é que o rF2 tem que o AC não tem...
« on: December 31, 2018, 11: 42 »
Estive de férias e por isso só ontem vi o Tarantantan que houve no tópico dos updates do rFactor 2. Como não quero voltar a incendiar os ânimos num post cujo propósito não é, de longe, essa discussão mas para a qual gostaria de deixar a minha opinião, decidi criar este tópico para a deixar e, quiçá, podermos falar sobre o tema sem o Zé nos corra a todos com a vassoura.

Nada está livre do "fanboyismo" que assola hoje em dia a sociedade, e os simuladores são também eles exemplo, ou vítimas, disso. O caso mais particular foi provavelmente o Project CARS durante os anos de desenvolvimento do mesmo. Eu tento a todo o custo evitar cair no "fanboyismo" ou até "haterismo", mas é possível que por vezes me deixe resvalar para um desses lugares sombrios no que diz respeito a outros temas, mas no caso do simracing até acho que sou um tipo ponderado.

Isto tudo para eu poder introduzir aqui a discussão anterior, fazer esta pergunta e respondê-la a seguir: porque raio acho eu que o rFactor 2 é o melhor software de simracing da actualidade?

A parte das físicas... epá... até os jogos arcade já têm físicas realistas dos carros, com menor ou maior intensidade. A capacidade de desenvolvimento de quem faz os jogos, a base de código disponível nos motores gráficos e a capacidade de processamento dos nossos PC's (e consolas) de hoje em dia fornece-nos excelente base para termos em ambiente de simulação ou em jogos arcade mais descontraídos físicas de carros bastante condizentes com o que é espectável um carro "fazer" numa curva específica a determinada velocidade.

Aquilo que eu acho que o rFactor 2 se destaca face ao AC, que era o foco da discussão, está no que rodeia e afecta o carro. O ponto mais óbvio é a meteorologia. Não me refiro apenas à chuva, mas também à temperatura do ar e da pista, que afectam verdadeiramente e com muito mais intensidade os pneus e com isso o comportamento do carro no rFactor do que no AC. A temperatura não afecta apenas o aquecimento do carro, mas também a performance, tal como a altitude. Por exemplo, no México o DRS tem muito menos efeito do que o que existe numa outra pista qualquer por causa do ar mais rarefeito, e um carro anda por si só melhor com temperaturas mais amenas do que com calor tórrido. Isso não é evidente no AC, que se limita a aquecer mais ou menos o motor com base no duct do radiador.

Depois, o rF2 tem o desgaste dos travões, que o AC não tem. Os travões não só sobreaquecem como também se gastam. E quando gastam, acabou a corrida, seja no muro seja por desistência.

O rF2 tem um sistema de danos muito mais completo e realista, quer visualmente quer no que diz respeito ao efeito que tem no carro em comparação com o AC. O AC é demasiado permissivo nos danos, tendo que haver uma cacetada muito bem assente para haver dano terminal num carro, mesmo com o dano a 100%, quando no rF2 não é preciso tanto. Não há uma roda arrancada no AC, coisa que no rF2 acontece até em GT's e Turismos.

O rF2 tem penalizações para excesso de velocidade na boxe e o pit limiter não é automático como no AC. É um pormenor, mas relembro que se quiserem fazer um campeonato de F1 1992, a velocidade na boxe era igual à de pista. Ou seja, era possivel cruzar a linha de box a 300 km/h, coisa que é possível simular no rF2 e não no AC.

Claro que há coisas que não tem. Não tem uma interacção tão conseguida como o AC, não tem os danos evolutivos (como um radiador avariado por colisão que irá causar sobreaquecimento no futuro) como o Project CARS, não é tão user friendly para modders como o AC. Principalmente, não tem a qualidade visual de qualquer um destes simuladores. Mas para mim, o aspecto visual é totalmente terceário, é mesmo apenas e só o embrulho.

Actualmente, ao nível da simulação, o rF2 e o iRacing estão uns degraus acima do AC, Automobilista (que ainda usa o motor antigo da ISI do rF1) e Project CARS 1. Não falo do Raceroom porque só testei o conteúdo free, nem do Project CARS 2 porque nem o vi ainda. Mas pelo que tenho lido das opiniões gerais, a ideia anda mais ou menos pelo mesmo, que rF2 e iRacing são os preferidos pelas comunidades a nível mundial para fazer campeonatos. A vantagem do rF2 é que é muito mais "wallet friendly" que o iRacing.

Estes são os factos que eu aponto para dizer que o rF2 é melhor Sim que o AC. Isto não quer dizer que não gosto do AC. Bem pelo contrário, é o meu 2º sim favorito!

Mas aceito que há formas diferentes de analisar os próprios factos, ou não fossem as nossas eleições o exemplo perfeito disso, onde nenhum partido perde mesmo considerando os resultados como um facto!  :rofl:

EDIT: Esqueci-me da linha dinâmica, ou seja, a acumulação de borracha na pista. No AC acumula na linha ideal pré-definida, no rF2 acumula por onde os carros efectivamente passam. Testem, fazendo trajectórias estranhas offline, e podem confirmar o que digo...
« Last Edit: December 31, 2018, 12: 08 by Nuno Vitoria »
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Re: O que é que o rF2 tem que o AC não tem...
« Reply #1 on: December 31, 2018, 11: 58 »
Compra os teus jogos mais baratos aqui:
https://www.instant-gaming.com/igr/muscledDog/

Offline Nuno Vitoria

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Re: O que é que o rF2 tem que o AC não tem...
« Reply #3 on: December 31, 2018, 13: 28 »

EDIT: Esqueci-me da linha dinâmica, ou seja, a acumulação de borracha na pista. No AC acumula na linha ideal pré-definida, no rF2 acumula por onde os carros efectivamente passam. Testem, fazendo trajectórias estranhas offline, e podem confirmar o que digo...

Correcção: O AC não tem linha pré-definida nem por definir, simplesmente tem uma representação gráfica da "borracha", de resto o grip é o mesmo de uma ponta à outra do asfalto...
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Offline Vítor Costa

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Re: O que é que o rF2 tem que o AC não tem...
« Reply #4 on: December 31, 2018, 15: 10 »
Eu hoje em dia uso os 2 satisfatoriamente. Contudo, desde que adquiri o OSW Augury as coisas mudaram substancialmente de figura, isto porque no OSW o rFactor 2 responde melhor, como presumo que no IRacing (que não tenho) será o mesmo. É daí que surge o conceito OSW aliás. Tive muitos problemas durante meses em conseguir com o Augury obter o mesmo nível de satisfação que tinha antes com o T500 no AC. Levou-me aliás a quase abandonar o AC dada a falta de sentir um FFB que proporcionasse uma experiência boa. Era tipo conduzir uma tábua de engomar.

Ao fim de vários meses lá consegui arranjar uma configuração/perfil satisfatório para o AC, o que me permitiu um nível mínimo/satisfatório de FFB. Para o RF2 foi tipo plug and play quase. Aquilo que percebi e percebo é que com o OSW se nota mais a diferença. Pessoalmente satisfaz-me mais o RF2 nestas condições embora consiga obter algum prazer do AC também, felizmente.
« Last Edit: December 31, 2018, 17: 58 by Vítor Costa »

Offline David Santos

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Re: O que é que o rF2 tem que o AC não tem...
« Reply #5 on: December 31, 2018, 17: 55 »
Estive de férias e por isso só ontem vi o Tarantantan que houve no tópico dos updates do rFactor 2. Como não quero voltar a incendiar os ânimos num post cujo propósito não é, de longe, essa discussão mas para a qual gostaria de deixar a minha opinião, decidi criar este tópico para a deixar e, quiçá, podermos falar sobre o tema sem o Zé nos corra a todos com a vassoura.

Nada está livre do "fanboyismo" que assola hoje em dia a sociedade, e os simuladores são também eles exemplo, ou vítimas, disso. O caso mais particular foi provavelmente o Project CARS durante os anos de desenvolvimento do mesmo. Eu tento a todo o custo evitar cair no "fanboyismo" ou até "haterismo", mas é possível que por vezes me deixe resvalar para um desses lugares sombrios no que diz respeito a outros temas, mas no caso do simracing até acho que sou um tipo ponderado.

Isto tudo para eu poder introduzir aqui a discussão anterior, fazer esta pergunta e respondê-la a seguir: porque raio acho eu que o rFactor 2 é o melhor software de simracing da actualidade?

A parte das físicas... epá... até os jogos arcade já têm físicas realistas dos carros, com menor ou maior intensidade. A capacidade de desenvolvimento de quem faz os jogos, a base de código disponível nos motores gráficos e a capacidade de processamento dos nossos PC's (e consolas) de hoje em dia fornece-nos excelente base para termos em ambiente de simulação ou em jogos arcade mais descontraídos físicas de carros bastante condizentes com o que é espectável um carro "fazer" numa curva específica a determinada velocidade.

Aquilo que eu acho que o rFactor 2 se destaca face ao AC, que era o foco da discussão, está no que rodeia e afecta o carro. O ponto mais óbvio é a meteorologia. Não me refiro apenas à chuva, mas também à temperatura do ar e da pista, que afectam verdadeiramente e com muito mais intensidade os pneus e com isso o comportamento do carro no rFactor do que no AC. A temperatura não afecta apenas o aquecimento do carro, mas também a performance, tal como a altitude. Por exemplo, no México o DRS tem muito menos efeito do que o que existe numa outra pista qualquer por causa do ar mais rarefeito, e um carro anda por si só melhor com temperaturas mais amenas do que com calor tórrido. Isso não é evidente no AC, que se limita a aquecer mais ou menos o motor com base no duct do radiador.

Depois, o rF2 tem o desgaste dos travões, que o AC não tem. Os travões não só sobreaquecem como também se gastam. E quando gastam, acabou a corrida, seja no muro seja por desistência.

O rF2 tem um sistema de danos muito mais completo e realista, quer visualmente quer no que diz respeito ao efeito que tem no carro em comparação com o AC. O AC é demasiado permissivo nos danos, tendo que haver uma cacetada muito bem assente para haver dano terminal num carro, mesmo com o dano a 100%, quando no rF2 não é preciso tanto. Não há uma roda arrancada no AC, coisa que no rF2 acontece até em GT's e Turismos.

O rF2 tem penalizações para excesso de velocidade na boxe e o pit limiter não é automático como no AC. É um pormenor, mas relembro que se quiserem fazer um campeonato de F1 1992, a velocidade na boxe era igual à de pista. Ou seja, era possivel cruzar a linha de box a 300 km/h, coisa que é possível simular no rF2 e não no AC.

Claro que há coisas que não tem. Não tem uma interacção tão conseguida como o AC, não tem os danos evolutivos (como um radiador avariado por colisão que irá causar sobreaquecimento no futuro) como o Project CARS, não é tão user friendly para modders como o AC. Principalmente, não tem a qualidade visual de qualquer um destes simuladores. Mas para mim, o aspecto visual é totalmente terceário, é mesmo apenas e só o embrulho.

Actualmente, ao nível da simulação, o rF2 e o iRacing estão uns degraus acima do AC, Automobilista (que ainda usa o motor antigo da ISI do rF1) e Project CARS 1. Não falo do Raceroom porque só testei o conteúdo free, nem do Project CARS 2 porque nem o vi ainda. Mas pelo que tenho lido das opiniões gerais, a ideia anda mais ou menos pelo mesmo, que rF2 e iRacing são os preferidos pelas comunidades a nível mundial para fazer campeonatos. A vantagem do rF2 é que é muito mais "wallet friendly" que o iRacing.

Estes são os factos que eu aponto para dizer que o rF2 é melhor Sim que o AC. Isto não quer dizer que não gosto do AC. Bem pelo contrário, é o meu 2º sim favorito!

Mas aceito que há formas diferentes de analisar os próprios factos, ou não fossem as nossas eleições o exemplo perfeito disso, onde nenhum partido perde mesmo considerando os resultados como um facto!  :rofl:

EDIT: Esqueci-me da linha dinâmica, ou seja, a acumulação de borracha na pista. No AC acumula na linha ideal pré-definida, no rF2 acumula por onde os carros efectivamente passam. Testem, fazendo trajectórias estranhas offline, e podem confirmar o que digo...

Concordo com tudo,eu por não ser o maior fã do rfactor não quer dizer que não ache um simulador superior em muitas coisas ao AC.Divirto-me é mais a conduzir no AC ou no Iracing.

Eu estou no simracing para me divertir,pouco me interessa qual é o melhor.Desde que sejam estes 3 para mim tá bom.

Dito isto,acho que o Competizione vai ser o melhor de todos  :biggrin: como eu gosto é de gts a cena de ser só gt3 não me chateia nada.

É só uma opinião,não quero entrar em discussões outra vez




Offline Rui Santos

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Re: O que é que o rF2 tem que o AC não tem...
« Reply #6 on: December 31, 2018, 18: 46 »
Concordo com tudo,eu por não ser o maior fã do rfactor não quer dizer que não ache um simulador superior em muitas coisas ao AC.Divirto-me é mais a conduzir no AC ou no Iracing.

Eu estou no simracing para me divertir,pouco me interessa qual é o melhor.Desde que sejam estes 3 para mim tá bom.

Dito isto,acho que o Competizione vai ser o melhor de todos  :biggrin: como eu gosto é de gts a cena de ser só gt3 não me chateia nada.

É só uma opinião,não quero entrar em discussões outra vez

Já experimentaste os GT3 do rFactor2? Se não experimentaste, experimenta e depois diz algo...  :good:
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Offline David Santos

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Re: O que é que o rF2 tem que o AC não tem...
« Reply #7 on: December 31, 2018, 19: 49 »
Concordo com tudo,eu por não ser o maior fã do rfactor não quer dizer que não ache um simulador superior em muitas coisas ao AC.Divirto-me é mais a conduzir no AC ou no Iracing.

Eu estou no simracing para me divertir,pouco me interessa qual é o melhor.Desde que sejam estes 3 para mim tá bom.

Dito isto,acho que o Competizione vai ser o melhor de todos  :biggrin: como eu gosto é de gts a cena de ser só gt3 não me chateia nada.

É só uma opinião,não quero entrar em discussões outra vez

Já experimentaste os GT3 do rFactor2? Se não experimentaste, experimenta e depois diz algo...  :good:

Ainda não mas pelos vídeos que já vi parecem me bem,eu ontem experimentei o lmp2 do endurance pack e gostei bastante.Se os GT3 tiverem a mesma qualidade vou gostar de certeza também

Offline Nuno Vitoria

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Re: O que é que o rF2 tem que o AC não tem...
« Reply #8 on: January 01, 2019, 19: 39 »
David, não há mal nenhum em discutir ideias e coisas concretas. É a esgrimir argumentos que se chega a acordo nas mais variadas matérias.

Eu pús aqui aquilo que o rF2 tem efectivamente a mais que o AC. Também referi a parte gráfica e a interacção com o utilizador como vantagens do AC, e há também os mods! Claro que estes pontos que referi podem ser considerados pouco relevantes para outras pessoas que acham que uma maior imersão com gráficos top ou que o feel dado por outro simulador no seu volante tem mais peso na sua opinião. Respeito isso...
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Offline David Santos

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Re: O que é que o rF2 tem que o AC não tem...
« Reply #9 on: January 02, 2019, 12: 30 »
David, não há mal nenhum em discutir ideias e coisas concretas. É a esgrimir argumentos que se chega a acordo nas mais variadas matérias.

Eu pús aqui aquilo que o rF2 tem efectivamente a mais que o AC. Também referi a parte gráfica e a interacção com o utilizador como vantagens do AC, e há também os mods! Claro que estes pontos que referi podem ser considerados pouco relevantes para outras pessoas que acham que uma maior imersão com gráficos top ou que o feel dado por outro simulador no seu volante tem mais peso na sua opinião. Respeito isso...

Eu não gostar tanto do rf2 não tem nada a ver com os gráficos,concordo que o feeling do ffb que tenho em outros jogos tenha alguma influência nisso mas não são de todo as razões porque o rfactor2 não é o meu preferido.Mas como disse tirando o iracing que agora não me tem apetecido lá ir,tanto ando no ac como no rfactor e quando o acc estiver pronto ando lá também.
Eu quero é fazer umas corridas e divertir-me  :drinks:
 

Online Miguel Rosa

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Re: O que é que o rF2 tem que o AC não tem...
« Reply #10 on: January 03, 2019, 18: 31 »
Eu até gosto do rFactor2, mas o facto de não conseguir jogar online deixa-me um pouco desiludido com o jogo. O erro que me dá já coloquei aqui no forum na esperança que alguém tivesse passado pelo mesmo e que me pudesse ajudar, mas at+e agora sem sucesso.

Gosto das físicas do jogo, do ffb, pode não ter os gráficos top, mas as físicas... Um grande ponto a favor (também como é no AC, por exemplo) são os mods, que trazem mais conteúdo ao jogo, "novos" campeonatos podem ser feitos, etc. Um dos pontos que também destaco em relação ao iRacing, é o lifetime subscription, e é mais "wallet friendly" que o iRacing :D
« Last Edit: January 03, 2019, 18: 34 by Miguel Rosa »
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Offline Rui Santos

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Re: O que é que o rF2 tem que o AC não tem...
« Reply #11 on: January 03, 2019, 19: 20 »
Eu até gosto do rFactor2, mas o facto de não conseguir jogar online deixa-me um pouco desiludido com o jogo. O erro que me dá já coloquei aqui no forum na esperança que alguém tivesse passado pelo mesmo e que me pudesse ajudar, mas at+e agora sem sucesso.

Gosto das físicas do jogo, do ffb, pode não ter os gráficos top, mas as físicas... Um grande ponto a favor (também como é no AC, por exemplo) são os mods, que trazem mais conteúdo ao jogo, "novos" campeonatos podem ser feitos, etc. Um dos pontos que também destaco em relação ao iRacing, é o lifetime subscription, e é mais "wallet friendly" que o iRacing :D

Que problema tens Miguel? Vamos lá resolver isso de uma vez por todas...  :good:
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Offline Pedro Lima Jr

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Re: O que é que o rF2 tem que o AC não tem...
« Reply #12 on: January 05, 2019, 17: 28 »
Eu tenho simulado pouco... já testei o fr2 e sou uma besta na igual medida do AC.

Mas o Rfactor 1 era o simulador mais jogado mundialmente... era o melhor...
Não tenho duvidas que o RF2 mantêm o podium.

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