Author Topic: Pedido de ajuda-Gráficos em Assetto Corsa  (Read 1475 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline pedro_correia

• Novato
  • *
  • Liked: 2
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech Driving Force Pro - I7 4790K/4 GHz - Gigabyte GTX1070 8Gb
Pedido de ajuda-Gráficos em Assetto Corsa
« on: December 14, 2018, 19: 15 »
Caros,

Necessito da vossa ajuda pois o desespero já é grande :aggressive:
Este é o resumo do hardware que tenho:

Gráfica GTX1070 8GB
Proc. I7 4790K 4Ghz
Memoria 12GB
Monitor 1920x1080 1080p 60Hz
Volante Logitech G27

Penso ter um equipamento capaz de lidar bem com o Assetto Corsa mas a verdade é que não consigo tirar todo o partido do simulador que mais gosto.
Já dei "milhões" de voltas em acertos com as definições de gráficos (tambem com o nvidia inspector) e quando penso que encontrei o "sweet spot" lá vem uma pista ou um carro que me deitam os fps abaixo. Tambem já andei por imensos sites ou tutoriais. Mas lá está...quando penso que consegui, lá vem a desilusão.

Pretendo atingir 60fps constantes uma vez que jogo com v-sync ligado e o monitor é apenas de 60 Hz o que me obriga a aceitar os 60 fps como máximo.

A verdade é que consigo fazê-lo em circuitos mod e com praticamente tudo no máximo (talvez com cautelas na qualidade do fumo, o mesmo nos retrovisores e o "blur"). Mesmo com  o MSAA a 8X. Circuitos como Goodwood, por exemplo. Mas apenas com o meu carro em pista. Se tiver (poucos) mais carros o frame rate cai ou tenho grande "stuttering". Mesmo só com carros e pistas Kunos tenho que fazer compromissos quando acho que gastei dinheiro que chegue na placa gráfica que me permite não ter que pensar nestes problemas.

Alguem me pode ajudar a alcançar a perfeição no Assetto Corsa (com o Content Manager)?

Agradecido  :bye:   

Offline Ricardo Marcelino

• Diretor Informático | Staff
  • Membro
  • Liked: 123
    • View Profile
    • iwannaberacer
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT + Fanatec CSL Elite LC + Sim Rig Portugal
Re: Pedido de ajuda-Gráficos em Assetto Corsa
« Reply #1 on: December 15, 2018, 14: 57 »
Viva!

Tenho o mesmo problema que tu, mas em princípio consegui dar conta dele!

• Nos gráficos, definir o limite maximo de fps a 60
  • Nas definições do volante, ativar o Half-rate update frequency

Tudo dentro do jogo!

Offline Joao P Miranda

• Assistente
  • Novato
  • **
  • Liked: 16
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #2 on: December 15, 2018, 16: 22 »
Boas Pedro, esses 12G de RAM é um typo? Nao conheço nenhum conjunto que perfaça 12G de RAM. Penso que se for mesmo esse o caso, estará aí o teu problema.

As RAMs funcionam emparelhadas ou sozinhas, e se tens 12G, estarás a misturar algo tipo uma placa de 8G com outra de 4G? De qualquer das formas, esse CPU apesar de ser "velhinho" é uma bomba descomunal, e necessita de 16G RAM no minimo para funcionar a 100%, de preferencia emparelhadas ( 8 + 8 ).

Outra coisa que não mencionas é o teu Disco, é um SSD ou um IDE? Se tens um IDE também poderá passar por aí, porque num sistema desses ter um IDE era um bottleneck jeitosinho.

Offline pedro_correia

• Novato
  • *
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech Driving Force Pro - I7 4790K/4 GHz - Gigabyte GTX1070 8Gb
« Reply #3 on: December 18, 2018, 18: 54 »
Boas Pedro, esses 12G de RAM é um typo? Nao conheço nenhum conjunto que perfaça 12G de RAM. Penso que se for mesmo esse o caso, estará aí o teu problema.

As RAMs funcionam emparelhadas ou sozinhas, e se tens 12G, estarás a misturar algo tipo uma placa de 8G com outra de 4G? De qualquer das formas, esse CPU apesar de ser "velhinho" é uma bomba descomunal, e necessita de 16G RAM no minimo para funcionar a 100%, de preferencia emparelhadas ( 8 + 8 ).

Outra coisa que não mencionas é o teu Disco, é um SSD ou um IDE? Se tens um IDE também poderá passar por aí, porque num sistema desses ter um IDE era um bottleneck jeitosinho.

Olá João,

Tenho um SSD de 240GB já largamente ocupado com o AC com 140 pistas e praticamente 800 carros. Quanto à RAM é mesmo 12 GB. 8+2+2 se a memoria não me falha. Será esse o problema? Por acaso conto com o pai natal para fazer um upgrade de memoria. Obrigado pela resposta.

Offline Joao P Miranda

• Assistente
  • Novato
  • **
  • Liked: 16
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #4 on: December 19, 2018, 04: 48 »
Olá João,

Tenho um SSD de 240GB já largamente ocupado com o AC com 140 pistas e praticamente 800 carros. Quanto à RAM é mesmo 12 GB. 8+2+2 se a memoria não me falha. Será esse o problema? Por acaso conto com o pai natal para fazer um upgrade de memoria. Obrigado pela resposta.

Boas Pedro,

Eu creio que seja mesmo esse o teu problema. Esse tipo de configurações de Ram apenas causam instabilidade do sistema. Creio até mesmo que o teu problema se resolvia tirando as placas de 2G de ram, deixando ficar só a de 8G. Existem " regras " no uso de RAM nos PC's, e a ultima coisa que se deve fazer é misturar Ram's de tamanhos diferentes ou pior ainda, de velocidades diferentes.

No teu caso, o que poderá estar a acontecer é que uma vez que jogas com gráficos tão puxados, o PC necessita de gravar muita informação nas RAM's durante o jogo, e como tens ram's de tamanhos diferentes, o PC pode estar a tentar dividir toda a informação pelas 3 placas. Ora, sendo 2 delas tão pequenas ( 2G ) enchem rapidamente e o sistema está constantemente a fazer flush ( deitar fora informação para gravar nova ). Entretanto a tua Ram de 8G nunca enche, e cada vez que o jogo fica pesado e cheio de carros à vista, com cenário muito pesado, o sistema começa a debitar toda essa informação que devería estar já toda gravada nas RAM's, mas como a informação não está lá toda ( porque foi deitada fora ), o teu jogo está constantemente a fazer load de texturas e etc e a re-escrever nas RAM's, causando o tal stuttering que falas.

Desculpa o testamento, mas era só para explicar o porquê da coisa.

Se vais actualizar as RAM's, eu apenas te sugeria uma de duas coisas : ou deixas ficar a de 8G, retirando as outras todas, e compras uma igualzinha para funcionarem as duas emparelhadas ( 8 + 8 ), que é a situação ideal para o teu sistema, ou compras um conjunto novo mas sempre a seguir uma simetria, por ex. 4+4+4+4 ou 8+8+8+8 ou 8+8 ou 16+16, etc .

Offline pedro_correia

• Novato
  • *
    • View Profile
« Reply #5 on: December 19, 2018, 13: 08 »
Olá João,

Boas Pedro,

Eu creio que seja mesmo esse o teu problema. Esse tipo de configurações de Ram apenas causam instabilidade do sistema. Creio até mesmo que o teu problema se resolvia tirando as placas de 2G de ram, deixando ficar só a de 8G. Existem " regras " no uso de RAM nos PC's, e a ultima coisa que se deve fazer é misturar Ram's de tamanhos diferentes ou pior ainda, de velocidades diferentes.

No teu caso, o que poderá estar a acontecer é que uma vez que jogas com gráficos tão puxados, o PC necessita de gravar muita informação nas RAM's durante o jogo, e como tens ram's de tamanhos diferentes, o PC pode estar a tentar dividir toda a informação pelas 3 placas. Ora, sendo 2 delas tão pequenas ( 2G ) enchem rapidamente e o sistema está constantemente a fazer flush ( deitar fora informação para gravar nova ). Entretanto a tua Ram de 8G nunca enche, e cada vez que o jogo fica pesado e cheio de carros à vista, com cenário muito pesado, o sistema começa a debitar toda essa informação que devería estar já toda gravada nas RAM's, mas como a informação não está lá toda ( porque foi deitada fora ), o teu jogo está constantemente a fazer load de texturas e etc e a re-escrever nas RAM's, causando o tal stuttering que falas.

Desculpa o testamento, mas era só para explicar o porquê da coisa.

Se vais actualizar as RAM's, eu apenas te sugeria uma de duas coisas : ou deixas ficar a de 8G, retirando as outras todas, e compras uma igualzinha para funcionarem as duas emparelhadas ( 8 + 8 ), que é a situação ideal para o teu sistema, ou compras um conjunto novo mas sempre a seguir uma simetria, por ex. 4+4+4+4 ou 8+8+8+8 ou 8+8 ou 16+16, etc .

Viva,

Não reclamo em absolutamente nada sobre o teu "testamento". Foi a explicação mais plausivel que já li em todos estes meses, lol. Obrigado mesmo. Se bem que até cometi um lapso, penso eu. Como apenas tenho duas slots de memoria, o que deverei ter é 8gb + 4 gb. Pois lá parece que o pai natal vai ter que me trazer duas placas novinhas de 8gb para fazer o tal upgrade  :biggrin:

Obrigado mais uma vez, João.

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 705
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #6 on: December 19, 2018, 16: 28 »
Epá, só agora vi isto, mas não posso deixar de dar a minha opinião.

Eu também tenho, por engano na altura do upgrade, RAM que não está em Dual Channel, neste caso 4+2+2. Tenho uma velhinha GTX660 e um disco IDE onde está o AC, tudo processado por um i5 com cerca de 2 anos.

O único problema que eu tenho no AC é que demora um pouco a carregar os carros e as pistas. Fiz o RM Historic Series toda com 4GB apenas e o PC nesse caso queixava-se um bocadinho nos primeiros segundos no arranque, mas isso ficou depois resolvido quando o passei para 8GB, mesmo no cerário que tenho que não efectivamente o ideal. Tenho o fps sempre acima dos 60, sendo que só as particulas e fumos estão em medium, o resto tem tudo definição a High (óbvio, nada a Ultra).

Isto para dizer que provavelmente o teu bottle neck estará noutra coisa qualquer. Não sei se entretanto já testaste sem os dois DIMM's de 2GB e se notaste diferença, mas até se pode dar o caso de teres um deles avariado. Um setup como o teu devia dar e sobrar para o AC fluir bonitinho em toda a sua grandeza.
I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Mário Serafim

• Membro
  • **
  • Liked: 63
    • View Profile
« Reply #7 on: December 19, 2018, 17: 17 »
Ha mods, especialmente pistas, que são muito pesadões mas o teu setup realmente devia aguentar com essa resolução.
Tenta colocar tudo em high ou mesmo ultra mas desactiva o post processing effects e vê como fica.
Se persistir, poderá estar algum processo indesejado em backgound a consumidor recursos.

"Escacar pedra até vencer" - Nigel Mansell