Linked Events

• GT Series 2018: Prova 7: November 07, 2018

Author Topic: GT Series 2018: Prova 7 - GTS Round of Germany @Nordschleife [Endurance Cup]  (Read 1895 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2317
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
Nords não desiludiu, é só o que tenho a dizer. Esta pista é realmente qualquer coisa, andei quase sempre sozinho mas adorei ainda assim. :smile:

O início foi muito tremido, seguia atrás do Ricardo Marcelino e, embora sentisse estar mais rápido, não conseguia passar. Além disso, fazer curvas vendo só a traseira gigante do Mercedes não ajuda nada. Tive de me conter para ter paciência, não abusar e não lhe bater, e esperar pela reta. Durante meia volta tive ainda o McLaren do Vítor a morder-me os calcanhares, por isso não foi fácil conduzir nestas circunstâncias. Na reta colei-me ao AMG mas o pobre do Ferrari não tinha, ainda assim, velocidade suficiente. Deu para passar na travagem para as últimas curvas, onde arrisquei mais um bocadinho. Depois disso segui bastante isolado até à paragem. A estratégia era parar duas vezes para ter sempre pouco combustível, pneus frescos e possibilidade de arranjar o carro. Resultou em pleno, porque consegui recuperar as posições perdidas em ambas as paragens e inclusive recuperei, já na parte final, muitos segundos para o Francisco Reis (desta vez não me enganei no nome). Infelizmente, o Francisco deixou-me passar ao levantar o pé. :( Fiquei um pouco desiludido porque achei que ia dar uma luta engraçada na mesma, pese a diferença no andamento. A partir daí levei o carro até ao fim sem mais lutas e finalmente acabei uma prova no famigerado Top 10! :biggrin: Amanhã já como bolo Codoil!  :crazy:

Tive apenas dois despistes, na segunda e na última volta, mas nenhum deles me causou perda de posições. Para Nords, não está nada mal. Embora quisesse uma "folha limpa", não foi possível desta vez. Ali pelo link do Ricardo foram uns 400-500€ em barreiras Armco. :lol:

Devia ter tido paciência para seguir atrás com ainda mais cautela mas sinceramente não esperava um brake test ali  :crazy:

Não foi um brake test, Vítor. Bem longe disso e nunca faria um brake test a ninguém, como sabes. Eu ali tenho de travar porque o Ferrari não faz aquela curva a fundo. E quando percebi que estavas mesmo junto a mim, fui para a esquerda e travei para tu conseguires passar pela direita, por fora. Podes não te ter apercebido disso, mas dei-te muito espaço. Tu é que foste ao muro. Pá, tive pena porque ia dar uma luta gira, mas de todo te fiz um brake test ou te empurrei para fora. ;) Sentia que estavas mais rápido e ali era o ideal para me "ver livre" de ti, por assim dizer, ficar mais à vontade e ter ainda muitas voltas para lutar pela posição. Era a volta 1, não valia a pena arriscar.

EDIT: Fui ver o replay e na verdade, quando eu começo a travar já tu estás a bater nos railes :mda: Não foi por culpa minha, Vítor...
« Last Edit: November 08, 2018, 01: 12 by Mário Peixoto »

Offline Francisco Reis

• Diretor de Prova | Staff
  • Membro
  • Liked: 158
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech g290
A estratégia era parar duas vezes para ter sempre pouco combustível, pneus frescos e possibilidade de arranjar o carro. Resultou em pleno, porque consegui recuperar as posições perdidas em ambas as paragens e inclusive recuperei, já na parte final, muitos segundos para o Francisco Reis (desta vez não me enganei no nome). Infelizmente, o Francisco deixou-me passar ao levantar o pé. :( Fiquei um pouco desiludido porque achei que ia dar uma luta engraçada na mesma, pese a diferença no andamento.

Ia com a direção completamente torta Mário, fiz mais de metade da prova assim. Depois de ter batido lixei logo a frente toda e a direção. Não te queria estar a atrasar, por isso é que facilitei tanto, também gostava de ter dado luta ahah

Estava com um bom andamento a lutar com  o Domingos muito consistente, mas depois de bater perdia 12 segundos por volta. Foi pena porque acho que ia lutar pelo 8/9 lugar.

Depois da prova mais exigente do campeonato venha a sprint para descansar um pouco ehehe

Offline Andre Silva

• Novato
  • *
  • Liked: 9
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster TMX
Qualificação: Ao fim de 4 voltas lá consegui sacar um tempo que bem longe do meu melhor. Arranquei para fazer 3 voltas, e na primeira volta bato logo de lado. Ficando o AMG cheio de batidas na traseira e de lado   :superstition: . Então foi fazer 2 voltas onde sentia bem a falta de velocidade e alguma instabilidade no carro. Mas pronto, travando em alguns sítios onde não costumava faze-lo lá consegui um tempo Longe do meu melhor.

Corrida: Arranque dentro do possível, ao chegar à primeira curva vejo uns carros virado e tento travar aqui e ali, desvio-me deste e daquele... Mas esta brincadeira fez-me perder 10 posições e ganhei logo algum nervosismo e ansiedade que se revelou logo nessa volta, pois ao tentar ganhar posições ia batendo com o mercedolas. Avizinhava-se uma prova difícil :/. Lá depois na segunda volta com mais calma ia tendo lutas com o Carlos Miranda e com outro carro ( desculpem não me lembrar do nome mas sei que vinha connosco nessa luta também). Isto tudo e quando dou por mim à 6 volta ia em 13  :beach:. A estratégia estava a correr bem que era de uma pit e esticar aqueles pneus até mais não. Ao fim da 7 volta acabou o combustível e lá vou eu à box, Encher o depósito e mudar os pneus, achava eu ... No qual depois me deparo com o maior erro possível, fui a box e esqueci-me de mudar os pneus. Mais uma volta a tentar esticar os pneus e isto o Miranda  a afastar-se cada vez mais. Lá depois de mudar os pneus e acabar a outra volta vi que sai à frente dele. Nice, ele foi pela estratégia de 2 pits a corrida não está assim tão estragada, pensei eu. Lá ia ganhando terreno e posições  e vejo um Carlos Rodrigues ao longe e achei que ia conseguir apanha-lo porque estava mais rápido. E foi o que aconteceu ao chegar a uma "recta" sai mais rápido que ele e tento apanhar o cone de ar e decidi que ia ser ali que o ia passar ( Quão errado estava ) coloco-me ao lado  por dentro numa curva rápida à esquerda e pimbas levo um toque e o foi o descalabre total. Suspensão partida e afins, felizmente penso que ele não ficou tão mal tratado. Acho que fui demasiado ambicioso e devia ter tido mais paciência, lição aprendida. E após isto foi um range Quit grave.

Resumindo, foi uma prova engraçada

Offline Carlos Miranda

• Diretor do CAI | Staff
  • Experiente
  • Liked: 317
    • View Profile
  • Simulation Hardware: I5 4670; MSI Z87 G45; 16GB DDR3; NVIDIA GTX 1050 Ti; T300+T3PA+TH8A
Report.

Desde o inicio do campeonato que aguardava por esta prova com alguma expectativa. Não sendo um dos pilotos “da frente”, é aqui em Nords que recentemente os tenho conseguido acompanhar. É a minha pista favorita e se houvesse bases virtuais de equipas, a da Carbor8 seria certamente lá.

O que tinha proposto para mim era ver se qualificava nos 10 primeiros, acabei por conseguir o 11º que não foi nada mau apesar de não ter conseguido o objetivo inicial.

Na corrida arranquei bem mas a festa durou pouco, muito pouco, pois na t1 passo de 10º para ultimo… Aqui tenho que perguntar: havia alguma necessidade daquilo? É que nem foi uma travagem tardia… não entendo…

O resto da corrida foi a andar sempre em modo de ataque máximo e tentar recuperar, ainda consegui alguns lugares nas zonas de curvas mas a maior parte dos lugares ganhos foi na reta, onde o audi tinha um bom andamento.

Dois pequenos erros pelo meio, uma pequena saída e toque no muro que me fez perder o lugar para o Vasco até ao fim da volta e um outro susto entre carroceis em que quase tive que parar.

Na 1ª paragem o arranjo dos danos (frente a vermelho e a lateral direita toda amassada) custou-me o lugar ao Vasco, visto que se fosse só gasolina e pneus tinha conseguido sair à frente dele.

Acho que ainda demorei umas 2 voltas até o apanhar novamente.

Depois da 2ª paragem saio atras do André Silva e de um dos AC Team e estava a aproximar-me quando eles se despistam, finalmente alguma sorte para o meu lado.

Ainda consegui alcançar o Francisco que seguia com dificuldades no Ferrari e com a “volta extra” ainda tive esperança de alcançar o Mário Peixoto, mas precisava de mais 20 mins e já não havia mais tempo.

Acabei no ponto de partida, 11º. Até foi o meu melhor resultado neste GTS, mas não consigo não estar frustrado pois acabei eliminado de um resultado melhor, ao fim de 15 segundos de uma prova de 90 mins…

Parabéns ao David e restante pódio e top10.

O fim está a aproximar-se, mas Most não tarda, pode ser com ketchup e maionese também…

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1360
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
Viva Mário e já agora Francisco Reis que era o Ferrari que me referia.

De forma alguma vos estou a acusar de brake test ou qualquer coisa de semelhante/ilegal/forçado, nada mas nada disso pf. O que escrevi foi fruto da minha própria frustração porque quem seguia atrás era eu e quem tinha que ter ainda mais cuidados era eu. Qualquer hesitação, abrandamento, etc, é capaz de causar o caos a quem vem atrás muito perto e foi o caso mas a culpa é absolutamente minha. Mas também eu hesito, abrando, tenho outros carros à frente, etc.

O que escrevi não transmite desta forma o que penso pelo que fica aqui a retificação. Tudo mas tudo legal e correto.

Abraço.

Offline Vasco Lemos

• Designer | Administrador
  • Veterano
  • Liked: 352
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Intel i5 7600K//Asus Prime Z270//16Gb DDR4 3000Mhz G.Skill//GTX1060 6Gb//256Gb SSD+2x1Tb HDD//Logitech G27//Oculus Rift
Ontem foi uma prova que não me apetecia fazer, porque não gosto de Nordschleife, não gosto porque é muito longo e dá muito trabalho para conseguir uma volta boa, tal como calcular consumos e entre outras coisas. É circuito que não deixa margem para erro.

A minha estratégia foi levar softs, e parar 2 vezes, isto porque na minha ideia, iria ser 1 acidente por volta ou quase, e iria precisar de reparar em todas as voltas.
Não consegui qualificar, porque quando ia a qualificar cometi um erro e invalidou a volta, então frustrado com o circuito, pensei, qsf*da isto, saio do fim e logo se verá.

Assim feito, parti dos últimos lugares, e ao longo da primeira volta, foi andar com muito cuidado, mas por surpresa minha até estava com bom andamento, sem erros nem nada, e estava atrás dum comboio que queria passar, mas não sabia por onde.
Foi esperar por alguns erros dos outros, e manter a calma. Assim foi feito, foi mantendo o ritmo e ir ganhando algumas posições, e por surpresa minha, não teve nenhum acidente de maior, aliás, mesmo na volta antes da paragem tive uma cena estúpida que fiquei parvo, mesmo na saída do circuito à entrada de nords, aquilo nem foi bater, aquilo foi uma lambidela aos railes do lado direito, a velocidade não era assim tanta, e pumba, pára brisas estalado e lateral a vermelho. Fiquei mesmo parvo, pq o toque não me afetou em nada mesmo, nem senti que bati, mas pronto. Bom, foi parar parar pra troca de pneus, reparar e combustivel. Demorou mais a trocar os pneus do que a reparar.

E lá fui eu novamente, pneus novos e com um bom ritmo que eu até mesmo fiquei parvo. Depois, tive de antecipar a 2ª paragem por uma volta, porque saí largo numa curva rápida que me fez encostar-me ao rail, e aí sim, tive alguns danos mais ou menos fortes. Aí também perdi a posição pro Miranda que vinha a toda a velocidade. 2ª paragem, combustivel, pneus novos e reparar, aí já demorou um bocado mais, e siga, sempre a carburar por aí fora e recuperar algumas posições, quase que também apanhava o Francisco Reis mas não deu.

Bom, de 28º para 13º não foi mau até e para quem odiava nordschleife, até passei a gostar do circuito (porque correu bem até :D)

Parabéns ao David Santos pela vitória limpinha!
Compra os teus jogos mais baratos aqui:
https://www.instant-gaming.com/igr/muscledDog/

Offline David Santos

• Diretor de Prova | Staff
  • Membro
  • Liked: 180
  • Hello!!
    • View Profile
  • Simulation Hardware: PC:Uma batata / Volante:microsoft sidewinder
Boas,esta pista é diferente de todas as outras e quem a conhece nem precisa de muito treino é tudo uma questão de calma e ir metendo voltas sem fazer asneiras.As minhas duvidas eram em relação à estratégia de corrida,tive que fazer um stint de treino para ver se os softs se aguentavam e felizmente como a minha condução não é muito agressiva só a ultima volta e meia é que tinha que ter um bocado mais de cuidado.

Falando da qualificação,arranco logo só com um carro pela frente que me deixou passar ainda antes da entrada em nords,não me lembro quem era mas obrigado.Fiz a volta de lançamento e depois na volta lançada faço a pista toda impecável com um tempo que muito provavelmente andava a rondar o tempo da pole mas na travagem para a ultima chicane estraguei e fui pela relva a dentro.
Vou a box faço outra volta de lançamento e entro na volta lançada já vou a andar bem e infelizmente alguém se virou a minha frente e tive que abrandar perdendo mais uma volta,foi logo no inicio de nords não foi grave mas nesta pista um gajo tem que dar sempre aquela volta toda é uma seca.
Ficou tudo para a ultima volta possível,fiz dois terços da volta muito bem mas no ultimo já ia nervoso e acabei por perder algum tempo.Meti um tempo fixe mas que podia ter sido melhor e depois tive que esperar pelo Pedro que ainda estava em pista,quando vi que ele já não me ia conseguir apanhar fiquei mais aliviado porque eu queria mesmo arrancar da frente nesta pista.

Na corrida,a pista de gp é uma das minhas preferidas e no warm up deu logo para ver que eu conseguia arrancar bem.Arranco sem problemas e ganho logo à volta de  1 segundo e pouco para o Pedro antes de entrar em nords,eu já vinha a notar que ele conseguia travar melhor que eu e pensei logo que ele levasse menos combustível e ia para as duas paragens,portanto se me conseguisse aguentar aquela distancia era na boa mas sinceramente não ia a contar com aquele andamento todo.
Quando ele parou,sem ter a pressão dele atrás comecei a andar com mais calma.
Parei depois de 6 voltas e quando vou a sair das boxes vem lá o Pedro outra vez xD fizemos a travagem para a primeira curva lado a lado,como eu tinha o interior da curva consegui sair na frente e com pneus fresquinhos comecei a ganhar aos poucos alguma vantagem,até que ele teve um acidente e eu a partir dai vi que já só ia correr contra mim e contra a pista.
Depois de 11 voltas já estava tão confortável com a pista que mesmo podendo perder um bocado de tempo e dar menos uma volta ainda fui para a 12ª.

Agora vou levar outra vez a gorda,e este carro não foi de todo feito para andar com gordas ao lado eheh

A pista não a conheço mas pelos videos que via até me pareceu ao meu gosto,vamos ver se desta vez o motor não é tão importante com em chang,ainda tenho essa atravessada na garganta  :mda:

Parabéns ao restante pódio e até à próxima  :drinks:

Offline Fernando Reis

• Novato
  • *
  • Liked: 27
  • Fernando Reis
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G25
Viva Mário e já agora Francisco Reis que era o Ferrari que me referia.

Viva!
Mais uma vez não era o Francisco era eu.
 Quanto ao incidente, já disseste tudo, não era necessário porque eu estava apenas a tentar perceber se tinha andamento para seguir na dianteira, mais algumas curvas e cedia a passagem como fiz a tantos outros. Para mim esta pista é mesmo o inferno e apenas procuro terminar como em todas as outras. Não fiques preocupado até porque nesta situação foste o principal prejudicado e eu apesar de ter batido no rail e ficar em sentido inverso lá consegui terminar apesar dos estragos.

Parabéns ao David e a todos os que participaram.

Offline Diogo Lima

• Novato
  • *
  • Liked: 13
  • "If in doubt, flat out!"
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T500 RS + Tripple Screen
Antes de falar da minha prova, queria pedir desculpas ao João Coutinho e ao Sandro Simões pelos acidentes que provavelmente destruíram as vossas corridas e na qual eu assumo a total responsabilidade.

Em relação ao acidente com o o João, ao minuto 15 de corrida, eu sai largo e fui à relva e ao tentar abrandar porque sabia que trazia atrás de mim um comboio, simplesmente bloqueei a travagem na relva e nunca mais consegui evitar que o carro entrasse disparado em pista, o que aconteceu e foi atingir o João.

Quanto ao Sandro, ao minuto 20 da corrida, eu reentrei em pista numa zona rápida da corrida e como é óbvio o Sandro vinha atrás bem mais rápido do que eu, eu dei-lhe o interior daquela sequência de 4 esquerdas e julgava que tinha dado espaço suficiente para fazermos a ultima esquerda rápida, pois no meu radar ele já estava a passar-me à frente, mas na verdade acabamos por tocar e sermos projectados para os rails. Só depois de ver a repetição é que percebi que o espaço que dei não era suficiente para fazermos ambos a curva lado a lado. As minhas desculpas pela minha inexperiência nestas situações Sandro.

Quanto ao resto, na qualificação consegui marcar um tempo dentro do que esperava, embora tenha passado dias a fio sem conseguir marcar qualquer volta válida, pelo que terminei a sessão satisfeito.

Em relação à corrida, fiquei surpreendido com o ritmo e a consistência que consegui ter durante toda a corrida, visto ter sido a minha primeira vez em Nords. Consegui ter boas lutas e também alguns azares, mas certamente recolho muitas lições desta prova, que me ajudarão a tornar-me melhor piloto no futuro.

Agora é continuar a treinar, que melhores resultados virão. Mais uma vez, mil desculpas ao João Coutinho e ao Sandro Simões.

Offline Carlos Rodrigues

• Novato
  • *
  • Liked: 13
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: T300RS
Report.

Desde o inicio do campeonato que aguardava por esta prova com alguma expectativa. Não sendo um dos pilotos “da frente”, é aqui em Nords que recentemente os tenho conseguido acompanhar. É a minha pista favorita e se houvesse bases virtuais de equipas, a da Carbor8 seria certamente lá.

O que tinha proposto para mim era ver se qualificava nos 10 primeiros, acabei por conseguir o 11º que não foi nada mau apesar de não ter conseguido o objetivo inicial.

Na corrida arranquei bem mas a festa durou pouco, muito pouco, pois na t1 passo de 10º para ultimo… Aqui tenho que perguntar: havia alguma necessidade daquilo? É que nem foi uma travagem tardia… não entendo…

O resto da corrida foi a andar sempre em modo de ataque máximo e tentar recuperar, ainda consegui alguns lugares nas zonas de curvas mas a maior parte dos lugares ganhos foi na reta, onde o audi tinha um bom andamento.

Dois pequenos erros pelo meio, uma pequena saída e toque no muro que me fez perder o lugar para o Vasco até ao fim da volta e um outro susto entre carroceis em que quase tive que parar.

Na 1ª paragem o arranjo dos danos (frente a vermelho e a lateral direita toda amassada) custou-me o lugar ao Vasco, visto que se fosse só gasolina e pneus tinha conseguido sair à frente dele.

Acho que ainda demorei umas 2 voltas até o apanhar novamente.

Depois da 2ª paragem saio atras do André Silva e de um dos AC Team e estava a aproximar-me quando eles se despistam, finalmente alguma sorte para o meu lado.

Ainda consegui alcançar o Francisco que seguia com dificuldades no Ferrari e com a “volta extra” ainda tive esperança de alcançar o Mário Peixoto, mas precisava de mais 20 mins e já não havia mais tempo.

Acabei no ponto de partida, 11º. Até foi o meu melhor resultado neste GTS, mas não consigo não estar frustrado pois acabei eliminado de um resultado melhor, ao fim de 15 segundos de uma prova de 90 mins…

Parabéns ao David e restante pódio e top10.

O fim está a aproximar-se, mas Most não tarda, pode ser com ketchup e maionese também…

Carlos, tal como já tive oportunidade de te mandar por MP peço desde já desculpas pelo incidente na curva 1. Estava a tentar não embater no Carlos Basto, no radar o teu carro deixou de estar a vermelho, e quando estou a curvar apareces ja a curvar muito mais que eu, o que não consegui evitar embater-te no carro. Logo de seguida embateram-me dois carros na traseira, o que me fez ainda bater-te mais vezes. Mais uma vez peço desculpa por te ter arruinado a prova, ainda por cima agora que li que era a tua esperada prova... Espero ter esclarecido a situação, contudo estarei inteiramente disponível via TS para esclarecermos da melhor forma esta situação.