Author Topic: VR e nauseas  (Read 2446 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Tiago Fortuna

• Lenda
  • Liked: 410
    • View Profile
  • Simulation Hardware: CSWv2, CSPv3, CSS SQ, i5 4670K, 16GB 2400 CL10, GTX1080 6GB, 3xLG 23"/Vive
VR e nauseas
« on: January 26, 2017, 14: 04 »
Truques e dicas que espero serem uteis para quem tem OR, Vive ou ate trackIR (provavelmente).

- focar um ponto fixo imaginario ou no caso de jogos, um ponto fixo. (como fazem os bailarinos, patinadores e afins)
- sessoes curtas. O habito faz o monge e' bem verdade neste caso. Nos, sendo animais capazes de nos adaptarmos a quase tudo, tambem ganhamos tolerancia as coisas com o (ab)uso e resistencia a nausea tambem.

- Ao jogar em VR,  tendo em conta que as lentes basicamente so' permitem um "buraco" onde a visibilidade e' boa e manter o focus nesse buraco e usar a cabeca e nao os olhos para olhar para onde se vai.

- Olhar para o mais longe possivel ou em alternativa acima focar um objecto estatico e nao um ponto imaginario como truque dos dancarinos e afins (atraves do tal "buraco central" das lentes)

- configurar um FOV do equipamento maior (lentes mais perto dos olhos)

- sessoes curtas e graduais e evitar experiencias tipo montanha russa que ate para jogadores experientes parecem causar confusao. A mim afetam-me tanto como a montanha russa real e eu tenho a perfeita nocao de estar seguro, sentado e sem forcas G, mas o cerebro e' enganado na mesma... VR no seu melhor em imersao :D

- Performance. Jogar qq coisa que nao seja fluida ou com cortes constantes e acentuados de FPS e' para esquecer. Mais vale poupar e comprar um GPU de jeito (gtx980 minimo, diria eu) num I5. Isto e' tao importante que eu quando mudei para 3 ecras conseguia sentir nauseas na mesma. Nada abaixo do refresh rate dos monitores (ou 60FPS no caso mais comum). Mas se tiver que ser, que seja constante sem flutuacoes.

Infelizmente AA e supersampling/downsampling/rescaling e' essencial em VR por causa da qualidade e come muita performance, pelo que, e' dificil de abdicar... mas podemos sobreviver com graficos mais baixos aumentando estas opcoes em contrapartida. E' dificil arranjar um "sweet spot"

- nao comer muito antes de jogar nem estar a morrer de fome (especialmente a fome, no que me diz respeito :D)

----- Configurar os jogos corretamente e esta requer mais algum detalhe.

- desligar o volante e os bracos do piloto virtual (mas tentem ligar ou desliguem no fim caso tudo o resto nao ajude o suficiente porque se perde um bocado). Em alternativa, fazer o lock ao volante.

- Fazer o lock do carro em relacao ao horizonte (AC) ou por o "world movement" a 0 (pCARS) ou configurar o headshake (se bem me lembro) atraves das teclas configuraveis nas opcoes do R3E

- Desligar/por a 0 (zero) "speed shakes" (pCARS) e movimentos de forcas G (AC e pCARS, pelo menos)

Acho que e' tudo para ja'...

/edit
Esquecia-me do mais importante. Assim que se comecarem a sentir ligeiramente mal PAREM DE JOGAR.
« Last Edit: January 26, 2017, 14: 21 by Tiago Fortuna »

Offline Tiago Fortuna

• Lenda
    • View Profile
  • Simulation Hardware: CSWv2, CSPv3, CSS SQ, i5 4670K, 16GB 2400 CL10, GTX1080 6GB, 3xLG 23"/Vive
Re: VR e nauseas
« Reply #1 on: February 02, 2017, 11: 35 »
Bem, la tirei tempo para ver se punha o AC a bombar novamente. Estava a fazer-me uma confusao danada aquilo nao ter qualidade nenhuma em VR. Mas agora sim e ha' muito tempo que nao podia dizer que conseguia disfrutar do AC, coisa que agora posso fazer, tambem :)

Vou deixar as intrucoes completas por uma questao de documentacao.

- Desliguem o modo "teatro" nas propriedades do AC no Steam.

- Instalar o Oculus Home e seguir a instalacao. Podem fazer skip a parte da configuracao do HW (ate' porque se estao a ler isto nao tem Oculus :D )

- chamar o Oculus Home e nos settings-general abilitar a instalacao de "unknown sources". Fechem a janela e podem esquecer o OH a partir daqui :)

- Instalar o Revive/LibreVR

- Lancar o Revive e no icone na barra de tarefas carregar com o botao do lado direito, escolher "Patch" e vao ate' a dir onde esta' o ficheiro acs.exe (atencao que tenho ideia que isto so' funciona na versao 64bits do AC, escusam de fazer o mesmo ao ACS_x86... mas podem tentar :D )

- Lancar o SteamVR

- Lancar o AC normalmente

- Por a resolucao do ecra nas definicoes do jogo igual 'a do windows. ISTO E' IMPORTANTE ou arriscam-se a fazer reboot directo ao entrar na pista.

- Por baixo da resolucao escolher "Oculus"

- Desliguem o "Post Processing" (e' pesadissimo no GPU e nao faz falta)

- Desliguem o smoke in mirrors e regra geral comecem com qualidade baixa nas coisas e vao subindo (a comecar no AA). Mas facam isto DEPOIS de testar o "Rescale".

Na pasta /cfg (na instalacao do steam onde tem o AC) - existe um ficheiro oculus.ini. La dentro tem um parametro  =1.0 Eu tenho a 1.5. A diferenca e' noite e dia. ESTE e' o parametro magico :)

A partir daqui subam o AA no jogo. As sombras em VR fazem diferenca portanto eu apostaria em subir este a seguir ao AA ou tentar encontrar um compromisso entre ambos.

Infelizmente, o AC nao tem os menus nos "oculus" o que significa que sempre que saiem da corrida, tem que tirar o "capacete" para alterarem seja o que for :(

Divirtam-se.

Offline Mário Leitão

• Experiente
  • Liked: 146
    • View Profile
« Reply #2 on: February 03, 2017, 04: 44 »
É das tais coisas que não arrisco a comprar sem experimentar, exactamente por causa disso.

Offline Tiago Fortuna

• Lenda
    • View Profile
« Reply #3 on: February 03, 2017, 10: 29 »
E é a razao pela qual estou a postar. Era o meu maior medo mas, injustificado. E mais ainda por causa de ter que usar oculos mas desde que nao sejam oculos 'a Top Gun...

Nao volto a correr sem VR :)

PS: Na Worten do Forum Sintra tinham lá uma experiencia VR e acho que era com Oculus... Se alguem de perto estiver prai virado. Eu RECOMENDO.
« Last Edit: February 03, 2017, 10: 33 by Tiago Fortuna »

Offline Paulo Sousa

• Membro
  • **
  • Liked: 155
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto + Thrustmaster T300 + Fanatec Clubsport v1 + 3 Monitores
« Reply #4 on: November 22, 2017, 11: 11 »
Tiago

como vem ai o Black Friday, pode ser que me chegue á frente nuns oculos VR.

Preciso da tua ajuda para me explicares que máquina ( PC ) é aconselhado e também Gráfica e Windows para utilizar os VR.

Tenho :  I7 + 4GB DDR5 de gráfica + WIN 7  é suficiente ?

Obrigado

Offline Vasco Lemos

• Designer | Administrador
  • Veterano
  • Liked: 352
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Intel i5 7600K//Asus Prime Z270//16Gb DDR4 3000Mhz G.Skill//GTX1060 6Gb//256Gb SSD+2x1Tb HDD//Logitech G27//Oculus Rift
« Reply #5 on: November 22, 2017, 15: 15 »
Prepara-te porque VR é do melhor que pode haver... :biggrin:

O melhor será veres qual é o VR que vais comprar, e depois ver as especificações mínimas no próprio site. Por exemplo para Oculus rift será isto:

Placa gráfica
NVIDIA GTX 1050Ti/AMD Radeon RX 470 ou superior
Placa gráfica alternativa
NVIDIA GTX 960/AMD Radeon R9 290 ou superior
CPU
Intel i3-6100/AMD Ryzen 3 1200, FX4350 ou superior
Memória
8 GB+ RAM
Saída de vídeo
Saída de vídeo HDMI 1.3 compatível
Portas USB
1 x portas USB 3.0 + 2 x porta USB 2.0
OS
Windows 8.1 ou mais recente
Compra os teus jogos mais baratos aqui:
https://www.instant-gaming.com/igr/muscledDog/

Offline Tiago Fortuna

• Lenda
    • View Profile
« Reply #6 on: November 22, 2017, 23: 52 »
Isso do minimo e' relativo... Eu tenho um vive e garanto que ha jogos que correm numa... wait for it... gtx1050ti (Que nem e' VR ready ;) )

OK, no que toca a simracing os minimos devem ser o recommended. Abaixo de 8GB de RAM e de uma 1060 (uma ja com OC de fabrica) eu NAO recomendo.

O meu i5-4670k a 4.2 ja ta nos limites... por isso, esqueçam lá isso dos minimos para simracing.