Author Topic: ATENÇÃO: RECEPÇÃO AO MANCEBO! - A/C RECÉM-CHEGADOS  (Read 2651 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Nuno Rodrigues

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 553
    • View Profile
EVENTO: RECEPÇÃO AO NOVO RECRUTA (destinado aos recém-chegados)
             PRACTICAS GERAIS (destinado a todos os restantes)
             MISSÃO DE GUERRA (todos os interessados)

DATA: 5ª FEIRA, dia 10\03\2016 às 21:30H

Estão convocados todos os novos recrutas recém-chegados à PTSims - Secção Arma, e todos os restantes militares
 O evento pretende ser uma acção de camaradagem e boas-vindas e complementarmente ligeira formação básica, nomeadamente:
 1) a estrutura PTSims, squads e seus elementos (RECEPÇÃO AO NOVO RECRUTA)
 2) destreza fisica do boneco, manuseamento de armas e seus atachments (miras, etc), veiculos terrestres, teclas de atalho (RECEPÇÃO AO NOVO RECRUTA)
 3) loadout´s genéricos e especializados (RECEPÇÃO AO NOVO RECRUTA+PRACTICAS GERAIS)
 4) movimentação táctica: orientação bussula e mapa; noções básicas de CQB+formações+entrada e saida viaturas+perimetros de segurança+etc (RECEPÇÃO AO NOVO RECRUTA)
 5) médicos e respawn´s; (RECEPÇÃO AO NOVO RECRUTA+PRACTICAS GERAIS)
 6) comunicações: a importância da comunicação clara, assertiva e essencial (RECEPÇÃO AO NOVO RECRUTA+PRACTICAS GERAIS)
 6) outros temas que possam surgir;

Como referido serão apenas breves referências a cada tópico e não será nada vasto e demoradamente teórico.
  É DE EXTREMA IMPORTANCIA A COMPARENCIA dos recém-chegados para testar que tudo funciona (desde o acesso ao servidor a tudo o resto), para que na sexta-feira seguinte não hajam problemas, dificuldades e atrasos.

« Last Edit: March 07, 2016, 17: 37 by Nuno Rodrigues »

Offline Sérgio Sá

• Veterano
  • Liked: 65
  • TMM - SimRacing em Português! since 2006
    • View Profile
Já que sou um recém-chegado contem comigo para sábado!  :hunter:
Instrução difícil Combate fácil

Offline Nuno Rodrigues

• Team Manager
  • Veterano
    • View Profile
olhó Sáaaaa. Epah tu nao és recem-chegado, és refem-chegado. Mas aparece à mesma para dares uma ajuda.

Offline Vasco Lemos

• Designer | Administrador
  • Veterano
  • Liked: 349
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Intel i5 7600K//Asus Prime Z270//16Gb DDR4 3000Mhz G.Skill//GTX1060 6Gb//256Gb SSD+2x1Tb HDD//Logitech G27//Oculus Rift
À partida estarei presente logo as 21h30 a ver se aprendo :)
Compra os teus jogos mais baratos aqui:
https://www.instant-gaming.com/igr/muscledDog/

Offline Joao Ratão

• Membro
  • **
  • Liked: 63
    • View Profile
Isto devia ser tipo B.O.P.E. instrução e logo favela!  :biggrin:

Offline Nuno Basto

• TheBigOne014
  • ArmA Staff
  • Lenda
  • Liked: 510
  • Twitter - @TheBigOne014 | Twitch - TheBigOne_014
    • View Profile
  • Simulation Hardware: MOMO RACING RULES!!!!!
Nice. ;)

Offline Pedro Canas

• Membro
  • **
  • 'sup?
    • View Profile
Isto devia ser tipo B.O.P.E. instrução e logo favela!  :biggrin:
E porque não instrução NA favela? :p
(\__/)
(='.'=) This is Bunny. Copy and paste bunny into
(")_(") your signature to help him gain world domination.

Offline Nuno Rodrigues

• Team Manager
  • Veterano
    • View Profile
 Mais uma 4ª feira, mais um dia no quartel. Foi bom de ver o numero de soldados que compareceram à chamada. Além de uns breves conceitos teóricos, partiu-se depois para uma missão com a qualidade a que o Rato ja nos habituou e foi bom de ver que as coisas começam a fluir.
  Malta madura, inteligente e acima de tudo com muita vontade de jogar ARMA como ele deve ser, ou seja, não jogado mas sim simulado!
 Parabéns a todos.

Este formato das 4ªs feiras é para manter e na próxima vamos elevar o nivel! Mesmo formato: 15 minutos teoricos e de exercicios e depois missão.
  Coloquem aqui a v\ disponibilidade.

Offline Nuno Rodrigues

• Team Manager
  • Veterano
    • View Profile
3ª sessão de 4ª feira:
Ligeirissimo treino de tiro - tiro duplo (dois no peito, um na cabeça), tiro triplo (três tiros repetidos). Vários alvos com tiro em variadas direcções; mudança de posição repentina e tiro;
Reforço da importancia da comunicação principalmente ao nivel da identificação de contactos - contacto, direcção simples (norte, sul,...), distancia, azimute;
Missão curta com objectivo de treinar explosivos e AT.
 Estiveram 11 elementos PTSims.
 Fantástico!

Offline Nuno Basto

• TheBigOne014
  • ArmA Staff
  • Lenda
    • View Profile
4ª sessão - 10.02.2016
« Reply #9 on: February 11, 2016, 14: 48 »
Estiveram 6 elementos, 1 novo que é o Diogo Quaresma "Z3ro"! Tive alguns problemas com o servidor novamente , mas eram os admins a configurar servidores de corrida e como eles tem prioridade, tivemos de aguentar perdeu-se 30-45min a descobrir o problema por isso arrancou-se tarde, mas com saída dos admins do servidor a coisa voltou ao normal felizmente na altura em que a coisa começou a aquecer.

Os binómios funcionaram muito bem, tivemos bastante dificuldade na progressão no terreno, mas graças ao "Z3ro" que ia como suporte pesado pude constatar como TL algo que eu já sabia como suporte pesado e que tem falhado MUITO nas nossas missões. FOGO DE SUPRESSÃO. Quando começamos a receber tiro fica tudo a olhar para o mesmo lado a tentar encontrar o inimigo e fazer tiro de precisão.
Como sabem os AI's sabem camuflar-se muito bem no terreno, aproveitam bem as rochas os arbustos para passarem despercebidos e passam muito tempo na mesma posição a mandar fogo. Quando se deitam é praticamente impossível detecta-los a mais de 300m e deitados é quando têm mais precisão de tiro (como nós). Ora a função da pesada é obriga-los a mexer só assim os conseguimos detectar, no mínimo a supressão faz com que diminuam a sua precisão de tiro.
O que se pede a quem for de suporte pesado é que mal saiba a direcção grosseira de onde vem o tiro que começe a disparar para lá, não interessa se vê alvos ou não, é disparar para aquela zona, de forma a fazer com que quer que seja que está a disparar para nós se mexa o que faz com que seja muito mais fácil para nós detectar o inimigo, para os camaradas com miras e armas de precisão abaterem os alvos com facilidade.
O que se tem visto é pesadas a fazer tiro de precisão,... errado...
Quando recebemos tiro as pesadas começam logo a cantar a cuspir chumbo pro inimigo para ele se mexer e não ter tanta precisão de tiro sobre nós.

O Inimigo esta dentro de uma casa a mandar tiro, a pesada só para quando a casa estiver em ruínas,... um veiculo técnico com pesada em cima, a pesada só para quando o veículo explodir, o tiro veio do meio do mato, a pesada só para quando o mato estiver todo estraçalhado no chão. É esta a atitude que um suporte pesado deve ter!  :hunter:

Quanto á situação do servidor, disse-o na missão,... só com doações é que temos 'poder' de exigir seja  que for, pq o servidor é pago 95% pelos simracers, por isso,... apelo as doações. :biggrin:
« Last Edit: February 11, 2016, 16: 55 by Nuno Basto »

Offline Pedro Canas

• Membro
  • **
  • 'sup?
    • View Profile
Quanto ao "poder" de exigir, acho que não se pode ir por quem paga mais. É natural que grande parte da factura seja paga pela malta dos carros: são mais. Por essa ordem de ideias, no nosso dia a dia, quem desconta mais tem mais direitos?
A questão é que pagamos* e temos tanto direito de jogar como os outros, independentemente de nós sermos 10 e eles serem 30, todos contribuímos para a manutenção do servidor.
Imaginem que eu até faço uma transferência no valor da anuidade do servidor... Como é, fico admin-all-mighty e faço o que quiser? Depois posso dizer que a malta das corridas só pode correr aos domingos e o resto da semana é para o pessoal do ArmA?

*- nem todos pagamos, é certo, e eu estou para aqui a falar mas ainda não contribuí com nada. Fiz uma despesa grande recentemente e este mês e provavelmente para o próximo não me dá jeito contribuir para o server...
(\__/)

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2259
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
Não entres por esse campo, Pedro. ;) Não leva a lado nenhum.

Eu geralmente mantenho-me afastado destas conversas do ArmA porque não jogo, não percebo do assunto e, naturalmente, não opino nem comento. No entanto, neste caso em particular, como sim-racer mas, sobretudo, como um dos Administradores da PTSims, tenho de intervir para clarificar a situação, embora internamente já se tenha falado disto. Não se trata aqui de dar prioridade a uns ou exclusividade ou mais direitos. Os veteranos do ArmA sabem, há muitos anos aliás, porque há muitos anos que existe ArmA na PTSims, que o Sim-Racing e o ArmA podem coexistir pacificamente e sem problemas na PTSims, fazendo uso do mesmo servidor dedicado. Há certamente lugar para todos aqui e nenhuma simulação impede a outra.

A questão é a seguinte: no Sim-Racing são organizados campeonatos habitualmente às segundas e quartas, praticamente durante todo o ano. Nesses dias, a partir das 21 horas e até ao final da prova o servidor dedicado é exclusivo para aquela prova. Nem ArmA nem qualquer outro servidor pode estar ligado, só o da prova e o TeamSpeak, de forma a garantir que a ligação é "perfeita". Ultimamente o pessoal do ArmA tem usado o servidor à quarta-feira à noite para (segundo percebi) treinar / formar malta nova. Nada contra isso. Agora, têm de ter noção que à quarta-feira é dia de prova de campeonato. Se por qualquer motivo a prova se atrasar ou demorar mais a terminar, vocês não podem usar o servidor. O que sucedeu na última quarta-feira foi que tivemos um problema com o report da corrida e tivemos de estar no servidor um bom bocado a ver se se resolvia. Além disso, eu estava a ser ensinado pelo Vítor Costa a lançar servidor de Project CARS, pois não sabia. Estávamos ambos no TS e podia, algum de vocês, ter vindo dizer que estavam no ArmA. Eu como vejo sempre gente naquela sala, nunca sei se estão a jogar ou não e nem me apercebi que o estavam a fazer ou, naturalmente, tinha ido lá avisar. Só quando o Vítor, ao fazer login no dedicado, "kickou" o Nuno, é que nos apercebemos da situação e eu pedi ao Nuno que aguardasse um pouco. Foi isto que se passou, nem mais, nem menos.

Portanto, de forma a garantir que o Sim-Racing e o ArmA não colidem, apenas é preciso definir os dias que pretendem usar. Do lado do Sim-Racing nós temos um calendário definido e claro. As corridas de campeonato são sempre segundas e quartas e, creio, não deverá haver mudança nisto nos próximos meses, quase de certeza. Aliás, arrisco dizer que, no ano todo, as corridas vão ser sempre nestes dias. Temos, também, no último domingo de cada mês uma prova de resistência. E é isto, podemos ter uma Fun Race noutro dia da semana, mas essa não tem prioridade pois não é campeonato, e isso podemos marcar em função dos dias do ArmA. Já temos o cuidado de deixar sextas e sábados livres para usarem o servidor como quiserem. Se houve mudança no vosso calendário, têm de informar, obviamente. A minha ideia é que sextas e sábados é dia (noite, vá) de ArmA e temos todo o cuidado para não fazer login no dedicado e para não organizar corridas nesses dias.

Isto é tudo uma questão de coordenação e respeito entre todos. ;) Sobre a questão dos €€, que é sempre uma questão sensível, isso já foi abordado variadas vezes e penso que é necessário tomar outra atitude em relação ao ArmA. As doações no Sim-Racing são bastante claras, quer seja através do Membro Paddock, quer seja através de campeonatos individuais. No ArmA, a ideia que eu tenho é que 3 ou 4 contribuem anualmente com X (não interessa o valor agora) e os outros andam lá o ano todo sem contribuir nada mas sempre a usfruir. Não pode ser. A PTSims precisa de ajuda de todos para ter o servidor e o fórum de pé, e poder inclusive fazer melhorias, como fizemos recentemente ao comprar um novo tema para o fórum. O dinheiro não cai do céu, nós não temos patrocinadores ou apoios, e o Staff não pode meter dinheiro do seu próprio bolso para suportar algo que é da Comunidade. Todos temos de contribuir, dentro das possibilidades de cada um, obviamente.

A minha sugestão vai para organizarem, dentro do ArmA, uma forma clara de cada pessoa contribuir com um valor que a Administração ache adequada. Depois disso, que informem (em local próprio, o Nuno sabe), que dias pretendem utilizar para fazer as vossas simulações. Assim, consegue-se ter um calendário organizado de corridas e tiros que não colidam entre si. No caso de precisarem de outro dia ou no caso de nós (sim-racing) precisarmos de marcar uma corrida noutro dia, é uma questão de nos informarmos mutuamente para não haver problema.

Não entremos, e isto é para todos, no campo do "eu pago, eu quero, eu exijo, eu tenho direito a". Isso não leva a lado nenhum, pelo contrário. Vamos é simplesmente falar da situação e resolver da melhor forma. Relembro que a PTSims vai com 9 anos, praticamente, e desde que me lembre há ArmA e Sim-Racing no mesmo servidor. Portanto, em 2016 e 2017 e 2018 e por aí fora tem de continuar a haver. Só é necessário é coordenação e respeito entre todos. Todos temos o direito de estar aqui, mas isto só funciona como uma Comunidade se todos ajudarem.  :drinks:

Offline Pedro Canas

• Membro
  • **
  • 'sup?
    • View Profile
Eu não quero ir pelo caminho do "paga mais = mais poder" ;) essa ideia até foi transmitida pelo Nuno quando disse

"Quanto à situação do servidor, disse-o na missão,... só com doações é que temos 'poder' de exigir seja  que for, pq o servidor é pago 95% pelos simracers"

Ou expressou-se mal, ou eu percebi mal.

Aliás, logo na primeira linha que escrevi frisei bem que não se devia ir pelo caminho do "paga mais = mais poder".
Quando falei no fazer uma transferência no valor da anuidade do servidor e se ficava com poder de gerir o servidor como quisesse, foi precisamente para ilustrar como seria mau caso a coisa se gerisse na onda do "paga mais = mais poder" ;)

Como disseste, acho muito bem que a coisa se coordene entre as duas vertentes predominantes (penso eu) na PTSims, o ArmA e o Racing.

Confesso que me chateia um bocado não termos servidor quando vocês têm corridas, mas até nos temos desenrascado pois alguém faz um servidor no pc e vamos todos para lá enquanto não o servidor da PTSims está a ser usado para as corridas. O que acontece com isto é que se perde um bocado de tempo a fazer o servidor, e depois nem sempre todos se conseguem ligar e por vezes estamos quase 15min ou mais só para a malta conseguir entrar no servidor, e alguns não conseguem mesmo. Mais o tempo de criar as missões...
A maior parte das vezes, quando começamos a jogar é quando o servidor da PTSims volta a estar online, e lá vamos todos em romaria para o servidor, esperar novamente que o pessoal se junte todo, criar as missões, organizar as equipas...

Resumindo, eu não quero entrar em conflitos com ninguém nem passar a mensagem de que uns podem mais que os outros, e acho que se deva coordenar as coisas entre as duas vertentes. Só questiono o seguinte: é mesmo necessário fechar a porta às outras vertentes do servidor enquanto há corridas oficiais?
(\__/)

Offline Nuno Basto

• TheBigOne014
  • ArmA Staff
  • Lenda
    • View Profile
Peço desculpa pelos termos utilizados, que mesmo entre '' podem levar ao engano no que toca a 'poder' de decisão sobre a utilização do servidor. Mas é como o Mário diz, é perfeitamente viável a coabitação entre o ArmA e o SimRacing mas no caso de conflito de datas - o que não BEM o caso porque as 4as é das corridas e estas formações eram inicialmente temporárias - o SimRacing tem prioridade na escolha dos dias por ser o que mais receita angaria para o aluguer do servidor. O facto de uma área angariar mais dinheiro que a outra não lhe dá o direito de excluir a outra. Por isso existe um calendário de ocupação e dias fixos reservados para cada actividade nos quais um não pode interferir com o outro NEM POR ANGARIAR MAIS DINHEIRO. Nomeadamente 2as e 4as é do SimRacing e 6as e Sábados é do ArmA. Nos restantes é de ambos.
Nesta quarta já se sabia que havia corrida de campeonato e estava-se á espera de jogar de seguida mas pelas razões descritas pelo Mário tiveram de fazer uso do servidor.
Mas por um lado foi bom isto ter acontecido por várias razões. Falou-se sobre as doações por parte da malta do ArmA, sobre como a ocupação do servidor é feita e levanta o véu sobre o que poderá ter acontecido na 6a passada que tivemos aqueles problemas iniciais com as missões/performance do servidor.

Enviado do meu X5 através de Tapatalk

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2259
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
Só questiono o seguinte: é mesmo necessário fechar a porta às outras vertentes do servidor enquanto há corridas oficiais?

Sim, é mesmo necessário. Inclusive, são fechados todos os outros servidores de sim-racing e só fica o da prova. Geralmente temos 2 ou 3 servidores de treino abertos a semana toda para a malta treinar e mesmo esses são deitados abaixo às 21 horas, que é a hora de início dos Treinos Livres (primeira sessão oficial). É a única forma de garantir que o servidor está 100% dedicado à prova e que não há lag. No sim-racing, basta um bocadinho de lag para a malta se tocar e haver despistes, quedas do servidor, etc. Em provas oficiais isso não pode acontecer, ou melhor dizendo, temos de tomar todas as precauções possíveis para que isso não aconteça. Uma delas é garantir que o servidor só tem o estritamente necessário ligado durante aquelas 2/3 horas.

Confesso que me chateia um bocado não termos servidor quando vocês têm corridas

Não deves ficar chateado com isso, pois acontece exatamente o mesmo connosco. Aliás, o ArmA parece-me fazer um uso ainda mais intensivo do servidor, pois um mero login na máquina causa instabilidade para vocês. No sim-racing não, já deixei inclusive um portátil ligado ao dedicado durante toda uma prova (para monitorizar o uso daquilo) e não houve qualquer problema de lag. Lembra-te que, quando o ArmA está em ação, nós também não temos sim-racing. E não ficamos chateados. :biggrin: Às vezes até se podia marcar algo para sábado ou sexta, mas não marcamos obviamente pois sabemos que esses dias são para vocês usarem à vontade o servidor. Temos inclusive atenção para não fazer login na máquina a não ser num caso absolutamente necessário ou nalguma emergência.

O servidor dá para usar tudo o que quisermos. Simplesmente, não ao mesmo tempo. Ele até aguenta, mas não podemos arriscar estragar as corridas e a simulação do ArmA só porque todos querem usar ao mesmo tempo. Não havendo dinheiro para 2 servidores, a única solução é mesmo partilhar o dedicado da melhor forma possível, marcando as coisas de modo a não haver sobreposições. E no caso de ser necessário alterar algo, informar as pessoas responsáveis. Pelo ArmA está o Nuno, pelo Sim-Racing estou eu e o Vítor Costa.

Em relação às doações, é como eu referi. Acho que tem de haver mais contribuição por parte do pessoal do ArmA, e há que sensibilizar as pessoas que participam no ArmA para esta necessidade de contribuir para o servidor. Pouco ou muito, não interessa. Toda a ajuda é bem-vinda.