Author Topic: Upgrade de componentes (help)!  (Read 1917 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline David Costa

• Membro
  • **
  • Liked: 3
    • View Profile
Upgrade de componentes (help)!
« on: September 29, 2015, 13: 31 »
O meu sistema tem  AMD phenom X4 965 (com wattercooling) OC. e Radeon R9 290X.
Uso 3 monitores 19", no PCars tenho uma performance variável de 45 a 65 FPS. apesar de por ex. em single player no arranque de Spa. ter momentaneamente 35.
Pretendo subir o desempenho, sobretudo quando baixa para a volta dos 40 aborrece um pouco, a partir dos 60 tanto me faz.
Não posso trocar o CPU por nada que valha apenas com esta board, agora é tudo am3+
Questão:
Compro outra R9 para crossfire?
Faço upgrade a board e CPU?
Se for para upgrade a board e CPU mantenho o ddr3? Se fosse assim aproveitava as memórias para além de o CPU ser muito mais barato, no entanto não queria mesmo nada daqui a algum tempo querer um CPU novo e não haver nada para a board.
A solução mais económica é uma 290x usada para fazer crossfire, será que sobe o desempenho um pouco?.
O CPU medido nos jogos não me parece estar a atrofiar muito.

Enviado do meu Vodafone Smart Tab III 7 através de Tapatalk

Offline David Costa

• Membro
  • **
    • View Profile
Re: Upgrade de componentes (help)!
« Reply #1 on: September 30, 2015, 11: 32 »
Ninguém?

Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk

Offline Luís Branco

• Lenda
  • Liked: 403
    • View Profile
« Reply #2 on: September 30, 2015, 12: 49 »
Se o que procuras é melhorar a frame rate no pCars creio que a solução Crossfire poderá não te trazer as vantagens que esperas porque, se for idêntico ao que se passa com o SLI da nVidia, no pCars o aumento de frames não compensa minimamente o investimento.
Neste caso, do Crossfire, convém procurares informação no forum do pCars sobre até que ponto beneficia com mais uma gráfica.

Sobre mudares a board e o CPU estou na mesma encruzilhada, porque para mudar de CPU tem que se mudar board e, muito certamente, memórias. Com uma board nova é aconselhável reinstalar o Windows, por causa de controladores e outros, coisa que me espanta sempre pela trabalheira que me dá.

Quando o CPU é relativamente recente e com bom desempenho, costuma obter-se melhor performance progredindo na gráfica em vez do CPU.
No entanto há que ter atenção se os jogos que estás a utilizar tiram partido de algumas características do CPU/board que podem estar presentes apenas nos componentes mais recentes.

O que te aconselho é procurares testes e benchmarks ao pCars com Crossfire, enventualmente outra gráfica que possas considerar em substituição da que tens e, também, com CPU mais recente.
Assim ficas com uma ideia do benefício que poderás vir a ter com Crossfire, troca de gráfica ou troca de CPU, sendo mais fácil tomares um decisão.

Offline Nuno Basto

• TheBigOne014
  • ArmA Staff
  • Lenda
  • Liked: 510
  • Twitter - @TheBigOne014 | Twitch - TheBigOne_014
    • View Profile
  • Simulation Hardware: MOMO RACING RULES!!!!!
« Reply #3 on: September 30, 2015, 15: 35 »
 A tua situação é algo complicada! No sentido em que trocar de CPU/MB não irá aumentar os fps por aí além, mas pôr duas R9 290X em xFire não te vai dar um aumento de frames muito grande, mas sempre será maior que trocar de CPU e MB.
 Por outro lado se fores para um APU FM2, ficas com uma MB com PCIE 3.0 e 'acho que podes' fazer xFire entre a Gráfica e o APU, mas não consegui encontrar informação sobre se é possível ou impossível. Podendo tens mais FPS, não podendo, o aumento será muito ligeiro. Ires por um AM3+ ficas com 'mais processador' mas com PCIE 2.0,... o que não trará grande aumento de FPS.
 Por isso,... Ires pelo xFire entre duas R9 290X será a melhor opção, mas atenção á PSU, pelo menos 750W de potência e 35A no rail de 12V no caso de ser single rail, se for multiple rail tens de ter 18A em cada um.

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1346
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #4 on: September 30, 2015, 16: 20 »
A melhor solução que terias era mesmo mudar de gráfica embora a que tenhas não seja má. Não sei até que ponto mudares de CPU te trará alguma coisa de especialmente proveitoso. O uso do crossfire servirá para quase nada a não ser gastar dinheiro, tanto para o pCars como para o Assetto Corsa.

Eu uso 3x24` e no pCars ando em valores entre os 50 e os 60 fps normalmente, mas muito estáveis. Mesmo que o arranque seja mais pesado nunca notei qualquer tipo de problema e até acho que o pCars está muito bem optimizado nesse aspecto porque mesmo com 45 ou 50 fps momentâneo não noto nada de relevante, se é que consigo notar alguma coisa. Se andas entre 45 e 65 fps e forem estáveis não sei sequer se vais obter muito melhor que isso com boas resoluções e detalhes. No meu caso uso detalhe elevado, DSX2 e restantes configurações em ultra ou high, sacrificando o detailed grass, motion blur e uma ou outra coisa a que dou menos valor. Poderia sem grande dificuldade baixar um setting ou outro e ter mais fps mas não vejo necessidade disso porque mesmo com o que tenho os problemas que tenha são zero.

No teu caso estás mais folgado porque é 3x19 mas ainda assim aconselho-te a restar um pouco mais para teres estabilidade porque provavelmente não irás conseguir obter muito mais do que isso. Não faças do nº de fps uma questão fundamental, desde que tenhas um uso estável tanto vais ter a 50 como a 70 fps. Se quiseres logo à noite posso tentar ajudar-te nos settings.

Offline Jorge Augusto

• Membro
  • **
  • Liked: 58
    • View Profile
    • Facebook
  • Simulation Hardware: DD 18Nm / Fanatec CSP v3 / 49"
« Reply #5 on: September 30, 2015, 20: 01 »
O ideal seria mesmo comprares CPU+Board+RAM+Gráfica..
A razão: 1º - a tua board pelo que percebi so tem PCI-E 2.0. Meteres uma grafica nova não compensa, e comprares uma igual à tua, já com a a AMD a focar as drivers para as novas, irás ter problemas de Crossfire em jogos recentes. Na minha opinão é um desperdicio de dinheiro ir para Dual GPU's ou SLI's/Crossfires.. prefiro gastar numa grafica de topo, que dará sempre MUITO MENOS stress's de drivers.
2º - Se meteres uma grafica recente que seja PCI-E 3.0, para alem da board não tirar partido da grafica por completo, tambem existe a questão do CPU não "acompanhar a pedalada" da gráfica, não é so meter grafica xpto e CPU mediano, queres uma coisa boa, a outra tambem tera que ser..
3º - A fonte aguenta!? Amperagem, Watts, etc...???

Conclusão, se não tens dinheiro para comprares aquilo tudo, aguarda, tem paciencia, e junta dinheiro para isso tudo, comprar às mijinhas no teu caso não compensa.. (Board 2.0 <- razão principal, CPU quando saiu era bom, mas ja tem uns aninhos e compara com os de agora já está um bocado desatualizado para os parametros de agora.
- iRacing - ACC - rF2 - Dirt 2.0 -

Offline David Costa

• Membro
  • **
    • View Profile
« Reply #6 on: October 01, 2015, 18: 27 »
Muito obrigado pelos esclarecimentos, ajudaram mais do que umas horas de pesquisa  :biggrin:
Respondendo por partes e em 1º ao Luis Branco:
O sim que se porta pior um bocadinho é o Pcars, não sei se faz muito uso do processador ou não, não encontrei benchmarks do pcars com crossfire, mas fiquei a perceber que neste titulo minaram a amd, a topo de gama perde para uma nvidia mediana com facilidade.

Ao Nuno Basto: do que pesquisei o tal cross de gpu com apu é banha da cobra, tem resultados imperceptíveis ou mesmo inexistentes.
A minha fonte é uma Antec TP750 blue, dá 32a, não sei se é single rail, mas acho que não porque tem saidas extra atrás de encaixar os cabos (não tenho certeza se é o que chamam de modular), pelo que li poderia dar muito á rasquinha.

Ao Vitor Costa: Também estou a ficar com a ideia que o cross resulta mal, até porque do que consegui perceber de algumas tabelas de teste de outros jogos o cross dá fps muito altas mas as minimas tocam nos fps das configurações single card, e é ai que pretendia melhorar. Não me adianta de nada ter 120fps se depois cairem momentaneamente para 35.

Ao Jorge Augusto: Existe alguma board para Amd que seja pci-e 3.0? Se existir vou ter mais em linha de conta porque consigo um sistema aceitavel mais barato neste formato.

Offline Nuno Basto

• TheBigOne014
  • ArmA Staff
  • Lenda
    • View Profile
« Reply #7 on: October 03, 2015, 09: 26 »
Ao Jorge Augusto: Existe alguma board para Amd que seja pci-e 3.0? Se existir vou ter mais em linha de conta porque consigo um sistema aceitavel mais barato neste formato.

Boards com PCIe 3.0 só as FM2 que são os APU's.

Processador AMD A10-7850K (3.7 GHz) Black Socket FM2+ - 144.50€
Motherboard ASRock FM2A88M-HD+ - 56.70€

TOTAL - 201.20€

Offline Pedro Lopes

• Membro
  • **
  • Liked: 116
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSW v2.5 + CSP V3 + F1 Rim | RF2 & iRacing
« Reply #8 on: October 03, 2015, 13: 51 »
David não gastes dinheiro em Xfire, por uma razão muito simples, é de conhecimento geral que os jogos de carros correm melhor em NVidias.
No caso em particular do PCars, mais ainda se acentua. Deixo-te aqui um comparativo em varias resoluções e como vais poder constatar uma 290x perde a 1080p cerca de 27FPS para uma 780Ti...
http://www.techpowerup.com/reviews/Colorful/iGame_GTX_980_Ti/20.html
Também não te preocupes por a tua board não ter PCI-e 3.0, não é isso que te faz perder algo que notes, a minha também é pci-e 2.0 e com um i5 2500K + 4 GB Ram + 780 Ti consigo jogar a 60 FPS PCars com Ultra(menos o detailed grass), com o V-Sync ligado nem mexe dos 60 fps.
Na minha opinião não gastava mais dinheiro nesse setup, e caso a maioria dos jogos que uses seja mesmo de sim racing, numa futura compra pondera NVidia.

Offline David Costa

• Membro
  • **
    • View Profile
« Reply #9 on: October 03, 2015, 14: 19 »
Realmente é brutal a porrada que a amd leva, acho que em breve vou para uma nvidia 970 que está dentro do que acho comportavel em termos de valor, em relação á board e cpu mantenho porque isto ainda mexe bem e percebo agora que não é por ai que estou a perder frames.

Offline David Costa

• Membro
  • **
    • View Profile
« Reply #10 on: October 04, 2015, 15: 33 »
Alguém me confirma ou desmente que a Amd r9 290x irá tirar mais partido do directx12  do que a Nvidia gtx 970?
Sabem quando o directx12 irá ser implementado no PCars?

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2256
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #11 on: October 04, 2015, 15: 55 »
Já vai sair o DX12? :shok:

Ando desatualizado. :D Bom, não sei se o pCARS vai ter DX12... o pCARS 2 talvez, agora o 1, duvido. Não estou a ver a SMS a ter o trabalho de atualizar aquilo quando já estão a trabalhar no 2.

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1346
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #12 on: October 04, 2015, 17: 53 »
A 970 já faz DX12 mas quanto a tirar partido não sei e não sei se valerá a pena ir por aí. Mesmo em DX11 há tanta coisa a fazer.

Offline Nuno Basto

• TheBigOne014
  • ArmA Staff
  • Lenda
    • View Profile
« Reply #13 on: October 04, 2015, 18: 10 »
O próximo DLC do ArmA 3 já vai pôr o jogo a funcionar em DX12!

Offline David Costa

• Membro
  • **
    • View Profile
« Reply #14 on: October 04, 2015, 23: 44 »
O que eu escrevi foi baseado nisto http://gamingbolt.com/project-cars-developer-clarifies-the-30-40-directx-12-boost-is-only-for-pc-version

Enviado do meu Vodafone Smart Tab III 7 através de Tapatalk