Author Topic: Sugestões  (Read 9726 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Ricardo Gama

• Lenda
  • Liked: 521
  • "Make it for Fun or don't make it at all!!"
    • View Profile
    • Crowds Garage
  • Simulation Hardware: Logitech G29 ; SimLab GT CUP;
  • Paddock Member: Yes
Sugestões
« on: January 07, 2015, 15: 10 »
Aqui poderão expor todas as vossas ideias, sugestões e opiniões acerca da PTSims (boas e más!).

Let the brainstorming begins!

'when nothing goes right go left'

Offline Alexandre Baptista

• Veterano
  • Liked: 377
  • http://www.alexandre-baptista.com/
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T500rs, DIY seq shifter, Microsoft FFB Wheel com Kit Frex, CH fighterstick, saitek X-45
Re: Sugestões
« Reply #1 on: January 07, 2015, 16: 18 »
Antes de mais, os parabéns pela iniciativa. Como já tenha dito, acho muito importante numa comunidade haver um espaço destes sem condicionantes onde todos podemos contribuir com sugestões e opiniões.
Também acho muito importante lembrar que apesar de termos este espaço para nos fazermos ouvir, isso não implica necessáriamente que as nossas sugestões sejam vinculativas e como tal não esperar que só por dar-mos a nossa opinião, o staff da PTSims vá a correr aplicar as nossas ideias.
Assim sendo aqui ficam as minhas:

Ultimamente tem-se falado muito nos toques, acidentes e falta de respeito. Já foi dito e eu concordo que isso passa principalmente pelos condutores e a PTSims pouco pode fazer para impedir os mesmos. Também não acho que a situação seja tão grave como a pintam. No entanto acho que há duas ou três medidas que podem ajudar.

-Uma verificação integral de todos os acidentes nas duas primeiras voltas sem que seja preciso haver protestos. São de longe as voltas mais sensíveis a acidentes e ofereço-me desde já, caso sejo preciso, para ajudar à visualização dos replays destas 2 voltas das corridas nos simuladores que tenho instalado, Assetto Corsa, GTR2 e P'nG e Rfactor. Atenção que não pretendo substituir o CAI mas apenas fazer o relatório dos incidentes para que o CAI não tenha de perder tempo à procura dos mesmos.

-Todos os protestos terão de ser endereçados não apenas ao CAI mas também aos outros envolvidos num acidente. Somos todos adultos, ou pelo menos deveremos comportarmo-nos como tal e se temos alguma queixa a fazer então acho que devemos também avisar os causadores do motivo da queixa do nosso descontentamento. Fazer "queixinhas" às escondidas já se percebeu que nem sempre leva a algo positivo.

-Caso haja um acidente analisado, então todos os envolvidos no acidente podem ser responsabilizados e não apenas os alvos de queixa. Este ano vi um acidente ser analisado pelo CAI em que foi deliberado que havia um causador culpado pelo acidente mas este não foi penalizado porque tinha sido ele quem apresentou a queixa. Apesar de não estar nas regras, foi dito que foi deliberado assim porque tem sido a forma de actuar nos últimos anos. Se assim é então, penso que está na altura de mudar este aspecto. Não é pedagógico, não é justo e só leva a comportamentos desresponsabilizantes visto que se nos queixar-mos ficamos automaticamente ilibados de culpa. Todos os intervenientes num acidente são responsáveis pelos seus actos e se tiverem a culpa do acidente então têm de ser penalizados de acordo com as regras.

-A discussão dos acidentes deveria deixar de ser tabu. Fazer uma academia de formação e depois não se falar de acidentes é como ir à escola e o professor e os alunos não poderem discutir os erros. Não faz sentido nenhum.
Eu sei que é um assunto sensível e já causou problemas no passado mas a verdade é que como responsáveis que devemos ser, temos a obrigação de aceitar os nossos erros e limitações e consequentemente ser capazes de aceitar as críticas, especialmente quando elas nos ajudam a melhorar.
Como forma de potenciar os resultados destas discussões e de certa forma controlar a troca de acusações no forum, podia-se no fim de cada corrida escolher um ou dois acidentes e expô-los para discussão pública. O objectivo não seria acusar ninguém de nada mas perceber o que foi bem feito, o que foi mal feito e o que poderia ser feito para ser evitado. Só assim se pode aprender a condução em pista e a forma de lidar com estas situações. De outra forma podemos estar indefinidamente a cometer o mesmo erro.
Esta análise não teria de existir em todos os eventos/campeonatos mas poderia ser selecionados alguns onde tal pudesse existir, especialmente nas corridas da academia e eventos individuais de cariz mais introdutório aos novos membros.

Para já ficam estas.
Abraço a todos e mais uma vês, os parabéns pela iniciativa.  :good:
« Last Edit: January 07, 2015, 16: 31 by Alexandre Baptista »

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2312
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #2 on: January 07, 2015, 16: 37 »
Uma das coisas boas deste tópico é que assim fica aqui o registo escrito das ideias e sugestões (a menos que o membro em questão edite o seu post e apague tudo). Muitas das conversas que se tem no TS são isso mesmo, conversas. E já me apercebi, há muito, que quase toda a gente tem um pedido diferente a fazer, sobre os mais variados temas. Ora, como devem calcular, a PTSims não pode efetuar as mudanças que este ou aquele quer. Tem de tentar perceber o que a maior parte quer e depois tentar implementar. Exemplo muito prático: duas ou três pessoas no TS pedem-me um campeonato do carrinhos de mão, insistentemente. Eu até acho que sim, é porreiro, organizo. Não resulta = tempo perdido. Ou as mesmas pessoas pedem e eu considero não ser um campeonato viável = "ai que o staff que da PTSims não ouve a malta". Estão a ver o cenário? São exemplos algo exagerados, mas realistas. O TS é uma ótima ferramenta para dar ideias e conversar - mas é muito mais útil ter as coisas escritas, primeiro porque todos leem, e segundo porque fica o tal registo. :smile: E tal como o Alexandre mencionou e bem, o facto de alguém sugerir algo não significa que vá ser implementado. Internamente, nós temos de decidir. E decidimos sempre consoante aquilo que achamos melhor para a PTSims, num todo. Não vai de encontro ao interesse particular de ninguém. Gostava de deixar isso claro.

Sobre o que o Alexandre postou, concordo com o primeiro e vai-se começar agora a fazer. Para já propôs-se 1ª volta apenas, mas a 2ª também não é de deitar fora (exceto se for em Nords hehe). É algo que o CAI vai passar a fazer, visualização dos incidentes na 1ª, eventualmente 2ª volta, com penalizações mais severas nestes casos, dado que é a altura da corrida mais problemática. Sobre o segundo, concordo até certo ponto, mas não acredito que vá funcionar. Tal como não acredito que o quarto funcione. Já vi milhentas vezes o mesmo cenário, começa-se a falar de acidentes no fórum e às tantas temos de trancar o tópico porque o pessoal pura e simplesmente não se respeita. Não somos ditadores aqui e, comparado com outros locais, deixamos a corda esticar bastante muitas vezes (até demais algumas vezes). Trazer vídeos para o fórum com incidentes, por melhor que seja a intenção, penso que vai dar asneira. Porque a mentalidade de muita gente é essa, infelizmente. :| Sobre o 3º ponto, concordo com a ideia, só acho pena o exemplo dado, que no meu entender tem contornos risórios e inclusive muito pouco objetivos, mas sobre esse tema já falei com quem tinha de falar e onde tinha de falar. :biggrin: Com a ideia em si, concordo. Se o CAI achar que o piloto que protesta é quem teve culpa, então deve ser penalizado, claro.

Isto são as minhas opiniões sobre os temas que o Alexandre lançou, claro. Não estou a afirmar a posição do staff da PTSims. É melhor deixar isto claro de antemão. ^^

Offline Alexandre Baptista

• Veterano
  • Liked: 377
  • http://www.alexandre-baptista.com/
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T500rs, DIY seq shifter, Microsoft FFB Wheel com Kit Frex, CH fighterstick, saitek X-45
« Reply #3 on: January 07, 2015, 17: 07 »
Mário, quase sempre os meus posts são editados, mas apenas para corrigir erros ortográficos. Dos meus 1225 posts neste forum apenas uma vez apaguei o que escrevi e foi unicamente porque ofendi inadvertidamente um membro, apesar de não ter sido a minha intenção. E nesse post apenas apaguei o termo usado e referi e expliquei a edição a esse mesmo membro. Fora isso, nunca apago o que escrevo, mesmo que mais tarde me arrependa do que escrevi. Por isso mesmo concordo contigo. Antes de escrever ponderem bem e não apaguem o que escreveram senão a nossa palavra perde autoridade.
Em relação ao exemplo, eu não usei exemplo nenhum em concreto. Ambos sabemos qual foi o caso mas apenas porque directa ou indirectamente tivemos a ver com o caso, mas neste tópico apenas referi o facto do piloto em abstracto ter sido ilibado e nada mais. A discussão sobre o acidente e respectivos intervenientes não foi para aqui chamada porque como tu dizes e bem é um assunto encerrado.

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Lenda
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #4 on: January 07, 2015, 17: 28 »
Concordo em absoluto Alexandre. :smile: Isso dos posts editados não era para ti, claro. Apenas já vi acontecer, e sempre que isso acontece é pena porque o fórum não consegue guardar o original e esse texto perde-se. As pessoas quando falam (escrevem vá, que é o que fazemos aqui), devem assumir o que escrevem. Para o bem e para o mal. Se uma pessoa for a tópicos passados de discussões e assim, às vezes depara-se com posts em branco de um dado membro e aí nada a fazer. Mas pronto, isto só mesmo para dizer que com este tópico, o registo é muito maior do que é no TS. E todos conseguem ver, não apenas os que estavam no TS naquela altura em particular a ouvir.

Aproveito para deixar aqui um bitaite, relativamente a campeonatos que acabaram por não se realizar por falta de inscritos. Era uma coisa que dava imenso jeito: saber porque é que campeonato X falhou, ou que fatores levaram a isso. É o simulador? O mod? As pistas? A altura do ano? O formato? O "preço"? etc.

Acreditem, é muito "ingrato", digamos, organizar um campeonato ou um SE e vê-lo a falhar por falta de inscritos, sem se saber o motivo ou os motivos. Para além de todo o "trabalho" que vai para o lixo, mina um pouco a vontade de fazer mais. Sei que passado uns dias a vontade volta em força. Mas custa sempre, a mim pelo menos custa-me bastante, quando isto acontece e, pior ainda, sem saber o porquê. Para se criticar isto ou aquilo, está sempre gente pronta. Para dar uma mera opinião sobre os campeonatos que se lançam, quase ninguém. Tentem perceber que o que se organiza é para vocês. Para a comunidade. E infelizmente, nós ainda não somos bruxos para saber o que a comunidade quer. Digam, façam um post, expliquem. O silêncio não leva a nada. :smile:

Offline Ricardo Gama

• Lenda
  • Liked: 521
  • "Make it for Fun or don't make it at all!!"
    • View Profile
    • Crowds Garage
  • Simulation Hardware: Logitech G29 ; SimLab GT CUP;
« Reply #5 on: January 07, 2015, 19: 02 »
Alexandre, não tens de agradecer a iniciativa pois ela partiu de ti!   :good:

E essa é desde já a minha primeira sugestão. Que ninguém se sinta melindrado de sugerir e opinar sobre o que quer que seja. Agora temos um tópico para isso mesmo!

Quanto as tuas sugestões concordo com todas:

-Uma verificação integral de todos os acidentes nas duas primeiras voltas sem que seja preciso haver protestos! Já estava nos planos o CAI começar a faze-lo e agradeço desde já a tua pronta disponibilidade para identificares os momentos e realizares os relatórios.  :drinks:

Isto leva-me á minha segunda sugestão:
Mais malta a voluntariar-se para colaborar em tarefas que sintam vontade de fazer! Mesmo que não saibam, toda a gente aprende! Basta ter vontade e algum tempo disponível! O staff tem acesso aos meios técnicos para isto andar (servidor, redes sociais, forum....) mas nada impede que os membros participem noutras tarefas. A titulo de ex: o Fábio sugeriu que se fizesse um ROC. "Alinhas comigo?" - "Bora!" - Tá feito! O rapaz compilou o mod ( que eu mais parecia um burro a olhar para um palácio!) Testou-se, discutiu-se, afinou-se, montou-se o servidor! Demorou um par de dias a fazer tudo e está lançado  a aguardar inscritos  :thank_you2: Não custa nada... por que raio haveria de ser apenas alguém a fazer tudo sozinho se quando há entusiasmo de vários a coisa corre sempre melhor?? Admito que se fosse só eu ainda hoje estava a tentar perceber como compilar tudo... :suicide2:   Por isso obrigado Fábio :clapping:

-Todos os protestos terão de ser endereçados não apenas ao CAI mas também aos outros envolvidos num acidente.

Eu até sugeria que se tornassem públicos, ou seja, assim que o CAI recebe um protesto torna público que o recebeu anunciando no tópico CAI desse campeonato. A razão do protesto poderia ser apenas divulgada aquando o anúncio da decisão por parte do CAI.

-Caso haja um acidente analisado, então todos os envolvidos no acidente podem ser responsabilizados e não apenas os alvos de queixa.

Subscrevo plenamente.

-A discussão dos acidentes deveria deixar de ser tabu.

Temos o TS para a malta se entender logo após a corrida, dá sempre jeito e muita coisa resolve-se logo ali.

Quanto á parte pedagógica da coisa:
Somos todos crescidinhos e se não temos poder de encaixe para ver um erro nosso ser debatido abertamente por todos e para que todos aprendamos algo dai.. estamos mal. Quanto muito contacta-se os intervenientes antes de publicar para saber se autorizam... mas não acho necessário tal coisa!

Mario, concordo inteiramente contigo na falta de feedback que se têm quando um campeonato não avança. Mas do que tenho visto, todos eles têm um tópico sugestões. Falta apenas a malta perder a vergonha e ir lá deixar a sua opinião! E isto é válido também para os finais dos campeonatos. Obviamente ninguém é obrigado a faze-lo, mas fica mais fácil sabermos o que melhorar se a malta se manifestar!

'when nothing goes right go left'

Online Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1360
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
« Reply #6 on: November 25, 2015, 16: 05 »
A minha sugestão era mesmo fazer um campeonato de fórmulas que não sejam muito "pesados" em termos de performance. O último IFM até foi bem fixe e teve boa adesão. Era sempre giro para desenjoar.

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Lenda
  • Braga
    • View Profile
« Reply #7 on: November 25, 2015, 16: 22 »
Joga no Euromilhões, tens jeito. :D

Offline Tiago Fortuna

• Lenda
  • Liked: 410
    • View Profile
  • Simulation Hardware: CSWv2, CSPv3, CSS SQ, i5 4670K, 16GB 2400 CL10, GTX1080 6GB, 3xLG 23"/Vive
« Reply #8 on: November 27, 2015, 11: 37 »
Vinha aqui sugerir umas FUNs no pCARS mais regulares pq campeonatos monomarca e ainda por cima "fracos" e' complicado ter grelhas.

Manter umas FUNS em monomarcas em coisas mais fracas Jaguar (como acabou de ser postado pelo [member=1524]Mário Peixoto[/member]), Radical SR3, Formula Rookie/Gulf, Lotus climax / 51 (preciso DLC mas vale cada centimo), Clio (aquelas 4 provas souberam a muito pouco) usando as pistas "national" ou "club"

E ainda acumulam com a vantagem de serem mais faceis para quem esta a comecar. Eventualmente com locked setup para ser mesmo igual para todos e manter o pelotao juntinho :)

/edit

esqueci-me do BMW320TC. E ja agora os classicos: BMW 2002, p.e. E porque nao carros de estrada como o Focus?

Na Finlandia correm com calhambeques todos quinados nas categorias "grass root" e divertem-se a brava e vejam os pilotos que teem :D
« Last Edit: November 27, 2015, 11: 44 by Tiago Fortuna »

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Lenda
  • Braga
    • View Profile
« Reply #9 on: November 27, 2015, 12: 09 »
São boas sugestões, Tiago. :good:

Por acaso, hoje de manhã lembrei-me de lançar uma fun para testar o novo Audi R8 no AC. E depois pensei: "já agora, porque não fazer no pCARS uma fun também? Olha, é já." Lá me lembrei do Palmer e duma pista engraçada que a maior parte deve conhecer. Pronto, 10 minutos de trabalho e ficou lançado. :biggrin:

Não se marcam mais funs um bocado por falta de tempo e de ideias. Se a malta sugerisse, era muito mais fácil. Nós já tivemos um "calendário" de funs, mas a participação era tão pouca que nos desmotivou. Espaço no calendário há, entre as provas oficiais. Se a malta tiver na ideia de ir curtir um carro e uma pista, que provavelmente nunca usou sequer, eu acho que corre bem. Não é preciso andar com grandes treinos ou setups, é ir, correr e divertir-se. Pelo menos, é assim que eu vejo as funs e acho que é assim que deviam ser. Descontraídas, para experimentar conteúdo novo (original ou não), e fazer com que a malta que não está em campeonatos ou que é nova possa correr sem pressão e aprender umas coisas.

Sugiram pessoal, por favor. Sugiram as vossas funs que fazer os tickets e os tópicos é a parte fácil. A sério, sugiram como o Tiago fez agora. :)

Offline Carlos Miranda

• Diretor do CAI | Staff
  • Experiente
  • Liked: 317
    • View Profile
  • Simulation Hardware: I5 4670; MSI Z87 G45; 16GB DDR3; NVIDIA GTX 1050 Ti; T300+T3PA+TH8A
« Reply #10 on: August 17, 2016, 07: 28 »
Boas, se querem sugestões, aqui vai uma para o Assetto Corsa. Um campeonato de mini-endurance, só com a classe GT3 (provas de 2h, não mais pois acho que ainda nao ha mudança de piloto). Digo apenas GT3 pois com limite de carros em 30/34 e sendo campeonato, ficavam tabelas de classificação sempre curtas de um lado e outro. A classe GT3 tem muitas escolhas, dava para ter grelha variada.

O Assetto já traz algumas pistas boas: Barcelona, Nords (seria repetição, mas sem problema!), Silverstone, Spa, Imola.
Juntando a estas uma Le mans, Fuji, Circuit of the Americas, já dava um campeonato interessante.

Uns trofeus monomarca com o MX5 Cup e com o Supra Time Atack também são ideias extra que deixo.

(Gostava de sugerir o DTM dos anos 90, mas falta o Audi e o Opel Calibra para aquilo ficar mesmo a sério).

Offline Jorge Augusto

• Membro
  • **
  • Liked: 58
    • View Profile
    • Facebook
  • Simulation Hardware: DD 18Nm / Fanatec CSP v3 / 49"
« Reply #11 on: August 17, 2016, 07: 53 »
Eu também pediria um troféu MX5 Cup, os carros são muito porreiros e dariam um bom campeonato com grandes lutas com certeza!
- iRacing - ACC - rF2 - Dirt 2.0 -

Offline Baltazar Lima

• Lenda
  • Liked: 362
    • View Profile
« Reply #12 on: August 17, 2016, 09: 30 »
Boas, se querem sugestões, aqui vai uma para o Assetto Corsa. Um campeonato de mini-endurance, só com a classe GT3 (provas de 2h, não mais pois acho que ainda nao ha mudança de piloto). Digo apenas GT3 pois com limite de carros em 30/34 e sendo campeonato, ficavam tabelas de classificação sempre curtas de um lado e outro. A classe GT3 tem muitas escolhas, dava para ter grelha variada.

O Assetto já traz algumas pistas boas: Barcelona, Nords (seria repetição, mas sem problema!), Silverstone, Spa, Imola.
Juntando a estas uma Le mans, Fuji, Circuit of the Americas, já dava um campeonato interessante.

Uns trofeus monomarca com o MX5 Cup e com o Supra Time Atack também são ideias extra que deixo.

(Gostava de sugerir o DTM dos anos 90, mas falta o Audi e o Opel Calibra para aquilo ficar mesmo a sério).

Obrigado pela sugestão.

Se vires no nosso Calendário de 2016, está previsto começar no final de Setembro, inicio de Outubro, o GT Series. Um dos Campeonatos mais importantes na PTSims. Podes ver aqui o Calendário: http://www.ptsims.net/forum/index.php/topic,12700.0.html
Tem a vertente GT Sprint e GT Endurance. O anuncio está para breve.
Eventos de 2h são complicados fazer nos dia de semana, pois terminam muito tarde. Mas um Special Events são viáveis, até foram feitos em Junho e Julho.

Em relação aos restantes é algo que se pode ponderar para os Eventos de Final do Ano.

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Lenda
  • Braga
    • View Profile
« Reply #13 on: August 17, 2016, 10: 17 »
Epá, eu não sei o que é isso do GT Series 2016, mas isto apareceu-me no fórum há uns dias... :biggrin:

Offline Tiago Gouveia

• Membro
  • **
  • Liked: 135
    • View Profile
  • Simulation Hardware: volante g27
« Reply #14 on: June 10, 2017, 11: 22 »
Fica a faltar um tópico para o mais recente jogo DiRT 4  :biggrin: :biggrin: