Author Topic: [WIP] Vasco Sameiro  (Read 21949 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Alexandre Baptista

• Veterano
  • Liked: 377
  • http://www.alexandre-baptista.com/
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T500rs, DIY seq shifter, Microsoft FFB Wheel com Kit Frex, CH fighterstick, saitek X-45
[WIP] Vasco Sameiro
« on: June 05, 2014, 17: 48 »
Como já é do conhecimento de alguns, resolvi lançar-me neste projecto que é o circuito Vasco Sameiro para o Assetto corsa.
Uma vez que ainda não há informação oficial sobre os requesitos dos mods para o Assetto e como eu próprio não sei que dificuldades irei encontrar pelo caminho, aviso desde já que não há prazo previsto para o final do projecto.
O meu objectivo final, e visto que se trata de um circuito completamente plano que não precisa de grande informação altimétrica, é conseguir uma qualidade gráfica muito próxima das pistas originais e com um rigor igualmente próximo do laserscan em termos de fidelidade. Pela informação que já tenho, pelo menos no traçado que é o mais importante, julgo conseguir um rigor até aos poucos centímetros de desfasamento o que na prática deve ser imperceptível na condução.

Visto que tanto o Miguel como o Mário têm facilidade de deslocação ao circuito e visto que mostraram disponibilidade para isso, vou aproveitar-me dos rapazes e começar com a lista de pedidos. :biggrin:

Nesta fase, vou começar apenas pelo traçado, correctores e muros de seguida, logo para facilitar e organizar a informação vou começar por estes.
O que precisosão fotografias tanto de referência como para texturas.
Para referência preciso de fotografias gerais e de pormenor dos correctores e muros e sempre que possivel com objectos de referência nas mesmas para poder averiguar dimensões. Estes objectos podem ser uma régua, uma pessoa ou até um simples telemovel.
Para perceberem o que pretendo fui até à rua tirar umas fotografias de exemplo de um lancil aqui ao pé de casa.

Fotografia geral:

e fotografia com um telemovel para perceber a altura e dimensão do mesmo:

Lembrem-se que estas imagens servem apenas para eu perceber como são os objectos e não serão usadas para o modelo 3D logo a qualidade e dimensão das mesmas pode ser reduzida. Basta uns 800 ou 900 pixeis de largura que chega perfeitamente. No caso dos elementos a retratar serem muros ou outros maiores, claro que o objecto de referência não pode ser um telemovel. Neste caso uma pessoa ao pé chega perfeitamente ou em ultimo caso, como estão aí no local e têm uma percepção melhor das dimensões reais anotem a vossa estimativa da dimensão e digam-me depois.

Imagens para texturas.
Como muitos já sabem, no 3D usam-se umagens reais para revestir os modelos 3D. Chamam-se texturas a estas imagens. No caso deste projecto em concreto, os muros e paredes serão particularmente exigentes nestas texturas.
Normalmente fotografam-se a pensar apenas nos objectos em causa e o que está à volta não interessa. Para estas imagens existem alguns cuidados a ter na altura de fotografar:
-Não terem sombras sobre as mesmas. O ideal é fotografas em dias de céu enublado em que a luz é mais difusa mas visto que estamos próximos do verão, tentem que os objectos estejam todos ao sol ou à sombra.
-Fotografem os objectos o mais de frente ou de topo possivel para anular o mais possivel as deformações da prespectiva.
-Não usem grandes angulares porque as mesmas distorcem as linhas. Para quem não sabe, grande algular é o oposto do zoom ao máximo nas máquinas fotográficas. Metam a vossa lente por exemplo a meio da distância focal que ela permite, nem no zoom máximo nem no mínimo.
-Preocupem-se acima de tudo a focar o objecto e a iluminar correctamente o objecto. Se tudo à volta estiver mal, não faz mal.
-Usem a qualidade máxima da câmara e se possivel usem o formato RAW da mesma. Se usarem o jpg metam-npo no máximo e nunca diminuam as imagens em software.

Para perceberem o que pretendo tirei duas imagens ao lancil com o propósito da fazer uma textura do mesmo. Seguem as imagens, embora em baixa resolução apenas para perceberem e a textura que fiz no Photoshop para usar no 3D. A parte do Photoshop, obviamente não são vocês que têm de fazer. ;)

imagem fotografada1

Textura1 feita em Photoshop

imagem fotografada2

Textura2 feita em Photoshop

Para orientar melhor quem me puder ajudar, fiz duas imagens mapa da pista com indicação numérica dos lancis ou correctores e muros para depois podermos melhor comunicar sobre as imagens. Se puderem fotografar todos era o ideal. Não preciso de panorâmicas, apenas de referencia, sendo que no caso dos muros algumas de frente também para as texturas.
Caso existam muros ou lancis que não tenha percebido fotografem-nos também e depois avisem-me da localização.
No caso dos correctores lembrem-se que preciso de saber como eles são e quanto mais pormenorizada for a informação que tiver dos mesmos, melhor será o modelo. Por isso tentem perceber, caso seja possivel, a altura dos mesmos.

Correctores

Muros

Links destas duas imagens com maior resolução já prontas a serem impressas em A4.
http://unclebob.com.sapo.pt/VascoSameiro/Muros.jpg
http://unclebob.com.sapo.pt/VascoSameiro/Correctores.jpg

A todos os que me puderem ajudar, lembrem-se que isto é um projecto feito por carolice e tal como eu não me comprometo com prazos, também não quero que ninguem esteja a prejudicar a sua vida para isto. Vão lá apenas se e quando puderem e venham muitas ou poucas imagens, a ajuda é sempre bem vinda e acima de tudo agradecida.
Como este tópico deve crescer e muito e para ter a informação o mais sintetizada possivel, pedia a todos que restringissem ao máximo a participação com assuntos que digam apenas respeito ao projecto. Claro que contribuições, sugestões ou dúvidas são muitíssimo bem vindas.
Obrigado pela atenção. :drinks:
« Last Edit: June 05, 2014, 17: 56 by Alexandre Baptista »

Offline João Castelos

• Veterano
  • Liked: 147
    • View Profile
  • Simulation Hardware: GeForce GTX 1060 6GB CPU: Intel(R) Core(TM) i5-7600K @ 3.80GHz Memória: 16 GB RAM
Re: [WIP] Vasco Sameiro
« Reply #1 on: June 05, 2014, 18: 09 »
já esta feita?falta muito?

Offline Pedro Trindade

• Lenda
  • Liked: 308
    • View Profile
  • Simulation Hardware: i5 9600k; Z390G 32GB, RTX 2060 Super 8Gb; HOTAS Warthog; Saitek Rudder Pedals; CH T.Quad&Yoke; TIR4; T500; TH8; palete de Minis...
« Reply #2 on: June 05, 2014, 18: 11 »
Está combinado para logo, a partir das 23h num TS perto de si.... :whistle3:

Offline Tiago Fortuna

• Lenda
  • Liked: 410
    • View Profile
  • Simulation Hardware: CSWv2, CSPv3, CSS SQ, i5 4670K, 16GB 2400 CL10, GTX1080 6GB, 3xLG 23"/Vive
« Reply #3 on: June 06, 2014, 20: 25 »
Para carolice e a fazer como quem nao quer a coisa ta a andar bem :P

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2306
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #4 on: June 08, 2014, 16: 43 »
@Alexandre: vou tentar no decorrer desta semana (até ao próximo domingo) passar no Vasco Sameiro para uma ronda de fotografias a todo o traçado, focando-me nos muros e corretores como pediste.

Só uma questão, tu organizaste a numeração no sentido contrário do traçado. :biggrin: Confesso que seria mais prático para mim fazer o circuito pela ordem normal, ou seja, começar pela T1 e ir seguindo por aí. Apenas porque me parece mais natural e assim corro menos risco de deixar alguma coisa importante de fora...

• Veterano
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T500rs, DIY seq shifter, Microsoft FFB Wheel com Kit Frex, CH fighterstick, saitek X-45
« Reply #5 on: June 08, 2014, 17: 47 »
Mario, tens toda a razão. Só quando acabei é que reparei nisso. Amanhã meto umas imagens com a numeração actualizada para te facilitar.

Entretanto aproveitei o fim-de-semana e já comecei com o modelo. Ainda há pouca coisa porque a preparação das imagens aéreas de alta resolução e preparação das mesmas para trabalho no 3DSMax demorou-me algumas horas.
No entanto ficam as primeiras imagens do trabalho.
O traçado já está bastante avançado e podem ver que apesar de não ser laserscan, o rigor ao real está na casa dos centimetros o que na prática não deve fazer diferença nenhuma.
Como ainda não tenho informação dos correctores fui avançando com o aeródromo.

Infelizmente ainda não mais para mostrar porque a afinação do trabalho foi feita praticamente ponto a ponto. :(

Offline mice

• Novato
  • *
  • Liked: 0
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: NA
« Reply #6 on: January 19, 2016, 10: 08 »
Bom dia, excelente iniciativa!! :D
Reparei só que isto foi em 2014, o colega conseguiu cumprir o seu objectivo?

Vou estar atento, força aí nessas curvas virtuais ;)

Offline Pedro Trindade

• Lenda
  • Liked: 308
    • View Profile
  • Simulation Hardware: i5 9600k; Z390G 32GB, RTX 2060 Super 8Gb; HOTAS Warthog; Saitek Rudder Pedals; CH T.Quad&Yoke; TIR4; T500; TH8; palete de Minis...
« Reply #7 on: January 19, 2016, 11: 15 »
Bom dia, excelente iniciativa!! :D
Reparei só que isto foi em 2014, o colega conseguiu cumprir o seu objectivo?

Vou estar atento, força aí nessas curvas virtuais ;)

Não tenho a certeza mas acho que o projecto está parado.

Offline Carlos Delgado

• Experiente
  • Liked: 225
    • View Profile
    • Jewelry for walls
  • Simulation Hardware: Asus ROG Maximus VII Hero; Intel i7 4790 3.6Ghz; 16Mb DDR3 2400mhz; GF GTX 970 DCUII 1920x1200; Wheel - Logitech MOMO; Pedals - G25
« Reply #8 on: January 19, 2016, 19: 20 »
Bora lá @Alexandre Baptista, estou à espera...  :moil:

Offline mice

• Novato
  • *
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: NA
« Reply #9 on: January 19, 2016, 23: 25 »
Fiquei curioso, até porque parece-me que é aqui feito cursos de drift e também é onde se realiza o KRO (Kia Racing Oportunity) estou curioso para como é a pista e ter a noção de como é conduzir lá o caterham :P

• Veterano
    • View Profile
« Reply #10 on: January 20, 2016, 09: 47 »
Carlos, estou neste preciso momento a ver se resolvo os problemas com o computador que anda a dar-me problemas, mas se os resolver, e conto que seja ainda hoje ou amanhã, irás receber uma PM para arrancar-mos com isto.
Abraço

Offline Luís Carvalho

• Novato
  • *
    • View Profile
  • Simulation Hardware: g27
« Reply #11 on: January 20, 2016, 15: 48 »
Boas Alexandre,

Tenho andado a investigar a existência desta pista (foi por isso que me deparei com este tópico) porque realmente também tenho interesse correr nela. Percebi que esta pista foi já modelada para o Rfactor, por colegas nossos (portugueses).
https://www.rfactorcentral.com/detail.cfm?ID=Circuito%20Vasco%20Sameiro%202008

Sem querer desfazer todo o teu trabalho já realizado e interesse, não seria possível fazer importação para o assetto ou, quem sabe, entrar em contacto com os nossos colegas para fornecerem o modelo como base de trabalho? Não conheço a fidelidade desta pista porque não corro em rfactor, mas fica a ideia...

EDIT:

"Conversion, modification or re-use of any of this package's contents is strictly prohibited without the creator’s proper authorization. " Pois, só falando com eles...
« Last Edit: January 20, 2016, 16: 15 by Luís Carvalho »

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2306
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #12 on: January 20, 2016, 16: 02 »
A pista em rFactor está muito fiel, posso dizer. Já lá andei várias vezes (moro a 2 km do circuito), e o trabalho da Racing for Braga foi muito bem conseguido. Eventualmente poderia ser necessário atualizar alguns corretores, porque houve mudanças entretanto, mas é mínimo. O detalhe do traçado está lá todo, até a pista de karting, boxes, acessos, tudo.

Não quero com isto dizer que se deve / não deve converter para AC. Nem entro por aí porque não percebo do assunto hehe. Mas fiel está, isso sim. Como ponto de partida é excelente.

Offline MDiazZ

• Novato
  • *
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech Momo Racing
« Reply #13 on: March 28, 2016, 22: 17 »
Boas pessoal.

Há novidades sobre este projeto?

Offline Miguel Rosa

• Membro
  • **
  • Liked: 10
  • Mais um alentejano perdido na simulação...
    • View Profile
« Reply #14 on: December 15, 2016, 11: 12 »
Boas.

Como está o projecto?
Assetto Corsa | iRacing | PCars | PCars2 | RaceRoom | DiRT Rally | rFactor2 | Race07 | Automobilista
ArmA III | Rising Storm 2: Vietnam | Day of Infamy | America's Army