Artigo interessante. Há aspetos com os quais concordo, outros não. Pessoalmente, a única ajuda que uso é o auto-clutch, até porque nas comunidades onde corro, é a única ajuda permitida. No GTS 2013 permitiu-se TC e ABS no nível mais baixo porque o criador do mod assim o recomendou, e a verdade é que experimentei ambas as coisas e de nenhuma forma entendi o McLaren. Portanto usei sempre essas duas ajudas, pois pelo menos já não fazia piões nem bloqueava as rodas 50 vezes numa corrida: só 49.

A sério, o carro era intragável mesmo se ligasse as ajudas todas no máximo. Mas enfim, isso são outros trinta. Uma das coisas com as quais concordo no artigo: ajudas =/= rapidez. Tenho a certeza que um bom piloto é mais rápido sem ajudas do que com ajudas, pois estas limitam, eventualmente, algum do potencial do carro.
O auto-clutch uso por dois motivos simples: quando comecei no sim-racing não tinha um pedal com embraiagem, logo o auto-clutch era necessário. Como usei muitos anos o MOMO, habituei-me a travar com o pé esquerdo e para mim é muito mais natural no sim-racing travar com o esquerdo. Já na realidade, claro, é exatamente o oposto, nunca me passa pela cabeça usar o esquerdo para travar (já experimentei, por mera curiosidade, e como seria de esperar não consigo dosear nada bem a travagem). O outro motivo prende-se com o facto de os pedais que tinha (e os que tenho atualmente) não darem jeito nenhum para fazer ponta-tacão, por exemplo. Já tentei e é impossível, teria obrigatoriamente de inverter os pedais. No carro a sério dá para fazer com muito mais facilidade, aqui no sim-racing às tantas estou a calcar tudo ao mesmo tempo, despisto-me e ainda corro o risco de estragar os pedais. Não sei quem aqui usa esta técnica, mas quem usar pode dizer como tem os pedais? É que na posição "normal" (estilo G27, DFGT, CSR), eu acho impossível fazer ponta-tacão eficazmente. Invertidos é outra história.
Portanto, isto para "justificar" o uso de auto-clutch. Também é verdade que os simuladores mais antigos nesse aspeto não são muito exigentes. Andar com auto-clutch on e off no Race é quase a mesma coisa. Só se nota nos arranques e quando o carro entra em despiste, se não carregarmos na embraiagem vai abaixo, de resto, na passagem de caixa é igual. Já o rFactor tem alguns mods que simulam bem a necessidade de embraiagem (lembro-me do HistorX, por exemplo). Mas são poucos os mods que fazem isto. Por outro lado, um simulador recente como o AC já trata a embraiagem como deve ser e consoante o carro, algo muito importante. Nem todos os carros são iguais. Se num de estrada com caixa em H eu devo carregar na embraiagem e mudar a caixa enquanto largo o acelerador, num F1 não faz sentido usar outra coisa que não patilhas. Acho muito bem o sistema implementado que não permite a alguém ganhar vantagem com essa questão. Ou seja, se se usar patilhas num carro que é suposto ter caixa em H, acho ótimo que o simulador aplique algum atraso para compensar. É nada mais do que justo. Só não pode é prejudicar nenhum tipo de piloto, não sei até que ponto esse atraso é realista. Espero que seja porque eu uso patilhas.

Nas Hot Laps do AC não usei qualquer ajuda porque assim era necessário, agora uso auto-clutch. Não tenho problema nenhum em dizer. Tem desvantagens também, não é só facilidades. Exemplo: se ficar atalhado na areia, sem auto-clutch pode ser muito mais difícil sair. O carro morre mesmo em 1ª e temos de constantemente meter em ponto morto, acelerar, meter 1ª, aproveitar as rotações altas e andar um bocadinho. Depois morre, volta a repetir. Se puder usar a embraiagem, é muito mais fácil sair desta posição, basta dar um cheirinho aqui e ali para subir as rotações e dosear com o acelerador. A cena é que, no AC e no iRacing pelo menos, ao ligar o auto-clutch, a embraiagem fica completamente desativada. É como se o pedal não estivesse lá. Ao contrário de outros simuladores onde o auto-clutch ligado permite na mesma usar a embraiagem.
Independentemente disto tudo, uma coisa é certa, acho que ninguém é mais ou menos "hardcore" que os outros por usar esta ou aquela ajuda. Aliás, detesto ver essa expressão a ser usada. O objetivo disto é cada um divertir-se e se alguém se diverte mais com patilhas e auto-clutch, por exemplo... so be it. Só acho que em campeonatos e competições a sério o pessoal deve estar nivelado em termos de ajudas. Leia-se, há disponíveis para todos, usa quem quer, ou não há disponível para ninguém. Daí essa questão do AC não permitir vantagem a quem use este ou aquele método seja algo com o qual estou completamente a favor. Assim permite que cada um conduza como mais gosta sem ganhar ou perder nada com isso. É a solução "perfeita", diria eu.

Acho também que não nos podemos esquecer de algo muito importante: nós estamos a simular, mas estamos sentados numa cadeira (ou, para os mais afortunados, num obutto hehe). Há imensas coisas que nos faltam e que, forçosamente, têm de ser compensadas por outra coisa. Além disso, estamos a lidar com periféricos que, na sua maioria, estão muito longe do material usado em carros reais. Por melhor que seja o FFB do AC no meu volante, de certeza absoluta que não me dá tanta informação quanto daria um volante real ligado às rodas reais do carro. Já por isso se chama "sim-racing". A simulação tem como objetivo máximo aproximar-se o mais possível da realidade. Mas nunca será capaz de a imitar totalmente, pois se assim o fizer, deixa de ser simulação e passa a ser realidade. Pensamento filosófico para terminar o post.
