Author Topic: PTSims Academy - Significados das bandeiras  (Read 3201 times)

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Online Mário Peixoto

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PTSims Academy - Significados das bandeiras
« on: February 12, 2014, 19: 45 »
Tal como acontece na realidade, o uso de bandeiras é um fator importante do simulador utilizado para dar mais realismo às corridas. Como tal, importa saber quais os significados das bandeiras para que, sempre que elas são mostradas, o piloto saiba reagir de acordo e evite penalizações.

Antes de mais, importa explicar que, nos simuladores atuais, apenas 5 bandeiras são utilizadas: verde, amarela, azul, preta e de xadrez. Na realidade, existem mais algumas bandeiras, mas os simuladores não as utilizam (como a bandeira vermelha). Descrevem-se de seguida as bandeiras e os seus significados. Qualquer dúvida ou correção é bem-vinda. ;)


Bandeira verde / Green flag



A bandeira verde é utilizada para iniciar uma corrida ou uma sessão (qualificação, warmup, etc.). Serve também para mostrar aos pilotos que não há qualquer perigo na pista e que estes são livres de correrem sem impedimentos. A bandeira verde é também utilizada para assinalar o final de uma zona de perigo (por exemplo, após se passar por um acidente). Normalmente, a bandeira verde é apenas mostrada uma vez, estando implícito que, quando nenhuma outra bandeira está a ser mostrada, então os pilotos encontram-se "under green flag conditions", o que significa que não há qualquer problema em pista. Na PTSims, em certos campeonatos, a mensagem GREEN FLAG escrita no chat é utilizada para iniciar uma corrida após a volta de formação. Esta indicação é dada somente pelo Diretor de Prova.


Bandeira amarela / Yellow flag



A bandeira amarela é utilizada para indicar perigo numa dada zona da pista, por exemplo, um acidente entre 2 ou mais pilotos, um despiste de algum piloto, ou algum carro parado na pista. Na realidade, os pilotos são proibidos de ultrapassar outros pilotos sempre que a bandeira amarela seja mostrada mas, nos simuladores, não existe qualquer penalização para tal. Recomenda-se, no entanto, que os pilotos redobrem a atenção sempre que a bandeira amarela seja mostrada e, se necessário, que abrandem de forma a conseguirem evitar novos acidentes. Nos simuladores, as bandeiras amarelas funcionam por setores. Cada pista está dividida em 3 setores, sendo que se algum perigo for detetado num dos setores, a bandeira amarela irá ser mostrada aos pilotos que se encontrem nesse setor. Assim que o perigo for ultrapassado, a bandeira amarela desaparece e assume-se do novo que a bandeira verde está em vigor.


Bandeira azul / Blue flag



A bandeira azul é utilizada para indicar ao piloto que um mais rápido se aproxima e que o vai dobrar. O termo "dobrar" significa que um piloto vai dar uma volta de adiante a outro. Neste caso, o piloto que vai ser dobrado tem 3 curvas para permitir que o outro piloto o ultrapasse. Após as 3 curvas, e caso o piloto mais rápido não tenha consumado a ultrapassagem, o simulador irá aplicar uma penalização de stop 'n go (passagem pela linha de boxe) ao piloto dobrado. Esta bandeira pode ser mostrada em qualquer sessão, mas somente em corrida é que a penalização é aplicada. A bandeira pode ser acompanhada também de avisos sonoros em certos simuladores, sendo que quando o spotter diz "Blue flag, you have to move over NOW", o piloto deve de imediato facilitar a ultrapassagem para não ser penalizado.


Bandeira preta / Black flag



A bandeira preta é utilizada para indicar ao piloto que este foi desqualificado. A bandeira pode ser mostrada em qualquer sessão, mas é especialmente penalizadora na sessão da corrida. Esta bandeira pode ser mostrada após o não cumprimento de penalizações (por exemplo, acumulação de vários stop 'n go ou não cumprimento dos mesmos) ou após circular em sentido contrário. Quando esta bandeira for mostrada o piloto é obrigado a voltar à boxe, sendo que alguns simuladores retiram automaticamente o piloto da pista alguns segundos depois de ser mostrada a bandeira preta. Na PTSims, a bandeira preta pode também ser mostrada pelo Diretor de Prova se entender que algum piloto está a quebrar as regras e está a colocar em causa o progresso da corrida ou da sessão, sendo que nesse caso será expulso do servidor e impedido de reentrar.


Bandeira de xadrez / Checkered flag



A bandeira de xadrez é utilizada para indicar que a corrida chegou ao fim em condições normais (ou seja, o piloto cruzou a meta no final do tempo ou do número de voltas especificado). Após ser mostrada esta bandeira, o piloto pode abrandar o ritmo e regressar à sua boxe ou pode pressionar ESC para regressar diretamente à boxe. Em alguns simuladores, a IA (Inteligência Artificial) é que controla o carro do piloto no regresso à boxe, sendo que este pode utilizar ESC logo de seguida.


Bandeira vermelha / Red flag



A bandeira vermelha não é utilizada pelos simuladores atuais, no entanto, pode ser utilizada em competições da PTSims. A bandeira vermelha fica a cargo do Diretor de Prova, que pode decidir invocar o seu uso se entender que alguma situação impede que a prova decorra normalmente. A bandeira vermelha é utilizada muito raramente, mas pode acontecer quando, por exemplo, se dá um grande acidente em que metade da grelha ou mais fique de fora logo na primeira curva ou caso o servidor tenha problemas técnicos (por exemplo, muito lag em pista). Nesse caso, o Diretor de Prova escreve no chat RED FLAG e a corrida é cancelada. De seguida, a corrida pode ser ou reiniciada ou disputada num outro dia.
« Last Edit: February 13, 2014, 03: 23 by Mário Peixoto »

Offline Alexandre Baptista

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Re: PTSims Academy - Significados das bandeiras
« Reply #1 on: February 13, 2014, 13: 19 »
Bom tópico Mário.
Este género de informação às vezes parece demasiado óbvia para quem já anda a algum tempo nisto mas para quem está a começar, estes tópicos são muito importantes.

Online Mário Peixoto

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Re: PTSims Academy - Significados das bandeiras
« Reply #2 on: February 13, 2014, 13: 59 »
Exato, este tipo de coisas são sempre úteis para quem está a começar, mesmo que para muitos seja algo básico.

A minha ideia agora é introduzir como funciona cada bandeira em cada simulador, porque as coisas variam um bocadinho. Race, GTR 2 e rFactor, pelo menos. rFactor 2 tenho de ver como é ainda, pCARS não sei se já tem isto. No AC não me lembro de ver, mas ainda não tem MP e não...