Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Messages - Ricardo Marcelino

Pages: 1 2 [3] 4 5 ... 12
31
Já agora, a quantidade de carros também pode aumentar por causa das dulpas. É sempre a dobrar. Eu por exemplo tinha uma preferência por Audi, mas por questões de dupla e estratégicas dentro da equipa, acabou por se apostar noutro carro (apesar de também gostar da escolha final). Portanto nem sempre é uma escolha 100% individual, e normal também surgirem disparidades.

32
Venho fazer só um comentário relativamente à questão dos carros, que já era para ter feito após a corrida de teste, em Slovakia Ring.

Na fase de escolha de carros, os três modelos que mais testei foram o Aston, o McLaren e o Corvette. E, nas condições que utilizei nos testes, em Slovakia Ring, Portimão, SPA, Interlagos e Silverstone, as diferenças entre os três modelos foram insignificantes:
Em SPA, houve uma diferença de 0.057s entre os 3 modelos, em Interlagos foi de 0.151s (aqui até fui mais rápido com o McLaren do que com o Corvette (0,137s)). Em Silverstone foi de 0.167s... Em Portimão, entre o Aston e o Corvette a diferença foi de 0.078s...

Nos consumos de pneu / combustível também não encontrei nada de muito determinante que pudesse dar vantagem inequívoca a um ou outro destes modelos.

Vale o que vale, mas o que posso dizer é que cada modelo tem as suas características, exigem abordagens diferentes às curvas, diferentes estilos de condução, mas, e focando-me apenas nestes três modelos que foram nos quais "trabalhei" mais, todos têm potencial para serem (pelo menos) competitivos. Esta foi a conclusão que tirei dos testes naquelas 5 pistas. Entre estes três modelos não me pareceu que haja um sobre o qual se possa dizer que está "condenado" a andar no fim grelha. As diferenças nem a 0,2 segundos chegaram...
Como disse, vale o que vale. Mas como rodei bastante, achei "útil" partilhar esta informação.

Em relação a esse tema dos carros, até agora, este é o post mais construtivo, se não o único!

33
Depois da minha indisponibilidade na prova de testes e na primeira prova oficial, faço a minha estreia nesta edição já à 2ª ronda, com 0 margem para erro. O objetivo para o campeonato é pontuar sempre dentro do Top 15, tarefa que não será fácil. A concorrência é muita e forte.

Durante a semana consegui rodar nos 1:59.975, a única vez que lá cheguei.

Na qualificação, apenas fiz 15 minutos, estava a preparar-me nos 5 minutos iniciais, portanto acabei a fazer menos voltas. Deu para 25º, sendo que senti que não tive oportunidades que chegassem para fazer um tempo sólido tendo em conta o que já tinha conseguido fazer.

O arranque foi tremido, logo com carros entalados à minha frente. Tive de fazer um quick detour pela relva, mas saí incólume. Rapidamente encaixei no comboio e segui uma data de tempo atrás do Daniel Inácio, sem conseguir nunca criar uma oportunidade clara de ultrapassagem. Cedi a posição à raposa Fernando Silva para tentar abrir caminho, mas também sem sucesso. Restou-me aguentar e passar o Daniel quando alargou, seguindo precisamente atrás do Fernando. Fui rodando até à paragem. Para esta corrida decidi não inventar muito: tenho menos 2 corridas que muita gente. Por isso foi dividir o combustivel e meter pneus novos para andar com mais segurança.

No 2º stint a coisa animou um pouco. Fui recuperando tempo para o carro da frente, o Francisco Reis, com um comboio atrás de mim a formar-se a proximar-se: Luis Carreiro, Daniel Inácio e Mário Peixoto. Consegui passar o Xico, para ver se ele os empatava lá atrás, mas só agora que estou a escrever isto é que me lembro que 2 deles estavam a correr na mesma equipa...  :rofl:. O Luis passou, seguido do Mário, mas com o despiste do Luis, encaixei na posição atrás do Mário, onde já na última volta era a 13ª. Com a penalização do Mário Serafim, subi a 12º.

Conquistei no final 13 posições, com um 2º stint mais consistente, sem cometer erros graves, e ainda a conhecer o carro em circunstância de corrida. A pista é mesmo desafiante!

Foi o meu melhor resultado no GTSeries, mas que tem um sabor estranho. É que vai ser dificil manter-me às portas do Top 10 ou até fazer Top 10! Por isso, é continuar a dar-lhe gás, e tentar!

34
Viva,

Soube agora que não vou poder participar na prova inaugural do campeonato.

Boa sorte a todos!

Informo que o Fábio Costa me irá substituir nesta prova!

35
Viva,

Soube agora que não vou poder participar na prova inaugural do campeonato.

Boa sorte a todos!

36
Hardware & Software / Re: Ajuda montar build
« on: September 23, 2019, 21: 40 »
Viva!

Não sei onde estás a ver o material, mas tens aqui, por pouco mais, relativamente à motherboard, uma escolha mais simpática: https://www.globaldata.pt/componentes/motherboards/amd/motherboard-msi-b450-gaming-plus-max-911-7b86-016

Podes também optar pelas versões B450M, cujo tamanho fisico é mais pequeno e permite usar uma caixa mais pequena (mATX).

Em relação à RAM, não sei se é a melhor escolha a que indicaste. Se não vais andar a fazer overclock à RAM, diria que este kit é marginalmente melhor:https://www.globaldata.pt/componentes/memorias/ddr4/gskill-kit-16gb-2-x-8gb-ddr4-3200mhz-ripjaws-v-black-ver-b-cl16-f4-3200c16d-16gvkb

Isto prende-se na relação velocidade/timings (mhz/CL). Por exemplo um kit 3200mhz CL16 vai ter uma latencia inferior a 3600mhz CL19. Dá uma olhada aqui:https://www.reddit.com/r/buildapc/comments/cpflu6/building_a_ryzen_3000_series_heres_how_ram_scales/
Mais especificamente aqui: https://www.reddit.com/r/buildapc/comments/cpflu6/building_a_ryzen_3000_series_heres_how_ram_scales/ewpsq6h/

A RX Vega 56 já é um modelo anterior. Se quiseres comprar novo, comparando o preço com a GTX 1660Ti, a RX Vega é melhor gráfica pelo mesmo preço, portanto boa escolha. Talvez no mercado de usados arranjes boas oportunidades se quiseres poupar algum. No entanto, se tiveres algum a mais para dispensar, aconselho a RX 5700, as novas da AMD. Muito boa performance com boa relação de preço. Essa sim uma gráfica para te durar uma boa quantidade de tempo e fazer bem triple screen!

37
Gostei do teste, já há muito tempo que não fazia 70m. Deu para ver que o nível é elevadíssimo, espero cá para trás lutas com outros pares  :training1:

Como foi corrida de teste deixo 2 notas:
- a partida deixa-me algumas reservas mas vamos ver. O Leandro partiu à minha frente, porventura porque alguém saiu mas o que não deixa de ser verdade é que partiu à frente, tentei dar sinais de luzes mas não adiantou. E se calhar nem se apercebeu. Por isso recomendo muito vivamente o uso do RelativeOverlay, muito útil para saber quem lá vai e que posição ocupa, ajuda e muito;
- fui ultrapassado ao abrir para uma dobragem, não devolveram a posição. Convém ter algum cuidado ou então se for assim corre-se o risco de desincentivar o facilitar a dobragem.

Só deixo estas notas para ajudar a melhorar. Mais uma vez recomendo o uso do RelativeOverlay, facilita muito a vida para quem tem que rodar no 1/2 do pelotão e não sabe quem lá vem, rookies ou não rookies. Assim sabe-se quem lá vai e quem lá vem, facilita muito a vida em termos de orientação.

Consegues arranjar um link direto para esse "RelativeOverlay"? Obrigado!

38
Aviso desde já que não vou poder estar presente na prova de testes.

Boa sorte a todos!

39
GT Series 2019 / Re: GT Series 2019: Inscrições
« on: September 10, 2019, 10: 30 »
A minha doação está feita!

40
GT Series 2019 / Re: GT Series 2019: Inscrições
« on: September 09, 2019, 12: 00 »
Indicação de carros provisórios. Estamos na mesma situação da PM4. Ainda vamos testar os carros. Quanto ao número do Carlos Barros, já lhe enviei a lista de números livres para que escolha um.

- Equipa: Playteam I
- Carro: Audi R8 LMS
- Piloto 1: Fernando Silva
- Piloto 2: Ricardo Marcelino
- Números: 64 / 16

- Equipa: Playteam II
- Carro: Audi R8 LMS
- Piloto 1: Domingos Vaz
- Piloto 2: Paulo Sousa
- Números: 7 / 50

- Equipa: Playteam III
- Carro: McLaren 720S GT3
- Piloto 1: Carlos Rodrigues
- Piloto 2: Rúben Rocha
- Números: 99 / 97

- Equipa: Playteam IV
- Carro: McLaren 720S GT3
- Piloto 1: Nelson Lira
- Piloto 2: Carlos Barros
- Números: 79 / TBA



Indicação do número do Carlos Barros
- Equipa: Playteam IV
- Carro: McLaren 720S GT3
- Piloto 1: Nelson Lira
- Piloto 2: Carlos Barros
- Números: 79 / 74

Novas alterações à participação da Playteam

- Equipa: Playteam Race For Fun
- Carro: Callaway Corvette C7 GT3-R
- Piloto 1: Fernando Silva
- Piloto 2: Paulo Sousa
- Números: 64 / 50

- Equipa: Playteam
- Carro: Aston Martin Vantage GT3
- Piloto 1: Domingos Vaz
- Piloto 2: Nelson Lira
- Números: 7 / 79

- Equipa: Playteam DecoRacing
- Carro: Callaway Corvette C7 GT3-R
- Piloto 1: Carlos Rodrigues
- Piloto 2: Ricardo Marcelino
- Números: 99 / 16

- Equipa: Playteam Helder Designs 
- Carro: McLaren 720S GT3
- Piloto 1: Rúben Rocha
- Piloto 2: Carlos Barros
- Números: 97 / 74

41
Hardware & Software / Re: Ajuda montar build
« on: September 09, 2019, 11: 51 »
Viva!

Sim, para os Ryzen 2000 já vinham preparadas à muito tempo. Para os 3000 é que nem todas... Mas curiosamente, a Mortar Titanium que comprei vinha com o autocolante Ryzen 3000 Ready, portanto já trazia BIOS atualizada de fábrica. No entanto vou mesmo manter o Ryzen 2600 que comprei, pelo preço é do melhor!.

A RX580 de 8GB é uma boa gráfica e consegues por bons preços, principalmente com promoções para libertar stock! Mas se puderes gastar um pouco mais, uma GTX 1660 Ti era melhor aposta.

42
Apresentação / Re: Apresentação - Marco Frade
« on: September 06, 2019, 16: 49 »
Muito bem vindo Marco!

43
Hardware & Software / Re: Ajuda montar build
« on: September 03, 2019, 17: 04 »
Bem!

Eu como aproveitei umas promos para outras peças para a minha build nova, andava aqui meio em pulgas a ver se, até ao fim do mês, apareciam as MSI versão Max. Entretanto continuo a ver que, para a MSI, ainda existem vários problemas relacionados com os Ryzen 3000 no que a BIOS e Motherboards diz respeito.

Entretanto hoje reparei que o Ryzen 5 2600 baixou 20€, está a 119,90€. Comparando com o Ryzen 5 3600 que está a 218,90€... é uma diferença de preço inegável. A melhoria de performance não justifica 100€, e o Ryzen 5 2600 é um processador mais que capaz.

Assim, avancei para uma MSI B450M Tomahawk Titanium e um Ryzen 5 2600. Já tenho tudo para avançar com build!

Para o Ricardo Rasteiro, se lhe interessar, a MSI B450M Mortar v2 está com um bom preço, aliado a um Ryzen 5 2600, fica 200€ o conjunto + coisa - coisa!

44
Por mim também acho que se devia alugar, 80€/ano (não sei se fazem algum desconto por comprar licença anual)não é nenhuma fortuna a dividir por todos os pilotos que aqui correm, isso deve dar à volta de uns 2€ por piloto, era só aumentar a inscrição de 5€ para 7€...

 :drinks:

Aparentemente não há desconto se for pago anualmente, portanto no limite diria que se podia apenas pagar nos meses que há competições relevantes em rFactor 2.

Mas lá está, isso iria se refletir no valor das doações.

No fim, só iria acrescentar valor na situação de saber o tempos das pessoas todas, antes da corrida. E sejamos sinceros... a única coisa que queremos é ver o melhor tempo, e para isso a versão Lite parece funcionar muito bem!

Na minha opinião, não justifica.

45
Hardware & Software / Re: Ajuda montar build
« on: August 07, 2019, 11: 05 »
Resumindo, tudo depende do que estamos dispostos a dar (€) em troca de FPS! :good: :biggrin:

Em troca masé de o computador não se tropeçar todo!  :biggrin: :biggrin:

Olha, no GTSeries 2018, na curva 4 salvo erro, da corrida no UK, 50% das vezes que lá passei, o CPU borrava-se e ficava todo breakado na abordagem à curva. Estava de GTX 950, com gráficos porreiros no AC, e a correr fluidamente nos 60fps. Nesta situação a limitação é o CPU. Vai muito perto dos 100%, e quando precisa daqueles cálculos fisicos extra, caputz.

Hoje em dia, ligo o Metro Exodus com a RTX 2060, meto os frames max 60, gráficos a abusar, e o CPU tá relativamente tranquilo. Aqui a limitação é a GPU.

Para os clássicos da simulação rFactor 2 e Assetto Corsa, dou mais importancia ao CPU. Assetto Corsa Competizione... tem de ser o CPU e GPU!  :biggrin:

Pages: 1 2 [3] 4 5 ... 12