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Messages - Ricardo Marcelino

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Bem, corrida estranha ontem. Estava todo contente a achar que a estratégia tinha corrido muito bem até ter dado conta que o meu colega de equipa Carlos Santos aparecia atrás de mim na classificação. :unknw: Foi aí que percebi que algo estava errado. Andava ali nos lugares perto do Top10 tal como o Mário pelo que penso que acabei a corrida por volta desses lugares também. :ok:

Concordo quando o simulador dá penalizações de DT mas não acho justo que alguns pilotos tenham perdido, sem aviso, uma volta inteira com a falha na entrada da box. Isto na minha opinião é bug e não penalização. Sendo assim acho que a classificação "oficial" deva ser revista e a volta reposta, sendo que os pilotos que cortaram/pisaram a linha de box sejam penalizados pelo CAI posteriormente como é habitual. Supostamente acabei em 6º lugar mas não é desta maneira que quero fazer bons resultados, nem vou dar grande valor caso se mantenha pois não acho justo.

Mais uma vez quero pedir desculpa ao Carlos Barros por o ter virado. Foi um toque que não aparentava ter grandes consequências mas os carros ficaram "encaixados" e ele acabou por perder posições com isso. :sorry:

Malas feitas e siga para "down under"! :drinks:


Não achas justo??? Como assim? Não aconteceu a todos ou a 95% dos carros, foi a um punhado, ou até menos que isso... a razão? Mais papistas que o Papa, quiseram cortar... Olha, eu não quis cortar, nem nos treinos e a minha corrida correu bem! Sem penalizações! Justo? Justo é não querer ser "chico esperto", por vezes corre mal, e esta foi uma delas...

Porque se falas em justiça, o tempo que perdi em Silverstone no Drive-trough ou Stop&Go, não me foi reposto no fim, porque eu não tive culpa de nada... Onde está a justiça aí? Os 30 ou 40 segundos que perdi nessa operação deviam, pela tua lógica, ser reduzidos ao meu tempo final, uma questão de justeza...

Eu não cortei entrada nenhuma, nem a relva pisei nas boxes. Tive 139 segundos de paragem de box quando na realidade foram 25 segundos.

Consideras isto ser "chico esperto"? Onde está a tentativa de obtenção de vantagem?

[EDIT] Já agora, assumi na altura, em Spa, os 6 Drive throughs que recebi, por me ter despistado a baixa velocidade, na direita a seguir à Kemmel Straight. Não exigi nada, e atribui a culpa ao rFactor 2 simplesmente, por ser um caso relativamente singular. Relativamente porque o Luís Carreiro teve a mesma situação de 6 Drive throughs.

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Boas..peço desculpa por ter causado a bandeira vermelha, eu tb sou novato aqui na matéria e nem o helicorsa tinha instalado. Pensava que tinha a trajectoria desimpedida. Gosyava de ver o video para aprendizagem. O carro estava mesmo lado a lado com o meu? Quando é que o piloto que vai atrás pode "interromper" a trajectoria normal do da frente? Só entrando lado a lado na curva..a meio do carro...basta a frente ocupar a traseira?? Peço desculpa pela pergunta, não tem nada a ver com ripostar algo, apenas duvidas/aprendizagem. Espero ter explicado bem a pergunta  :biggrin:
Abraço

Viva Pedro,

Nas regras gerais da PTSims, que podes encontrar no tópico de apresentação deste campeonato, tens a informação que procuras, informação essa que está implicito que todos os pilotos tenham lido antes de competirem aqui na comunidade!

Abraço

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Oh Zé, mete lá a PM4 Racing (Aston Martin) no grupo dos 6ºs, oh faxavori!!!  :bb:

A tabela que o José Almeida colocou já é filtrada de acordo com as regras:
Quote
nenhuma delas pode ser a vossa ou a da vossa equipa


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Hardware & Software / Re: Upgrade de componentes!
« on: October 22, 2019, 22: 33 »
Pelo que tenho lido e conversado o Prepar3d não tira (infelizmente) grande partido de múltiplos cores. Há tweaks que se podem fazer mas depois acabam por muitas das vezes criar problemas se não feitos como deve de ser. Embora nunca tenha feito overclocking as opiniões são unânimes no boost de performance quando é feito. A minha ideia é ver como corre em default e então se necessário "puxar" um pouco mais por ele.
Em relação à 2060 deixaste-me a pensar! :biggrin: Tenho andado a ver reviews e comparativos e vou ponderar. É claro que se avançar com a rtx terei que te citar nas virtudes da ultima geração da Nvidia à patroa cá em casa! :angel:
Obrigado pela ajuda, Ricardo.


Olha, posso te dar outra opinião que te pode facilitar ainda mais a aquisição da gráfica. Eu já tinha a minha RTX 2060 antes de fazer upgrade ao CPU, Board e RAM. Apanhei o Ryzen 5 2600 em promoção (119€), 100€ a menos que o recem saido Ryzen 5 3600. Decidi, pela diferença de preço, adquirir-lo e digo-te, estou extremamente satisfeito. O CPU é bem mais do que capaz para gaming a um preço muito forte, visto fazerem promoções também para escoamento de stock.

Eu nunca mais tive breaks em Simracing, e fiz uma corrida à chuva, cheio de spray, gráficos no máximo (rFactor 2) e estava a fazer streaming para o YouTube. 0 problemas, 100% suavidade.

Portanto, se a nível de orçamento facilitar, um Ryzen 5 2600 e uma RTX 2060, a preços de promoção, é uma aposta ganha!

Qualquer coisa, dá uma olhada aqui, tivemos um utilizador que teve uma situação parecida à tempos: http://ptsims.net/forum/index.php/topic,15022.0.html

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Hardware & Software / Re: Upgrade de componentes!
« on: October 21, 2019, 16: 21 »
Boas Ricardo,

antes de mais obrigado pela tua resposta.
Eu não tenho um orçamento definido, andará pelos 800, 900€ que tenho de ir por prestações mesmo...
Embora também dê as minhas curvas no Simracing é na simulação aérea que sinto o meu PC a "transpirar" e muito.
A opção dos 32 GB de RAM tem a ver com as toneladas de texturas que o DCS e o Prepar3d carregam nos voos que faço offline e online e para evitar daqui a 1 ou 2 anos fazer outro upgrade fico já com esse problema resolvido! ;) 
Em relação ao CPU tenho lido e têm me dado boas referências do 9600k, que sendo um i5 aproveito o meu cooler que dá para o mesmo socket 1151. Ainda assim não vi grande diferença de preço para o Ryzen que sugeres.
Relativamente ao GPU prefiro placas da Nvidia em vez de AMD.

Abraço

Ok, compreendido em relação à RAM. Não conheço esse "mundo" portanto não posso opinar mais!

O CPU digo-te que não compensa. Sinceramente. Sim, agora apenas estão a 30€ de diferença (fora ou que poupas na motherboard), mas tens um 6c/6t contra um 6c/12t. Só diria que compensava se precisases mesmo de clock single core o mais alto possível, e para isso tens de fazer tu overclocking. E às tantas os simuladores de voo precisam ou fazem uso de mais cores/threads do que os restantes jogos.

Se preferes Nvidia, tudo bem. Atualmente estão com pior relação preço/performance comparadas com as novas RX da AMD, muito competitivas. Sugeria usar a poupança no CPU e colocar na gráfica. Talvez na RTX 2060 em desconto, que estão a ser escoadas para dar lugar às RTX 2060 Super. São um muito bom salto vindo da GTX 1660 Ti, e vão te durar mais tempo. À uns tempos atrás tive na mesma dúvida e optei pela RTX 2060 em deterimento da GTX 1660 Ti.

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Hardware & Software / Re: Upgrade de componentes!
« on: October 21, 2019, 14: 46 »
Boas pessoal,

vou fazer upgrade de alguns componentes do meu PC que, tal como eu, já começa a mostrar alguma idade!

do PC actual vou aproveitar a minha Fonte Corsair + SSD's + HDD + Cooler do CPU (Coolemaster EVO) + Caixa

sistema actual:

i5 2500
p8p67
16GB
GTX 970

o que estou a pensar em ir buscar:

i5 9600k
Gigabyte Z390 GamingX
32gb RAM GSkill DDR4 3200MHZ Ripjaws V Black
MSI GTX 1660ti GamingX

qual a vossa opinião?

Viva Pedro!

Antes de mais, para se poder ajudar, é mais fácil se partilhares o teu orçamento definido para o que precisas de comprar.

Depois, realmente reforçar que um upgrade é bem vindo, principalmente pelo CPU que já te deve estar a limitar se estiveres a usar no Simracing com grandes grelhas.

A nível do "bundle"que sugeres, neste momento é extremamente dificil aconselhar um 9600k. Diria que é mesmo uma escolha má quando tens o igualmente capaz Ryzen 5 3600 com melhores preços. Nesse sentido terás de usar outra motherboard, mas os preços não devem ser muito distintos. Aliás, devem ser mais baratas para os Ryzen.

A RAM, se não fores fazer edição de imagem/video, renderizações, etc., os 32GB são desnecessários. 16GB mais que chegam e sobram para jogar.

Assim sendo, agarrava na poupança no CPU e na RAM, e fazia um upgrade na gráfica para uma RX 5700 ou 5700 XT (se chegar a diferença de preço), mas uma versão que tenha 2 ventoinhas.

Abraço!

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Na Qualiicação não consegui imprimir um bom tempo, fruto das condições em constante mudança. No inicio com as melhores condições ainda perdi muito tempo atrás de um KFC, e acabei por não conseguir tirar ali um segundito para subir mais umas posições.

Parti de 23º, sabendo que o objetivo era mesmo terminar e tinha de ter concentração e cautela. As primeiras voltas correram bem, consegui rodar perto do pelotão, ainda com um par de disputas.

Quando começou a chover, decidi deixar, porque estava a sentir segurança, e fazer a paragem a meio da corrida. Nas últimas voltas da primeira metade já estava a perder muito tempo, mas o objetivo era mesmo aguentar. Faço a paragem tranquilo, combustivel e pneus Wet, porque a pista encharcou e não estava a secar, e vamos. Quando saio das boxes retorno à posição onde seguia quando começou a chover, o que significava que podia faturar com os atrasos dos pilotos que fizessem 2 paragens.

No entanto, um erro meu fez-me perder 2 posições conquistadas após a paragem e, mais tarde, um despiste em Eau Rouge fez-me virar-me várias vezes, ganhando um DT no processo, e ir com o carro todo torto até às boxes arranjar e meter mais um set de pneus.

Quando saio, e cumpro o DT, verifico que tenho nada mais nada menos que... 6 DTs para fazer!! Portanto, quando ganhei o DT em Les Combes, a pastar mega devagar sobre as lombas, ganhei não 1 mas 6. Portanto, esta pista está estragada nesta zona.

A partir daí, ainda tive mais outro despiste, onde parti o carro outra vez, arranjei outra vez, e foi só viranços e DTs, até que antes de chegar à curva do Autocarro, na última volta, o carro perde completamente a traseira e vou ao muro, perdendo uma roda e lixando o motor.

Agora, tudo isto tem uma explicação, após rodar de softs no molhado e aguentar bem, e depois a 2ªa parte ser uma vergonha. Eu sempre me senti bem no molhado com um determinado setup feito pelo nosso Grande Engenheiro Carlos Rodrigues. O problema foi que... rodar de Wets, uma trajetoria que ia melhorando ao longo do tempo... com asa traseira a 2...  :shok:
Eu sabia que a levava, não tinha era passado pela experiencia de roda naquelas circunstancias concretas e saber que a traseira ficava ON/OFF.

Conclusão, acredito, após o relato do Mário Peixoto, que após a minha paragem, tinha estratégia para fazer o ambicionado Top 10. Até porque se o Carreiro faz 13º com 6 DTs...  :crazy: :crazy:

Terei de tentar novamente na Holanda, numa pista que não conheço!

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Hardware & Software / Re: Monitor perde sinal
« on: October 11, 2019, 19: 03 »
A única saída de vídeo é hdmi, antes de utilizar este monitor não tinha este problema a usar na tv, quanto a desligar o free sync não encontro nas opções do monitor, nem através do portátil. "sou um 0 á esquerda nisto de informática". Tive a falar com um colega está manhã e ele disse me que tmb pode ser sujidade ou pó na saida/entrada hdmi

Mas se agora fores a ligar à TV, o problema existe?

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Hardware & Software / Re: Monitor perde sinal
« on: October 11, 2019, 10: 33 »
Continua a falhar com 1 cabo diferente Ricardo..   :sorry:

Experimentaste os outros cenários que descrevi?

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Hardware & Software / Re: Monitor perde sinal
« on: October 09, 2019, 15: 43 »
Pode ser a placa gráfica a dar o berro, mas convém despistar primeiro! Se estiver na garantia é de aproveitar e meter rapidamente

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Hardware & Software / Re: Monitor perde sinal
« on: October 09, 2019, 14: 14 »
Boas pessoal, comprei um monitor (hp27xq) com AMD free sync, e utilizo cabo hdmi do portátil para o monitor (tem placa gtx) , o problema é k de vez em quando perde-se o sinal de vídeo entre o portátil e o monitor durante uns 4 ou 5 seg, algo que não me acontecia quando ligava o portátil á TV. O cabo é novo, vinha juntamente com o monitor, alguém me sabe dizer o porquê de isto acontecer, e soluções? Obrigado pessoal

Viva Davide!

Epá, vou tentar ajudar mas primeiro o ideal é fazeres um despiste simples e que ajuda logo bastante.

Primeiro é, apesar de o cabo ser novo, experimentares com outro cabo (pode estar defeituoso).
Se o problema persistir, tenta ligar o portátil a outro monitor/televisão. Se tiver problemas, tenta com 2 cabos diferentes pelo menos.
Caso se mantenha, se o portátil tiver outra saida de video que não HDMI, experimenta usar essa, em dois monitores/televisão diferentes.

Se mesmo assim tiveres com problemas, experimenta no monitor desativar o AMD Freesync, e no computador desligares o G-sync.
Se o problema se mantém, reinstala as drivers da Nvidia.

Já agora, o problema acontece independentemente do que o computador está a correr? Seja jogos, browser, etc?

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1.28:9 PÁÁÁÁ! TOMEM CRLH

https://youtu.be/xfFzJAJ0V6Y

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Já agora, a quantidade de carros também pode aumentar por causa das dulpas. É sempre a dobrar. Eu por exemplo tinha uma preferência por Audi, mas por questões de dupla e estratégicas dentro da equipa, acabou por se apostar noutro carro (apesar de também gostar da escolha final). Portanto nem sempre é uma escolha 100% individual, e normal também surgirem disparidades.

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Venho fazer só um comentário relativamente à questão dos carros, que já era para ter feito após a corrida de teste, em Slovakia Ring.

Na fase de escolha de carros, os três modelos que mais testei foram o Aston, o McLaren e o Corvette. E, nas condições que utilizei nos testes, em Slovakia Ring, Portimão, SPA, Interlagos e Silverstone, as diferenças entre os três modelos foram insignificantes:
Em SPA, houve uma diferença de 0.057s entre os 3 modelos, em Interlagos foi de 0.151s (aqui até fui mais rápido com o McLaren do que com o Corvette (0,137s)). Em Silverstone foi de 0.167s... Em Portimão, entre o Aston e o Corvette a diferença foi de 0.078s...

Nos consumos de pneu / combustível também não encontrei nada de muito determinante que pudesse dar vantagem inequívoca a um ou outro destes modelos.

Vale o que vale, mas o que posso dizer é que cada modelo tem as suas características, exigem abordagens diferentes às curvas, diferentes estilos de condução, mas, e focando-me apenas nestes três modelos que foram nos quais "trabalhei" mais, todos têm potencial para serem (pelo menos) competitivos. Esta foi a conclusão que tirei dos testes naquelas 5 pistas. Entre estes três modelos não me pareceu que haja um sobre o qual se possa dizer que está "condenado" a andar no fim grelha. As diferenças nem a 0,2 segundos chegaram...
Como disse, vale o que vale. Mas como rodei bastante, achei "útil" partilhar esta informação.

Em relação a esse tema dos carros, até agora, este é o post mais construtivo, se não o único!

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Depois da minha indisponibilidade na prova de testes e na primeira prova oficial, faço a minha estreia nesta edição já à 2ª ronda, com 0 margem para erro. O objetivo para o campeonato é pontuar sempre dentro do Top 15, tarefa que não será fácil. A concorrência é muita e forte.

Durante a semana consegui rodar nos 1:59.975, a única vez que lá cheguei.

Na qualificação, apenas fiz 15 minutos, estava a preparar-me nos 5 minutos iniciais, portanto acabei a fazer menos voltas. Deu para 25º, sendo que senti que não tive oportunidades que chegassem para fazer um tempo sólido tendo em conta o que já tinha conseguido fazer.

O arranque foi tremido, logo com carros entalados à minha frente. Tive de fazer um quick detour pela relva, mas saí incólume. Rapidamente encaixei no comboio e segui uma data de tempo atrás do Daniel Inácio, sem conseguir nunca criar uma oportunidade clara de ultrapassagem. Cedi a posição à raposa Fernando Silva para tentar abrir caminho, mas também sem sucesso. Restou-me aguentar e passar o Daniel quando alargou, seguindo precisamente atrás do Fernando. Fui rodando até à paragem. Para esta corrida decidi não inventar muito: tenho menos 2 corridas que muita gente. Por isso foi dividir o combustivel e meter pneus novos para andar com mais segurança.

No 2º stint a coisa animou um pouco. Fui recuperando tempo para o carro da frente, o Francisco Reis, com um comboio atrás de mim a formar-se a proximar-se: Luis Carreiro, Daniel Inácio e Mário Peixoto. Consegui passar o Xico, para ver se ele os empatava lá atrás, mas só agora que estou a escrever isto é que me lembro que 2 deles estavam a correr na mesma equipa...  :rofl:. O Luis passou, seguido do Mário, mas com o despiste do Luis, encaixei na posição atrás do Mário, onde já na última volta era a 13ª. Com a penalização do Mário Serafim, subi a 12º.

Conquistei no final 13 posições, com um 2º stint mais consistente, sem cometer erros graves, e ainda a conhecer o carro em circunstância de corrida. A pista é mesmo desafiante!

Foi o meu melhor resultado no GTSeries, mas que tem um sabor estranho. É que vai ser dificil manter-me às portas do Top 10 ou até fazer Top 10! Por isso, é continuar a dar-lhe gás, e tentar!

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