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Messages - Nuno Leite Castro

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Portanto, não vale a pena entrar aqui em conversas típicas de advogado e começar a esmiuçar o que está escrito aqui ou alí, porque as questões jurídicas são uma coisa, e o espírito das regras e o pretendido com o que se escreve é outra completamente diferente.

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Não vale, não. Em parte foi por isso que ontem já nem respondi ao "Aqui o piloto só é mesmo responsável por seguir a sua linha e foi o que ele fez." e dei o assunto por encerrado para mim.

O "argumento" de que nada obriga a arrancar atrás do líder deve ter sido a coisa mais bizarra que já li num fórum de simracing. Daí em primeiro lugar ter tentado recorrer a algo escrito num regulamento. Após uma afirmação daquelas pensei que "não ia lá" a falar de bom senso, de comportamentos tácitos, que não precisam de estar escritos nem de ser "impostos" por um simulador... Depois, com o Almeida, já utilizei esta argumentação, mas depois da resposta... Assunto encerrado.

Mas daqui fica a conclusão de que aqui talvez tenha mesmo que estar escrito. Que sejam feitas as revisões que devem ser feitas.

Quero também salientar que não é nada pessoal.

Venha Sakhir e o final de campeonato! E que seja uma corrida tão boa como a de Road Atlanta!  :good:

EDIT: também aceito que possa não ter sido intencional mas, depois da explicação que foi dada, terminar com aquela afirmação, foi um contrassenso e daí ter comentado.

Pois, mas deixar o assunto encerrado dá azo a que as coisas se mantenham no status quo, acho que aqui toda a gente entende que quando um de nós fala de algo tão sensível como uma decisão do CAI ou uma regra, é para que se melhore as mesmas.

Eu, por exemplo, não entendo porque é que a mesma "ação em pista" tem penalizações diferentes para os pilotos. O provocar um pião na primeira volta ou na última, para mim o que conta é como o pião foi provocado e não quantas posições foram perdidas ou ganhas. (Veja-se na F1 em Interlagos deste ano, o Ric levou 5 segs pela cena com o Magnussen a meio da corrida, e a mesma ação do LH com o Albon na penúltima volta, 5 segs também, ou seja, o que conta é a "ação cometida" não pk A ou B perdeu N posições.

Eu dei um toque ao P. Lopes em Sydney na primeira volta, curva 2, e levei um DT. O Lapa em Zuhai deu-me um toque a meio da corrida, tirando-me da luta do pódio e levou 30 kg de lastro. Dois pesos e duas medidas, "a ação em pista foi a mesma" a consequência dessa ação é que me foi retirada a oportunidade de algo. Assim como eu retirei a oportunidade de algo ao P. Lopes. A mesma ação, penalizações diferentes.

Honestamente, estou curioso para ver o CAI desta semana em 3 casos em particular, que não vou dizer para não influenciar.


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"Até aqui seu eu a tentar ser cordial, claro. Porque em lado nenhum as regras ou o jogo me obrigam a arrancar atrás do líder. Ou a andar a 80 km/h."

"o Luís não estava a fazer nada de errado, porque ele estava a seguir o que diz o simulador." - "Aqui o piloto só é mesmo responsável por seguir a sua linha e foi o que ele fez."

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Às vezes tenho dificuldade em perceber a escrita ( e ainda eu sou linguista)...

"As regras ou o jogo não me obrigam a arrancar atrás do líder" - Obrigam sim! Tanto o jogo como as regras! O sistema de Qualificação (prova que antecede a corrida) serve para definir de forma compulsória e definitiva a ordem da grelha de partida. Sendo esta respeitada por todos os intervenientes. Ponto. Não há discussão aqui!

"o Luís não estava a fazer nada de errado, porque ele estava a seguir o que diz o simulador." - O simulador disse-lhe previamente na sessão anterior que ele era o 2º classificado!! A partir daí o simulador já lhe impôs um "sistema", "uma regra", "uma posição" à qual todos devem respeitar.

 "Aqui o piloto só é mesmo responsável por seguir a sua linha e foi o que ele fez."
- Não é só responsável por seguir a sua linha. É também responsável por seguir na posição que lhe foi atribuída na sessão anterior. (QUALIFICAÇÃO)

Senão para que diabos há a qualificação... esta serve para definir as posições de largada... Quero eu lá saber se o jogo ou o simulador me deixa passar ou ir à frente... não! Houve um sistema antes que previu e definiu as posições. Ponto!

Alegra-me mais uma vez ver e saber que a organização está de olho nisto e vai corrigir. Isso para mim é top. Fui jornalista de automobilismo para a Ferrari, isso ajudou-me muito a entender os bastidores da corrida, sei que há aqui gente que percebe muito disto, muito mais que eu que trabalhei no seio do automobilismo, gostava que essas pessoas também dessem o contributo deles para que melhoremos cada vez mais, é com o input de todos que se chega a bom porto.


P.S: Lobo, como já disse anteriormente, não é nada pessoal, nem nada que se pareça. Acredito piamente nas tuas explicações à exceção de dizeres que mesmo que abrandasses acabarias sempre por ir à frente dele porque o teu trajeto é mais curto... não, simplesmente abranda e se com isso te prejudica... paciência, há circuitos em que largar de dentro é bom e outros é mau. Quanto à cordealidade, cordial seria teres respeitado a tua posição... Não esqueçamos que isto é uma máquina, um jogo, mas quem o joga é um humano. Princípios e ética prevalecem.

Até ao Bharain!





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Boas, já tentei esclarecer junto de quem de direito, mas não fiquei convencido nem esclarecido.

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Essa foto postada aí é momentos antes do "Green Flag". O Domingos Vaz é o Pole Position (carro azul, branco e verde). O Vaz não segue ninguém, porque é o Pole, ele dita o andamento do "compasso".

A partir do Domingos, toda a gente tem um carro para seguir. O Lobo embora não tenha um carro "fisicamente" à sua frente, tem de facto um carro à sua frente (ao lado, mas à frente), o Pole Position, logo nunca o deveria passar antes do "Green Flag" e isso cria um efeito dominó.

Ou seja, o Araújo está à minha frente porque o Lobo está à frente do Vaz...(e por aí em diante) Pois se o Lobo estivesse, pelo menos meio carro do Vaz atrás, como deveria estar, pois é o 2º classificado, nunca poderia estar na frente dele, nem o Araújo à minha frente.

Isso cria o efeito dominó! Se o 2º classificado não sair da sua posição original (2º) o efeito dominó não se cria. Ou melhor, cria-se, mas da forma correta.

Eu falo por mim que fiz 3º numa pista em que do 1º ao 11º havia 0.200, para em corrida largar de quarto.. (???)

Podem dizer que tenho de seguir o da frente e o jogo é que sabe... mas então o jogo não sabe quem é o Pole, pois deixou o 2º largar antes do "Green Flag" à frente.

Isto não é nada contra ninguém, nem contra a organização nem nada disso, apenas um facto de uma falha bem clara. Se o jogo deixa, OK, mas o piloto sabe qual a sua posição...

Fica a minha intervenção para futura análise para que não se volte a repetir.


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PTSims Awards 2019 / Re: Melhor Ultrapassagem 2019
« on: November 14, 2019, 17: 19 »
- Piloto(s) a ultrapassar: Nuno Leite Castro
- Piloto(s) ultrapassado(s): Sandro Simões
- Campeonato: GT Series 2019
- Prova e corrida: Interlagos
- Momento: Volta 14, T3, Posição: 1627.63

https://www.youtube.com/watch?v=9vrWrE4cfd0&feature=youtu.be

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Boas,

uma volta limpa na Qually e o P3 ficou garantido.

Na largada, passo o Santos por fora no "S" de Senna e ainda levei um toque não sei se ele me viu a chegar, estava em 2º e como tinha um DT para cumprir graças a uma penalização em Sydney, resolvi ficar fora 3 voltas pk sabia que lá trás haveria muitas disputas e o andamento seria lento, cumpro o DT e saio em 12º... Recuperei e antes da paragem para fuel estava em 3º...

Nessa paragem tenho um stop&go, tirei cedo demais o Pit Limiter  :suicide2: . Depois do S&G saio em 9º e acabo a corrida em 7º a servir de escudeiro (ordens de equipa  :bb: ) ao colega de equipa que ainda luta no campeonato.

Sem o S&G talvez desse para o pódio!

P.S: Lapa, Simões e Lemos excelentes lutas. A ultrapassagem ao Simões foi estilo Verstappen ao Rosberg, na saída do S de Senna. Top! Rezei para que o carro agarrasse!  :dirol:

Adoro conduzir à chuva!

Até Atlanta!

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Boas,

Foi um evento bom. Tinha bom andamento para fazer uma boa Qually, mas é difícil ter uma volta limpa, e com a pressão se se falha nessa volta limpa, é difícil ter outra.

Na corrida, larguei bem, passei dois na T1, mas à chegada à T2 o Pedro Lopes foi cauteloso e travou mais cedo um pouco, fui surpreendido e vi uma abertura à esquerda, travei tentei meter o carro ali, mas o Lopes não me viu a chegar e tinha o Serafim do lado direito, tentei ainda ir à relva, mas já não deu, dei-lhe um pequeno toque e estraguei-lhe a corrida. Que se note que não foi tentativa de ultrapassagem, mas sim desviar-me para evitar bater em cheio nele.
A partir dali foi tipo Zandvoort, fila indiana.

A minha estratégia de ir de médios não resultou, era mais rápido para o fim da corrida, mas não dava para ultrapassar, depois fiz um pião e caí para 7º.

Até Interlagos.

P.S: @Hugo Araújo fica feio quando alguém vai ao vosso canal no TS, desculpar-se, porque acima de tudo nós aqui somos companheiros de Hobby, fica mal rir-se quando alguém se desculpa. Eu já levei na pele situações de corrida estragada por terceiros em Portimão, Silverstone, Most e SPA. Sei bem o que é ter uma corrida lixada.  Mas para a próxima já sei o que fazer...

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Informações Gerais e Notícias / Re: Estamos a trabalhar...
« on: November 05, 2019, 12: 24 »
DTM.... :air_kiss: :dance3:

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Bem, corrida estranha ontem. Estava todo contente a achar que a estratégia tinha corrido muito bem até ter dado conta que o meu colega de equipa Carlos Santos aparecia atrás de mim na classificação. :unknw: Foi aí que percebi que algo estava errado. Andava ali nos lugares perto do Top10 tal como o Mário pelo que penso que acabei a corrida por volta desses lugares também. :ok:

Concordo quando o simulador dá penalizações de DT mas não acho justo que alguns pilotos tenham perdido, sem aviso, uma volta inteira com a falha na entrada da box. Isto na minha opinião é bug e não penalização. Sendo assim acho que a classificação "oficial" deva ser revista e a volta reposta, sendo que os pilotos que cortaram/pisaram a linha de box sejam penalizados pelo CAI posteriormente como é habitual. Supostamente acabei em 6º lugar mas não é desta maneira que quero fazer bons resultados, nem vou dar grande valor caso se mantenha pois não acho justo.

Mais uma vez quero pedir desculpa ao Carlos Barros por o ter virado. Foi um toque que não aparentava ter grandes consequências mas os carros ficaram "encaixados" e ele acabou por perder posições com isso. :sorry:

Malas feitas e siga para "down under"! :drinks:


Não achas justo??? Como assim? Não aconteceu a todos ou a 95% dos carros, foi a um punhado, ou até menos que isso... a razão? Mais papistas que o Papa, quiseram cortar... Olha, eu não quis cortar, nem nos treinos e a minha corrida correu bem! Sem penalizações! Justo? Justo é não querer ser "chico esperto", por vezes corre mal, e esta foi uma delas...

Porque se falas em justiça, o tempo que perdi em Silverstone no Drive-trough ou Stop&Go, não me foi reposto no fim, porque eu não tive culpa de nada... Onde está a justiça aí? Os 30 ou 40 segundos que perdi nessa operação deviam, pela tua lógica, ser reduzidos ao meu tempo final, uma questão de justeza...

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Ora bem, na corrida fiquei em 3º. Mas disseram que houve problemas no server. Vou só ressalvar que os "enforcement" da pista é válido para todos. Como os "cut" e afins. Em Silverstone (salvo erro) para evitar um acidente na largada com o sistema antigo, ultrapassei um carro que não podia (para evitar uma chacina na largada) e levei um drive-trhough sem culpa no cartório, paciência...

Acredito que muitos dos "cut's" sejam involuntários (travar tarde, estar metido em lutas, etc...) mas eles estão lá para todos, e se o server nos castiga, paciência, e parece-me ter sido o caso aqui hoje, por infortúnio, por "lambice" ou azelhice, o server fez o "enforcement" dessa regra, infelizmente para os visados, acontece. Já me calhou a fava também. É preciso ver se nos visados há um padrão, visto que só aconteceu a poucos.

Vou esperar pelas diligências de quem de direito, mas não vejo por onde mais possa ter havido falha, até porque não é uma pista em "8" onde isso das voltas acontece com mais frequência.

Em pista, o meu primeiro pódio  :ok:, agora é esperar pela secretaria.

Bem haja e até Sidney!

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Boas. Ontem foi porreiro, o McLaren já se começa a comportar bem. Mais uma boa qualificação.

Na corrida, aquela largada... vou-vos contar... 3 lado a lado no 1º setor é de loucos... previa-se uma corrida em fila indiana e assim foi. Uma bela luta de 50 minutos entre eu, o Mourão, Araújo, Simões e Vaz. Parabéns a todos pelo FairPlay, claro que com um toque aqui e ali, mas é GT's.

Sentia que estava mais rápido que o Mourão, mas seguir no da frente é mau em tudo, tb sentia que o Araújo estava mais rápido. Depois do drop dos pneus, senti-me bem e forcei o Mourão ao erro, não aconteceu.

Primeira corrida sem incidentes para mim... ufa!!  :aggressive:

Até à China.

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Vi as decisões do CAI.  :rtfm:

Se alguém precisar de saber como se comportar nas bandeiras azuis, terei todo o gosto em explicar! E não é estar no appex de uma curva de 120 km/h a 90... e nem abrandar de repente na linha de corrida (leia-se a linha otimizada) quando o que o está a dobrar chega... terei todo o gosto em dar um work shop.

Vemo-nos em SPA. Abraço.

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Bom, foi uma boa corrida apesar do incidente na largada....

Fiz P7 a 0.3 da pole, sei que faltavam ali algumas "trutas", mas mesmo assim foi bom. Na largada, o infortúnio bateu-me à porta, damage e boxes. Depois foi sempre a subir, e uma luta interessante com o Almeida embora à distância, mas alturas houve em que ao ultrapassar adversários aquilo aqueceu e muito, foi excelente! Parabéns aos intervenientes. Parabéns ao vencedor! E ao Serafim pelo P3.

Duas ressalvas: peço em nome de todos que respeitem as bandeiras azuis, eu sei que é "lixado" isso, as minhas primeiras duas corridas atestam-no, mas desvio-me sempre. A sério respeitem-nas!

Última ressalva, o meu problema de "pace", afinal, não era apenas o McLaren ser um pouco mais lento, eram mesmo os meus pedais que estavam a dar as últimas, troquei e voilá! Um segundo mais rápido. Mas continuo a afirmar que o AM e Corv têm melhor embalagem, até pk tb os testei com os pedais novos. Mas, não é desculpa! Gostei do meu pace e agora posso dizer: "Now we can FIGHT!"

Até SPA!

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Parece-me prometedor!  Mas acima de tudo revela que os organizadores "ouvem". Parabéns!

Ficarei à espera!

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Esta liga está muito forte, parabéns aos organizadores e pilotos. Só peço aos organizadores da prova para rever no CAI o "enforcement" da regra da fila na largada pelo que me aconteceu no arranque, acho que é de evitar isso. Predisponho-me a ajudar se for necessário.

Não podemos Nuno. Se há safety-car tem de haver esta regra, ou seja, não temos margem de manobra.

Okapa. É pena, porque palpita-me que haverá mais situações idênticas. Por exemplo, e se um piloto faz um pião por esta ou aquela razão, essa fila não poderá passá-lo até que ele volte a entrar na linha. É uma situação delicada.

Vemo-nos na Rep. Checa!

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Exato. Eu concordo com tudo que é dito, sem dúvida, mas estou a constatar factos, malta, é factual. E agradeço os hints em como fazer high speed, mas já ando nisto há muitos anos para perceber como atingir velocidade de ponta.

Mas de um leque de Mercedes, Bentley, BMW, Radical, Audi, AM, Corvette, McLaren 650/750, Porsche, tens 14 AM e 9 Corvetts, 8 McLaren, 3 Audi e 2 Porsches.

Não me digam que são todos similares em andamento (0.2 e por aí). O que quero dizer é que se pode ter escolhido um determinado carro pensado no estilo de condução próprio, abdicando até de algumas coisas de outros, mas tendo na ideia que todos os carros seriam muito semelhantes em andamento. E em Portimão achei esquisito os McLaren, (tirando o Ricardo Gama) e Silverstone foi por demais evidente. Só isso, nada mais...


Esta liga está muito forte, parabéns aos organizadores e pilotos. Só peço aos organizadores da prova para rever no CAI o "enforcement" da regra da fila na largada pelo que me aconteceu no arranque, acho que é de evitar isso. Predisponho-me a ajudar se for necessário.

P.S: Isto não é uma desculpa para a cagada dos meus resultados.  :crazy:

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