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Messages - Comissão de Análise de Incidentes

Pages: [1] 2 3 ... 22
1
GT Series 2019 / Re: GT Series 2019: Classificações
« on: December 02, 2019, 22: 32 »
Classificações finais adicionadas depois do CAI (não houve qualquer alteração)

2
Relatório do CAI - Prova 10 - GTS Round of Bahrain @Sakhir


Incidente da bandeira vermelha: Volta de formação, curva 14 •
Verificou-se um efeito acordeão quando os carros que seguiam atrás do piloto Domingos Vaz, que resultou em vários toques entre vários pilotos. Apesar do sucedido, o CAI não encontrou nenhuma manobra de algum piloto que possa ser entendida como causadora da situação.
Decisão do CAI: Incidente de corrida


Volta 1, curva 6 •
Na abordagem à curva 6, seguem muito próximos os pilotos Ricardo Marcelino e Nuno Leite Castro. Acaba por ocorrer um ligeiro toque entre ambos os pilotos, sendo que o piloto Nuno Leite Castro acaba por sair de pista e perde 2 posições. O CAI verificou que o piloto Nuno Leite Castro ainda estava a seguir em frente e com os travões a 100% quando os adversários próximos já se encontravam a fazer a curva. O toque acontece quando o piloto Nuno Leite Castro passa à frente do piloto Ricardo Marcelino, ainda a seguir em frente e com os travões a 100%. Não se detetou qualquer manobra incorreta do piloto Ricardo Marcelino que estava a fazer a curva normalmente.
Decisão do CAI: Incidente de corrida


Volta 1, curva 14 •
Na travagem para a curva 14, o piloto Davide Cardoso trava demasiado tarde e acaba por embater na traseira do piloto Nelson Lira. Logo a seguir, acontece um segundo toque do piloto Davide Cardoso na traseira do piloto Nelson Lira, que perde ligeiramente o controlo do carro e sai ligeiramente de pista e perde aceleração para a reta da meta. O piloto Davide Cardoso continuou a acelerar durante a curva 15 e acaba por ultrapassar o piloto Nelson Lira na reta da meta. O CAI considera que os toques mencionados permitiram ao piloto Davide Cardoso uma vantagem que permitiu a ultrapassagem ao adversário.
Decisão do CAI: Dedução de 15 pontos no campeonato. Dado que o piloto em causa estava em substituição, não há equipa (dupla) para ser penalizada e não há mais provas a disputar, a penalização será apenas contabilizada na ficha de fair play do piloto Davide Cardoso


Análise da via das boxe

Não foi detetada qualquer violação na entrada/saída das boxes.

3
Relatório do CAI - Prova 9 - GTS Round of the USA. @Road Atlanta

Quote
Piloto que protesta: Nuno Leite Castro
Equipa: PM4
Piloto protestado: Pedro Lopes
Equipa: Gaming
Momento do replay: Qualificação Position 304,97

Qualificação •
O piloto Pedro Lopes, numa volta de saída das boxes, não se desviou a tempo e acabou por prejudicar uma volta lançada do piloto Nuno Leite Castro.
Decisão do CAI: Advertência para o piloto Pedro Lopes


Volta de formação, curva 11 •
Ao efetuar a volta de formação, o piloto Luís Lobo desvia-se um pouco para o meio da pista e dá um ligeiro toque no piloto Domingos Vaz. O CAI considera o piloto Luís Lobo responsável pelo incidente, sendo que não são tolerados quaisquer toques entre pilotos durante as voltas de formação.
Decisão do CAI: Advertência para o piloto Luís Lobo

Não foi detetado qualquer incidente passível de análise durante a primeira volta.


Quote
Piloto que protesta: Sandro Simões
Equipa: Carbor8 Racing 2
Piloto protestado: Mário Serafim
Equipa: PM4
Momento do replay: Posição 356, volta nº2, curva 7

Volta 2, curva 7 •
Ao abordar a curva 7, o piloto Mário Serafim trava demasiado tarde e acaba por tocar no piloto Sandro Simões, sendo que este perde ligeiramente o controlo do carro. O piloto Mário Serafim acaba por conseguir ultrapassar o piloto Sandro Simões enquanto este estava a recuperar o controlo do carro. O CAI considera o piloto Mário Serafim responsável pelo incidente, é o seu toque no adversário que o destabiliza e que permite a ultrapassagem.
Decisão do CAI: 15 kg de lastro para o piloto Mário Serafim na próxima prova em que participar


Quote
Piloto que protesta: Tiago Lapa
Equipa: Carbor8 Racing
Piloto protestado: Nuno Leite Castro
Equipa: PM4 Racing GT
Momento do replay: 377

Volta 2, entre curva 8 e curva 10A  •
Após a saída da curva 8 seguem muito próximos os pilotos Nuno Leite Castro e Tiago Lapa, ambos no lado esquerdo da pista. O piloto Tiago Lapa seguia no cone aerodinâmico do piloto Nuno Leite Castro e tenta ultrapassar o adversário, primeiro desvia-se para o lado direito, sendo que o piloto Nuno Leite Castro defende mudando a sua trajetória mais para o interior da pista. O piloto Tiago Lapa tenta então ultrapassar pelo lado esquerdo, onde já havia espaço disponível, mas o piloto Nuno Leite Castro muda novamente de direção e acaba por não deixar espaço para o adversário dentro dos limites da pista e obrigou o piloto Tiago Lapa a sair de pista. O CAI considera o piloto Nuno Leite Castro responsável pelo incidente, mudou de direção mais do que uma vez em defesa de posição e não deixou espaço em pista para o adversário.
Decisão do CAI: 30 kg de lastro para o piloto Nuno Leite Castro na próxima prova em que participar


Quote
Piloto que protesta: Tiago Monteiro
Equipa: PM4 Racing
Piloto protestado: Hugo Araújo/Fernando Silva
Equipa: GE/Playteam
Momento do replay: volta 37 a partir do tempo 0:15
Quote
Piloto que protesta: Hugo Araújo
Equipa: GE
Piloto protestado: Tiago Monteiro
Equipa: PM4
Momento: 3170

Volta 37, curva 7 •
Ao abordar a curva 7, o piloto Tiago Monteiro tenta ultrapassar o piloto Hugo Araújo, quando este estava a efetuar a curva 7 lado a lado com o piloto Fernando Silva, que estava na altura a ser dobrado. O piloto Tiago Monteiro trava demasiado tarde e tenta colocar-se no meio dos carros dos adversários mencionados, sendo que acaba por embater no piloto Hugo Araújo. Como consequência, os pilotos Hugo Araújo e Tiago Monteiro ficam ambos atravessados no meio da pista e perdem ambos várias posições, sendo que o piloto Tiago Monteiro acaba por ultrapassar o adversário ao retomar o andamento mais rápido que o piloto Hugo Araújo. O CAI considera o piloto Tiago Monteiro responsável pelo incidente, não estava lado a lado com o piloto Hugo Araújo ou Fernando Silva no momento da travagem e tenta colocar-se no meio dos adversários mencionados, onde não havia espaço suficiente, causando o incidente e consequências mencionadas. Não foi detetado qualquer comportamento incorreto do piloto Fernando Silva, que estava a ser dobrado. O piloto Fernando Silva abrandou e saiu da linha ideal de corrida, tentando dar o máximo de espaço para que pudesse ser dobrado sem causar problemas aos adversários.
Decisão do CAI: Drive-Through para o piloto Tiago Monteiro na próxima prova em que participar


Análise da via das boxe

Não foi detetada qualquer violação na entrada/saída das boxes.

4
Porsche Clubsport Cup / Re: Porsche Clubsport Cup: Classificações
« on: November 21, 2019, 21: 23 »
Classificações finais adicionadas

5
Relatório do CAI - Prova 6 @VIR

Volta 1, curva 1 • Na abordagem à curva 1 o piloto Daniel Inácio trava demasiado tarde e acaba por embater no piloto André Giesta, causando a saída de pista a este bem como a perda de 10 posições. O CAI considera o piloto Daniel Inácio responsável pelo incidente, é a sua travagem tardia que causa o contacto com o adversário bem como as consequências mencionadas.  Decisão do CAI: Dedução de 50 pontos para o piloto Daniel Inácio


Volta 1, curva 12 • Na abordagem à curva 12, seguem próximos os pilotos Pedro Lebre e André Giesta. O piloto André Giesta tenta colocar-se ao lado do piloto Pedro Lebre quando este já está a abordar a curva. O piloto André Giesta acaba por tocar no piloto Pedro Lebre, que perde ligeiramente o controlo do carro e acaba por perder uma posição. O CAI considera o piloto André Giesta responsável pelo incidente, apenas consegue colocar-se ao lado do adversário quando este já está a fazer a curva e causa o contacto e respetivas consequências.  Decisão do CAI: Dedução de 15 pontos para o piloto André Giesta


Volta 1, curva 12 • Na abordagem à curva 13 o piloto José Almeida trava demasiado tarde e acaba por embater no piloto Francisco Reis, causando a saída de pista a este bem como a perda de 5 posições. O CAI considera o piloto José Almeida responsável pelo incidente, é a sua travagem tardia que causa o contacto com o adversário bem como as consequências mencionadas. A penalização irá ser atenuada dado que o piloto José Almeida esperou que o adversário e permitiu que o mesmo recuperasse a posição logo que foi possível. Decisão do CAI: Dedução de 30 pontos para o piloto José Almeida




Penalizações não cumpridas

O piloto Alexandre Caetano não cumpriu a penalização de drive-through referente à prova 1 (uma vez que não realizou mais provas). Devido a isso, vai ser aplicada uma dedução de 50 pontos ao piloto.

O piloto Felisberto Pereiro não cumpriu duas penalização de drive-through e 50 kg de lastro referentes à prova 2 (uma vez que não realizou mais provas). Devido a isso, vai ser aplicada uma dedução de 200 pontos (100 por cada) ao piloto.

6
Relatório do CAI - Prova 8 - GTS Round of Brazil @Interlagos


Volta de formação, após curva 3 •
Na saída da curva 3, durante a volta de formação, vários carros são obrigados a travar de forma muito intensa para evitar os carros mais à frente. O piloto Rui Martins acaba por dar um ligeiro toque na traseira do piloto Carlos Miranda. O CAI considera o piloto Rui Martins responsável pelo incidente, sendo que não são tolerados quaisquer toques entre pilotos durante as voltas de formação.
Decisão do CAI: Advertência para o piloto Rui Martins


Volta 1, curva 2 •
Ao efetuarem a curva 2, verificam-se ligeiros toques entre os pilotos Carlos Santos, Nuno Leite Castro e Hugo Araújo. Os referidos toques não causam qualquer problema de maior a nenhum dos pilotos mencionados. O CAI não detetou qualquer manobra ou comportamento passível de ser penalizado.
Decisão do CAI: Incidente de corrida


Volta 1, curva 2 •
Ao efetuar a curva 2, o piloto Daniel Inácio dá um ligeiro toque na traseira do piloto Carlos Rodrigues, que perde ligeiramente o controlo do carro e acaba por perder 6 posições. O CAI considera o piloto Daniel Inácio responsável pelo incidente, dado que é o seu toque na traseira do adversário que causa o incidente e respetivas consequências. A penalização irá ser atenuada pelo facto de o toque ter sido muito ligeiro, sendo que as consequências apenas se tornaram maior devido ao estado da pista, que estava ainda bastante molhada.
Decisão do CAI: 30Kg de lastro para o piloto Daniel Inácio na próxima prova em que participar


Volta 1, curva 4 •
Na travagem para a curva 4, o piloto Rúben Rocha dá um ligeiro toque no piloto Rui Martins, que perde ligeiramente o controlo do carro e vai ainda tocar no piloto Carlos Miranda. O piloto Rúben Rocha consegue a ultrapassagem ao piloto Rui Martins enquanto este está a recuperar o controlo do carro. O CAI considera o piloto Rúben Rocha responsável pelo incidente, é o seu toque na traseira do adversário que causa o incidente e que permite ao piloto ganhar a posição, de forma indevida.
Decisão do CAI: 15 kg de lastro para o piloto Rúben Rocha na próxima prova em que participar


Volta 1, curva 4 •
• Ao efetuarem a curva 4 seguem muito próximos os pilotos Carlos Rodrigues e Rui Martins. O piloto Carlos Rodrigues segue pelo interior da curva, o piloto Rui Martins segue pelo meio da pista. Os pilotos mencionados acabam por se tocar, sendo que o piloto Rui Martins acaba por perder o controlo do carro e atravessa-se na pista, sendo que recebe um embate do piloto Paulo Sousa, que não teve como o evitar. O CAI considera o piloto Rui Martins responsável pelo incidente, dado que na saída da curva fecha a sua trajetória e acaba por causar o toque com o piloto Carlos Rodrigues. Não irá ser aplicada penalização visto que o piloto responsável foi o único prejudicado com a situação. O embate com o piloto Paulo Sousa é considerado incidente de corrida, dado que no momento em que acontece o piloto Rui Martins já não tinha o controlo do carro e piloto Paulo Sousa não tinha forma de evitar o sucedido.
Decisão do CAI: Incidente de corrida


Volta 1, curva 10 •
• Na travagem para a curva 10, o piloto o piloto Pedro Mourão embate na traseira do piloto Mário Serafim, causando o despiste a este bem como danos e perda de muitas posições. O CAI considera o piloto Pedro Mourão responsável pelo incidente, é o seu toque na traseira do adversário que causa o incidente respetivas consequências.
Decisão do CAI: Drive-Through para o piloto Pedro Mourão na proxima prova em que participar

Análise da via das boxe

Os seguinte pilotos vão ser punidos com uma advertência por não ter respeitado as linhas de entrada/saída da boxe:

Volta 1 (Entrada) • Mário Serafim
Volta 3 (Entrada) • Paulo Sousa
Volta 35 (Entrada) • Carlos Miranda
Volta 35 (Entrada) • Pedro Mourão
Volta 35 (Entrada) • Sandro Simões
Volta 36 (Entrada) • Sandro Simões
Volta 39 (Entrada) • Luís Lobo
Volta 41 (Entrada) • André Vitória




Penalizações de acumulação

Os pilotos Mário Serafim, André Vitória, Paulo Sousa e Sandro Simões vão ser punidos com um Drive-Through na próxima prova em que participarem por terem acumulado três advertências ao longo do campeonato.

7
Relatório do CAI - Prova 7 - GTS Round of Australia @Sydney Motorsports Park


Volta 1, curva 2 •
Na travagem para a curva 2, o piloto Nuno Leite Castro trava demasiado tarde e vai embater na lateral traseira do piloto Pedro Lopes, que perde o controlo do carro, sai de pista e perde muitos lugares. Na reentrada em pista, o piloto Pedro Lopes dá um ligeiro toque no piloto Carlos Barros, que acabou por não ter consequências dado que o piloto Carlos Barros conseguiu manter o controlo do carro. O CAI considera o piloto Nuno Leite Castro responsável pelo incidente, não estava lado a lado no momento da travagem para a curva 2 e foi o seu toque que causou a saída de pista ao adversário, bem como as consequências mencionada. O CAI também considera o piloto Pedro Lopes responsável pelo toque no adversário ao reentrar em pista.
Decisão do CAI: Drive-through para o piloto Nuno Leite Castro na próxima prova em que participar
Decisão do CAI: Advertência para o piloto Pedro Lopes

Quote
Piloto que protesta: Ricardo Marcelino
Equipa:Playteam DecoRacing
Piloto protestado: Pedro Lopes
Equipa: Gaming Events
Momento do replay: 860, Volta 8, Curva 2

Volta 8, curva 2 •
Na travagem para a curva 2, o piloto Pedro Lopes trava demasiado tarde e vai embater lateralmente no piloto Ricardo Marcelino, que tinha deixado bastante espaço para o interior da curva. O piloto Ricardo Marcelino perde uma posição. O CAI considera o piloto Pedro Lopes responsável pelo incidente, não estava lado a lado no momento da travagem para a curva 2 e foi a sua travagem tardia que causou o toque no adversário.
Decisão do CAI: 15 kg de lastro na próxima prova em que participar para o piloto Pedro Lopes

Quote
Piloto que protesta: Silvino Rodrigues ( em substituição do piloto Domingos Vaz)
Equipa: Playteam
Piloto protestado: Luís Lobo
Equipa: RedStripe Racing
Momento do replay: (Posição 937, Lap 9 na T1 )

Volta 9, curva 1 •
Ao aproximarem-se da curva 1, seguem muito próximos os pilotos Silvino Rodrigues e Luís Lobo. O piloto Silvino Rodrigues segue pela linha interior, o piloto Luís Lobo segue na linha exterior. Ao efetuar a curva, o piloto Luís Lobo opta por fazer a linha ideal de corrida, movendo-se para a linha interior da curva e tocando no piloto Silvino Rodrigues, que perde o controlo do carro momentaneamente. O piloto Silvino Rodrigues perde 2 posições. O CAI considera o piloto Luís Lobo responsável pelo incidente, faz a curva como se não tivesse nenhum carro ao seu lado e causa o toque e as consequências mencionadas.
Decisão do CAI: 30 kg de lastro na próxima prova em que participar para o piloto Luís Lobo

Quote
Piloto que protesta: Pedro Lopes
Equipa: Gaming Events
Piloto protestado: Luis Lobo
Equipa: Red Stripe
Momento do replay: Position 1217

Volta 12, curva 2 •
Ao aproximarem-se da curva 2, seguem muito próximos os pilotos Luís Lobo e Luis Carreiro. O piloto Luis Carreiro segue pela linha interior, o piloto Luís Lobo segue na linha exterior. Ao efetuar a curva, o piloto Luís Lobo opta por fazer a linha ideal de corrida, movendo-se para a linha interior da curva e tocando no piloto Luis Carreiro, que perde o controlo do carro momentaneamente mas consegue-se manter em pista. O piloto Luís Lobo acaba por sair de pista. Enquanto esteve fora de pista, o piloto Luís Lobo apenas trava ligeiramente e tenta reentrar na pista ainda sem controlo do carro, acelerando ligeiramente e tentando virar no sentido da pista, mas não consegue. O piloto Luís Lobo acaba por entrar na pista completamente atravessado, continuando a mover-se quase no sentido oposto da pista e vai embater no piloto Pedro Lopes. O piloto Pedro Lopes perde 2 posições e fica com danos consideráveis. O CAI considera o piloto Luís Lobo responsável pelo incidente inicial, faz a curva como se não tivesse nenhum carro ao seu lado e causa o toque com o piloto Luis Carreiro, embora este não tenha tido consequências de maior. O CAI considera também o piloto Luís Lobo responsável pelo incidente causado pela sua reentrada em pista.
Decisão do CAI: Drive-Through e 50 kg de lastro na próxima prova em que participar para o piloto Luís Lobo

Quote
Piloto que protesta: Pedro Lopes
Equipa: Gaming Events
Piloto protestado: Carlos Miranda
Equipa: Carbor8
Momento do replay: Position 3027

Volta 32, curva 8 •
Ao aproximarem-se da curva 8, seguem muito próximos os pilotos Carlos Miranda e Pedro Lopes. O piloto Pedro Lopes, que não se encontrava lado a lado no momento da travagem para a curva 8, vai embater na lateral traseira do piloto Carlos Miranda, que apesar do toque consegue manter o controlo do carro. O piloto Pedro Lopes, apesar do toque, continua a acelerar durante a curva numa tentativa de ultrapassar o adversário. O CAI considera que não há motivos para qualquer penalização, o piloto Pedro Lopes não se encontrava lado a lado com o piloto Carlos Miranda na travagem para a curva 8 e apenas acaba por conseguir sair lado a lado com o adversário pois continuou a forçar a tentativa de ultrapassagem durante a curva 8.
Decisão do CAI: Incidente de corrida

8
Relatório do CAI - Prova 5 @Brands Hatch

Volta 1, curva 3 • Na travagem para a curva 3, o piloto Daniel Vieira perde ligeiramente o controlo do carro e chega a sair de pista, retomando a mesma logo a seguir. Logo atrás seguiam lado a lado os pilotos Ricardo Fernandes e Francisco Reis. O piloto Ricardo Fernandes acaba por abrir ligeiramente a sua trajectória, na tentativa de evitar o carro descontrolado à sua frente, e toca lateralmente no piloto Francisco Reis, que sai ligeiramente de pista e perde 2 posições. O CAI considera o piloto Ricardo Fernandes responsável pelo incidente, dado que é a sua ligeira abertura de linha que causa a saída de pista ao piloto Francisco Reis e respectivas consequências. A penalização será atenuada dado que existia à sua frente um carro descontrolado, que o piloto Ricardo Fernandes tentava evitar. Decisão do CAI: Advertência para o piloto Ricardo Fernandes.


Volta 1, entre curva 3 e curva 4 • Na reta entre a curva 3 e a curva 4, seguem muito próximos os pilotos Pedro A. Costa e André Giesta. Quando os pilotos mencionados se encontram lado a lado ocorre um toque lateral entre os pilotos mencionados. O CAI considera que nenhum dos pilotos fez qualquer manobra incorrecta e que apenas seguiram em linhas convergentes, causando o toque mencionado. Decisão do CAI: Incidente de corrida.


Volta 1, curva 5 • Na travagem para a curva 5, seguem lado a lado os pilotos Vítor Costa e André Giesta. O piloto Vítor Costa acaba por travar tardiamente e não consegue virar, acaba por embater na lateral do piloto André Giesta, que não sofre consequências de maior. O piloto Vítor Costa sai ligeiramente de pista, perde algum tempo mas não perde qualquer posição. O CAI considera o piloto Vítor Costa responsável pelo incidente, foi a sua travagem tardia que causou o incidente. Não será aplicada penalização dado que o único piloto prejudicado foi o responsável pelo incidente. Decisão do CAI: Incidente de corrida.


Volta 1, curva 7 • Na travagem para a curva 7, seguem muito próximos os pilotos Daniel Vieira e Ricardo Fernandes. O piloto Ricardo Fernandes, que não se encontrava lado a lado com o piloto Daniel Vieira no momento da travagem, coloca-se no interior da curva. Acaba por ocorrer um toque entre os pilotos mencionados, sendo que o piloto Daniel Vieira não sofre consequências de maior. O piloto Ricardo Fernandes acaba por entrar em despiste. O piloto Davide Cardoso, que seguia logo atrás dos pilotos mencionados, não consegue evitar o carro do piloto Ricardo Fernandes, acaba por embater neste e sai de pista, sendo que perde várias posições. O carro do piloto Ricardo Fernandes, ainda descontrolado, reentra em pista e embate no piloto Marco Frade, que por sua vez entra também em despiste e acaba por causar outros acidentes com os pilotos Filipe Gaspar, André Giesta e Davide Cardoso. O CAI considera o piloto Ricardo Fernandes responsável pelos vários incidentes. No primeiro contacto com o piloto Daniel Vieira, não se encontrava lado a lado no momento da travagem. Na reentrada em pista em marcha atrás, o piloto Ricardo Fernandes apenas aplica os travões após entrar no asfalto, sendo assim responsável pelo despiste do piloto Marco Frade. Os incidentes causados pelo despiste do piloto Marco Frade foram considerados incidentes de corrida, dado que o piloto Marco Frade não tinha qualquer controlo sobre o carro. Decisão do CAI: Drive-through e 50 Kg de lastro para o piloto Ricardo Fernandes, na próxima prova em que participar.


Volta 1, curva 13 • Na saída da curva 13, o piloto Vitor Pita perde a traseira do carro e atravessa-se à frente do piloto Vitor Costa, que não tem como o evitar e acaba por tocar no piloto Vitor Pita. Ambos os pilotos saem de pista. O CAI considera que o piloto Vitor Pita já tinha perdido o controlo do carro quando se começa a atravessar à frente do piloto Vitor Costa. Decisao do CAI: Incidente de corrida.




Não houve qualquer protesto relativamente a esta prova.



Análise da via das boxe

O seguinte piloto vai ser punido com uma advertência.

Volta 20 • O piloto Filipe Gaspar pisou a linha de entrada na boxe.

9
Relatório do CAI - Prova 6 - GTS Round of China @Zhuhai


Volta 1, entre as curvas 2 e 3 •
Na reta entre a curva 2 e curva 3, seguem muito próximos os pilotos Carlos Barros e Mário Serafim. O piloto Carlos Barros segue ligeiramente mais rápido e vai a ultrapassar o piloto Mário Serafim, mas muda de trajetória e empurra o piloto Mário Serafim para fora da pista, sendo que este perde 3 posições. O CAI considera o piloto Carlos Barros responsável pelo incidente, é a sua mudança de trajetória que origina o contacto e respetivas consequências.
Decisão do CAI: 30kg de lastro na próxima prova em que participar para o piloto Carlos Barros


Volta 1, curva 4 •
Na travagem para a curva 4, o piloto André Vitória trava demasiado tarde e vai embater na traseira do piloto Rui Martins, que perde ligeiramente o controlo do carro. O toque acabou por não ter consequências maiores dado que o piloto Rui Martins conseguiu recuperar o controlo do carro. O CAI considera o piloto André Vitória responsável pelo incidente.
Decisão do CAI: Advertência para o piloto André Vitória


Volta 1, curva 7 •
Na travagem para a curva 7, o piloto Pedro Mourão trava demasiado tarde e vai embater na lateral traseira do piloto Nuno Leite Castro, que perde ligeiramente o controlo do carro. O toque acabou por não ter consequências maiores dado que o piloto Nuno Leite Castro conseguiu recuperar o controlo do carro. O CAI considera o piloto Pedro Mourão responsável pelo incidente.
Decisão do CAI: Advertência para o piloto Pedro Mourão

Quote
Piloto que protesta: Nuno Leite Castro
Equipa: PM4 Racing GT
Piloto protestado: Tiago Lapa
Equipa: Carbor8 Racing I
Momento do replay: Position 1500

Volta 14, curva 4 •
Ao aproximarem-se da curva 4, seguem muito próximos os pilotos Nuno Leite Castro e Tiago Lapa.
O piloto Tiago Lapa tenta ultrapassar o adversário pelo exterior da curva, mas vira demasiado cedo e embate no carro do piloto Nuno Leite Castro, causando a saída de pista a ambos. O piloto Nuno Leite Castro acaba por perder 3 posições. O CAI considera o piloto Tiago Lapa responsável pelo incidente, vira para cima do adversário e causa o toque e respetivas consequências. 
Decisão do CAI: 30 kg de lastro na próxima prova em que participar para o piloto Tiago Lapa

Quote
Piloto que protesta: Ricardo Marcelino
Equipa: Playteam DecoRacing
Piloto protestado: André Vitória
Equipa: PM4 Racing GT
Momento do replay: 5131

Volta 50, curva 12 •
Ao efetuarem a curva 12, seguem muito próximos os pilotos André Vitória e Ricardo Marcelino. O piloto Ricardo Marcelino já segue lado a lado com o piloto André Vitória no momento da travagem e tenta a ultrapassagem pelo interior da curva. O piloto Ricardo Marcelino mantém sempre a linha interior, o piloto André Vitória ao efetuar a curva muda a trajetória para o interior da curva e acaba por embater no piloto Ricardo Marcelino, que acaba bloqueado com o carro do piloto André Vitória atravessado à sua frente. O piloto Ricardo Marcelino perde ainda uma posição. O CAI considera o piloto André Vitória responsável pelo incidente, pois muda a trajetória a meio da curva e causa o contacto e respetivas consequências.
Decisão do CAI: 30 kg de lastro na próxima prova em que participar para o piloto André Vitória

Quote
Piloto que protesta - Sandro Simões
Equipa: Carbor8 Racing II
Piloto protestado - Carlos Santos
Equipa: Codoil Motorsport
Momento do incidente - 5270.365

Volta 52, curva 14 •
Ao efetuarem a curva 14, seguem muito próximos os pilotos Sandro Simões e Carlos Santos. O piloto Sandro Simões sobe ligeiramente o corretor do limite exterior da curva e perde alguma velocidade. O piloto Carlos Santos que segue logo atrás não se desvia a tempo e embate na traseira do piloto Sandro Simões, causando o despiste a este, que embate nas proteções laterais da pista e sofre danos graves. O CAI considera o piloto Carlos Santos responsável pelo incidente, é o seu toque na traseira do adversário que causa o despiste e consequências mencionadas.
Decisão do CAI: Drive-Through na próxima prova em que participar para o piloto Carlos Santos

Análise da via das boxe

O seguinte piloto vai ser punido com uma advertência por não ter respeitado as linhas de entrada/saída da boxe:

Volta 36 (Saída) • André Vitória

10
Relatório do CAI - Prova 4 @Poznan

Volta 1, curva 3 • Na travagem para a curva 3, seguem muito próximos os pilotos Davide Cardoso e André Torres. Na travagem, o piloto Davide Cardoso coloca-se lado a lado com o piloto André Torres. O piloto Davide Cardoso opta pela linha mais interior da pista, enquanto o piloto André Torres procura uma linha exterior. Ao efetuarem a curva, o piloto André Torres fecha a sua linha e acaba por tocar no piloto Davide Cardoso, que se manteve sempre na sua linha e sem mais espaço para o interior da pista (já ia em cima do corretor). Acaba por ocorrer um toque entre ambos os pilotos mencionados, sendo que o piloto André Torres acaba por entrar em pião e perde várias posições. O CAI considera o pilto André Torres responsável pelo incidente, dado que muda a sua trajectória para o interior da pista e acaba por nao deixar espaço para o seu adversário. Não será aplicada penalização dado que o piloto responsavel foi o principal prejudicado com a situação.  Decisao do CAI: Incidente de corrida.


Volta 1, curva 3 • Na travagem para a curva 3, o piloto Ruben Costa trava demasiado tarde e acaba por embater na traseira do piloto Diogo Castel-Branco, causando o despiste a este bem como perda de várias posições. O CAI considera o pilto Ruben Costa responsável pelo incidente, foi a sua travagem tardia que causou o incidente e respetivas consequencias. Decisao do CAI: Drive-Through para o piloto Ruben Costa na próxima prova em que participar.


Volta 1, curva 6 • Na travagem para a curva 6, seguem muito próximos os pilotos João Frade e André Giesta. Na travagem, o piloto André Giesta coloca-se lado a lado com o piloto João Frade. O piloto André Giesta tenta a ultrapassagem pelo interior da curva. O piloto João Frade mantém a sua linha e deixa espaço para o piloto André Giesta, mas este acaba por abrir a trajectória a meio da curva e acaba por tocar no piloto João Frade. Ocorre ainda um segundo toque entre os pilotos mencionados. Como consequencia, o piloto João Frade acaba por perder ligeiramente o controlo do carro, perde tempo e fica com alguns danos. O piloto André Giesta continua a tentativa de ultrapassagem nas curvas seguintes e acba por ganhar a posição ao adversário. O CAI considera o pilto André Giesta responsável pelo incidente, dado que muda a sua trajectória para o exterior da pista a meio da curva e acaba por causar o incidente e respetivas consequencias. Decisao do CAI: Drive-Through para o piloto André Giesta na próxima prova em que participar.


Volta 1, curva 7 • Ao chegar à curva 7, o piloto Davide Cardoso reentra em pista de forma segura apos um incidente entre colegas de equipa na curva 6. O piloto Vitor Pita, que vinha atras do piloto Davide Cardoso quando este reentrou em pista, alarga a trajectória e ao fazer a curva acaba por embater no piloto Davide Cardoso. causando a saida de pista a este, que seguia a velocidade algo reduzida e já um pouco para o interior da pista. O CAI considera que ambos os pilotos apresentam responsabilidade no incidente. O piloto Vitor Pita deveria ter noção do carro que tinha reentrado, o piloto Davide Cardoso, estando a rodar ligeiramente mais lento, deveria ter-se mantido mais no exterior da pista. Decisao do CAI: Incidente de corrida.


Volta 1, curva 13 • Na saída da curva 13, o piloto Vitor Pita perde a traseira do carro e atravessa-se à frente do piloto Vitor Costa, que não tem como o evitar e acaba por tocar no piloto Vitor Pita. Ambos os pilotos saem de pista. O CAI considera que o piloto Vitor Pita já tinha perdido o controlo do carro quando se começa a atravessar à frente do piloto Vitor Costa. Decisao do CAI: Incidente de corrida.




Quote
Piloto que protesta : Pedro A Costa
Equipa : Moonlight Racers Motorsport I

Piloto protestado : Diogo Castel-Branco
Equipa : CBPOWER
Momento do Replay : volta 15, minuto 24:33 , curva 1

Volta 15, curva 1 • O piloto Pedro A. Costa trava demasiado tarde e tenta ultrapassar o piloto Diogo Castel-Branco, sendo que acaba por tocar no adversário. Como consequencia, o piloto Pedro A. Costa perde o controlo do carro e entra em piãoe perde 2 posições. O CAI considera o piloto Pedro A. Costa responsavel pelo incidente. Estava muito atrás do adversario no momento da travagem, trava demasiado tarde e embate no adversário ainda em travagem, quando o adversário já estava a fazer a curva. Decisao do CAI: Incidente de corrida.


Quote
Piloto que protesta : Pedro A Costa
Equipa : Moonlight Racers Motorsport I

Piloto protestado : Filipe Gaspar
Equipa : CBPOWER
Momento do Replay : volta 25, minuto 40:10

Volta 25, curva 4 • O CAI não encontrou, no momento mencionado, qualquer situação passivel de análise. Decisao do CAI: Não aplicavel.




Análise da via das boxe

O seguinte piloto vai ser punido com uma advertência.

Volta 3 • O piloto André Torres pisou a linha de saída na boxe.

11
Relatório do CAI - Prova 5 - GTS Round of the Netherlands @Zandvoort


Volta de formação, reta entre curva 7 e curva 8 •
Na reta entre curva 7 e curva 8, ocorre um toque entre os pilotos Luís Lobo e Domingos Vaz. Após analise à situação e à telemetria do piloto Luís Lobo, verifica-se que o mesmo sofreu de um problema de lag, dado que o carro do piloto Luís Lobo quase fica parado, sendo que não se verifica qualquer travagem deste, que mantem o acelerador constante mesmo quando se vê o carro a abrandar. O CAI considera tendo-se tratado de uma situação originada por lag, não há lugar a qualquer penalização. Os toques que ocorreram atras, fruto da situação descrita, não são também passiveis de qualquer penalização, face ao exposto. Decisão do CAI: Não aplicável.


Volta de formação, curva 15 •
À chegada à curva 15, o piloto Pedro Silva dá um toque na traseira do piloto Fernando Silva, embora sem consequências para ambos os pilotos. O CAI considera o piloto Pedro Silva responsável pelo incidente. Decisão do CAI: Advertência para o piloto Pedro Silva.


Volta 1, curva 1 •
Na travagem para a curva 1, vão muito próximos os pilotos Pedro Mourão e Luís Lobo. O piloto Pedro Mourão faz a travagem para a curva numa linha em constante mudança de direcção para o limite exterior da pista. O piloto Luís Lobo acaba por ter que sair ligeiramente de pista para tentar evitar o contacto com o piloto Pedro Mourão, no entretanto chega a existir um ligeiro contacto entre ambos. Após o contacto, o piloto Luís Lobo consegue colocar-se lado a lado com o piloto Pedro Mourão e os pilotos mencionados acabam por se tocar várias vezes ao efectuarem a curva. Verifica-se a tentativa do piloto Pedro Mourão deixar espaço para o piloto Luís Lobo, mas na saída da curva acabam por estar 4 carros lado a lado (Luís Lobo, Pedro Mourão, Nuno Leite Castro e Nelson Lira), pelo que não havia mais espaço para ceder para o interior da pista, por parte do piloto Pedro Mourão. O piloto Luís Lobo acaba por sair ligeiramente de pista. O CAI considera o piloto Pedro Mourão responsável pelo toque inicial com o piloto Luís Lobo, dado que efectua a travagem em constante mudança de direcção. O CAI considera os restantes toques como incidente de corrida, resultantes do elevado número de carros a efectuarem a curva lado a lado. Decisão do CAI: 15kg de lastro na próxima prova em que participar para o piloto Pedro Mourão.


Volta 1, curva 15 •
Ao efectuar a curva 15, o piloto Ruben Rocha acaba por sair ligeiramente de pista e acaba por perder o controlo do carro, entrando em despiste sozinho. O piloto Ruben Rocha acaba por reentrar em pista, numa altura em que já não tinha qualquer controlo do carro, e acaba por tocar no piloto Carlos Rodrigues, que por sua vez também perde o controlo do carro e vai embater nos pilotos Carlos Barros e David Santos. O CAI considera que toda a situação foi originada pelo despiste inicial do piloto Ruben Rocha. Atendendo a que a reentrada do piloto Ruben Rocha acontece num momento em que já não tinha controlo sobre o carro e que este não tinha intenção de se despistar de propósito, não será aplicada penalização. Decisão do CAI: Incidente de corrida.

Quote
Piloto que protesta: Hugo Araújo
Equipa: GE
Piloto protestado: Nelson Lira
Equipa: Playteam
Momento do replay: Position 2693

Volta 25, curva 12 •
Ao tentar efectuar uma ultrapassagem na curva 12, o piloto Nelson Lira dá um ligeiro Toque no piloto Tiago Monteiro, que perde uma posição ao recuperar o controlo do carro. O piloto Nelson Lira acaba por ficar atravessado em pista. Imediatamente após parar, o piloto Nelson Lira faz marcha atrás, para a linha ideal de corrida, e acaba por embater no piloto Hugo Araújo, causando um despiste a este, alguns danos e perda de 4 posições. O CAI considera o piloto Nelson Lira responsável pelo incidente, quer no toque inicial no piloto Tiago Monteiro, quer no acidente com o piloto Hugo Araújo. Decisão do CAI: Drive-Through e 30 kg de lastro na próxima prova em que participar para o piloto Nelson Lira.



Incidente de Bandeira Vermelha •
O piloto Mário Serafim sai para a pista após o arranque para a volta de formação ter acontecido. Na entrada para a pista, o piloto Ricardo Marcelino, em antecipação, deixa algum espaço ao piloto Mário Serafim, mas como este praticamente parou, o piloto Ricardo Marcelino decidiu voltar à sua posição normal para a formação, onde aconteceu então "susto" ao piloto Ricardo Marcelino que, ao ver o carro do Mário Serafim ao seu lado, virou para a esquerda e embateu no carro do piloto Mário Peixoto, causando-lhe danos. Entretanto, o piloto Mário Serafim procede à tentativa de recuperação do lugar que lhe competia de acordo com a qualificação, navegando por entre os demais pilotos durante a volta de formação, num traçado notoriamente apertado, até obter o seu lugar.
O piloto Mário Serafim encontrava-se no paddock e não na via das boxes, por razões estruturais da pista (pit groups insuficientes). Consequentemente, o piloto, ao sair, não teve possibilidade de ver o semáforo e, portanto, não foi penalizado pelo simulador (como seria normal). O CAI confirmou, via replay, que o semáforo estava efetivamente vermelho nesta altura, o que impediria o piloto de sair numa situação normal.
Após ser enviada uma Mensagem Privada aos pilotos Mário Serafim e Luís Lobo, para prestarem esclarecimentos sobre as indicações que o rFactor 2 transmitiu neste momento, não se obteve resposta do piloto Mário Serafim.
O piloto Luís Lobo afirmou que o simulador lhe indicava para seguir o piloto David Santos. De acordo com a qualificação, o piloto Mário Serafim estaria atrás do David Santos e à frente de Luís Lobo.
Até à data de publicação não foi possível comprovar qual a mensagem que o simulador deu ao piloto Mário Serafim por falta de resposta deste. Dadas as condições excecionais em que tudo aconteceu, decidiu o CAI, após imenso debate, penalizar o piloto Mário Serafim com Drive-Through e 50 kg de lastro na próxima corrida em que participar devido a causar a situação de bandeira vermelha, os toques na T1 e a tentativa de recuperar o seu lugar, para isso navegando por entre todos os pilotos. Serve de atenuante o facto de o piloto não ter o seu lugar nas boxes e não ser possível confirmar as indicações do simulador para o piloto em questão. Decisão do CAI: Drive-Through e 50 kg de lastro na próxima corrida em que participar para o piloto Mário Serafim.


Análise da via das boxe

Não foi detetada qualquer situação passivel de análise.

12
NOTA DO CAI: o post inicial relativo a Donington Park continha erros. Esse post foi apagado e o post das 17h02, que está agora no tópico, é o correto.

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Relatório do CAI - Prova 3 - Donington Park

Volta 1, curva 3 • Na travagem para a curva 1, o piloto André Torres trava demasiado tarde e acaba por embater no piloto Diogo Calvão, sem consequências de maior para este. Como consequência, o piloto André Torres sai de pista e perde algumas posições. O CAI considera o piloto André Torres responsável pelo incidente, dado que é a sua travagem tardia que causa a situação e respetivas consequências. Não será aplicada penalização dado que o piloto responsável foi o único prejudicado com a situação.

Decisão do CAI: incidente de corrida

Volta 1, curva 4 • Na travagem para a curva 2, seguem lado a lado os pilotos André Torres e Ruben Rocha. Os pilotos seguem fazem a curva lado a lado, sendo que na saída da curva ocorre um toque lateral entre ambos. Como consequência, o piloto Ruben Rocha sai de pista e perde o controlo do carro, entrando em despiste. O piloto Ruben Rocha acaba por reentrar em pista mais à frente, ainda sem controlo do carro, e acaba por embater no piloto Davide Cardoso. Houve ainda outros acidentes com os pilotos que seguiam atras do piloto Davide Cardoso, ao tentarem evitar a confusão mais à frente. O CAI considera o piloto André Torres responsável pelo incidente dado que não deixou espaço para o adversário, sendo que tinha muito espaço no interior da curva. O CAI não penaliza incidentes entre colegas de equipa caso sejam apenas esses os envolvidos. Contudo, neste caso houve pilotos de outras equipas que foram prejudicados, pelo que será aplicada penalização.

Decisão do CAI: Drive-Through e 30 kg de lastro para o piloto André Torres na próxima prova em que participar



Quote
Piloto que protesta: João Cavaca
Equipa: Berlitz Tacing Team II

Piloto protestado: Diogo Calvão
Equipa: STR

Momento do replay: minuto 31:43

Volta 27, curva 1 • O piloto Diogo Calvão, ao aproximar-se da curva 1, muda de direção durante a travagem. O piloto João Cavaca, que vinha logo atras, não consegue evitar um toque na traseira do piloto Diogo Calvão. O piloto Diogo Calvão perde ligeiramente o controlo do carro e acaba por perder a posição. O CAI considera o piloto Diogo Calvão responsável pelo incidente, pois conforme as regras gerais, não é permitido mudar de direção na travagem para uma curva. A penalização irá ser atenuada dado que o piloto responsável não tirou vantagem da situação. Decisão do CAI:

Decisão do CAI: advertência para o piloto Diogo Calvão

Quote
Piloto que protesta: João Cavaca
Equipa: Berlitz Tacing Team II

Piloto protestado: Diogo Calvão
Equipa: STR

Momento do replay: 32:04

Volta 27, curva 4 • Na saída da curva 4 seguem muito próximos os pilotos João Cavaca e Diogo Calvão. O piloto Diogo Calvão acaba por dar dois toques na traseira do piloto João Cavaca, acabando por causar um despiste grave a este. O CAI considera o piloto Diogo Calvão responsável pelo incidente, dado que são os seus toques na traseira do adversário que causam a situação e respetivas consequências.

Decisão do CAI: Drive-through para o piloto Diogo Calvão na próxima prova em que participar



Bandeira Vermelha

Volta 1, curva 8 • Na travagem para a curva 8, seguem lado a lado os pilotos Pedro Domingues e Marco Frade. Ao efetuar a curva, o piloto Pedro Domingues fecha a trajetória e não deixa espaço para o piloto Marco Frade, acabando por ocorrer um toque que causa o despiste a ambos, bem como uma grande confusão com quase todos os carros que seguiam atrás dos pilotos mencionados. O CAI considera o piloto Pedro Domingues responsável pelo incidente, dado que fecha a trajetória ao adversário e criou a confusão que levou à bandeira vermelha.

Decisão do CAI: Drive-through e 50 kg de lastro para o piloto Pedro Domingues na próxima prova em que participar



Análise da via das boxe

O seguinte piloto vai ser punido com uma advertência.

Volta 1 • O piloto Davide Cardoso pisou a linha de entrada na boxe.

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Relatório do CAI - Prova 4 - GTS Round of Belgium @Spa-Francorchamps


Volta de formação, reta entre a curva 1 e curva 2 •
Na reta entre curva 1 e curva 2 (descida para eau rouge), o piloto Ruben Rocha dá um toque na traseira do piloto Sandro Simões, embora sem consequências para ambos os pilotos. O CAI considera o piloto Ruben Rocha responsável pelo incidente.
Decisão do CAI: Advertência para o piloto Rúben Rocha

Quote
Piloto que protesta: Nuno Leite Castro
Piloto protestado: Mário Peixoto
Volta de formação - descida para Eau Rouge

Volta de formação, reta entre a curva 1 e curva 2 •
O piloto Nuno Leite Castro sai de pista durante a volta de formação. De acordo com as regras (ponto F - Regras especificas: corrida) Se um piloto se despistar durante a volta de formação, é obrigado a manter a posição com que regressa à pista, estando impedido de recuperar qualquer posição perdida. Contudo, neste caso, o simulador obriga a que a posição tenha sido devolvida, algo que o piloto Mário Peixoto fez ainda nessa reta. Entretanto esta situação mostrou que as regras possuem um pequeno lapso que já foi retificado.
Decisão do CAI: Não aplicável


Volta 1, curva 1 •
Na travagem para a curva 1, vão lado a lado os pilotos Luís Lobo e Tiago Monteiro. O piloto Luís Lobo muda de direção durante a travagem e acaba por embater no piloto Tiago Monteiro, que se atrasa ao recuperar o controlo do carro. O CAI considera o piloto Luís Lobo responsável pelo incidente, dado que é a sua mudança de trajetória para o interior da pista, em travagem, que causa a situação e respetivas consequências.
Decisão do CAI: 15kg lastro na proxima prova em que participar para o piloto Luís Lobo

Quote
Piloto que protesta: Nuno Leite Castro
Piloto protestado: Carlos Miranda
Volta 2 - Curva 1

Volta 2, curva 11 •
  Na travagem para a curva 1, o piloto Carlos Miranda muda de direção para o exterior da pista. O piloto Nuno Leite Castro, que seguia atrás a uma distância considerável no momento da travagem, trava mais tarde e acaba por conseguir colocar-se lado a lado no momento em que o piloto Carlos Miranda ainda estava a mudar de direção na travagem, sendo que o piloto Nuno Leite Castro acaba por ter que ir ao exterior da pista para evitar o contato. O CAI considera que quando o piloto Carlos Miranda iniciou a travagem e mudança de direção, o piloto Nuno Leite Castro ainda não estava lado a lado com o piloto Carlos Miranda. O CAI considera no entanto que deveria ter existido mais cuidado do piloto Carlos Miranda ao mudar de direção durante a travagem.
Decisão do CAI: Advertência para o piloto Carlos Miranda

Quote
Piloto que protesta: Hugo Araújo
Equipa: GE
Piloto protestado: Carlos Miranda
Equipa: Carbor8
Momento do replay: Position 5192

Volta 33, curva 15 •
Ao efetuarem a curva 15 seguem muito próximos os pilotos Hugo Araújo e Carlos Miranda. O piloto Carlos Miranda tenta ultrapassar e trava demasiado tarde, acabando por tocar no piloto Hugo Araújo, que perde o controlo do carro e fica atravessado em pista. O CAI considera o piloto Carlos Miranda responsável pelo incidente, causa a perda de controlo ao adversário e com isso ganhou a posição indevidamente.
Decisão do CAI: Drive-Through para o piloto Carlos Miranda na próxima corrida em que participar

Quote
Piloto que protesta: Hugo Araújo
Equipa: GE
Piloto protestado: Sandro Simões
Equipa: Carbor8
Momento do replay: Position 5808

Volta 37, curva 12 •
Ao efetuarem a curva 12 seguem muito próximos os pilotos Hugo Araújo e Sandro Simões. Na saída da curva, o piloto Sandro Simões dá um toque na traseira do piloto Hugo Araújo, que perde o controlo do carro e fica atravessado em pista. O CAI considera o piloto Sandro Simões responsável pelo incidente, causa a perda de controlo ao adversário e com isso ganhou a posição indevidamente. A penalização irá ser atenuada dado que não se tratou de uma manobra de tentativa de ultrapassagem e acontece na última volta da corrida.
Decisão do CAI: 30kg lastro na proxima prova em que participar para o piloto Sandro Simões





Análise da via das boxe

Os seguintes pilotos vão ser punidos com uma advertência por não terem respeitado as linhas de entrada/saída da boxe:

Volta de formação (Saída) • Vítor Costa
Volta 2 (Entrada) • Mário Serafim
Volta 4 (Entrada) • Mário Serafim
Volta 4 (Entrada) • Nuno Inácio
Volta 13 (Entrada) • Carlos Rodrigues
Volta 15 (Entrada) • Paulo Teixeira
Volta 16 (Entrada) • Sandro Simões
Volta 23 (Entrada) • Leandro Mendonça
Volta 23 (Saída) • Luis Carreiro
Volta 24 (Saída) • Hugo Marques

15
Relatório do CAI - Prova 2 - Monza


Volta 1, curva 4 •
Na travagem para a curva 4, o piloto Davide Cardoso trava demasiado tarde e acaba por embater no piloto André Giesta, causando a perda de várias posições a este. O CAI considera o piloto Davide Cardoso responsável pelo incidente, dado que é a sua travagem tardia que causa a situação e respetivas consequências.
Decisão do CAI: 30 kg de lastro para o piloto Davide Cardoso na próxima prova em que participar


Volta 1, curva 4 •
Na travagem para a curva 4, o piloto Diogo Castel-Branco tenta ultrapassar vários adversários ao mesmo tempo, sendo que trava extremamente tarde e sai da pista, tentando reentrar após a primeira curva da chicane. Como consequência, acaba por embater no piloto Vítor Costa, causando a saída de pista a este bem como a perda de algumas posições. O CAI considera o piloto Diogo Castel-Branco responsável pelo incidente dado que é a sua travagem tardia que causa a situação e respetivas consequências. O CAI considera ainda que se tratou de uma manobra inaceitável, especialmente durante a primeira volta em que os adversários seguem todos muito próximos, pelo que a sanção aplicada será agravada.
Decisão do CAI: Drive-Through e 30 kg de lastro para o piloto Diogo Castel-Branco na próxima prova em que participar


Volta 1, curva 8 •
Na travagem para a curva 8, o piloto Davide Cardoso dá um toque na traseira do piloto André Giesta, causando a saída de pista bem como a perda de várias posições a este. O CAI considera o piloto Davide Cardoso responsável pelo incidente, dado que é o seu toque na traseira do adversário que causa a situação e respetivas consequências.
Decisão do CAI: Drive-Through para o piloto Davide Cardoso na próxima prova em que participar


Volta 1, curva 8 •
Na sequência do incidente acima o piloto Davide Cardoso reentra em pista de forma perigosa, obrigando os adversários travar para evitar colisões. O CAI considera o piloto Davide Cardoso responsável pelo incidente, deveria ter esperado um melhor momento e forma de reentrar na pista.
Decisão do CAI: 15 kg de lastro para o piloto Davide Cardoso na próxima prova em que participar


Volta 1, curva 8 •
Na sequência do incidente acima o piloto André Giesta reentra em pista de forma perigosa, chegando a tocar no piloto Frederico Sampaio, embora sem consequências de maior para este. O CAI considera o piloto André Giesta responsável pelo incidente, deveria ter esperado um melhor momento e forma de reentrar na pista.
Decisão do CAI: 15 kg de lastro para o piloto André Giesta na próxima prova em que participar


Volta 1, reta entre as curvas 10 e 11 •
Na reta após a saída da curva 10, seguem muito próximos os pilotos Felisberto Pereira e Diogo Castel-Branco. O piloto Felisberto Pereira dá 2 toques laterais no piloto Diogo Castel-Branco, em plena reta, sendo que ao segundo toque causa a saída de pista e despiste do piloto Diogo Castel-Branco. O despiste do piloto Diogo Castel-Branco causou ainda um outro despiste ao piloto Vítor Costa, que seguia mais atrás. O CAI considera o piloto Felisberto Pereira responsável pelo incidente. O piloto Felisberto Pereira ignorou o carro ao seu lado em quem já tinha tocado momentos antes e causou despiste a 2 adversários, com graves consequências para ambos.
Decisão do CAI: Drive-Through e 50 kg de lastro para o piloto Felisberto Pereira na próxima prova em que participar


Volta 1, reta entre as curvas 10 e 11 •
Momentos após o incidente acima, o piloto Felisberto Pereira, na mesma reta do acidente anterior, toca na traseira do piloto Vítor Pita, causando a saída de pista e despiste deste. O CAI considera o piloto Felisberto Pereira responsável pelo incidente. O piloto Felisberto Pereira ignorou o carro ao seu lado e causou o despiste deste, com graves consequências.
Decisão do CAI: Drive-Through e 50 kg de lastro para o piloto Felisberto Pereira na próxima prova em que participar

NOTA do CAI: Se ocorrer um novo incidente muito grave causado pelo piloto Felisberto Pereira, como os 2 referidos neste relatório, o CAI excluirá o piloto do campeonato, uma vez que considera este comportamento inadmissível.


Quote
Piloto que protesta: André Giesta nº45
Equipa: Playteam
Piloto protestado: Davide Cardoso nº48
Equipa: Moonlight Racers Motorsport II
Momento do replay: (1:46 na 1ª volta na 2ª chicane da pista; 2:26 na 1ª volta na 3ª chicane da pista)

Volta 1 •
O CAI efetua sempre a analise das primeiras voltas de cada corrida.
Decisão do CAI: Não aplicável


Quote
Piloto que protesta: Mário Peixoto
Equipa: Codoil Motorsport

Piloto protestado: Diogo Castel-Branco
Equipa: CBPOWER

Momento do replay: volta 2 a 6

Volta 2 a 6 •
O CAI verificou que o piloto que apresenta protesto não esteve envolvido no momento reportado.
Decisão do CAI: Não aplicável


Quote
Piloto que protesta: Diogo Calvão
Equipa: STR

Piloto protestado: João Cavaca
Equipa: Berlitz Racing Team II

Momento do replay: Final da volta 1/Inicio da volta 2 na reta da meta

Volta 2, reta da meta •
O piloto João Cavaca, na reta da meta, muda de direção váras vezes, na tentativa de defender a sua posição. De acordo com as Regras Gerais de Campeonatos de Sim-Racing da PTSims, numa tentativa de ultrapassagem em reta, o piloto que defende apenas pode mudar de direção uma única vez, para a direita ou para a esquerda. Uma vez mudada a direção, o piloto A não pode voltar a mudar de direção até que seja efetuada outra curva.
Decisão do CAI: 30 kg de lastro para o piloto João Cavaca na próxima prova em que participar


Quote
Piloto que protesta: Diogo Calvão
Equipa: STR

Piloto protestado: João Cavaca
Equipa: Berlitz Racing Team II

Momento do replay: Volta 10, na primeira chicana

Volta 10, curva 1 •
O CAI não detetou qualquer incidente na abordagem da primeira chicane na volta 10
Decisão do CAI: Não aplicável


Decisão extraordinária do CAI •
O piloto Diogo Castel-Branco, durante a corrida (principalmente nas voltas iniciais) ignorou as bandeiras azuis continuamente. O CAI considera que o piloto Diogo Castel-Branco responsável por todos os incidentes que o envolveram quando outros os pilotos o estavam a tentar dobrar.
Decisão do CAI: Desqualicação da prova 2 e 50 kg de lastro para o piloto Diogo Castel-Branco na próxima prova em que participar

NOTA do CAI: Se ocorrer um novo incidente no tema de dobragens em que o piloto Diogo Castel-Branco seja responsável, o CAI excluirá o piloto do campeonato, uma vez que considera este comportamento inadmissível.



Análise da via das boxe

O seguinte piloto vai ser punido com uma advertência por não ter respeitado as velocidade de entrada na via das boxes:

Volta 1 • Diogo Castel-Branco

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