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Messages - Comissão de Análise de Incidentes

Pages: [1] 2 3 ... 22
1
Relatório do CAI - DTM Championship: Prova 2 @Zolder


Volta 1, posição 240
Decisão do CAI: 15 kg de lastro para o piloto Carlos Rodrigues, na proxima prova em que participar.
Pilotos envolvidos: Carlos Rodrigues, Tiago Monteiro, Daniel Vieira
Situação: Colisão onde o piloto sem culpa perde uma posição, nem tem danos notórios (sem entrar em despiste)




Protestos

Quote
Piloto que protesta: Carlos Rodrigues
Equipa: Playteam
Piloto protestado: Sérgio Azevedo
Equipa: Gaming Events II
Momento: Qualificação - Posição 800

Decisão do CAI: Desclassificação da prova 2 para o piloto Sérgio Azevedo.
Situação: Comportamento antidesportivo.



Quote
Piloto que protesta: Nuno Leite Castro
Equipa: PM4 Racing GT
Piloto protestado: Ângelo Silva
Equipa: Origin Racing Academy
Momento: Posição 1100

Decisão do CAI: Advertência para o piloto Ângelo Silva.
Situação: Colisão onde o piloto sem culpa não perde posições nem sofre danos notórios.



Quote
Piloto que protesta: Carlos Rodrigues
Equipa: Playteam
Piloto protestado: Gonçalo Brites
Equipa: Origin Racing Academy
Momento: Posição 2262

Decisão do CAI: Advertência para o piloto Carlos Rodrigues
Situação: Colisão onde o piloto sem culpa não perde posições nem sofre danos notórios.



Quote
Piloto que protesta: Pedro Lopes
Equipa: Gaming Events I
Piloto protestado: Ruben Costa
Equipa: Moonlight Racers CB
Momento: Posição 2292

Decisão do CAI: Drive-Through 30 kg de lastro para o piloto Ruben Costa na próxima prova em que participar.
Situação: Não respeitar a situação de bandeira azul e em que exista colisão.



Quote
Piloto que protesta: Pedro Lopes
Equipa: Gaming Events I
Piloto protestado: Pedro Ramada
Equipa: Ramada Motorsport
Momento:Posição 2966 até 2988

Decisão do CAI: Incidente de corrida.





Análise da via das boxe

O seguinte piloto vai ser punido com uma advertência por não ter respeitado as linhas de entrada/saída da boxe:

Posição 367 • Ângelo Silva (saída das boxes)
Posição 950 • Ângelo Silva (saída das boxes)
Posição 1689 • Paulo Sousa (saída das boxes)
Posição 3818 • Rui Oliveira (saída das boxes)





Notas do CAI

• Os protestos enviados pelo piloto Sergio Azevedo não foram considerados dado que o mesmo foi excluido do campeonato por decisão da administração.

• O piloto Ângelo Silva terá que cumprir um Drive-Through na proxima prova em que participar, visto que já acumulou mais 3 advertências. (7 no total)

• O piloto Rui Oliveira terá que cumprir um Drive-Through na proxima prova em que participar, visto que já 3 advertências.

• O piloto Carlos Rodrigues terá que cumprir um Drive-Through na proxima prova em que participar, visto que já 3 advertências.

2
Relatório do CAI - DTM Championship: Prova 1 @Hockenheimring


Volta 1, posição 263
Decisão do CAI: Drive-through + 30 kg de lastro para o piloto Rui Oliveira, na proxima prova em que participar.
Pilotos envolvidos: Rui Oliveira, Pedro Ramada, Tiago Monteiro
Situação: Colisão que causa consequências (perda de posições, danos) a mais de um piloto (dois a quatro pilotos)



Volta 1, posição 278
Decisão do CAI: Incidente de corrida
Pilotos envolvidos: Rui Oliveira, Mário Serafim



Volta 1, posição 281
Decisão do CAI: Drive-through + 50 kg de lastro para o piloto Rui Oliveira, na proxima prova em que participar.
Pilotos envolvidos: Rui Oliveira, Pedro Lopes
Situação: Retomar à pista de forma insegura causando colisão



Volta 1, posição 301
Decisão do CAI: Incidente de corrida
Pilotos envolvidos: Davide Cardoso, Nuno Leite Castro



Volta 1, posição 308
Decisão do CAI: Incidente de corrida
Pilotos envolvidos: Davide Cardoso, Vasco Lemos, Mário Serafim



Protestos

Não houve qualquer protesto recebido



Análise da via das boxe

O seguinte piloto vai ser punido com uma advertência por não ter respeitado as linhas de entrada/saída da boxe:


3
Relatório do CAI - FS 2020: Prova 1 - Australian Grand Prix @Melbourne

Não houve qualquer incidente passivel de analise na 1ª volta.


Protestos


Quote
Piloto que protesta: Mário Peixoto
Equipa: Codoil Motorsport
Piloto protestado: André Giesta
Equipa: Playteam
Momento: 5min 42seg

Decisão do CAI: incidente de corrida


Quote
Piloto que protesta: Leandro Mendonça
Equipa: Codoil Motorsport
Piloto protestado: Marco Frade
Equipa: BBA Racing
Momento: 17min 40seg

Decisão do CAI: Drive-Through na próxima prova em que participar para o piloto Marco Frade
Situação: Colisão onde o piloto sem culpa perde várias posições, tem danos notórios ou entra em despiste.



Quote
Piloto que protesta: Carlos Barros
Equipa: Playteam
Piloto protestado: Nuno Ricardo
Equipa: ESR
Momento: Não consigo ver no replay, mas creio que é na volta 34 ou 35.

Decisão do CAI: Protesto inválido (não indica momento exato do incidente).




Análise da via das boxe

O seguinte piloto vai ser punido com uma advertência por não ter respeitado as linhas de entrada/saída da boxe:

5min 23seg • Vitor Pita (saída das boxes)
26min 27seg • Andre Martins Torres (saída das boxes)
40min 00seg • João Abrantes (saída das boxes)
41min 02seg • Frederico Sampaio (saída das boxes)
47min 18seg • Fernando Silva (saída das boxes)

4

Neste tópico serão colocadas as decisões da Comissão de Análise de Incidentes (CAI). Toda a informação relativa ao CAI e às penalizações se encontra patente nas Regras Gerais: Campeonatos de Sim-Racing, nomeadamente no Pontos G e no Ponto H.

O CAI para este campeonato vai ser composto por Carlos Miranda, David Santos e Francisco Reis.

5

Neste tópico serão colocadas as decisões da Comissão de Análise de Incidentes (CAI). Toda a informação relativa ao CAI e às penalizações se encontra patente nas Regras Gerais: Campeonatos de Sim-Racing, nomeadamente no Pontos G e no Ponto H.

O CAI para este campeonato vai ser composto por Carlos Miranda, José Almeida e Ricardo Marcelino.

6
GT Series 2019 / Re: GT Series 2019: Classificações
« on: December 02, 2019, 22: 32 »
Classificações finais adicionadas depois do CAI (não houve qualquer alteração)

7
Relatório do CAI - Prova 10 - GTS Round of Bahrain @Sakhir


Incidente da bandeira vermelha: Volta de formação, curva 14 •
Verificou-se um efeito acordeão quando os carros que seguiam atrás do piloto Domingos Vaz, que resultou em vários toques entre vários pilotos. Apesar do sucedido, o CAI não encontrou nenhuma manobra de algum piloto que possa ser entendida como causadora da situação.
Decisão do CAI: Incidente de corrida


Volta 1, curva 6 •
Na abordagem à curva 6, seguem muito próximos os pilotos Ricardo Marcelino e Nuno Leite Castro. Acaba por ocorrer um ligeiro toque entre ambos os pilotos, sendo que o piloto Nuno Leite Castro acaba por sair de pista e perde 2 posições. O CAI verificou que o piloto Nuno Leite Castro ainda estava a seguir em frente e com os travões a 100% quando os adversários próximos já se encontravam a fazer a curva. O toque acontece quando o piloto Nuno Leite Castro passa à frente do piloto Ricardo Marcelino, ainda a seguir em frente e com os travões a 100%. Não se detetou qualquer manobra incorreta do piloto Ricardo Marcelino que estava a fazer a curva normalmente.
Decisão do CAI: Incidente de corrida


Volta 1, curva 14 •
Na travagem para a curva 14, o piloto Davide Cardoso trava demasiado tarde e acaba por embater na traseira do piloto Nelson Lira. Logo a seguir, acontece um segundo toque do piloto Davide Cardoso na traseira do piloto Nelson Lira, que perde ligeiramente o controlo do carro e sai ligeiramente de pista e perde aceleração para a reta da meta. O piloto Davide Cardoso continuou a acelerar durante a curva 15 e acaba por ultrapassar o piloto Nelson Lira na reta da meta. O CAI considera que os toques mencionados permitiram ao piloto Davide Cardoso uma vantagem que permitiu a ultrapassagem ao adversário.
Decisão do CAI: Dedução de 15 pontos no campeonato. Dado que o piloto em causa estava em substituição, não há equipa (dupla) para ser penalizada e não há mais provas a disputar, a penalização será apenas contabilizada na ficha de fair play do piloto Davide Cardoso


Análise da via das boxe

Não foi detetada qualquer violação na entrada/saída das boxes.

8
Relatório do CAI - Prova 9 - GTS Round of the USA. @Road Atlanta

Quote
Piloto que protesta: Nuno Leite Castro
Equipa: PM4
Piloto protestado: Pedro Lopes
Equipa: Gaming
Momento do replay: Qualificação Position 304,97

Qualificação •
O piloto Pedro Lopes, numa volta de saída das boxes, não se desviou a tempo e acabou por prejudicar uma volta lançada do piloto Nuno Leite Castro.
Decisão do CAI: Advertência para o piloto Pedro Lopes


Volta de formação, curva 11 •
Ao efetuar a volta de formação, o piloto Luís Lobo desvia-se um pouco para o meio da pista e dá um ligeiro toque no piloto Domingos Vaz. O CAI considera o piloto Luís Lobo responsável pelo incidente, sendo que não são tolerados quaisquer toques entre pilotos durante as voltas de formação.
Decisão do CAI: Advertência para o piloto Luís Lobo

Não foi detetado qualquer incidente passível de análise durante a primeira volta.


Quote
Piloto que protesta: Sandro Simões
Equipa: Carbor8 Racing 2
Piloto protestado: Mário Serafim
Equipa: PM4
Momento do replay: Posição 356, volta nº2, curva 7

Volta 2, curva 7 •
Ao abordar a curva 7, o piloto Mário Serafim trava demasiado tarde e acaba por tocar no piloto Sandro Simões, sendo que este perde ligeiramente o controlo do carro. O piloto Mário Serafim acaba por conseguir ultrapassar o piloto Sandro Simões enquanto este estava a recuperar o controlo do carro. O CAI considera o piloto Mário Serafim responsável pelo incidente, é o seu toque no adversário que o destabiliza e que permite a ultrapassagem.
Decisão do CAI: 15 kg de lastro para o piloto Mário Serafim na próxima prova em que participar


Quote
Piloto que protesta: Tiago Lapa
Equipa: Carbor8 Racing
Piloto protestado: Nuno Leite Castro
Equipa: PM4 Racing GT
Momento do replay: 377

Volta 2, entre curva 8 e curva 10A  •
Após a saída da curva 8 seguem muito próximos os pilotos Nuno Leite Castro e Tiago Lapa, ambos no lado esquerdo da pista. O piloto Tiago Lapa seguia no cone aerodinâmico do piloto Nuno Leite Castro e tenta ultrapassar o adversário, primeiro desvia-se para o lado direito, sendo que o piloto Nuno Leite Castro defende mudando a sua trajetória mais para o interior da pista. O piloto Tiago Lapa tenta então ultrapassar pelo lado esquerdo, onde já havia espaço disponível, mas o piloto Nuno Leite Castro muda novamente de direção e acaba por não deixar espaço para o adversário dentro dos limites da pista e obrigou o piloto Tiago Lapa a sair de pista. O CAI considera o piloto Nuno Leite Castro responsável pelo incidente, mudou de direção mais do que uma vez em defesa de posição e não deixou espaço em pista para o adversário.
Decisão do CAI: 30 kg de lastro para o piloto Nuno Leite Castro na próxima prova em que participar


Quote
Piloto que protesta: Tiago Monteiro
Equipa: PM4 Racing
Piloto protestado: Hugo Araújo/Fernando Silva
Equipa: GE/Playteam
Momento do replay: volta 37 a partir do tempo 0:15
Quote
Piloto que protesta: Hugo Araújo
Equipa: GE
Piloto protestado: Tiago Monteiro
Equipa: PM4
Momento: 3170

Volta 37, curva 7 •
Ao abordar a curva 7, o piloto Tiago Monteiro tenta ultrapassar o piloto Hugo Araújo, quando este estava a efetuar a curva 7 lado a lado com o piloto Fernando Silva, que estava na altura a ser dobrado. O piloto Tiago Monteiro trava demasiado tarde e tenta colocar-se no meio dos carros dos adversários mencionados, sendo que acaba por embater no piloto Hugo Araújo. Como consequência, os pilotos Hugo Araújo e Tiago Monteiro ficam ambos atravessados no meio da pista e perdem ambos várias posições, sendo que o piloto Tiago Monteiro acaba por ultrapassar o adversário ao retomar o andamento mais rápido que o piloto Hugo Araújo. O CAI considera o piloto Tiago Monteiro responsável pelo incidente, não estava lado a lado com o piloto Hugo Araújo ou Fernando Silva no momento da travagem e tenta colocar-se no meio dos adversários mencionados, onde não havia espaço suficiente, causando o incidente e consequências mencionadas. Não foi detetado qualquer comportamento incorreto do piloto Fernando Silva, que estava a ser dobrado. O piloto Fernando Silva abrandou e saiu da linha ideal de corrida, tentando dar o máximo de espaço para que pudesse ser dobrado sem causar problemas aos adversários.
Decisão do CAI: Drive-Through para o piloto Tiago Monteiro na próxima prova em que participar


Análise da via das boxe

Não foi detetada qualquer violação na entrada/saída das boxes.

9
Porsche Clubsport Cup / Re: Porsche Clubsport Cup: Classificações
« on: November 21, 2019, 21: 23 »
Classificações finais adicionadas

10
Relatório do CAI - Prova 6 @VIR

Volta 1, curva 1 • Na abordagem à curva 1 o piloto Daniel Inácio trava demasiado tarde e acaba por embater no piloto André Giesta, causando a saída de pista a este bem como a perda de 10 posições. O CAI considera o piloto Daniel Inácio responsável pelo incidente, é a sua travagem tardia que causa o contacto com o adversário bem como as consequências mencionadas.  Decisão do CAI: Dedução de 50 pontos para o piloto Daniel Inácio


Volta 1, curva 12 • Na abordagem à curva 12, seguem próximos os pilotos Pedro Lebre e André Giesta. O piloto André Giesta tenta colocar-se ao lado do piloto Pedro Lebre quando este já está a abordar a curva. O piloto André Giesta acaba por tocar no piloto Pedro Lebre, que perde ligeiramente o controlo do carro e acaba por perder uma posição. O CAI considera o piloto André Giesta responsável pelo incidente, apenas consegue colocar-se ao lado do adversário quando este já está a fazer a curva e causa o contacto e respetivas consequências.  Decisão do CAI: Dedução de 15 pontos para o piloto André Giesta


Volta 1, curva 12 • Na abordagem à curva 13 o piloto José Almeida trava demasiado tarde e acaba por embater no piloto Francisco Reis, causando a saída de pista a este bem como a perda de 5 posições. O CAI considera o piloto José Almeida responsável pelo incidente, é a sua travagem tardia que causa o contacto com o adversário bem como as consequências mencionadas. A penalização irá ser atenuada dado que o piloto José Almeida esperou que o adversário e permitiu que o mesmo recuperasse a posição logo que foi possível. Decisão do CAI: Dedução de 30 pontos para o piloto José Almeida




Penalizações não cumpridas

O piloto Alexandre Caetano não cumpriu a penalização de drive-through referente à prova 1 (uma vez que não realizou mais provas). Devido a isso, vai ser aplicada uma dedução de 50 pontos ao piloto.

O piloto Felisberto Pereiro não cumpriu duas penalização de drive-through e 50 kg de lastro referentes à prova 2 (uma vez que não realizou mais provas). Devido a isso, vai ser aplicada uma dedução de 200 pontos (100 por cada) ao piloto.

11
Relatório do CAI - Prova 8 - GTS Round of Brazil @Interlagos


Volta de formação, após curva 3 •
Na saída da curva 3, durante a volta de formação, vários carros são obrigados a travar de forma muito intensa para evitar os carros mais à frente. O piloto Rui Martins acaba por dar um ligeiro toque na traseira do piloto Carlos Miranda. O CAI considera o piloto Rui Martins responsável pelo incidente, sendo que não são tolerados quaisquer toques entre pilotos durante as voltas de formação.
Decisão do CAI: Advertência para o piloto Rui Martins


Volta 1, curva 2 •
Ao efetuarem a curva 2, verificam-se ligeiros toques entre os pilotos Carlos Santos, Nuno Leite Castro e Hugo Araújo. Os referidos toques não causam qualquer problema de maior a nenhum dos pilotos mencionados. O CAI não detetou qualquer manobra ou comportamento passível de ser penalizado.
Decisão do CAI: Incidente de corrida


Volta 1, curva 2 •
Ao efetuar a curva 2, o piloto Daniel Inácio dá um ligeiro toque na traseira do piloto Carlos Rodrigues, que perde ligeiramente o controlo do carro e acaba por perder 6 posições. O CAI considera o piloto Daniel Inácio responsável pelo incidente, dado que é o seu toque na traseira do adversário que causa o incidente e respetivas consequências. A penalização irá ser atenuada pelo facto de o toque ter sido muito ligeiro, sendo que as consequências apenas se tornaram maior devido ao estado da pista, que estava ainda bastante molhada.
Decisão do CAI: 30Kg de lastro para o piloto Daniel Inácio na próxima prova em que participar


Volta 1, curva 4 •
Na travagem para a curva 4, o piloto Rúben Rocha dá um ligeiro toque no piloto Rui Martins, que perde ligeiramente o controlo do carro e vai ainda tocar no piloto Carlos Miranda. O piloto Rúben Rocha consegue a ultrapassagem ao piloto Rui Martins enquanto este está a recuperar o controlo do carro. O CAI considera o piloto Rúben Rocha responsável pelo incidente, é o seu toque na traseira do adversário que causa o incidente e que permite ao piloto ganhar a posição, de forma indevida.
Decisão do CAI: 15 kg de lastro para o piloto Rúben Rocha na próxima prova em que participar


Volta 1, curva 4 •
• Ao efetuarem a curva 4 seguem muito próximos os pilotos Carlos Rodrigues e Rui Martins. O piloto Carlos Rodrigues segue pelo interior da curva, o piloto Rui Martins segue pelo meio da pista. Os pilotos mencionados acabam por se tocar, sendo que o piloto Rui Martins acaba por perder o controlo do carro e atravessa-se na pista, sendo que recebe um embate do piloto Paulo Sousa, que não teve como o evitar. O CAI considera o piloto Rui Martins responsável pelo incidente, dado que na saída da curva fecha a sua trajetória e acaba por causar o toque com o piloto Carlos Rodrigues. Não irá ser aplicada penalização visto que o piloto responsável foi o único prejudicado com a situação. O embate com o piloto Paulo Sousa é considerado incidente de corrida, dado que no momento em que acontece o piloto Rui Martins já não tinha o controlo do carro e piloto Paulo Sousa não tinha forma de evitar o sucedido.
Decisão do CAI: Incidente de corrida


Volta 1, curva 10 •
• Na travagem para a curva 10, o piloto o piloto Pedro Mourão embate na traseira do piloto Mário Serafim, causando o despiste a este bem como danos e perda de muitas posições. O CAI considera o piloto Pedro Mourão responsável pelo incidente, é o seu toque na traseira do adversário que causa o incidente respetivas consequências.
Decisão do CAI: Drive-Through para o piloto Pedro Mourão na proxima prova em que participar

Análise da via das boxe

Os seguinte pilotos vão ser punidos com uma advertência por não ter respeitado as linhas de entrada/saída da boxe:

Volta 1 (Entrada) • Mário Serafim
Volta 3 (Entrada) • Paulo Sousa
Volta 35 (Entrada) • Carlos Miranda
Volta 35 (Entrada) • Pedro Mourão
Volta 35 (Entrada) • Sandro Simões
Volta 36 (Entrada) • Sandro Simões
Volta 39 (Entrada) • Luís Lobo
Volta 41 (Entrada) • André Vitória




Penalizações de acumulação

Os pilotos Mário Serafim, André Vitória, Paulo Sousa e Sandro Simões vão ser punidos com um Drive-Through na próxima prova em que participarem por terem acumulado três advertências ao longo do campeonato.

12
Relatório do CAI - Prova 7 - GTS Round of Australia @Sydney Motorsports Park


Volta 1, curva 2 •
Na travagem para a curva 2, o piloto Nuno Leite Castro trava demasiado tarde e vai embater na lateral traseira do piloto Pedro Lopes, que perde o controlo do carro, sai de pista e perde muitos lugares. Na reentrada em pista, o piloto Pedro Lopes dá um ligeiro toque no piloto Carlos Barros, que acabou por não ter consequências dado que o piloto Carlos Barros conseguiu manter o controlo do carro. O CAI considera o piloto Nuno Leite Castro responsável pelo incidente, não estava lado a lado no momento da travagem para a curva 2 e foi o seu toque que causou a saída de pista ao adversário, bem como as consequências mencionada. O CAI também considera o piloto Pedro Lopes responsável pelo toque no adversário ao reentrar em pista.
Decisão do CAI: Drive-through para o piloto Nuno Leite Castro na próxima prova em que participar
Decisão do CAI: Advertência para o piloto Pedro Lopes

Quote
Piloto que protesta: Ricardo Marcelino
Equipa:Playteam DecoRacing
Piloto protestado: Pedro Lopes
Equipa: Gaming Events
Momento do replay: 860, Volta 8, Curva 2

Volta 8, curva 2 •
Na travagem para a curva 2, o piloto Pedro Lopes trava demasiado tarde e vai embater lateralmente no piloto Ricardo Marcelino, que tinha deixado bastante espaço para o interior da curva. O piloto Ricardo Marcelino perde uma posição. O CAI considera o piloto Pedro Lopes responsável pelo incidente, não estava lado a lado no momento da travagem para a curva 2 e foi a sua travagem tardia que causou o toque no adversário.
Decisão do CAI: 15 kg de lastro na próxima prova em que participar para o piloto Pedro Lopes

Quote
Piloto que protesta: Silvino Rodrigues ( em substituição do piloto Domingos Vaz)
Equipa: Playteam
Piloto protestado: Luís Lobo
Equipa: RedStripe Racing
Momento do replay: (Posição 937, Lap 9 na T1 )

Volta 9, curva 1 •
Ao aproximarem-se da curva 1, seguem muito próximos os pilotos Silvino Rodrigues e Luís Lobo. O piloto Silvino Rodrigues segue pela linha interior, o piloto Luís Lobo segue na linha exterior. Ao efetuar a curva, o piloto Luís Lobo opta por fazer a linha ideal de corrida, movendo-se para a linha interior da curva e tocando no piloto Silvino Rodrigues, que perde o controlo do carro momentaneamente. O piloto Silvino Rodrigues perde 2 posições. O CAI considera o piloto Luís Lobo responsável pelo incidente, faz a curva como se não tivesse nenhum carro ao seu lado e causa o toque e as consequências mencionadas.
Decisão do CAI: 30 kg de lastro na próxima prova em que participar para o piloto Luís Lobo

Quote
Piloto que protesta: Pedro Lopes
Equipa: Gaming Events
Piloto protestado: Luis Lobo
Equipa: Red Stripe
Momento do replay: Position 1217

Volta 12, curva 2 •
Ao aproximarem-se da curva 2, seguem muito próximos os pilotos Luís Lobo e Luis Carreiro. O piloto Luis Carreiro segue pela linha interior, o piloto Luís Lobo segue na linha exterior. Ao efetuar a curva, o piloto Luís Lobo opta por fazer a linha ideal de corrida, movendo-se para a linha interior da curva e tocando no piloto Luis Carreiro, que perde o controlo do carro momentaneamente mas consegue-se manter em pista. O piloto Luís Lobo acaba por sair de pista. Enquanto esteve fora de pista, o piloto Luís Lobo apenas trava ligeiramente e tenta reentrar na pista ainda sem controlo do carro, acelerando ligeiramente e tentando virar no sentido da pista, mas não consegue. O piloto Luís Lobo acaba por entrar na pista completamente atravessado, continuando a mover-se quase no sentido oposto da pista e vai embater no piloto Pedro Lopes. O piloto Pedro Lopes perde 2 posições e fica com danos consideráveis. O CAI considera o piloto Luís Lobo responsável pelo incidente inicial, faz a curva como se não tivesse nenhum carro ao seu lado e causa o toque com o piloto Luis Carreiro, embora este não tenha tido consequências de maior. O CAI considera também o piloto Luís Lobo responsável pelo incidente causado pela sua reentrada em pista.
Decisão do CAI: Drive-Through e 50 kg de lastro na próxima prova em que participar para o piloto Luís Lobo

Quote
Piloto que protesta: Pedro Lopes
Equipa: Gaming Events
Piloto protestado: Carlos Miranda
Equipa: Carbor8
Momento do replay: Position 3027

Volta 32, curva 8 •
Ao aproximarem-se da curva 8, seguem muito próximos os pilotos Carlos Miranda e Pedro Lopes. O piloto Pedro Lopes, que não se encontrava lado a lado no momento da travagem para a curva 8, vai embater na lateral traseira do piloto Carlos Miranda, que apesar do toque consegue manter o controlo do carro. O piloto Pedro Lopes, apesar do toque, continua a acelerar durante a curva numa tentativa de ultrapassar o adversário. O CAI considera que não há motivos para qualquer penalização, o piloto Pedro Lopes não se encontrava lado a lado com o piloto Carlos Miranda na travagem para a curva 8 e apenas acaba por conseguir sair lado a lado com o adversário pois continuou a forçar a tentativa de ultrapassagem durante a curva 8.
Decisão do CAI: Incidente de corrida

13
Relatório do CAI - Prova 5 @Brands Hatch

Volta 1, curva 3 • Na travagem para a curva 3, o piloto Daniel Vieira perde ligeiramente o controlo do carro e chega a sair de pista, retomando a mesma logo a seguir. Logo atrás seguiam lado a lado os pilotos Ricardo Fernandes e Francisco Reis. O piloto Ricardo Fernandes acaba por abrir ligeiramente a sua trajectória, na tentativa de evitar o carro descontrolado à sua frente, e toca lateralmente no piloto Francisco Reis, que sai ligeiramente de pista e perde 2 posições. O CAI considera o piloto Ricardo Fernandes responsável pelo incidente, dado que é a sua ligeira abertura de linha que causa a saída de pista ao piloto Francisco Reis e respectivas consequências. A penalização será atenuada dado que existia à sua frente um carro descontrolado, que o piloto Ricardo Fernandes tentava evitar. Decisão do CAI: Advertência para o piloto Ricardo Fernandes.


Volta 1, entre curva 3 e curva 4 • Na reta entre a curva 3 e a curva 4, seguem muito próximos os pilotos Pedro A. Costa e André Giesta. Quando os pilotos mencionados se encontram lado a lado ocorre um toque lateral entre os pilotos mencionados. O CAI considera que nenhum dos pilotos fez qualquer manobra incorrecta e que apenas seguiram em linhas convergentes, causando o toque mencionado. Decisão do CAI: Incidente de corrida.


Volta 1, curva 5 • Na travagem para a curva 5, seguem lado a lado os pilotos Vítor Costa e André Giesta. O piloto Vítor Costa acaba por travar tardiamente e não consegue virar, acaba por embater na lateral do piloto André Giesta, que não sofre consequências de maior. O piloto Vítor Costa sai ligeiramente de pista, perde algum tempo mas não perde qualquer posição. O CAI considera o piloto Vítor Costa responsável pelo incidente, foi a sua travagem tardia que causou o incidente. Não será aplicada penalização dado que o único piloto prejudicado foi o responsável pelo incidente. Decisão do CAI: Incidente de corrida.


Volta 1, curva 7 • Na travagem para a curva 7, seguem muito próximos os pilotos Daniel Vieira e Ricardo Fernandes. O piloto Ricardo Fernandes, que não se encontrava lado a lado com o piloto Daniel Vieira no momento da travagem, coloca-se no interior da curva. Acaba por ocorrer um toque entre os pilotos mencionados, sendo que o piloto Daniel Vieira não sofre consequências de maior. O piloto Ricardo Fernandes acaba por entrar em despiste. O piloto Davide Cardoso, que seguia logo atrás dos pilotos mencionados, não consegue evitar o carro do piloto Ricardo Fernandes, acaba por embater neste e sai de pista, sendo que perde várias posições. O carro do piloto Ricardo Fernandes, ainda descontrolado, reentra em pista e embate no piloto Marco Frade, que por sua vez entra também em despiste e acaba por causar outros acidentes com os pilotos Filipe Gaspar, André Giesta e Davide Cardoso. O CAI considera o piloto Ricardo Fernandes responsável pelos vários incidentes. No primeiro contacto com o piloto Daniel Vieira, não se encontrava lado a lado no momento da travagem. Na reentrada em pista em marcha atrás, o piloto Ricardo Fernandes apenas aplica os travões após entrar no asfalto, sendo assim responsável pelo despiste do piloto Marco Frade. Os incidentes causados pelo despiste do piloto Marco Frade foram considerados incidentes de corrida, dado que o piloto Marco Frade não tinha qualquer controlo sobre o carro. Decisão do CAI: Drive-through e 50 Kg de lastro para o piloto Ricardo Fernandes, na próxima prova em que participar.


Volta 1, curva 13 • Na saída da curva 13, o piloto Vitor Pita perde a traseira do carro e atravessa-se à frente do piloto Vitor Costa, que não tem como o evitar e acaba por tocar no piloto Vitor Pita. Ambos os pilotos saem de pista. O CAI considera que o piloto Vitor Pita já tinha perdido o controlo do carro quando se começa a atravessar à frente do piloto Vitor Costa. Decisao do CAI: Incidente de corrida.




Não houve qualquer protesto relativamente a esta prova.



Análise da via das boxe

O seguinte piloto vai ser punido com uma advertência.

Volta 20 • O piloto Filipe Gaspar pisou a linha de entrada na boxe.

14
Relatório do CAI - Prova 6 - GTS Round of China @Zhuhai


Volta 1, entre as curvas 2 e 3 •
Na reta entre a curva 2 e curva 3, seguem muito próximos os pilotos Carlos Barros e Mário Serafim. O piloto Carlos Barros segue ligeiramente mais rápido e vai a ultrapassar o piloto Mário Serafim, mas muda de trajetória e empurra o piloto Mário Serafim para fora da pista, sendo que este perde 3 posições. O CAI considera o piloto Carlos Barros responsável pelo incidente, é a sua mudança de trajetória que origina o contacto e respetivas consequências.
Decisão do CAI: 30kg de lastro na próxima prova em que participar para o piloto Carlos Barros


Volta 1, curva 4 •
Na travagem para a curva 4, o piloto André Vitória trava demasiado tarde e vai embater na traseira do piloto Rui Martins, que perde ligeiramente o controlo do carro. O toque acabou por não ter consequências maiores dado que o piloto Rui Martins conseguiu recuperar o controlo do carro. O CAI considera o piloto André Vitória responsável pelo incidente.
Decisão do CAI: Advertência para o piloto André Vitória


Volta 1, curva 7 •
Na travagem para a curva 7, o piloto Pedro Mourão trava demasiado tarde e vai embater na lateral traseira do piloto Nuno Leite Castro, que perde ligeiramente o controlo do carro. O toque acabou por não ter consequências maiores dado que o piloto Nuno Leite Castro conseguiu recuperar o controlo do carro. O CAI considera o piloto Pedro Mourão responsável pelo incidente.
Decisão do CAI: Advertência para o piloto Pedro Mourão

Quote
Piloto que protesta: Nuno Leite Castro
Equipa: PM4 Racing GT
Piloto protestado: Tiago Lapa
Equipa: Carbor8 Racing I
Momento do replay: Position 1500

Volta 14, curva 4 •
Ao aproximarem-se da curva 4, seguem muito próximos os pilotos Nuno Leite Castro e Tiago Lapa.
O piloto Tiago Lapa tenta ultrapassar o adversário pelo exterior da curva, mas vira demasiado cedo e embate no carro do piloto Nuno Leite Castro, causando a saída de pista a ambos. O piloto Nuno Leite Castro acaba por perder 3 posições. O CAI considera o piloto Tiago Lapa responsável pelo incidente, vira para cima do adversário e causa o toque e respetivas consequências. 
Decisão do CAI: 30 kg de lastro na próxima prova em que participar para o piloto Tiago Lapa

Quote
Piloto que protesta: Ricardo Marcelino
Equipa: Playteam DecoRacing
Piloto protestado: André Vitória
Equipa: PM4 Racing GT
Momento do replay: 5131

Volta 50, curva 12 •
Ao efetuarem a curva 12, seguem muito próximos os pilotos André Vitória e Ricardo Marcelino. O piloto Ricardo Marcelino já segue lado a lado com o piloto André Vitória no momento da travagem e tenta a ultrapassagem pelo interior da curva. O piloto Ricardo Marcelino mantém sempre a linha interior, o piloto André Vitória ao efetuar a curva muda a trajetória para o interior da curva e acaba por embater no piloto Ricardo Marcelino, que acaba bloqueado com o carro do piloto André Vitória atravessado à sua frente. O piloto Ricardo Marcelino perde ainda uma posição. O CAI considera o piloto André Vitória responsável pelo incidente, pois muda a trajetória a meio da curva e causa o contacto e respetivas consequências.
Decisão do CAI: 30 kg de lastro na próxima prova em que participar para o piloto André Vitória

Quote
Piloto que protesta - Sandro Simões
Equipa: Carbor8 Racing II
Piloto protestado - Carlos Santos
Equipa: Codoil Motorsport
Momento do incidente - 5270.365

Volta 52, curva 14 •
Ao efetuarem a curva 14, seguem muito próximos os pilotos Sandro Simões e Carlos Santos. O piloto Sandro Simões sobe ligeiramente o corretor do limite exterior da curva e perde alguma velocidade. O piloto Carlos Santos que segue logo atrás não se desvia a tempo e embate na traseira do piloto Sandro Simões, causando o despiste a este, que embate nas proteções laterais da pista e sofre danos graves. O CAI considera o piloto Carlos Santos responsável pelo incidente, é o seu toque na traseira do adversário que causa o despiste e consequências mencionadas.
Decisão do CAI: Drive-Through na próxima prova em que participar para o piloto Carlos Santos

Análise da via das boxe

O seguinte piloto vai ser punido com uma advertência por não ter respeitado as linhas de entrada/saída da boxe:

Volta 36 (Saída) • André Vitória

15
Relatório do CAI - Prova 4 @Poznan

Volta 1, curva 3 • Na travagem para a curva 3, seguem muito próximos os pilotos Davide Cardoso e André Torres. Na travagem, o piloto Davide Cardoso coloca-se lado a lado com o piloto André Torres. O piloto Davide Cardoso opta pela linha mais interior da pista, enquanto o piloto André Torres procura uma linha exterior. Ao efetuarem a curva, o piloto André Torres fecha a sua linha e acaba por tocar no piloto Davide Cardoso, que se manteve sempre na sua linha e sem mais espaço para o interior da pista (já ia em cima do corretor). Acaba por ocorrer um toque entre ambos os pilotos mencionados, sendo que o piloto André Torres acaba por entrar em pião e perde várias posições. O CAI considera o pilto André Torres responsável pelo incidente, dado que muda a sua trajectória para o interior da pista e acaba por nao deixar espaço para o seu adversário. Não será aplicada penalização dado que o piloto responsavel foi o principal prejudicado com a situação.  Decisao do CAI: Incidente de corrida.


Volta 1, curva 3 • Na travagem para a curva 3, o piloto Ruben Costa trava demasiado tarde e acaba por embater na traseira do piloto Diogo Castel-Branco, causando o despiste a este bem como perda de várias posições. O CAI considera o pilto Ruben Costa responsável pelo incidente, foi a sua travagem tardia que causou o incidente e respetivas consequencias. Decisao do CAI: Drive-Through para o piloto Ruben Costa na próxima prova em que participar.


Volta 1, curva 6 • Na travagem para a curva 6, seguem muito próximos os pilotos João Frade e André Giesta. Na travagem, o piloto André Giesta coloca-se lado a lado com o piloto João Frade. O piloto André Giesta tenta a ultrapassagem pelo interior da curva. O piloto João Frade mantém a sua linha e deixa espaço para o piloto André Giesta, mas este acaba por abrir a trajectória a meio da curva e acaba por tocar no piloto João Frade. Ocorre ainda um segundo toque entre os pilotos mencionados. Como consequencia, o piloto João Frade acaba por perder ligeiramente o controlo do carro, perde tempo e fica com alguns danos. O piloto André Giesta continua a tentativa de ultrapassagem nas curvas seguintes e acba por ganhar a posição ao adversário. O CAI considera o pilto André Giesta responsável pelo incidente, dado que muda a sua trajectória para o exterior da pista a meio da curva e acaba por causar o incidente e respetivas consequencias. Decisao do CAI: Drive-Through para o piloto André Giesta na próxima prova em que participar.


Volta 1, curva 7 • Ao chegar à curva 7, o piloto Davide Cardoso reentra em pista de forma segura apos um incidente entre colegas de equipa na curva 6. O piloto Vitor Pita, que vinha atras do piloto Davide Cardoso quando este reentrou em pista, alarga a trajectória e ao fazer a curva acaba por embater no piloto Davide Cardoso. causando a saida de pista a este, que seguia a velocidade algo reduzida e já um pouco para o interior da pista. O CAI considera que ambos os pilotos apresentam responsabilidade no incidente. O piloto Vitor Pita deveria ter noção do carro que tinha reentrado, o piloto Davide Cardoso, estando a rodar ligeiramente mais lento, deveria ter-se mantido mais no exterior da pista. Decisao do CAI: Incidente de corrida.


Volta 1, curva 13 • Na saída da curva 13, o piloto Vitor Pita perde a traseira do carro e atravessa-se à frente do piloto Vitor Costa, que não tem como o evitar e acaba por tocar no piloto Vitor Pita. Ambos os pilotos saem de pista. O CAI considera que o piloto Vitor Pita já tinha perdido o controlo do carro quando se começa a atravessar à frente do piloto Vitor Costa. Decisao do CAI: Incidente de corrida.




Quote
Piloto que protesta : Pedro A Costa
Equipa : Moonlight Racers Motorsport I

Piloto protestado : Diogo Castel-Branco
Equipa : CBPOWER
Momento do Replay : volta 15, minuto 24:33 , curva 1

Volta 15, curva 1 • O piloto Pedro A. Costa trava demasiado tarde e tenta ultrapassar o piloto Diogo Castel-Branco, sendo que acaba por tocar no adversário. Como consequencia, o piloto Pedro A. Costa perde o controlo do carro e entra em piãoe perde 2 posições. O CAI considera o piloto Pedro A. Costa responsavel pelo incidente. Estava muito atrás do adversario no momento da travagem, trava demasiado tarde e embate no adversário ainda em travagem, quando o adversário já estava a fazer a curva. Decisao do CAI: Incidente de corrida.


Quote
Piloto que protesta : Pedro A Costa
Equipa : Moonlight Racers Motorsport I

Piloto protestado : Filipe Gaspar
Equipa : CBPOWER
Momento do Replay : volta 25, minuto 40:10

Volta 25, curva 4 • O CAI não encontrou, no momento mencionado, qualquer situação passivel de análise. Decisao do CAI: Não aplicavel.




Análise da via das boxe

O seguinte piloto vai ser punido com uma advertência.

Volta 3 • O piloto André Torres pisou a linha de saída na boxe.

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