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Messages - Ricardo Marcelino

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A minha corrida acabou quando me apercebi, tarde de mais, que em vez de ter partido com Wets, parti de Softs. Nessa altura já tinha ficado preso na escapatória e rails da T1/T2, entortado a direção, e foram 90 segundos para trocar pneus e reparar danos.

Depois disso foi só fazer o tempo passar, com 0 motivação e 0 concentração. Pena porque percebi que tinha potencial para andar no grupo do Top 15.

De reforçar que o rFactor 2 deixa muito a desejar graficamente com estas condições e pista, e não sei se é falta de alguma configuração ou não, mas na chuva o volante dá 0 de feedback. Nem understeer, nem oversteer... Realmente é um jogo só para aliens.

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Hardware & Software / Re: Upgrade de componentes!
« on: November 12, 2019, 15: 01 »
Agora é aproveitar a máquina, obviamente, mas principalmente aproveita para fazeres um overclock a esse CPU, para não ficares com o potencial desperdiçado!

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Ricardo Marcelino

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Ricardo Marcelino

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Adivinhava-se prova dificil, traçado dificil, cheio de diferenças de altitude e ondulados no alcatrão, curvas rápidas, lentas, falsas... e literalmente 0 espaço para ultrapassagens.

Fui melhorando os meus tempos, com uma entrada fácil nos 26 segundos no dia da prova, fruto do trabalho de engenharia. Mas nessa altura já estavamos nos 24!  :unknw:

Uma qualificação onde o nervosismo entrou na parte final e não me permitiu melhorar a volta. Estava a conseguir ver o segundo 25, mas não concretizei.

Na corrida o arranque foi fraco. Sofri com o efeito acordeão e saí mal, ainda que à mesma velocidade do resto da malta.

Fui bastante paciente, a tentar pressionar o Rui Martins e consequentemente o grupo da frente. Fui ganhando posições com os deslizes alheios, sofri um par de atravessadelas mas sem comprometer muito a corrida. Tive de fazer algumas defesas, com o Pedro Lopes a ser o único que "veio por ali fora". Tentei acompanhar para usar como desbravador de terreno, salvo erro ainda deu para subir 1/2 posições com isso. Perto do fim apanhei o Hugo Araújo. Tinha ritmo para o passar, mas acabei por não ter a calma e concentração suficiente para o fazer. Tive a ultrapassagem nas mãos mas pelo receio do contacto, acabei por ceder.

Acabo em 12º numa corrida dificil onde consegui usar uma relativa consistência para me manter na disputa.

Em Interlagos acredito que o Corvette tenha uma boa prestação, e que o factor "conhecer a pista" me permita ganhar um bom ritmo mais rapidamente!

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titleGT Series 2019 / Re: GT Series 2019: Live Streams
« on: November 06, 2019, 21: 54 »
Corrida em direto aqui!


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O meu report vai ser curto, vem tarde mas não queria deixar de fazer.

Nos treinos estava a conseguir imprimir um ritmo porreiro, mas estava com dificuldades em acertar as travagens com as diferenças entre deposito cheio e vazio.

Para a segunda Qualificação acabei por não fazer tão bom tempo quanto na primeira, tive -0.2s nas mãos que me faria saltar para 14º, mas não cosegui concretizar e fiquei pelo 18º.

No arranque fui conseguindo subir posições, até que na última curva da Volta 2 estava por dentro do Vasco Lemos para sacar a 11ª (ou 10ª?) posição. O Vasco encheu bem a pista e obrigou-me a fazer a travagem colado ao interior da curva e já fora de horas, acabei por voltar à estaca 0 de onde parti.

Volta seguinte, uma travagem completamente falhada e onde passei pelo buraco da agulha não batendo em ninguém, fez-me perder mais lugares, caindo para os vigésimos...

A partir daí estive quase para me vir embora. No entanto mantive-me e fui na cauda do pelotão Playteam atrás do Nélson Lira. Foi galgar posições, aproximando do pelotão de 4~5 pessoas que seguia do Top 10 para baixo. Com a paragem nas boxes mais tardia, salto para a frente do Daniel Inácio. Pela minha estimativa, estaria na 10ª posição nesse momento. E aí me mantive durante muito tempo/voltas.

Até que na última curva, perdi a traseira do carro e perdi umas quantas posições... Consegui recuperar 2, com uma batalha com o Mário Peixoto, para acabar em 12º.

Mais uma corrida agridoce, com o Top 10 nas mãos. Restam-me 4 corridas para lutar por ele!

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Bem, corrida estranha ontem. Estava todo contente a achar que a estratégia tinha corrido muito bem até ter dado conta que o meu colega de equipa Carlos Santos aparecia atrás de mim na classificação. :unknw: Foi aí que percebi que algo estava errado. Andava ali nos lugares perto do Top10 tal como o Mário pelo que penso que acabei a corrida por volta desses lugares também. :ok:

Concordo quando o simulador dá penalizações de DT mas não acho justo que alguns pilotos tenham perdido, sem aviso, uma volta inteira com a falha na entrada da box. Isto na minha opinião é bug e não penalização. Sendo assim acho que a classificação "oficial" deva ser revista e a volta reposta, sendo que os pilotos que cortaram/pisaram a linha de box sejam penalizados pelo CAI posteriormente como é habitual. Supostamente acabei em 6º lugar mas não é desta maneira que quero fazer bons resultados, nem vou dar grande valor caso se mantenha pois não acho justo.

Mais uma vez quero pedir desculpa ao Carlos Barros por o ter virado. Foi um toque que não aparentava ter grandes consequências mas os carros ficaram "encaixados" e ele acabou por perder posições com isso. :sorry:

Malas feitas e siga para "down under"! :drinks:


Não achas justo??? Como assim? Não aconteceu a todos ou a 95% dos carros, foi a um punhado, ou até menos que isso... a razão? Mais papistas que o Papa, quiseram cortar... Olha, eu não quis cortar, nem nos treinos e a minha corrida correu bem! Sem penalizações! Justo? Justo é não querer ser "chico esperto", por vezes corre mal, e esta foi uma delas...

Porque se falas em justiça, o tempo que perdi em Silverstone no Drive-trough ou Stop&Go, não me foi reposto no fim, porque eu não tive culpa de nada... Onde está a justiça aí? Os 30 ou 40 segundos que perdi nessa operação deviam, pela tua lógica, ser reduzidos ao meu tempo final, uma questão de justeza...

Eu não cortei entrada nenhuma, nem a relva pisei nas boxes. Tive 139 segundos de paragem de box quando na realidade foram 25 segundos.

Consideras isto ser "chico esperto"? Onde está a tentativa de obtenção de vantagem?

[EDIT] Já agora, assumi na altura, em Spa, os 6 Drive throughs que recebi, por me ter despistado a baixa velocidade, na direita a seguir à Kemmel Straight. Não exigi nada, e atribui a culpa ao rFactor 2 simplesmente, por ser um caso relativamente singular. Relativamente porque o Luís Carreiro teve a mesma situação de 6 Drive throughs.

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Boas..peço desculpa por ter causado a bandeira vermelha, eu tb sou novato aqui na matéria e nem o helicorsa tinha instalado. Pensava que tinha a trajectoria desimpedida. Gosyava de ver o video para aprendizagem. O carro estava mesmo lado a lado com o meu? Quando é que o piloto que vai atrás pode "interromper" a trajectoria normal do da frente? Só entrando lado a lado na curva..a meio do carro...basta a frente ocupar a traseira?? Peço desculpa pela pergunta, não tem nada a ver com ripostar algo, apenas duvidas/aprendizagem. Espero ter explicado bem a pergunta  :biggrin:
Abraço

Viva Pedro,

Nas regras gerais da PTSims, que podes encontrar no tópico de apresentação deste campeonato, tens a informação que procuras, informação essa que está implicito que todos os pilotos tenham lido antes de competirem aqui na comunidade!

Abraço

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Oh Zé, mete lá a PM4 Racing (Aston Martin) no grupo dos 6ºs, oh faxavori!!!  :bb:

A tabela que o José Almeida colocou já é filtrada de acordo com as regras:
Quote
nenhuma delas pode ser a vossa ou a da vossa equipa


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Hardware & Software / Re: Upgrade de componentes!
« on: October 22, 2019, 22: 33 »
Pelo que tenho lido e conversado o Prepar3d não tira (infelizmente) grande partido de múltiplos cores. Há tweaks que se podem fazer mas depois acabam por muitas das vezes criar problemas se não feitos como deve de ser. Embora nunca tenha feito overclocking as opiniões são unânimes no boost de performance quando é feito. A minha ideia é ver como corre em default e então se necessário "puxar" um pouco mais por ele.
Em relação à 2060 deixaste-me a pensar! :biggrin: Tenho andado a ver reviews e comparativos e vou ponderar. É claro que se avançar com a rtx terei que te citar nas virtudes da ultima geração da Nvidia à patroa cá em casa! :angel:
Obrigado pela ajuda, Ricardo.


Olha, posso te dar outra opinião que te pode facilitar ainda mais a aquisição da gráfica. Eu já tinha a minha RTX 2060 antes de fazer upgrade ao CPU, Board e RAM. Apanhei o Ryzen 5 2600 em promoção (119€), 100€ a menos que o recem saido Ryzen 5 3600. Decidi, pela diferença de preço, adquirir-lo e digo-te, estou extremamente satisfeito. O CPU é bem mais do que capaz para gaming a um preço muito forte, visto fazerem promoções também para escoamento de stock.

Eu nunca mais tive breaks em Simracing, e fiz uma corrida à chuva, cheio de spray, gráficos no máximo (rFactor 2) e estava a fazer streaming para o YouTube. 0 problemas, 100% suavidade.

Portanto, se a nível de orçamento facilitar, um Ryzen 5 2600 e uma RTX 2060, a preços de promoção, é uma aposta ganha!

Qualquer coisa, dá uma olhada aqui, tivemos um utilizador que teve uma situação parecida à tempos: http://ptsims.net/forum/index.php/topic,15022.0.html

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Hardware & Software / Re: Upgrade de componentes!
« on: October 21, 2019, 16: 21 »
Boas Ricardo,

antes de mais obrigado pela tua resposta.
Eu não tenho um orçamento definido, andará pelos 800, 900€ que tenho de ir por prestações mesmo...
Embora também dê as minhas curvas no Simracing é na simulação aérea que sinto o meu PC a "transpirar" e muito.
A opção dos 32 GB de RAM tem a ver com as toneladas de texturas que o DCS e o Prepar3d carregam nos voos que faço offline e online e para evitar daqui a 1 ou 2 anos fazer outro upgrade fico já com esse problema resolvido! ;) 
Em relação ao CPU tenho lido e têm me dado boas referências do 9600k, que sendo um i5 aproveito o meu cooler que dá para o mesmo socket 1151. Ainda assim não vi grande diferença de preço para o Ryzen que sugeres.
Relativamente ao GPU prefiro placas da Nvidia em vez de AMD.

Abraço

Ok, compreendido em relação à RAM. Não conheço esse "mundo" portanto não posso opinar mais!

O CPU digo-te que não compensa. Sinceramente. Sim, agora apenas estão a 30€ de diferença (fora ou que poupas na motherboard), mas tens um 6c/6t contra um 6c/12t. Só diria que compensava se precisases mesmo de clock single core o mais alto possível, e para isso tens de fazer tu overclocking. E às tantas os simuladores de voo precisam ou fazem uso de mais cores/threads do que os restantes jogos.

Se preferes Nvidia, tudo bem. Atualmente estão com pior relação preço/performance comparadas com as novas RX da AMD, muito competitivas. Sugeria usar a poupança no CPU e colocar na gráfica. Talvez na RTX 2060 em desconto, que estão a ser escoadas para dar lugar às RTX 2060 Super. São um muito bom salto vindo da GTX 1660 Ti, e vão te durar mais tempo. À uns tempos atrás tive na mesma dúvida e optei pela RTX 2060 em deterimento da GTX 1660 Ti.

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Hardware & Software / Re: Upgrade de componentes!
« on: October 21, 2019, 14: 46 »
Boas pessoal,

vou fazer upgrade de alguns componentes do meu PC que, tal como eu, já começa a mostrar alguma idade!

do PC actual vou aproveitar a minha Fonte Corsair + SSD's + HDD + Cooler do CPU (Coolemaster EVO) + Caixa

sistema actual:

i5 2500
p8p67
16GB
GTX 970

o que estou a pensar em ir buscar:

i5 9600k
Gigabyte Z390 GamingX
32gb RAM GSkill DDR4 3200MHZ Ripjaws V Black
MSI GTX 1660ti GamingX

qual a vossa opinião?

Viva Pedro!

Antes de mais, para se poder ajudar, é mais fácil se partilhares o teu orçamento definido para o que precisas de comprar.

Depois, realmente reforçar que um upgrade é bem vindo, principalmente pelo CPU que já te deve estar a limitar se estiveres a usar no Simracing com grandes grelhas.

A nível do "bundle"que sugeres, neste momento é extremamente dificil aconselhar um 9600k. Diria que é mesmo uma escolha má quando tens o igualmente capaz Ryzen 5 3600 com melhores preços. Nesse sentido terás de usar outra motherboard, mas os preços não devem ser muito distintos. Aliás, devem ser mais baratas para os Ryzen.

A RAM, se não fores fazer edição de imagem/video, renderizações, etc., os 32GB são desnecessários. 16GB mais que chegam e sobram para jogar.

Assim sendo, agarrava na poupança no CPU e na RAM, e fazia um upgrade na gráfica para uma RX 5700 ou 5700 XT (se chegar a diferença de preço), mas uma versão que tenha 2 ventoinhas.

Abraço!

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Na Qualiicação não consegui imprimir um bom tempo, fruto das condições em constante mudança. No inicio com as melhores condições ainda perdi muito tempo atrás de um KFC, e acabei por não conseguir tirar ali um segundito para subir mais umas posições.

Parti de 23º, sabendo que o objetivo era mesmo terminar e tinha de ter concentração e cautela. As primeiras voltas correram bem, consegui rodar perto do pelotão, ainda com um par de disputas.

Quando começou a chover, decidi deixar, porque estava a sentir segurança, e fazer a paragem a meio da corrida. Nas últimas voltas da primeira metade já estava a perder muito tempo, mas o objetivo era mesmo aguentar. Faço a paragem tranquilo, combustivel e pneus Wet, porque a pista encharcou e não estava a secar, e vamos. Quando saio das boxes retorno à posição onde seguia quando começou a chover, o que significava que podia faturar com os atrasos dos pilotos que fizessem 2 paragens.

No entanto, um erro meu fez-me perder 2 posições conquistadas após a paragem e, mais tarde, um despiste em Eau Rouge fez-me virar-me várias vezes, ganhando um DT no processo, e ir com o carro todo torto até às boxes arranjar e meter mais um set de pneus.

Quando saio, e cumpro o DT, verifico que tenho nada mais nada menos que... 6 DTs para fazer!! Portanto, quando ganhei o DT em Les Combes, a pastar mega devagar sobre as lombas, ganhei não 1 mas 6. Portanto, esta pista está estragada nesta zona.

A partir daí, ainda tive mais outro despiste, onde parti o carro outra vez, arranjei outra vez, e foi só viranços e DTs, até que antes de chegar à curva do Autocarro, na última volta, o carro perde completamente a traseira e vou ao muro, perdendo uma roda e lixando o motor.

Agora, tudo isto tem uma explicação, após rodar de softs no molhado e aguentar bem, e depois a 2ªa parte ser uma vergonha. Eu sempre me senti bem no molhado com um determinado setup feito pelo nosso Grande Engenheiro Carlos Rodrigues. O problema foi que... rodar de Wets, uma trajetoria que ia melhorando ao longo do tempo... com asa traseira a 2...  :shok:
Eu sabia que a levava, não tinha era passado pela experiencia de roda naquelas circunstancias concretas e saber que a traseira ficava ON/OFF.

Conclusão, acredito, após o relato do Mário Peixoto, que após a minha paragem, tinha estratégia para fazer o ambicionado Top 10. Até porque se o Carreiro faz 13º com 6 DTs...  :crazy: :crazy:

Terei de tentar novamente na Holanda, numa pista que não conheço!

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