Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Messages - Nuno Vitoria

Pages: [1] 2 3 ... 18
1

Já lá vai um tempo bastante razoável desde a última vez que a PM4 Racing participou no GT Series da PTSims. Tão "razoável" que nem faço ideia de quando foi a última vez (n.d.r.: mentira, sei perfeitamente, foi em 2013... mas é só para dar suspense).

Se há coisa com que a nossa equipa nunca se deu bem foi com carros de estrada caros para chuchú. De recordar que ainda na pré-história da PM4 Racing (n.d.r.:quando denominei aquela amiba automobilística como Maltex Racing) aluguei um corta-relva com um boi à frente e disse que aquilo era um Lamborghini Gallardo para me deixarem participar no GT Series 2009, onde eu andei a levar por volta 4 segundos... do penúltimo classificado. Convenhamos que se fosse um Lamborghini era um desperdício de dinheiro nas mãos de alguém que mal sabia qual dos pedais era o travão (n.d.r.:o acelerador toda a gente sabe qual é: é o que faz barulho). Mas após confessar este segredo, têm de convir que levar 7 ou 8 seg por volta dos GT's num corta-relva foi fabuloso, além dos bonitos trabalhos artísticos que fiz nos circuitos convencionais. Já nos citadinos... foram só grafittis.

Mas este ano, marquei reunião com a malta, meti-os todos numa sala e disse-lhes: "Este ano vamos ao GT Series da PTSims!!!" A reacção do pessoal não se fez esperar...


"Isso não é caro? Quem paga os arranjos no carro do Serafim?", perguntou o Rui Santos. "Por mim tudo bem, mas desta vez não vamos de Astra, vamos de Punto!", disse o Tiago Monteiro. "Eu quero é cozido das furnas...", retorquiu o Adalberto Farias. "GT? Cheira-me a coisa com capota...", resmungou o André Vitória. "Carregue no botão "ignition" para... hein?! Então, mas primeiro não abro as portas o carro?", comentava o Paulo Viegas enquanto lia o seu livro "Como agarrar um volante de corridas para Totós!".

Só o Nuno Senna e o Mário Serafim disseram "VAMOS EMBORA CARAAAAAAAI!!!!". O Senna porque pensava que ia ter um Mclaren Senna à disposição, o Mário porque a gente diz "corrida" e ele grita... isso mesmo: "VAMOS EMBORA CARAAAAAAAAI!!!!", mesmo quando se trata de corridas de caricas.

Por aqui se vê conhecimento actual da PM4 Racing no que diz respeito a GT's. Quando se começa a falar que não há Astras nem Puntos, que sim, são caros mas anda-se depressa também, que não há cabeças ao vento e Mclarens só os GT3, começou tudo a entrar em pânico... menos o Mário Serafim: "VAMOS EMBORA CARAAAAAAAI!!!!"

Entretanto, fomos ver os carros e os problemas começaram, pois todos tinham a sua opinião. Os Porsche 911 tinham um béfe parecia o da Blaya. Os Audi R8 tinham os interiores muito feios. Os Bentley Continental tinham os interiores muito bonitos. Os Mercedes AMG são carros de empreiteiro civíl. Os Corvette C7 cheiravam a bosta de vaca do Texas. Os Radical RXC... ham... pfff... gnggngnggn... BAAAAAAAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!! Ai... desculpem... foi demasiado forte... Bem, continuando... Os BMW M6 ainda tinham os brinquedos dos putos espalhados nos bancos de trás e as compras na bagageira.

O Nuno Senna disse: "Mclaren ou a morte!", num misto de exigência de correr com a marca do seu ídolo e uma analogia ao grito do Ipiranga.
O Tiago Monteiro disse: "Quero o Aston Martin, porque gosto do James Bond!!"
O Mário Serafim disse... adivinharam: "VAMOS EMBORA CARAAAAAAAI!!!!"
O Rui Santos disse: "Afinal não dá... se fôr, vou falhar várias provas."

Epá... por esta é que a malta não esperava. Então o "Champ" não pode correr? E agora? O Senna prontificou-se a correr sozinho, o Tiago disse que ia oferecer o título ao Rui e o Mário disse "VAMOS EMBORA CARAAAAAAAI!!!!" Mas eu não estava pelos ajustes, pois tínhamos de ter duas duplas custasse o que custasse. Então, engendrei um plano. Falei com o Mário Serafim e perguntei-lhe o que ele achava. "VAMOS EMBORA CARAAAAAAAI!!!!", foi a resposta dele. E lá fomos os dois, na calada da noite até Mafra. Raptámos o Paulo Honorato, eu hackei a conta dele e escrevi no Twitter "Too busy to race. I'm out. Going to sell snails on the market. #nicelife #simracingsucks", escondêmo-lo numa cave escura sem janelas e apenas com ligação ao canal Youtube do Double Seven Driver para o torturar, e aguardámos... e aguardámos... e o Ricardo Gama liga-me! YUHUUUUU!!!

"Olha lá, sabes do Paulo?", perguntou ele. "Não, mas na ínfima possibilidade de ele ter sido raptado e para não ficares sozinho, não queres correr por nós no GTS 2019?". Ele respondeu "Epá, não, agora não dá jeito, até porque estou preocupado com ele..." e eu obviamente que perante isto lhe ofereci o contrato e o inscrevi em dupla com o Nuno Senna! "Olha lá, então mas isto é assim? Eu disse que não!", respondeu ele quando percebeu o que fiz, mas eu sei que isto era a brincar. "Não é nada! Não quero correr convosco!!"

HAHAHAHAHAHA!!! Brincalhão...

E assim vos apresento as nossas "bombas" para o GTS 2019!

PM4 Racing - TIAGO MONTEIRO e MÁRIO SERAFIM

PM4 Racing GT - NUNO SENNA e RICARDO GAMA

PS: se a Playteam se queixar de plágio da ideia de criar um post próprio para as apresentações, não liguem: foi pura coincidência...

2
Para começar, parabéns ao João Cavaca pela vitória no PTSims Academy. Demonstrou grande andamento e venceu sem espinhas.
O PTSims Academy foi realmente uma escola intensiva para as diversas vertentes do simracing. A única crítica que tenho a fazer ao formato é que talvez a prova 4 poderia ser dividida em duas, exactamente com o mesmo formato de corridas mas as mesmas a realizarem-se em semanas diferentes, para permitir que o pessoal se adaptasse mais a cada um dos carros que têm características tão díspares um do outro.

Quanto a mim, espero ter cumprido com a minha função de tutor e que não tenha sido a razão para os meus pupilos dizerem "epá, se o simracing é isto já não quero mais", antes pelo contrário. Gostei do empenho da malta e de como se esmeraram semana após semana para evoluir e melhorar.

Desejo a todos os que participaram na Academy excelentes corridas para o futuro!

3
titleGT Series 2019 / Re: GT Series 2019: Pinturas Personalizadas
« on: August 19, 2019, 10: 54 »
Alguém me sabe dizer como tirar o efeito espelhado do carro?  :shout: Mas expliquem como se eu tivesse 5 anos pf, o que sei do photoshop é muito pouco.

Tens de meter o alpha channel a preto.
Nos layers, tens um tab ao lado que diz alpha (salvo erro), em que tens depois mais 5 layers. Quatro são os das cores primárias e tens um 5º que deve estar a branco, mesmo intitulado Alpha channel. É esse que tens de pintar a preto.

Outra alternativa é fazeres como eu faço, que é usar o DXTBMP (http://www.mwgfx.co.uk/programs/dxtbmp.htm). Crias um jpg ou bmp com as mesmas dimensões todo preto, abres o dds neste programinha e depois fazes "Add Alpha Channel" e escolhes esse jpg. E fica feito.

Os gajos mais batidos conseguem meter as pinturas em mate e detalhes mais brilhantes e o catano, com ambas as soluções que apresentei. Eu como percebo pouco disto, vai tudo mate para não ficar estragado! :D

4
Na parte live só tem 3 registos, mas no results podem verificar todos os tempos, voltas, etc de cada piloto em cada sessão. E quando em corrida, aparecem todos os pilotos e todos os dados...

5
titleGT Series 2019 / Re: GT Series 2019: Inscrições
« on: August 04, 2019, 22: 27 »
PM4 RACING
11 - Rui Santos
18 - Tiago Mosteiro
Carro - TBA

PM4 RACING GT
22 - Mario Serafim
09 - Nuno Senna
Carro - TBA
Tem de haver um carro definido. Não aceitamos TBA. O número do Nuno tem de ser o 9 e não o 09.
O número do Nuno vai ser o 9, foi só para ficar organizado, pois estou a escrever no telemóvel.

Quanto ao carro, pus o Porsche mas eles continuam a testá-los e é possivel que alterem até ao início do GT Series.

6
Geral / Re: Sugestão para rfactor2
« on: July 08, 2019, 17: 51 »
Visto eu não estar muito familiarizado com o rfactor2, e como eu penso que outras pessoas terão o mesmo problema que são os setups, que tal uma formação em setups .Estando eu mais habituado ao iracing onde com alguma facilidade se arranja setups que depois é só dar um toque pessoal a coisa para se ser minimamente competitivo ,no rfactor quase que é impossível arranjar esses setups e para quem tem dificuldades em fazer um setup do principio torna-se um pouco frustrante ainda para mais neste simulador onde existem algumas variáveis as quais não estou muito preparado.
É só uma ideia.
Um abraço
Nelson Inacio
Boas.

Não há nada como uma boa leitura de cabeceira: https://www.racedepartment.com/threads/r-factor-2-advanced-car-set-up-guide.110995/

Este guia é muito porreiro e intuitivo, e explica tudo muito bem, dos elementos mais comuns a alguns específicos dos fórmulas, mas o processo pode perfeitamente ser usado em qualquer carro. Com base no que consta nesse guia, criei eu próprio a minha cábula para rapidamente ver o que devo alterar determinados comportamentos menos comuns num carro.

Não há processos infalíveis nem há setups perfeitos. O que é perfeito para o Chico é bom mas falha qualquer coisa para o Manel. O ideal é encontrar o nosso ponto ideal. Se tiveres um sistema de telemetria disponível (como o Motec, e devidamente configurado), então isso é ouro sobre azul.

No entanto, há algo que é sempre essencial: saber o que cada componente faz e qual o efeito ao mexer. E isso, só lendo e estudando cada componente.

7

Este fim de semana realiza-se o 50º Circuito Internacional de Vila Real, e é com enorme prazer que vos comunicamos que a PM4 Racing vai estar em pista.

O Tiago Monteiro vai disputar a corrida do Campeonato Nacional de Velocidade - Legends na categoria FEUP2, com um Fiat Punto 85, pela primeira vez com as cores da PM4 Racing!!!

Não foi esquecido o contributo que o simracing deu ao Tiago e à equipa, pelo que as comunidades de simracing estão representadas na lateral do nosso carro! (ver segunda foto junto à roda traseira)

As corridas do Campeonato Nacional de Velocidade - Legends realizam-se amanhã às 17:35 e no domingo às 11:35! O Tiago Monteiro correrá no domingo, sendo que amanhã será o Duarte Rocha quem estará ao volante do Fiat Punto da PM4 Racing! E na qualificação conseguiram o 2º lugar na categoria FEUP 2 (são quatro os concorrentes nesta categoria)!

Vamos todos torcer por eles... e pode ser que a TVI 24 transmita a corrida.



8
Bela prova, com grande cobertura. Pareceu-me, de fora, que foi um trabalho fantástico da parte dos elementos das 3 comunidades que estiveram ao longo de mais de 12 Horas a gerir, analisar, realizar e comentar uma prova sem precendentes em Portugal.

Infelizmente na nossa equipa os pilotos não têm a disponibilidade de tempo para participar em semelhante evento, mas segui a espaços, à semelhança do que faço nas 24H de Lemans, e posso dizer que estar a assistir no Youtube me deu vontade de estar na pista. Acho que esse é o melhor elogio que se pode dar a quem organiza.

Muitos parabéns à ImSim, à MR Corse e à ORM pelo pódio obtido e a todos quantos fizeram esta prova, tendo acabado ou não!

9
Boa tarde

Gostava de fazer umas questões acerca da instalação de um cabo de rede para o PC. Neste momento faço as corridas com recurso a wi-fi (já há 5 anos que assim é), no entanto, depois de mudar o router da Vodafone comecei a ter problemas de instabilidade. Resolvi então testar com o PC ligado por cabo ethernet ao router e ficou impecável (fiz as 12h ontem sem qualquer problema).

A minha ideia agora é passar um cabo de rede desde o quarto onde jogo no 2º andar pela parede até ao router que se encontra na sala no piso de baixo.

Agora surgem as dúvidas, qual a melhor solução para passar o cabo? Por uma tomada elétrica(que provavelmente irá dar ao quadro eletrico na entrada e depois tentar faze-lo chegar ao router por outro tubo) ou pela tomada TV que nunca irá ter uso?
E já agora, qual o cabo mais indicado? cat.5, cat.5e ou cat.6?

Agradeço desde já toda a ajuda que possam fornecer.
Abraços
Boas.

Primeiro que tudo, se puderes evitar a passagem pela calha da electricidade, melhor. Por isso, a calha da televisão parece-me a melhor solução, pois não terás interferências de sinal no cabo (reduzidas, é certo, mas que existem) que lhe reduzam a performance.

Quanto ao 2º ponto, depende de duas coisas:
- distância do router ao PC;
- velocidade das portas do router e da tua placa de rede.

O cat 5 "só" te dá 100mbps de velocidade máxima. Ok, por norma o pessoal não tem mais que 100mbps de contrato com um Internet Provider, mas acaba por ficar no limite, e mais sujeito a interferências externas para lhe limitar a performance.

Por norma, para uma casa o cat 5e é mais que suficiente e é o que te aconselho, pois dá-te 1gbps de velocidade de transferência. O cat 6 é para o caso de precisares distâncias grandes, mas não me parece que precises de muitas centenas de metros para ligar o teu PC ao router.

10
Boa sorte para esta prova filha da mãe!

11
Chega ao fim mais um TCS, o meu primeiro completo (fiz uma corrida em 2016), e a título pessoal foi divertido mas com pouca coisa para recordar. Isto de andar dedicado a dois campeonatos ao mesmo tempo, sendo o outro com um exigente Fórmula 1 é de loucos e não nos dá muito tempo para treinos. Experiência a não repetir...

Quanto a Macau, fui sem qualquer treino. Nem sequer conhecia o circuito, o que só podia significar a desgraça anunciada.

Race 1:
Cheguei a andar em 12º, mas terminei em 14º. A última volta foi... pronto, foi... Mais uma vez, as minhas desculpas ao Manuel Alves pelo "abalroamento" que levou.

Race 2:
Início da corrida e na entrada para a T2 estou no meio de dois carros. Escusado será dizer que houve asneira. Os outros dois ficaram pior que eu, pois andaram aos tombos, enquanto eu fiquei com o carro danificado mas segui a direito. Foram 8 voltas com o volante a 60º inclinado para a esquerda. Acabei em 13º.

Race 3:
Arranquei em 3º. WHAAAAT?!?!?!?! Ainda estive em 2º durante algum tempo, mas o Paulo Sousa estava descaradamente mais rápido que eu e passou-me com facilidade. Quando seguia em 3º a fazer de locomotiva de um mar de gente, o Mário Peixoto sai mais rápido que eu da T-última e obviamente atacou. Eu ainda levantei pé na T2 para evitar problemas desnecessários, pois ele estava efectivamente mais rápido que eu, mas ele estava por fora e continuou assim a meu lado para a recta que leva à curva do Hotel Lisboa. No entanto, de repente aparecem-me pela direita uma série de "bichos" a "cavalgar" como se não houvesse amanhã. Cheguei-me mais um pouco para a esquerda... e bati no Mário. Como já tenho o volante meio torcido, dancei duas ou três vezes e acabei por ficar mesmo atravessado na frente do Mário. Pronto, tinha-lhe estragado a corrida por pura nabice sem necessidade nenhuma... Não restava outra opção que não fosse desistir, pois já não havia cabeça para correr depois disto.

Estou obviamente orgulhoso da prestação dos outros pilotos da PM4 Racing. Mais dois títulos para a vitrine com muito orgulho, trabalho e sacrifício!

Agora, venham as merecidas férias, para o pessoal recuperar as baterias para os próximos desafios que se avisinham depois do Verão.

Parabéns ao Zé Almeida e ao Pedro Lopes, bem como à Codoil e à GE pelos pódios obtidos no final do TCS, e dar os cumprimentos merecidos a todos os pilotos que fizeram do TCS 2019 um grande campeonato, sempre com grelhas concorridas!

12
A malta já se habituou a que este vosso honorável companheiro saque da máquina de calcular antes da última prova e vos exponha os cenários possíveis (ou pelo menos os mais prováveis) para que os candidatos ao título metam as mãozinhas no tão desejado caneco!

Pois é, mas para este TCS 2019, eu vou-vos dizer isto...

ISSO É QUE ERA BOM!!!!!
[/size]

Reparem bem nisto:
- Falta uma prova, é certo, mas de facto são 3 corridas, e não duas como nos anos anteriores;
- Essas 3 corridas correspondem a uma pontuação máxima de 458 pontos;
- Há 5 caramelos separados por 210 pontos (na classificação real) entre primeiro e quinto;
- Corre-se em Macau, onde os muros têm a força gravítica de Júpiter (diz-se que quando há GP de Macau, as ondas da costa chinesa passam de 2 para 25 metros de altura...);
- Os dois da frente estão na realidade separados por 88 pontos, a diferença maior entre os 5 concorrentes;

Isto é uma confusão dos diabos. O primeiro da tabela oficial está na realidade em 2º, o 3º está na realidade em 4º e o 5º em 3º sendo que o 4º está em 5º e o 2º em 1º. O 2º se fizer três 4ºs fica em 1º se o 1º não for três vezes 1º, e o 5º é 1º se ganhar todas e o 1º e 2º andarem pelo 4º, 5º, 6º, mas o 3º é campeão apenas se os outros 4 tiverem uma corrida mais manhosa e...

... uff...

Estão a ver? Isto é só uma amostra...

O Zé Almeida está na frente oficialmente, mas o Rui Santos é quem lidera na realidade, após o descarte. O Pedro Lopes está muito melhor colocado do que parece, o Tiago Monteiro já demonstrou que não brinca em serviço, mas o Hugo Araújo, que é quinto após descarte, tem aspirações bem sustentadas de poder atacar o título. 210 pontos de diferença é mais que uma vitória de diferença, mas faltam três corridas, o que quer dizer que esta diferença é menos de metade dos pontos em disputa, e isso é ainda perfeitamente recuperável, para mais em Macau! Para mais, o rF2 é muito menos permissivo com os muros que o AC, e isso significa que a imprevisibilidade do circuito é ainda maior.

Por tudo isso estes cinco pilotos têm reais aspirações a serem campeões, mesmo se quatro deles são companheiros de equipa de outro candidato. Se o seu companheiro mais bem colocado tem um azar, o outro vai deixar fugir a oportunidade? Claro que não! As regras do jogo viram automaticamente e passará a ser ele Ás de Trunfo.

Quem vai ser, no fim disto tudo, o tipo que se senta no trono? Certamente, não será um "corta-tesão" e muito menos um "broken one". Será quem chegar ao fim inteiro e com grandes "tomates" para decidir a contenda a seu favor!

Venham as corridas.

13
Alguém me disse ontem que o título estava em aberto para 5 pilotos. Isso é fantástico quando se entra na última prova. ;)

Isso é muito bom! Vamos aguardar pelas contas do Nuno Vitória que já nos tem habituado a isso :D
DASSE!!!

Esquece lá isso! Estão 458 pontos máximos em jogo para uma diferença entre 1º e 2º de 88 pontos reais entre eles. Nem penses que vou desenhar cenários possíveis para isto, pois para os 2 primeiros é uma imensidão de combinações, para mais com o equilíbrio da grelha. A juntar a eles, ainda há mais 3 gajos...

ESQUECE!!

14
Eu percebo o que o Mário diz e concordo, em parte. Acho que podiamos começar por fazer uma prova de 12h com apenas uma classe e, se tivermos adesão suficiente, tentar expandir para multiclasse e 24h.

No entanto, acho que facilmente se reune mais de 20 carros e entre as 3 comunidades dá para se gerir bem a organização.
Eu acho que mais facilmente farás uma prova multi-classe de 12 Horas do que uma monoclasse 24 Horas.

Acho que fazer 12H com tempo acelerado em 2x e com duas classes de carros é algo que mais facilmente terá sucesso, além de que só o facto de ser 12 Horas já será uma dor de cabeça imensa em termos organizativos.

15
Missão de ontem:

CHATEAR O ZÉ ALMEIDA!!!

Qualy:
Uma noja, mas com um objectivo: ficar cá atrás para poder chatear o Zé Almeida quando ele fosse fazer o Drive-Through!

RACE 1
Uma noja! Matei o Miranda! E também matei o José Chaves!! Mas chateei o Almeida durante volta e meia!!! Depois, na última volta ele despistou-se na T1 e eu chateei-o mais um bocadinho, acabando por chateá-lo mais quase uma volta. Resultado final: muito lá para trás.

RACE 2
Uma noja! Nem o Zé Almeida consegui chatear!

RACE 3
Uma nojazinha! Teve graça a luta com o Mário Peixoto, João Gouveia e Carlos Santos. Morri na praia, sem pneus, na última volta. O resultado foi blhec, mas não é só disso que vive uma corrida...

Parabéns aos vencedores e acompanhantes de pódios! Até Macau!