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Messages - Nuno Vitoria

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Aiiiiiiiiiii ca nervos!!!!! Este afastamento do AC está a dar comigo em doido!!!!!  :suicide2:

Já comecei a atinar com a forma de conduzir o carro, mas depois há coisas que me tiram do sério.

Qualy:
Se tivesse feito um tempo dentro daquilo que era minimamente espectável de acordo com o que os treinos indicaram, teria ficado perto dos 15 primeiros. Por isso, em vez de fazer 1:19.5 fiz 1:20.1, o que numa expressão muito em voga hoje em dia nos putos entre os 10 e os 15 anos, "É A MESMA COISA"!!! Quando estava a fazer a última volta lançada, cheio de moral e a tirar 0,15 na recta após a T1... tenho o André atrás de mim, desejoso de conseguir meter também ele uma volta de jeito na tabela!!!  :on_the_quiet: :on_the_quiet: :on_the_quiet: :on_the_quiet: Como bom irmão mais velho, "gave him the finger" e segui na frente, procurando eu sair da 24ª posição e ele que se lixasse, pois já estava em 12º, e... e depois encostei para lhe abrir a pista e ele conseguir fazer o 5º tempo e eu resignar-me a arrancar em 24º. :suicide2: :suicide2:

Race:
Arranquei bem, fugi à confusão da T1 e subi logo para 17º, e estabilizei ao fim da 2ª volta no 16º. À 4ª volta tenho um encontro imediato com um dos Andrés da Playteam na curva 4. Eu segui na trajectória de corrida normal, ele não deu a luta como perdida... deu bónus. Depois, ainda voltei a colar ao pack, mas numa luta com o Pedro Lebre, chegámos à mesma curva anterior, eu dei a luta por perdida e levantei o pé para não o levar à frente, mas estupidamente falhei a redução e entrei com o carro demasiado solto em curva. Resultado: novamente pastar nas couves!!!! :suicide2: :suicide2: :suicide2:

Ainda tinha esperança de ficar no top 20, mas depois entrou em campo aquele jogador adversário que todos nós mais tememos... Ele é o AHCATANO, jogador senegalês que desfaz qualquer defesa!!! É, quando ele aparece, todos sabemos que vai dar raia, porque o gajo joga na base da nossa destabilização emocional... Passo a explicar!

Vou em pista a rodar e vejo as bandeiras amarelas, e pouco depois está um carro atravessado na beira da pista. Como mandam as regras, levanto o pé, e pouco depois de passar pelo carro sinistrado... VUM-VUUMMMMMM!! Dois carros passam por mim! O AHCATANO então salta do banco, aquece, faz uma corridinha, pede substituição, entra em campo, e vem ao pé de mim e diz-me ao ouvido: "É lixado, não é?! Foste comido que nem um patinho, hahahahaha! E tu ficas-te, oh palhaço?! Deixas-te comer por dois gajos só porque abrandaste, oh palhaço!!" E é então que eu grito "AHCATANO" e vou fazer de tudo para os passar!!! Resultado: na T2, pião!!! E mais duas posições perdidas... Nesse momento, o AHCATANO é chamado de volta para o banco. :suicide2: :suicide2: :suicide2: :suicide2:

E eis que começa uma ronda interminável de bandeiras azúis. Passa o Gomes... Passa o Almeida... Passa o Marques... Passa o Lebre... oi! Passa quem?!?! 'Pera lá, o Lebre estava atrás de mim!!! Oh c'um car... Bom, siga. Nada está perdido. O problema é que há mais bandeiras azúis. Passa o Inácio... Passa o Lapa... Passa o Martins... passa o Dav... EI!!! OUTRA VEZ?!?!?!?! O Rui Martins estava atrás de mim!!! Mas que m**** de bandeiras azúis estas que me aparecem 2 km antes de o gajo estar atrás de mim, pá?!?!??!?! E o AHCATANO está já na linha a pedir autorização ao árbitro para reentrar (isto é futsal, não tem limite de substituições, pessoal...) e lá vem ele ter comigo, outra vez. "Então, hehehehe! Dois gajos a comerem-te, mais uma vez... és uma nódoa..." Procuro aproveitar o DRS, dando o lado de dentro ao David Santos, mas na ideia de me aproximar do Rui, só que o David vem mais rápido, e quando chega na travagem para a T3, meteu-se na minha frente. UIIIII, que eu estava a ver o episódio Ricciardo-Verstappen em Baku a repetir-se ali!!!!! Não tive outra hipótese senão bloquear a travagem, evitar o embate a qualquer custo... e ir para as couves, enquanto o AHCATANO voltava novamente para o banco. :suicide2: :suicide2: :suicide2: :suicide2: :suicide2:

O resto foi levar o carro até ao fim. Acho que fui o último dos que não desistiram.

Nota só para duas coisas:
- Na qualificação, por duas vezes um piloto saído da box não saiu da trajectória de corrida durante a minha volta lançada. Por duas vezes, o que poderia ter sido uma boa volta foi totalmente invalidada por quem acha que deve ir na trajectória ideal mesmo quando não está a marcar tempo. Quando se está a marcar tempo, a quem vem mais rápido não resta outra coisa senão chupar um limão para não ter azia, pois é chato mas são as regras do jogo. Agora quando se está a sair da box para ir para a volta lançada parece-me de muito mau tom não se desviar, abrandar numa recta ou facilitar a passagem por dentro numa curva a quem vem claramente numa tentativa de melhorar o tempo. São comportamentos que têm de ser revistos.
- Por alguma razão se diz que as pistas têm certos sítios como pontos de ultrapassagem, porque são efectivamente os sítios em que é espectável que se ataque com sucesso e em segurança. Isso em fórmulas então é fundamental, porque a aerodinâmica tem grande impacto no desempenho dos carros. Não é só porque se está mais rápido em dado ponto da pista que nos dá o direito de meter o carro por dentro na curva seguinte. Às vezes não nos resta muito senão aguardar. Eu nas primeiras voltas tive várias situações em que tive de abrandar muito nas zonas sinuosas para depois tentar atacar, mesmo que sem sucesso, nas rectas. É a vida de quem corre, há que ter paciência e ler bem a corrida para não estragar a nossa e a dos outros.

Parabéns ao Pedro Gomes, ao José Almeida e ao Hugo Marques pelo pódio! Venha Silverstone!

2
Bom, tendo em conta que já tinha várias horas de treino, não o vou desperdiçar e aproveito o aprendido para duas ou três stages no "Wreckfest"...

3
Bah! Que degredo! A falta de tempo na preparação do carro na "pré-temporada" está-se a reflectir de forma dramática em corrida!  :shok: Estou completamente às aranhas...

QUALY:
Com tempos de treino que davam para estar alí a cheirar o Top 10, a minha melhor volta foi quase 1 segundo mais lenta do que aquilo que já havia conseguido fazer, o que claro que é frustrante. Conseguir aquele momento certo para entrar em pista numa qualy com 30 marmelos é vital, mas fazer bem as voltas também ajuda!

RACE:
O que melhor descreve a minha corrida é: depois de ter chegado a 9º, terminei em 19º sem ser ultrapassado em pista por um piloto mais rápido que eu em luta directa. Ou seja, ou faço um pião, ou falho uma travagem, ou uma outra parvoíce qualquer, uma e outra e outra e mais outra vez. A corrida valeu por algumas perseguições (não culminadas) que tive em determinadas alturas da prova. Melbourne é um circuito onde ultrapassar é muito complicado, mas que dá bastante gôzo correr.

E se ontem acham que foi uma carnificina, preparem as pipocas porque para a semana o Jason, o Freddie Krugger, o Michael Myers e o Pennywise vão sair às ruas de Monte Carlo.

4
titlePTSims.net Racing / Re: ONBOARDS - Live Stream
« on: January 13, 2020, 15: 26 »
Parece que as equipas tugas estão em grande, catano!
Parabéns à Carbor8 e à PTSims.NET Racing pelos resultados obtidos no sábado! Que bela performance de ambos os carros LMP2!

5
Boas

Sem entrar em guerras de sims e falando somente do mod na minha opinião este carro está uns níveis a cima do usado o ano passado,adoro o bicho apesar de ainda não o dominar muito bem.

(...)

Parece me um bom carro para fazer umas boas lutas,agora vai ser a sério.

(...)

Só uma coisa que já se passou no ano passado no fs2019,o pessoal que tá a ser dobrado não deve mudar de direção ou travar de repente,tentem dar a perceber o que vão fazer e só depois abrandar porque às vezes é muito complicado para quem vai a dobrar perceber o que vão fazer porque toda a gente faz de maneira diferente.

(...)
As "guerras de sims" vêem desde os tempos do RF1 e do GTR2, em que cada um dava o seu bitaite, e teve o seu áuge com o Project CARS. TXIIII, menino, isso é que foi o pináculo do "Fanboyismo" entre os que não viam outra coisa à frente que não o PCARS e os que diziam que era "a pior bosta que alguma vês pisou a face da Terra". Poucos foram os que se mantiveram no meio, sendo essa provavelmente a discussão mais polarizada que tenho memória.  ;)

Como o David, não estou a querer criar qualquer guerra e nem sequer qualquer sensação de mal estar, e até admito que entrei um bocado "a pés juntos" quando disse, cito, "Há gostos para tudo".

Acho que a maioria do pessoal sabe que eu tenho tido preferência por correr em rF2, mas isso não quer dizer que não goste do AC. A minha opinião é que na generalidade o rF2 é melhor, mas isso não quer dizer que o AC, especificamente, e até outros sims não prestam e só o rF2 é bom. Aliás, por exemplo, acho que o rF2 tem sérias dificuldades em simular carros de tracção à frente, algo que o AC faz muito melhor.

Aquilo que afirmei não se refere ao mod, mas sim especificamente à plataforma. Desde o FS 2018, o último campeonato de fórmulas que eu havia disputado no AC, corri em dois campeonatos de F1, um de Formula V8 e ainda o FS2019, tudo em rF2. A sensação ao voltar ao AC num fórmula é de estranheza. O facto de não conseguir identificar visualmente o composto causa-me confusão, o pit limiter automático é, desculpem-me a expressão, um "dumb down" na simulação e um dado importante em falta para corridas com paragem obrigatória na box, e continuo a achar o sistema de danos demasiado permissivo no que diz respeito especificamente aos fórmulas. Relativamente ao DRS, ainda tenho de confirmar isso, mas parece-me que não activa quando estamos a menos de 1seg de um carro retardatário ou que nos tenha dobrado. Se não o faz, não está correcto, porque deve activar quando estamos a 1 seg do carro que segue à nossa frente e não a 1 seg do carro que está na posição antes da nossa.

Isso compromete todo o campeonato? Claro que não, nada disso!!! Faz da escolha do Assetto Corsa uma má decisão?! Não. Podia ser pior que o AC, podia ser fórmulas no Race 07.  :suicide2: :suicide2: :suicide2: :suicide2: Não pretendo ser inconveniente! Era o que faltava!! O carro parece-me bem (apesar de não acreditar muito que o F3 real tenha apenas 3 posições de mola traseira, mas isso são "pinchavelhos" para discussão com fan boys, é preciso é que ande e sintamos bem o carro) e concordo quando o David diz que vai dar boas lutas. Há é que ter consciência do espaço e do que o carro vale em termos de aderência e aerodinâmica.

E principalmente, há que ter muito cuidado nas dobragens! É um drama que se continua a verificar e não tido melhorias nos últimos campeonatos. Na curva seguinte, se for um gancho abram a trajectória e deixem-nos passar por dentro. Se for uma zona rápida, sigam sempre pé a fundo e na travagem facilitem a ultrapassagem. Se não estiverem em luta com ninguém, numa recta encostem para fora da linha de corrida e abrandem ligeiramente. É simples e não é preciso ninguém atirar-se para fora da pista. Não é só quem vai ser dobrado que tem de facilitar, é preciso que quem vai mais rápido ultrapasse em segurança.

Pronto, agora que acho que já esclareci o meu ponto de vista e evitei de todas as formas levar porrada do David, que venha a coisa mesmo a sério, porque já treinarei a sério!

Já vos tinha dito que detesto Nurburgring? É que isso também não ajudou nada...

6
titleFormula Series 2020 / Re: Formula Series 2020: Transmissões
« on: January 07, 2020, 10: 41 »
Vou tentar estar presente mas não prometo. Se conseguir antes do início da transmissão ou mesmo durante, estarei no TS e darei um toque a um de vocês.

7
Boa Noite. Alguém me sabe explicar em qual layer devo pintar no template? Presumo que seja a AO mas a cor que coloco não é a cor que lá fica  :unknw: Normalmente tem um Paint Here mas esta não tem nada. Obrigado.
Eu por norma crio vários layers novos além dos existentes...

Cria um no fundo como se fosse background e pinta de uma cor qualquer, seja ela a pretendida ou uma bem berrante só para saberes o que estás a ver. Se não aparecer a cor, vai retirando layers acima até encontrares aquele que te está a tapar o background.

8

Fim de uma época, início de outra. 2019 foi o ano mais bem sucedido da história da PM4 Racing, com pódios nas classificações finais em todas as competições em que participámos, sem excepção, quer por pilotos quer por equipas. No âmbito específico da PTSims, a PM4 Racing participou em três dos cinco campeonatos Series, ganhou dois por pilotos, dois por equipas, e ainda obteve um pódio por equipas no GT Series bem como pódios nas duas Taças de suporte. Resumindo, quem viu esta equipa há precisamente 2 anos, em que os seus pilotos da altura se preparavam para regressar de uma pausa de dois anos, e a vê hoje em dia, pergunta-se se esta é a mesma PM4 Racing...

Pois bem, vem aí 2020. Apesar do sucesso obtido nestes dois anos ser recente e não se poder ainda considerar como um vasto curriculo, a PM4 Racing está no meio da moche de equipas à chapada pelos troféus em disputa, e isso traz responsabilidades, que passam por coisas tão diversas como o empenho num campeonato e a preservação da imagem da equipa como uma das que tem de se ter em conta. Pois bem... e o que raio decidiu este palerma deste gajo que eu tenho como manager da equipa?

Sim, eu, Mário Serafim, "hackei" a conta do Vitória para vos contar umas verdades! Porque isto não pode ficar assim!! Durante estes dois anos eu tenho dado tudo, TUDO, por esta equipa! Vou para a frente do boi, saio todo esfolado e amassado das corridas, levo porrada do CAI, e ainda tenho de andar a ler a minha correspondência privada porque não há uma bodega de um assessor ou de uma secretária de mini-saia como as outras equipas têm, que me permitisse estar focado unica e exclusivamente nos treinos e nas corridas. E depois, o que eu vejo é o destruir de todo um trabalho fabuloso feito por pilotos e gente especial só porque este gajo acha que é o maior!!!

Então não é que na reunião para planeamento da época ele disse que quem iria defender o título de equipas da PM4 Racing no Formula Series 2020 era ele e o irmão?! Que as performances que eu e o Tiago Monteiro havíamos tido no último ano foram boas em termos de resultados mas que se exigia mais nota artística?!?! Que o Nuno "Senna" Leite Castro só sabe andar à chuva, coisa que não há no Assetto Corsa?!?!?! Que o Adalberto Farias é bom, mas que as restrições de mercado impostas pelos EUA à Coreia do Norte o impedem de dar maior protagonismo ao nosso Coreano mais fofinho?!?!

O Sr. Vitória acha que ele e o seu irmão, que está na equipa apenas e só porque é irmão do Sr. Vitória, e todos sabem disso, são a melhor opção para defender o título da PM4 Racing no Formula Series 2020. Mas a verdade que vocês desconhecem é que isto tem tudo a ver com a OPA do Benfica às acções da SAD!!! Isto é tudo uma pouca vergonha, é tudo uma cambada de chupistas, é tudo uma cambada de ordinários, é tudo uma cambada de filhas das p$%#s que acham que fazem o que querem!!!

E só por causa disso, eu vou usar a conta deste ordinário-mor para desvendar o seu segredo mais bem guardado até ao momento! Tomem, de borla, para todos vocês verem:

AS FOTOS ESPIA DO CARRO DA PM4 RACING PARA O PTSIMS FORMULA SERIES 2020!!!!

NUNO VITÓRIA - Carro nº 3



ANDRÉ VITÓRIA - Carro nº 47


Agora vocês, respeitáveis adversários, já têm acesso a ver todas as inovações tecnológicas, quais as novidades aerodinâmicas, qual o setup que vão usar, qual a fórmula química usada na produção das borrachas dos vários compostos dos pneus, qual a espessura e peso da tinta no carro e, mais importante de tudo, qual o débito de combustível por hora que está definido para este inovador motor, tudo isso a partir desta complexa e bem estruturada informação que vos forneço!!! Tudo isto apenas e só para ferir o orgulho e retirar o sorriso idiota da cara deste estafermo que pensa que tudo o que foi feito até hoje foi à pala dele e não dos outros, que realmente andam alguma coisa com os carros e que sabem como funciona um carro!!

Não fosse por estes dois estrupícios e estaria a torcer por fora pela PM4 Racing. Assim, o ódio que tenho dentro de mim e a injustiça de ter sido privado de forma vil e atroz de correr com os Fórmula 3 leva-me a desejar que seja a Ferrari a levar o título, porque eu sou muito amigo do Antonio Giovinazzi. Adoro a F1, é a minha paixão desde pequenino

Além disso, quero também dizer que sonho um dia beijar com língua o Tom Cruise!

Assinado: Mário Serafim

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Também me diverti,gosto deste ambiente mais descontraído em que estamos todos na comédia  :drinks:
Ahaha! Comédia?! Eu estive a ver o onboard do Nuno Vitória!!  :crazy:
Fogo... até os meus pupilos gozam comigo... :( :( :( :( :( :(

O que valeu foi o divertimento que tive naquela horita. O carro é giro, só é pena não agarrar ao chão (quem diria). No fim, uma incursão pela twilight zone para perceber o que raio tinha acontecido ao Almeida durante a corrida, porque saiu pela relva fora e nunca mais ninguém o viu! Quando fomos ter com ele, percebemos porquê: alí ao lado era um daqueles sítios onde todos são bem vindos, fuma-se umas cenas maradas para ficarmos a pairar no ar, mas nunca mais se vê a família e amigos...

Uma bela noite de corridas, sem dúvida! :)

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Fonix, eu não vou faltar!!! Com o andar da coisa, ainda ganho a corrida...





... porque serei o único a arrancar. Mas conta na mesma!

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Pessoal, uma questão importante: qual o nível de dano que vai ser implementado para este campeonato?
A pergunta vai no sentido de que é sabido que o sistema de dano do AC é mais permissivo que o do rF2, simulador usado na última edição, logo que eu gostasse de sugerir que o nível de dano fosse subido dos 80% usados na edição de 2019 para algo entre os 95% e os 100%.

EDIT: já vi nas regras que está definido 80%. Não sei qual a opinião dos restantes, mas mais um bocadinho de damage seria interessante, pois fórmulas não são turismos, e seria mesmo para desencorajar os contactos.

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- o 3º agradecimento vai obviamente para a MOONLIGHT que teve a amabilidade de me convidar e acreditou que um ancião do simracing ainda podia aportar alguma coisa à equipa pela positiva. Foi preciso uma equipa de rookies para alguém me convidar ao fim de 14 anos de simracing  :yes:

Vitor, te garanto que o convite só não seguiu da minha parte porque tínhamos apenas um carro com os 4 pilotos, porque teria todo o gosto em ter-te no nosso alinhamento. E era também para uma equipa de rookies neste tipo de evento.  :blush: :blush:

Já agradeci no grupo do Facebook, mas agradecimentos nunca são demais. Muito obrigado à PTSims, à R4-Sims e à Slipstream Sims (por ordem alfabética) pela idealização e organização de um evento desta magnitude, que juntou o melhor do simracing nacional e internacional (o Jernej Simoncic é o campeão 2019 de pilotos do Formula Simracing World Champioship, por exemplo). Se quem correu fez sacrifícios, quem organizou fez bem mais para ter uma operação conjunta de organização, de transmissão e de gestão das próprias equipas. Estão de parabéns por um evento 5 estrelas!

Quanto à nossa participação, estreia absoluta em endurance da equipa e de vários pilotos, foi excelente! Na estreia terminar em 14º é algo que estava acima das nossas espectativas iniciais, mesmo considerando a excelente qualificação do Tiago Monteiro. O objectivo era apenas e só terminar, dando sensivelmente o mesmo tempo de corrida a todos, e aprender assim onde podemos melhorar para o futuro.

Como em tudo, só quem ganha pode alegar que teve uma corrida perfeita. A dada altura, e tendo em conta como tudo estava a decorrer, estávamos a apontar para um final entre o 10º e o 12º lugar. No entanto, a volta 201 lixou tudo!!!  :shok: :shok: :shok: :shok:

No final da volta 200, o Tiago ficou na dúvida se devia parar ou dar uma última volta para esgotar o depósito. "Vai, vai, espreme isso! No fim vai compensar!!" dissemos nós. Pois bem, na T1 da volta 201, um carro da Morabia esqueceu-se de travar e BUUUUUUUUMMMMMMM!!!!!, lá foi a traseira do Aston Martin toda encolhida do lado direito!!! Não obstante isso, depois de o Tiago se arrastar em passo de caracol até à boxe com o carro todo torcido, assim que vai a entrar na boxe para trocar de turno, o jogo do Nuno Leite Castro crasha!  :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: O Tiago baralhou-se, parou antes para ver se era possível dar tempo ao Nuno de reentrar. Disse-lhe para esquecer isso, ir tratar de reparar o carro o mais rápido possível e fazer mais um turno, que depois algum de nós cederia o seu "tempo" em pista. No meio da baralhação toda o pit limiter não ficou ligado algures no processo e ainda levámos um S&G!!!!!  :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: Bom, foi da maneira que à volta 203, depois do S&G, o Nuno Leite Castro saltou para o volante e seguimos o curso normal, mas com uma volta de atraso para quem estava à nossa frente e com uma volta de avanço para quem vinha atrás, que se manteve até ao fim de prova, o que fez com que a luta por posição em pista nunca tenha acontecido em condições de igual para igual.

É corrida, são as incidências em pista e temos de saber viver com isso, mas o 14º lugar não deixa de ser um bom resultado.

Então, e agora?! Quando é a próxima?!?!

 :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo:

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Geral / Re: Codemasters compra Slightly Mad Studios
« on: November 29, 2019, 11: 41 »
Eu vejo duas eventualidades aqui: ou o desaparecimento da componente simulação, ou uma aposta clara na simulação por parte da Codemasters com uma nova marca!

Convenhamos que os PCARS (1 e 2) tinham potencial para ser muito bons simuladores, mas venderam-se ao mercado. Já disse isto antes e volto a repetir: dois anos antes do lançamento, o PCARS 1 estava num excelente caminho, com controlo nas boxes por parte do piloto, FFB muito intuitivo, físicas muito interessantes. O compromisso para entrar nas consolas estragou tudo. A partir daí, o foco mudou e muito se estragou. Ainda dá para fazer umas corridas giras, mas pouco mais que isso: giras...

Por um lado positivo, podemos estar a ver a Codemasters apostar na SMS como a sua marca de simulação, sem "vendidos" ao vil papel. Ao estilo do Grupo VW que tem na Audi a sua marca premium e na Skoda a sua marca low cost, podemos ter aqui a Codemasters como a marca arcade e a SMS como a marca de sims. Assim, todas as características que nos aborrecem no PCARS 1 e 2 deixariam de fazer sentido num PCARS 3, pois já não estaria em concorrência directa no mercado com o GRID, por exemplo. E não nos esqueçamos que o mercado do simracing está a expandir e há ainda lacunas nos temas que temos actualmente no mercado. Se pudéssemos pegar na imersão do PCARS, na física do rF2, no FFB do AC, no sistema de carreira do iRacing e na facilidade de utilização do Automobilista, tínhamos o sim perfeito. Pode ser que essa seja a visão da Codemasters.

Ou então... não.

14
Eu vou deixar a minha opinião sobre o caso, que vale o que vale pois nem sequer estou a correr no GTS.

Eu entendo o que o Zé e o Luis alegam, que as regras dizem o que dizem, mas há uma coisa que várias vezes tem sido argumentada, quer nos desportos automóveis quer noutros desportos que é intitulado de "espírito da regra". E isto serve para que certas coisas que não estão especificadas nas regras estão, no entanto, subentendidas.

Neste caso específico, o Luis adiantou-se ao Domingos e ganhou-lhe a posição, levando a que outros pilotos da fila da direita ganhassem, também eles, uma posição. Ok, pelas regras não fez nada de mal... mas e se tivesse optado logo por arrancar desarvorado após a chicane, e os outros o seguissem (sempre sem ultrapassar o Safety Car)?! Quem vinha atrás dele ganhava 3, 4 ou 5 posições relativamente aos pilotos da fila do Domingos... e pelas regras estaria tudo ok, certo?!

É preciso, por isso, que vigore o bom senso, e aplicar o espírito da regra. Porque sejamos concretos, quem se qualifica em 2º tem de arrancar em 2º, e isso significa arrancar, no máximo limite máximo, a par do piloto que detém a pole position. Isso não é preciso ir ler os livros das regras ou procurar argumentos aqui ou alí. A qualificação serve para alguma coisa, e em termos históricos até já houve corridas em que arrancavam 3 carros a par (eu acho que a Indy 500 ainda é assim... ou será Daytona 500? Qualquer coisa...) e nunca foi permitido ao 2º ou ao 3º arrancar, em situações normais e sem que houvesse um problema mecânico, arrancar na frente do mais rápido da qualificação.

Portanto, não vale a pena entrar aqui em conversas típicas de advogado e começar a esmiuçar o que está escrito aqui ou alí, porque as questões jurídicas são uma coisa, e o espírito das regras e o pretendido com o que se escreve é outra completamente diferente.

Dito isto, aceito e acredito plenamente que o Luis não tenha tido qualquer intenção e que o ocorrido não foi uma tentativa de se "armar em Chico Esperto" e aproveitar-se de pretensas lacunas regulamentares, mas com base em tudo o que é o razoável para uma corrida, não fez o que lhe competia, que era ficar atrás do Domingos, independentemente do que as regras têm escrito taxativamente, porque as mesmas regras deixam taxativo que o primeiro a arrancar para a corrida é o primeiro classificado da qualificação. E isso é muito mais evidente que qualquer hipotética entrelinha não especificada.

De resto, aproveito para dar os merecidos parabéns à Carbor8 pela vitória no campeonato de equipas, ao Hugo Marques pelo título na Sprint Cup, ao Tiago Lapa pelo segundo lugar e ao Mário Serafim por um pódio que certamente o vai motivar ainda mais para o futuro!

15
Não vejo nenhum alarido, apenas algumas pessoas a darem a sua opinião sobre a situação de forma perfeitamente natural.

Como é óbvio, no fim de uma corrida tão atribulada e confusa, procurámos perceber o que se tinha passado, quais as possíveis causas para o problema e tentar perceber até que ponto o resultado final reflectia a realidade.

Após analizar convenientemente os dados disponíveis quer do replay quer inclusivé das transmissões onboard que foram feitas, tivémos o cuidado de enviar as nossas conclusões daquilo que muito provavelmente aconteceu tanto ao José Almeida como ao Carlos Santos, procurando ajudá-los a resolver o "mistério" o mais rapidamente possível com a ajuda de mais quatro mioleiras e oito olhos sobre o assunto.  ;)