Recent Posts

Pages: [1] 2 3 ... 10
3
Carlos, já vai haver uma competição de bots em estrada, como suporte para a Formula E em 2019, salvo erro. No entanto, na primeira demonstração que fizeram com dois carros apenas em pista, um deles... espetou-se no outro. Portanto, isso ainda vai ter muito trabalhinho pela frente.

No entanto, não vejo uma competição de futuro com AI e humanos, ou apenas AI. Porque a realidade é que um tipo de competição assim era uma seca.

A F1 e o desporto motorizado em geral faz o que fazem os outros desportos, dependendo do seu grau de aceitação nas diversas sociedades: cria ídolos e lendas. Nunca iremos venerar um robot que leva um carro a fazer 20 voltas perfeitas, ou que acerta 40 triplos seguidos num cesto. Nem ao robot nem ao tipo que o constrói. É algo que tem a sua piada em termos de tecnologia mas não vejo como uma possibilidade de desporto no futuro.

Quanto à autonomia no dia a dia, não confio em algo 100% autónomo. Nem agora nem nunca. Chamem-me antiquado... :)
4
Ate' la' nao me doa a cabeça. Vai ser um "problema" (de puro aborrecimento) para os meus netos (espero eu).

Quanto ao eletrico nao me chateia nada. Eu prefiro e carros com capota em vez de formulas.
5
Arranque tranquilo cá do fim para ver se evitava problemas na 1ª volta e foi sucesso garantido. Com poucas voltas já estava perto do top 10 e bom ritmo. Depois no meio de tanto carro (espetacular mesmo) foi difícil não errar, segue-se muito perto, basta uma travagem mais cedo para nos por em enormes problemas a quem segue atrás. Top 10 era o meu objetivo.

Apesar de ter tido muita animação em toda a corrida, com muitos companheiros do asfalto, fiz na realidade muitos erros, nada de especial mas pequenos erros que foram originando penalizações e com isso fui perdendo o comboio e descendo posições atrás de posições até terminar num belíssimo 16º lugar. O que vale é que o meu companheiro faz questão de mostrar que o problema é meu, porque o carro e o setup é o mesmo normalmente. As dificuldades de controle/reação do carro só se fazem notar comigo como se comprova por mais um belo resultado do João. O problema só pode ser do carro  :rofl:

Parabéns aos vencedores e a todos os que participaram.
concentração é o que te falta 😂
6
Muito fixe este video ó Gouveia. :ok:

Deixo tb aqui o meu report de uma corrida que não teve o resultado que gostaria mas perante as adversidades foi fixe e, acima de tudo, emocionante pela quantidade de lutas porreiras que se proporcionaram.

Bem, as "adversidades"..O meu router deu o berro dois dias antes da prova e por isso estava a usar a rede do cafe que tenho em baixo do meu apartamento.
Tinha estado a dar bem anteriormente mas na quarta foi dia de futebol e o cafe cheio de gente..Resultado, pings absurdos visiveis logo no practice e por isso tive que sair do server para resolver isso.
Solução que encontrei foi criar um hotspot no telemóvel, ligar o pc lá para ir buscar o 3g e ver se conseguia ainda participar na corrida. :bomb:  :crazy:
Entrei de novo no server para testar, já a qualif estava em andamento e vi que era possível pq já não via carros a fazer teleport. :music: E foi assim que segui caminho.

Fiz meia duzia de voltas na qualif, que deu para fazer um tempo mediano mas tiv q parar antes do final para comprar dados extra da net movel e eliminar processos do pc que podessem querer usar a rede e f*d€r o esquema todo. Enfim alto filme mesmo.

Corrida, arranquei de 15º e acabei em 13º. No meio da "trovoada" toda que tive, não foi mau mas podia ter sido melhor pq cheguei a estar no top 10 antes das idas às boxes, no entanto alguns deslizes e um pitstrategy com gota a mais para a segunda parte da corrida(fiz à pressa no meio dos filmes) ditaram o resultado.

E foi isto. No final fica uma prova divertida, e o facto de termos (para já) o carro mais bonito da grelha! :party:
 ;)

Vemo-nos na Austria my friends.

abraço

7
titleMazda MX-5 Cup / Re: Mazda MX-5 Cup: Inscrições
« Last post by Carlos Miranda on October 20, 2017, 19: 41 »
- Equipa: Carbor8 Racing
- Piloto e GUID: Carlos Miranda / 76561198035014208
- Número: 87
8
Além de actualidade pode-se discutir o futuro?

A propósito da Formula E gostava de saber o que acham que vai acontecer nas próximas décadas porque é uma coisa que me intriga imenso.
Para mim é evidente que mais brevemente que esperamos, uma a duas décadas, a Formula E, ou outra fórmula 100% eléctrica, vão ser o pináculo incontestado do desporto motorizado. Mais devagar mas inevitavelmente todas as categorias supra-citadas vão evoluir para motores 100% eléctricos. Posso estar enganado mas sobre isto tenho opinião muito bem formada. Todo o dinheiro, marcas, marketing, legislação, bem como desejos das gerações vindouras vão estar direccionados para isso.
Os motores de combustão no Séc. XXII serão apenas e só uma memória histórica e um hobby gorduroso e sujo de uma franja da sociedade inexpressiva e pouco recomendada ou o hobby de super-luxo dos milionários.

O que me intriga é tentar especular os efeitos que a condução autónoma pode trazer ao desporto. Hoje em dia os carros autónomos já são melhores condutores que os humanos, matam menos gente. Acredito que daqui por 20/30 anos as primeiras cidades/países vão começar simplesmente a proibir os humanos de conduzir porque o risco de ter um humano a conduzir simplesmente será absurdo e não será tolerado pela sociedade. Por outro lado a concentração da sobre-população do planeta nas mega-cidades vai contribuir para isso (se não formos todos cavar terra antes). Para culminar qq software poderá pilotar um carro autonomamente melhor que qualquer humano.

Quando este dia chegar haverá lugar para o desporto automóvel? Os putos sonharão em ser pilotos? Haverá competição entre AI e humanos? O BOP será reduzir o clock dos CPU's dos AI?
Eu sempre acompanhei a F1 desde os 6/7 e sempre fascinado pela evolução técnica dos carros, as inovações, os rasgos de génio, no fundo o progresso. No futuro qq espécie de desporto automóvel que envolva pilotos humanos será o regresso ao passado, à pré-história quase, será sobre retrocesso em vez de evolução da engenharia. Sinceramente não consigo antever o que possa acontecer.

Ao nível do controlo autónomo temos o caso da aviação, quer militar quer civil, que começou este processo umas décadas antes e que já leva esses anos de avanço. Ainda será muito cedo para tirar ilações mas este processo está a tirar o fascínio/mito de pilotar? Outro exemplo a propósito é Controlador de Tráfego Aéreo, profissões outrora absolutamente míticas e que hoje começam a ser banais. Claro que a massificação da aviação é o maior factor, but still...

O progresso técnico e a presença humana no desporto motorizado parecem-me claramente incompatíveis. Não é difícil de imaginar as marcas a pôr o dinheiro todo na competição entre carros autónomos pq é isso que elas vão vender... se nos anos 60 ou 70 o carro q vencia na pista no domingo vendia-se no stand na segunda-feira, muito mais direta será a relação quando falamos de carros que na segunda estão no stand com o piloto q ganhou a corrida embutido no silicone. Mas será que alguém está interessado em ver isto?
9
Ja ca canta. :)
10
Concordamos em discordar :p
Pages: [1] 2 3 ... 10