Etapa 8
DAUA - DATM
Adrar - Bordj Mokhtar
dist: 395nm
Combustível partida: 1035 lb
Combustível chegada: 315 lb
Parece que cheguei num dia animado para estas paragens. Além do meu chegou mais um Antonov com mantimentos e outro avião cuja carga me aconselharam a não fazer muitas perguntas. Assim sendo o meu "Lusitania" não dormiu sozinho.

Como planeado, este voo iria partir de noite. Eram 4:40 a ultima vez que olhei para o relogio antes de meter motor a fundo para a descolagem.

Infelizmente a noite não estava nada como eu gostava. Estrelas nem vê-las e o luar a reflectir nas dunas...pois, pois. A única coisa que via era isto:

Esta falta de visibilidade aliada à longa distancia desta etapa fez com que hoje fosse o voo mais cansativo desta aventura e dos mais cansativos que fiz no FSX.
As longas distâncias fizeram-me voar grande parte do trajecto sem sinal de VOR ou NBD e a falta de fiabilidade do pseudo-piloto automático obrigou-me a mais de 2 longas horas de atenção e dedicação à navegação e o pior é que às escuras.
Mas que diabo. Que raio de travessia do deserto seria esta sem estes ingredientes.
Felizmente todas as noites têm um fim e o sol lá nasceu, belo como é sua obrigação.

O resto do voo foi sem grande história. Basicamente é como navegar no mar mas com amarelo.

A cerca de 40 minutos da chegada lá apareceu o sinal do VOR e as horas de dedicação à navegação com calculos ao vento e tudo compensaram. O desvio da rota era mínimo e a hora de chegada era a prevista. Infelizmente o dia estava destinado a ser cansativo. A falta de informação DME do ultimo VOR assim como a baixa visibilidade causada pelos ventos fortes e areia obrigaram-me a uma atenção redobrada para garantir que não passava pela pista sem dar por ela.
Vejo lá ao fundo uma mancha no chão. Será o meu destino?

Era mesmo. Nesta zona do planeta cada poça de água vale mais que ouro e em em cada pequeno oasis nasce uma aldeia e felizmente com pista de aterragem aqui para o tuga

Ventos fortes e má visibilidade enganaram-me na "downwing leg" e afastaram-me ao ponto de perder a aldeia de vista. Ainda assim, para um "pró com´ó je" nada que não se resolvesse

Com um cheirinho de leme para apimentar a coisa e siga mais uma para a colecção

Pormenor da torre de controlo numa espécie de roulotte

Esta foi a última na Argelia. Amanhã, se houver tempo devo chegar ao Mali. Aos poucos já começo a ver o fim do deserto.
Abraços e bons voos.