Author Topic: Bandeiras: um Guia para o Sim-Racing  (Read 85 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Online Mário Peixoto

  • Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • ****
  • Posts: 19549
  • Liked: 2226
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
Bandeiras: um Guia para o Sim-Racing
« on: January 08, 2020, 17: 08 »
No desporto automóvel, as bandeiras são um aspeto essencial, servindo para dar informação pertinente, de modo rápido e intuitivo, aos pilotos em pista. Da mesma forma, também no Sim-Racing as bandeiras são fulcrais para que as corridas decorram com normalidade, pelo que os pilotos devem saber o seu significado e que ações tomar quando uma dada bandeira lhes é mostrada em prova.

Atualmente na PTSims, todos os simuladores de circuito que utilizamos possuem um sistema de bandeiras: Assetto Corsa, Assetto Corsa Competizione e rFactor 2. Embora a forma como as bandeiras são mostradas varie um pouco de simulador para simulador, o significado delas e respetivas ações a tomar com base nas Regras Gerais de Sim-Racing da PTSims estão descritas neste tópico, havendo também duas imagens com um resumo gráfico para consulta rápida. Este tópico destina-se sobretudo aos pilotos mais "rookies", mas mesmo os "veteranos" podem e devem ler para garantirem que estão a par da informação. Além disso, qualquer adição ou correção é bem-vinda, e terei todo o gosto em atualizar o tópico com mais informação caso entendam necessário.

Optei por dividir este tópico em duas partes distintas: uma primeira parte dedicada às "Bandeiras Essenciais" (6) e uma outra parte dedicada às "Bandeiras Secundárias" (4). Neste caso, a diferença é que as bandeiras principais, na sua maioria, são utilizadas em todas as corridas, ao passo que as bandeiras secundárias raramente são utilizadas e algumas delas nem sequer estão implementadas nos simuladores. Por fim, importa realçar que o significado das bandeiras é aquele utilizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Existem bandeiras específicas para certas categorias, tais como NASCAR ou IndyCar, mas estas não são consideradas neste tópico, visto que na PTSims não temos por hábito organizar eventos que não sejam de categorias FIA.

Espero que seja útil a todos! Boas corridas! :drinks:



BANDEIRAS PRINCIPAIS


BANDEIRA VERDE: é utilizada para iniciar todas as sessões oficiais e, principalmente, a sessão de Corrida. Neste caso, a bandeira verde pode ser substituída por semáforos ou pela voz do Diretor de Prova via TeamSpeak. Serve também para mostrar aos pilotos que não há qualquer perigo em pista e que estes são livres de correrem sem impedimentos. Normalmente, a bandeira verde é apenas mostrada uma vez, estando implícito que, quando nenhuma outra bandeira está a ser mostrada, então os pilotos encontram-se a correr "em condições de bandeira verde".

BANDEIRA AMARELA: é utilizada para indicar perigo numa dada zona da pista mais à frente daquela onde o piloto se encontra. Por exemplo, um carro parado fruto de despiste ou acidente. Todos os pilotos devem redobrar a sua atenção sempre que esta bandeira é mostrada, de forma a evitar ao máximo novos acidentes, pois ela indica um perigo iminente. Além disso, a gravidade do perigo não é clara até o piloto lá chegar, pelo que é necessário tomar precauções de antemão.

BANDEIRA AZUL: é utilizada para indicar ao piloto que um mais rápido se aproxima e que o vai dobrar. O termo "dobrar" significa que um piloto vai dar uma volta de avanço a outro. Aplicam-se aqui todas as regras do ponto "Dobragens" da PTSims. De forma muito resumida, o piloto que vai ser dobrado deve facilitar a dobragem do outro piloto, não dificultando a mesma e sobretudo não lutando com esse piloto, visto estarem em voltas diferentes. Os pilotos que estejam uma ou mais voltas abaixo da volta do líder devem estar atentos à bandeira azul e estar preparados para agir quando esta lhes é mostrada.

BANDEIRA PRETA: é utilizada para indicar ao piloto que este foi desqualificado da sessão em que se encontra. Se for mostrada na sessão de Treinos Livres ou Warmup, o piloto fica impedido de voltar à pista até que alguém do Staff lhe retire a penalização; se for mostrada na sessão de Qualificação, o piloto fica impedido de voltar a marcar tempo; se for mostrada na sessão de Corrida, o piloto é obrigado a voltar à garagem, sendo que alguns simuladores retiram automaticamente o piloto da pista alguns segundos depois de ser mostrada a bandeira preta. A bandeira preta pode ser dada pelo simulador caso o piloto ande em contra-mão / marcha-atrás, não cumpra uma penalização, etc. A bandeira preta pode também ser mostrada pelo Diretor de Prova, se este entender que algum piloto está a quebrar as regras estabelecidas e/ou está a colocar em causa o normal desenrolar da corrida ou da sessão, sendo que nesse caso será expulso do servidor e impedido de reentrar. A mensagem de bandeira preta pelo Diretor de Prova é dada única e exclusivamente via TeamSpeak, seguida do nome do piloto penalizado.

BANDEIRA VERMELHA: é utilizada para indicar que a sessão foi interrompida antes do fim oficial. A bandeira vermelha está a cargo unicamente do Diretor de Prova via TeamSpeak, que pode invocar o seu uso se entender que alguma situação está a impedir que a prova decorra normalmente. Por exemplo, um grande acidente na primeira curva pode dar azo a uma bandeira vermelha para que a corrida seja reiniciada. Todos os pilotos devem parar o seu veículo após receberem a mensagem de bandeira vermelha e aguardar por indicações do Diretor de Prova.

BANDEIRA DE XADREZ: é utilizada para indicar que a sessão terminou em condições normais. Quando mostrada na sessão de Corrida, significa que o piloto cruzou a meta no final do tempo ou do número de voltas especificado. Após ser mostrada esta bandeira, o piloto deve regressar à sua garagem manualmente sem causar acidentes (conhecida como "cooldown lap") ou pode carregar em "ESC" para regressar de imediato. Excecionalmente e se assim se justificar, o Diretor de Prova pode fazer uso da bandeira de xadrez para terminar a sessão mais cedo do que o previsto. Novamente, esta indicação é dada única e exclusivamente via TeamSpeak.



BANDEIRAS SECUNDÁRIAS


BANDEIRA BRANCA: é utilizada para dois fins distintos: para sinalizar um carro a baixa velocidade mais à frente e para sinalizar que o piloto entrou na sua última volta da Corrida. Geralmente, o significado mais comum é o último, uma vez que um carro lento é geralmente sinalizado com bandeira amarela por ser considerado "perigo". Na realidade, pode também indicar um veículo de emergência médica em pista, contudo tal situação não está implementada nos simuladores atuais.

BANDEIRA PRETA E BRANCA: é utilizada para indicar ao piloto que este tem de cumprir uma penalização na via das boxes. As penalizações mais comuns são "drive-through" (passagem pela via das boxes) e "stop 'n go" (passagem pela via das boxes com paragem durante X segundos). Estas penalizações surgem, frequentemente, porque o piloto passou para lá dos limites da pista demasiadas vezes ("cut track") ou excedeu o limite de velocidade na via das boxes. Por exemplo, em rFactor 2 é possível configurar quantos "cut-track" um piloto pode dar até ser penalizado e lhe ser mostrada esta bandeira.

BANDEIRA AMARELA E VERMELHA ÀS RISCAS: é utilizada para indicar ao piloto que o piso mais à frente se encontra num estado perigoso, capaz de provocar despiste ou perda de controlo do carro. Por exemplo, óleo derramado ou outros líquidos; a bandeira pode também indicar um pequeno animal em pista. Não está implementada em nenhum simulador, uma vez que estes não suportam condições tão realistas. De notar que o piso molhado fruto da chuva não é considerado piso perigoso (aplicável apenas a rF2 e ACC).

BANDEIRA PRETA COM DISCO LARANJA: é utilizada para indicar ao piloto que o seu carro se encontra demasiado danificado e que a sua continuação em pista é um perigo, tanto para si próprio como para os outros pilotos. Esta bandeira obriga a que o piloto regresse às boxes para reparar o carro o mais rápido possível. Não está implementada nos simuladores em uso na PTSims, mas está implementada no simulador iRacing.
« Last Edit: January 08, 2020, 17: 11 by Mário Peixoto »