Author Topic: Upgrade Placa Gráfica  (Read 106 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Aconduzir

• Novato
  • *
  • Liked: 0
    • View Profile
Upgrade Placa Gráfica
« on: December 04, 2019, 23: 10 »
Boas pilotos,

o meu pc tem a seguinte configuração:

i5 4460 3.2
16G Ram
SSD 128G
HDD 1TB
Geforce GTX 750 ti 2g

Precisava da vossa ajuda, comecei a jogar Assetto Corsa Competizione mas já não consigo ter a mesma definição nem tão pouco fluidez como tenho no Assetto Corsa ou RFactor 2.

Penso que está na hora de fazer o upgrade à gráfica, que aconselham, já que sou um leigo nesta matéria??

Não tenho nenhum budget definido, queria era ficar descansado nos próximos tempos uma vez que nem sempre jogo.

Abraços

Duarte Aguiar

"Racing, competing, it's in my blood. It's part of me, it's part of my life; I have been doing it all my life and it stands out above everything else" Ayrton Senna

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1321
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
Re: Upgrade Placa Gráfica
« Reply #1 on: Yesterday at 00:08 »
Boas. Eu tenho uma RTX 2070 e jogo em EPIC com FPS acima dos 100. 2560x1440 aqui.

Mas com esse processador não vais lá, vai estrangular todo no ACC.

Offline Ricardo Marcelino

• Diretor Informático | Staff
  • Membro
  • Liked: 103
    • View Profile
    • iwannaberacer
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT + Fanatec CSL Elite LC + Sim Rig Portugal
« Reply #2 on: Yesterday at 12:00 »
Boas. Eu tenho uma RTX 2070 e jogo em EPIC com FPS acima dos 100. 2560x1440 aqui.

Mas com esse processador não vais lá, vai estrangular todo no ACC.

Isso não é necessáriamente verdade Vitor!

Se ele jogar numa TV ou monitor de 60hz, o processador chega muito bem.

A relação está entre a quantidade e imagens por segundo (FPS) que a gráfica vai produzir, e a capacidade de o CPU lidar com elas.

Com esse setup e uma gráfica nova, só perde se tiver um ecrã 1080p de 144hz, porque a gráfica vai ser capaz de bons gráficos e muitas imagens por segundo, mas o CPU não vai conseguir acompanhar.

Nesse sentido é preciso perceber:
  • Qual o ecrã(s) usado(s) ou se é VR
  • Se também faz ou quer fazer stream
  • Orçamento: há gráficas de 300€ e de 1500€

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1321
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #3 on: Yesterday at 16:43 »
Ricardo, a minha experiência com um setup parecido leva-me a pensar no lado mais prático de quem sentiu o mesmo no ACC. No meu caso tinha i5-4690K da mesma geração mas um pouco melhor (até o tinha em OC daqueles que a MSI trás na BIOS), 16G Ram, SSD 1TB, GTX 970 e os 4 Cores do processador no ACC passavam muito do seu tempo a 90% ou 100% de utilização. Claro que isto se refletia em exclusivo no ACC, para os restantes chegava e sobrava mas no ACC engasgava às vezes por via do processador. Como gosto de jogar com as melhores definições gráficas, comecei por comprar apenas a gráfica, nesta caso uma RTX 2070 Extreme. Melhorou claro que melhorou mas o engasgo continuou, não resolveu parte do problema. Para não ter concessões fiz o upgrade para o I5 9600k da 9ª geração que tem 6 cores, investimento muito maior porque board e memória tudo novo. Mas para ter o ACC sem concessões tive que investir na máquina. 2560x1440 32" 144hz

Mas se calhar é como tu dizes, até pode estar a jogar numa tv.

Offline Ricardo Marcelino

• Diretor Informático | Staff
  • Membro
  • Liked: 103
    • View Profile
    • iwannaberacer
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT + Fanatec CSL Elite LC + Sim Rig Portugal
« Reply #4 on: Yesterday at 17:23 »
Ricardo, a minha experiência com um setup parecido leva-me a pensar no lado mais prático de quem sentiu o mesmo no ACC. No meu caso tinha i5-4690K da mesma geração mas um pouco melhor (até o tinha em OC daqueles que a MSI trás na BIOS), 16G Ram, SSD 1TB, GTX 970 e os 4 Cores do processador no ACC passavam muito do seu tempo a 90% ou 100% de utilização. Claro que isto se refletia em exclusivo no ACC, para os restantes chegava e sobrava mas no ACC engasgava às vezes por via do processador. Como gosto de jogar com as melhores definições gráficas, comecei por comprar apenas a gráfica, nesta caso uma RTX 2070 Extreme. Melhorou claro que melhorou mas o engasgo continuou, não resolveu parte do problema. Para não ter concessões fiz o upgrade para o I5 9600k da 9ª geração que tem 6 cores, investimento muito maior porque board e memória tudo novo. Mas para ter o ACC sem concessões tive que investir na máquina. 2560x1440 32" 144hz

Mas se calhar é como tu dizes, até pode estar a jogar numa tv.

O teu problema com esse processador foi, pura e simplesmente, o facto de "quereres" ver mais de 100 frames por segundo. Aí sim, o CPU começa a custar-lhe.

Eu fiz upgrade de i5 4670 para Ryzen 5 2600, porque estava a ter picos de CPU e muita utilização do mesmo em jogos como o AC e rFactor 2, e usava a 60 fps, portanto, depende do que é que a pessoa está a sentir.

No entanto, para jogar de forma geral, o processador dele, e uma RTX 2070, por exemplo, chegam para jogar a 60fps, quer a 1080p, quer a 1440p!

Por isso é que é preciso saber mais informações :D

Offline Aconduzir

• Novato
  • *
  • Liked: 0
    • View Profile
« Reply #5 on: Yesterday at 22:08 »
Caros,

Muito obrigado pelo vosso feedback.

Sim, agora estou a jogar numa TV devido ao tamanho... eu sei que não é o mesmo que um Monitor mas desenrasca bem... gostava de comprar um curvo, mas será no futuro, quando houver mais disponibilidade de tempo.

Aqui a ideia é que a definição do ACC rode no melhor possível dentro das limitações do PC, por isso a questão da gráfica que julguei que poderia ajudar. :)

Mudar processador/ terei de trocar a Motherboard provavelmente, certo?

Abraços

"Racing, competing, it's in my blood. It's part of me, it's part of my life; I have been doing it all my life and it stands out above everything else" Ayrton Senna