Author Topic: Upgrade de componentes!  (Read 874 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Pedro Trindade

• Lenda
  • Liked: 304
    • View Profile
  • Simulation Hardware: i5 9600k; Z390G 32GB, RTX 2060 Super 8Gb; HOTAS Warthog; Saitek Rudder Pedals; CH T.Quad&Yoke; TIR4; T500; TH8; palete de Minis...
Upgrade de componentes!
« on: October 21, 2019, 13: 00 »
Boas pessoal,

vou fazer upgrade de alguns componentes do meu PC que, tal como eu, já começa a mostrar alguma idade!

do PC actual vou aproveitar a minha Fonte Corsair + SSD's + HDD + Cooler do CPU (Coolemaster EVO) + Caixa

sistema actual:

i5 2500
p8p67
16GB
GTX 970

o que estou a pensar em ir buscar:

i5 9600k
Gigabyte Z390 GamingX
32gb RAM GSkill DDR4 3200MHZ Ripjaws V Black
MSI GTX 1660ti GamingX

qual a vossa opinião?

Offline Ricardo Marcelino

• Diretor Informático | Staff
  • Membro
  • Liked: 104
    • View Profile
    • iwannaberacer
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT + Fanatec CSL Elite LC + Sim Rig Portugal
Re: Upgrade de componentes!
« Reply #1 on: October 21, 2019, 14: 46 »
Boas pessoal,

vou fazer upgrade de alguns componentes do meu PC que, tal como eu, já começa a mostrar alguma idade!

do PC actual vou aproveitar a minha Fonte Corsair + SSD's + HDD + Cooler do CPU (Coolemaster EVO) + Caixa

sistema actual:

i5 2500
p8p67
16GB
GTX 970

o que estou a pensar em ir buscar:

i5 9600k
Gigabyte Z390 GamingX
MSI GTX 1660ti GamingX

qual a vossa opinião?

Viva Pedro!

Antes de mais, para se poder ajudar, é mais fácil se partilhares o teu orçamento definido para o que precisas de comprar.

Depois, realmente reforçar que um upgrade é bem vindo, principalmente pelo CPU que já te deve estar a limitar se estiveres a usar no Simracing com grandes grelhas.

A nível do "bundle"que sugeres, neste momento é extremamente dificil aconselhar um 9600k. Diria que é mesmo uma escolha má quando tens o igualmente capaz Ryzen 5 3600 com melhores preços. Nesse sentido terás de usar outra motherboard, mas os preços não devem ser muito distintos. Aliás, devem ser mais baratas para os Ryzen.

A RAM, se não fores fazer edição de imagem/video, renderizações, etc., os 32GB são desnecessários. 16GB mais que chegam e sobram para jogar.

Assim sendo, agarrava na poupança no CPU e na RAM, e fazia um upgrade na gráfica para uma RX 5700 ou 5700 XT (se chegar a diferença de preço), mas uma versão que tenha 2 ventoinhas.

Abraço!

Offline Pedro Trindade

• Lenda
    • View Profile
  • Simulation Hardware: i5 9600k; Z390G 32GB, RTX 2060 Super 8Gb; HOTAS Warthog; Saitek Rudder Pedals; CH T.Quad&Yoke; TIR4; T500; TH8; palete de Minis...
« Reply #2 on: October 21, 2019, 16: 04 »
Boas Ricardo,

antes de mais obrigado pela tua resposta.
Eu não tenho um orçamento definido, andará pelos 800, 900€ que tenho de ir por prestações mesmo...
Embora também dê as minhas curvas no Simracing é na simulação aérea que sinto o meu PC a "transpirar" e muito.
A opção dos 32 GB de RAM tem a ver com as toneladas de texturas que o DCS e o Prepar3d carregam nos voos que faço offline e online e para evitar daqui a 1 ou 2 anos fazer outro upgrade fico já com esse problema resolvido! ;) 
Em relação ao CPU tenho lido e têm me dado boas referências do 9600k, que sendo um i5 aproveito o meu cooler que dá para o mesmo socket 1151. Ainda assim não vi grande diferença de preço para o Ryzen que sugeres.
Relativamente ao GPU prefiro placas da Nvidia em vez de AMD.

Abraço

• Membro
    • View Profile
    • iwannaberacer
« Reply #3 on: October 21, 2019, 16: 21 »
Boas Ricardo,

antes de mais obrigado pela tua resposta.
Eu não tenho um orçamento definido, andará pelos 800, 900€ que tenho de ir por prestações mesmo...
Embora também dê as minhas curvas no Simracing é na simulação aérea que sinto o meu PC a "transpirar" e muito.
A opção dos 32 GB de RAM tem a ver com as toneladas de texturas que o DCS e o Prepar3d carregam nos voos que faço offline e online e para evitar daqui a 1 ou 2 anos fazer outro upgrade fico já com esse problema resolvido! ;) 
Em relação ao CPU tenho lido e têm me dado boas referências do 9600k, que sendo um i5 aproveito o meu cooler que dá para o mesmo socket 1151. Ainda assim não vi grande diferença de preço para o Ryzen que sugeres.
Relativamente ao GPU prefiro placas da Nvidia em vez de AMD.

Abraço

Ok, compreendido em relação à RAM. Não conheço esse "mundo" portanto não posso opinar mais!

O CPU digo-te que não compensa. Sinceramente. Sim, agora apenas estão a 30€ de diferença (fora ou que poupas na motherboard), mas tens um 6c/6t contra um 6c/12t. Só diria que compensava se precisases mesmo de clock single core o mais alto possível, e para isso tens de fazer tu overclocking. E às tantas os simuladores de voo precisam ou fazem uso de mais cores/threads do que os restantes jogos.

Se preferes Nvidia, tudo bem. Atualmente estão com pior relação preço/performance comparadas com as novas RX da AMD, muito competitivas. Sugeria usar a poupança no CPU e colocar na gráfica. Talvez na RTX 2060 em desconto, que estão a ser escoadas para dar lugar às RTX 2060 Super. São um muito bom salto vindo da GTX 1660 Ti, e vão te durar mais tempo. À uns tempos atrás tive na mesma dúvida e optei pela RTX 2060 em deterimento da GTX 1660 Ti.

Offline Pedro Trindade

• Lenda
    • View Profile
« Reply #4 on: October 22, 2019, 22: 12 »
Pelo que tenho lido e conversado o Prepar3d não tira (infelizmente) grande partido de múltiplos cores. Há tweaks que se podem fazer mas depois acabam por muitas das vezes criar problemas se não feitos como deve de ser. Embora nunca tenha feito overclocking as opiniões são unânimes no boost de performance quando é feito. A minha ideia é ver como corre em default e então se necessário "puxar" um pouco mais por ele.
Em relação à 2060 deixaste-me a pensar! :biggrin: Tenho andado a ver reviews e comparativos e vou ponderar. É claro que se avançar com a rtx terei que te citar nas virtudes da ultima geração da Nvidia à patroa cá em casa! :angel:
Obrigado pela ajuda, Ricardo.

• Membro
    • View Profile
    • iwannaberacer
« Reply #5 on: October 22, 2019, 22: 33 »
Pelo que tenho lido e conversado o Prepar3d não tira (infelizmente) grande partido de múltiplos cores. Há tweaks que se podem fazer mas depois acabam por muitas das vezes criar problemas se não feitos como deve de ser. Embora nunca tenha feito overclocking as opiniões são unânimes no boost de performance quando é feito. A minha ideia é ver como corre em default e então se necessário "puxar" um pouco mais por ele.
Em relação à 2060 deixaste-me a pensar! :biggrin: Tenho andado a ver reviews e comparativos e vou ponderar. É claro que se avançar com a rtx terei que te citar nas virtudes da ultima geração da Nvidia à patroa cá em casa! :angel:
Obrigado pela ajuda, Ricardo.

Olha, posso te dar outra opinião que te pode facilitar ainda mais a aquisição da gráfica. Eu já tinha a minha RTX 2060 antes de fazer upgrade ao CPU, Board e RAM. Apanhei o Ryzen 5 2600 em promoção (119€), 100€ a menos que o recem saido Ryzen 5 3600. Decidi, pela diferença de preço, adquirir-lo e digo-te, estou extremamente satisfeito. O CPU é bem mais do que capaz para gaming a um preço muito forte, visto fazerem promoções também para escoamento de stock.

Eu nunca mais tive breaks em Simracing, e fiz uma corrida à chuva, cheio de spray, gráficos no máximo (rFactor 2) e estava a fazer streaming para o YouTube. 0 problemas, 100% suavidade.

Portanto, se a nível de orçamento facilitar, um Ryzen 5 2600 e uma RTX 2060, a preços de promoção, é uma aposta ganha!

Qualquer coisa, dá uma olhada aqui, tivemos um utilizador que teve uma situação parecida à tempos: http://ptsims.net/forum/index.php/topic,15022.0.html

Offline Pedro Trindade

• Lenda
    • View Profile
« Reply #6 on: November 12, 2019, 14: 54 »
Em jeito de conclusão acabou por ficar:

i5 9600k
Gigabyte Z390 GamingX
Gigabyte RTX 2060 Super

Ainda não testei que isto tem andado muito apertado de tempo mas como devem de imaginar até sonho com a máquina nova! :biggrin:

• Membro
    • View Profile
    • iwannaberacer
« Reply #7 on: November 12, 2019, 15: 01 »
Agora é aproveitar a máquina, obviamente, mas principalmente aproveita para fazeres um overclock a esse CPU, para não ficares com o potencial desperdiçado!

Offline Pedro Trindade

• Lenda
    • View Profile
« Reply #8 on: November 12, 2019, 16: 01 »
Boas Ricardo, sim é o que tenciono, mas entretanto ainda tenho de instalar tudo e quero testar em default para ver como corre e, posteriormente, avançar para o OC.