Linked Events

• GT Series 2019 - Prova 4: October 16, 2019

Author Topic: GT Series 2019: Prova 4 - GTS Round of Belgium @Spa-Francorchamps  (Read 2030 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Carlos Santos

• Team Principal - PTSims Racing | Staff
  • Experiente
  • Liked: 505
    • View Profile
    • Double Seven Driver Youtube Channel
  • Simulation Hardware: Obutto oZone w/ custom triple mount EVGA GTX 1080 FTW + 3xIPS 27'' Base:Fanatec CSW V2 Rims:BMW_GT2+Formula_Wheel Pedals:Fanatec CSP V3 Shifter:Fanatec CSS SQ V1.5 Handbrake:Fanatec ClubSport Sims:rFactor2+Assetto Corsa
Re: GT Series 2019: Prova 4 - GTS Round of Belgium @Spa-Francorchamps
« Reply #15 on: October 16, 2019, 21: 56 »
Entenda-se final da volta 1 da corrida. Não podes no finão da volta de formação. 
https://www.youtube.com/DoubleSevenDriver
Support the channel, buy at Fanatec using our link bellow:

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1164
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #16 on: October 17, 2019, 00: 18 »
Report e replay adicionados!

Offline Carlos Miranda

• Diretor do CAI | Staff
  • Experiente
  • Liked: 316
    • View Profile
  • Simulation Hardware: I5 4670; MSI Z87 G45; 16GB DDR3; NVIDIA GTX 1050 Ti; T300+T3PA+TH8A
« Reply #17 on: October 17, 2019, 00: 32 »
Venho aqui apresentar o meu pedido de desculpa ao Hugo Araujo, pelo toque que o virou. Vi espaço no interior da curva e tentei passar, mas devia ter sido mais paciente.
A culpa foi minha, mais uma vez, desculpa Hugo. Se fizeres report o Almeida e o Marcelino já estao a tirar medidas ao martelo!

Offline Nelson Lira

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 300
    • View Profile
« Reply #18 on: October 17, 2019, 02: 25 »
QUALIFICAÇÃO: Devido à penalização que tinha, optei por não fazer qualificação.

CORRIDA: (16º) Preparei a corrida com um mindset para não arriscar e levar o carro até ao fim. Tendo em conta a penalização de 50 kg de lastro + DT e o facto de ter feito os últimos 25 minutos com o volante torto, devido a uma batida que dei, fico satisfeito com o resultado alcançado.

José Almeida, houve uma dobragem na qual fiquei com a sensação de que podia ter sido mais "lesto" a "abrir", mas tinha ficado com o volante torto na volta anterior e ainda estava a "perceber" como o carro estava.

Offline Luis M Carreiro

• Equipa de Modding | Staff
  • Membro
  • Liked: 90
  • Olá a todos!
    • View Profile
« Reply #19 on: October 17, 2019, 10: 15 »
Comecei por ver nos treinos que tinha possibilidades de andar no top 10 a vontade. Depois a qualificação começou seca e nao consegui uma volta limpa, para depois começar a chover e não dar para fazer um tempo decente. Fiz 19º mas estava confiante para a estratégia de corrida. Ora a corrida começa com pista quase seca e eu fi subindo lugares até ao top 10 quando começa a chover. Eu já como que previa isso mas o RF2 tem muitas manhas e eu tinha decidido arrancar de pneus slicks soft e mesmo com a chuva nunca parei. Gosto de andar em piso escorregadio e como no RF2 a pista ganha borracha é nas trajetórias (o AC é a pista toda apesar de aparecer a linha de mais borracha na trajetória) e o RF2 contabiliza que borracha com agua escorrega o truque era fazer algumas trajetórias estranhas. Deste modo fui vendo o pessoal entrar e meter pneus de chuva e mantive me sempre de slicks a "navegar" e subi até 5º. Nesta altura o pessoal que meteu pneus de chuva começa a apanhar-me como seria de esperar e a chuva para e começa a secar. Eu fui a boxe e meto novamente slicks e volto ao ataque sabendo que os da frente o param tb para por slicks ou vou os ganhar tipo 5 a 10 seg por volta. Fui recuperando e quando estou em luta com o Paulo Sousa para não lhe tocar saio de pista e ganho 6 penalizações de drive trough... looool corrida estragada... cumpri todas e fui parar a 17º... até ao fim foi sempre a fundo e recuperei até 13º mas fiquei tão desanimado que nem vos conto. Próxima a de ser melhor... Parabéns a todos os sobreviventes!
Vrummmm...

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2161
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
  • Paddock Member: Yes
« Reply #20 on: October 17, 2019, 11: 21 »
Bem, que loucura de corrida. Há muito tempo que não tinha uma assim, isto da chuva é mesmo uma roleta russa, na altura pode-se não adorar correr à chuva, mas no fim um gajo pensa nos detalhes do spray, chuva no vidro, incerteza do tempo e da estratégia, comportamento do carro, as zonas secas e molhadas da pista... epá, não se pode dizer que não é fixe, fónix. :biggrin:

Qualificação: só consegui dar uma volta com a pista seca, entretanto começou a chover. Ainda fiz grande parte da segunda volta a seco, mas na última curva despistei-me e lá se foi o tempo. Nunca mais consegui melhorar, tentei com pneus slick e com pneus de chuva, nada resultou. Arranquei de 26º, bem rodeado pelos "irmãos Inácio" da Codoil.

Corrida: arranque tranquilo, com muita calma mesmo para tentar perceber como é que a pista estava. O objetivo era levar o carro até ao fim, pelo que não me preocupei com andamentos. Tive uma saída de pista nas voltas iniciais por ter ido para a parte molhada com softs, com isto perdi algumas posições. Continuei a rodar e confesso que nesta fase estava a ser aborrecido, não tinha ninguém com quem lutar. Entretanto só se ouve no TS "está a chover, está a chover!" e aquele som da chuvinha a bater no vidro. Foi melhor que tomar um café, ajustei-me no banco e siga focar na corrida. Andei o máximo que pude à chuva com pneus slick, até que eventualmente já estava a perder 15 segundos por volta e quase ia ao muro um par de vezes. Parei, enchi o depósito e meti pneus de chuva.

Nesta segunda parte da corrida fui ganhando várias posições, sem perceber bem como porque eu raramente via outros carros em pista. :pardon: Já a chuva tinha parado, no TS da Codoil andava tudo tolo com pneus e contas ao combustível, eu lá ia levando o Aston Martin pelas curvas de Spa. Na meia hora final começou a indecisão: trocava para pneus slick e tentava recuperar posições ou mantinha pneus de chuva gastos e arriscava defender em pista? Optei por defender em pista, seguindo a lógica de "se parar nas boxes é certo que me passam, mas se estiver em pista posso dar luta". Depois da decisão tomada, foi levar o carro até ao fim, o combustível deu no limite e portanto acabei em 12º, o que foi tipo "wow crl acabei em 12º!" :crazy: Estratégia 5 estrelas e tudo sem qualquer planeamento.

Parabéns ao Nuno Pinto pela vitória absolutamente sem espinhas, foi dominar do início ao fim! :drinks: Parabéns a todos os que terminaram também, Spa com chuva é dose, mas eu repito: que prova! Isto é GT Series! ;)

Offline Ricardo Marcelino

• Diretor Informático | Staff
  • Membro
  • Liked: 104
    • View Profile
    • iwannaberacer
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT + Fanatec CSL Elite LC + Sim Rig Portugal
« Reply #21 on: October 17, 2019, 12: 03 »
Na Qualiicação não consegui imprimir um bom tempo, fruto das condições em constante mudança. No inicio com as melhores condições ainda perdi muito tempo atrás de um KFC, e acabei por não conseguir tirar ali um segundito para subir mais umas posições.

Parti de 23º, sabendo que o objetivo era mesmo terminar e tinha de ter concentração e cautela. As primeiras voltas correram bem, consegui rodar perto do pelotão, ainda com um par de disputas.

Quando começou a chover, decidi deixar, porque estava a sentir segurança, e fazer a paragem a meio da corrida. Nas últimas voltas da primeira metade já estava a perder muito tempo, mas o objetivo era mesmo aguentar. Faço a paragem tranquilo, combustivel e pneus Wet, porque a pista encharcou e não estava a secar, e vamos. Quando saio das boxes retorno à posição onde seguia quando começou a chover, o que significava que podia faturar com os atrasos dos pilotos que fizessem 2 paragens.

No entanto, um erro meu fez-me perder 2 posições conquistadas após a paragem e, mais tarde, um despiste em Eau Rouge fez-me virar-me várias vezes, ganhando um DT no processo, e ir com o carro todo torto até às boxes arranjar e meter mais um set de pneus.

Quando saio, e cumpro o DT, verifico que tenho nada mais nada menos que... 6 DTs para fazer!! Portanto, quando ganhei o DT em Les Combes, a pastar mega devagar sobre as lombas, ganhei não 1 mas 6. Portanto, esta pista está estragada nesta zona.

A partir daí, ainda tive mais outro despiste, onde parti o carro outra vez, arranjei outra vez, e foi só viranços e DTs, até que antes de chegar à curva do Autocarro, na última volta, o carro perde completamente a traseira e vou ao muro, perdendo uma roda e lixando o motor.

Agora, tudo isto tem uma explicação, após rodar de softs no molhado e aguentar bem, e depois a 2ªa parte ser uma vergonha. Eu sempre me senti bem no molhado com um determinado setup feito pelo nosso Grande Engenheiro Carlos Rodrigues. O problema foi que... rodar de Wets, uma trajetoria que ia melhorando ao longo do tempo... com asa traseira a 2...  :shok:
Eu sabia que a levava, não tinha era passado pela experiencia de roda naquelas circunstancias concretas e saber que a traseira ficava ON/OFF.

Conclusão, acredito, após o relato do Mário Peixoto, que após a minha paragem, tinha estratégia para fazer o ambicionado Top 10. Até porque se o Carreiro faz 13º com 6 DTs...  :crazy: :crazy:

Terei de tentar novamente na Holanda, numa pista que não conheço!

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Lenda
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #22 on: October 17, 2019, 12: 13 »
Como tu chegaste ao fim é que eu não percebo. Partir o carro duas vezes e levar 6 DT é motivo para mandar tudo ao ar. :biggrin:

Ao Carreiro bastava mais uma volta para ficar com o 12º. No terceiro setor tirou-me 3 segundos e eu ia a dar tudo. O homem vinha lançado lá de trás, o Daniel vinha atrás de mim e nem percebeu que o Carreiro o tinha apanhado na última volta. Portanto ya, pneus slick no final era a opção certa, sem dúvida.

Offline Paulo Sousa

• Membro
  • **
  • Liked: 153
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto + Thrustmaster T300 + Fanatec Clubsport v1 + 3 Monitores
« Reply #23 on: October 17, 2019, 12: 18 »
Calma meus meninos...   :dirol:

subiram uma posição graças ao Sousa, que rebentou o motor a 1km da meta  :lol:

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1164
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #24 on: October 17, 2019, 13: 48 »

José Almeida, houve uma dobragem na qual fiquei com a sensação de que podia ter sido mais "lesto" a "abrir", mas tinha ficado com o volante torto na volta anterior e ainda estava a "perceber" como o carro estava.

Ah, assim faz sentido. Na altura não tinha ficado com a melhor impressão (também ia possuído naquela altura), mas assim faz todo o sentido. Sem qualquer problema Nelson  :good:

Calma meus meninos...   :dirol:

subiram uma posição graças ao Sousa, que rebentou o motor a 1km da meta  :lol:

Então foi por isso que estavas a andar tão devagar... pensei que tivesse sido combustível quando passei por ti

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Lenda
  • Braga
    • View Profile
« Reply #25 on: October 17, 2019, 14: 42 »

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 598
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #26 on: October 18, 2019, 11: 15 »
Já tive oportunidade de o dizer em privado, mas deixo aqui o meu agradecimento ao Nuno Pinto por ter aceitado na hora o convite que lhe fizémos para levar um dos Mclaren em Spa. Foi uma honra e um prazer para nós, e espero que também tenha sido agradável para ele esta experiência.

Excepcionalmente, deixei que ele levasse a taça para casa, em vez de exigir que a desse para pormos no nosso museu, como fazemos com todos aqueles que ganham... só para mostrar que até sou um gajo baril, de vez em quando.

I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Carlos Santos

• Team Principal - PTSims Racing | Staff
  • Experiente
  • Liked: 505
    • View Profile
    • Double Seven Driver Youtube Channel
  • Simulation Hardware: Obutto oZone w/ custom triple mount EVGA GTX 1080 FTW + 3xIPS 27'' Base:Fanatec CSW V2 Rims:BMW_GT2+Formula_Wheel Pedals:Fanatec CSP V3 Shifter:Fanatec CSS SQ V1.5 Handbrake:Fanatec ClubSport Sims:rFactor2+Assetto Corsa
« Reply #27 on: October 18, 2019, 12: 59 »
Para quem perdeu a emissão de ontem deixamos alguns dos "momentos" no radillon:
https://youtu.be/fjI4_E-vNjE?t=7040
https://www.youtube.com/DoubleSevenDriver
Support the channel, buy at Fanatec using our link bellow:

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1323
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
« Reply #28 on: October 19, 2019, 21: 52 »
Não fosse esta prova na pista de que mais gosto e dificilmente terminaria esta prova. Arranque para a prova e vejo que não tenho o RelativeOverlay ligado  :hunter: como tinha o DT para fazer decidi encostar mesmo o carro na box para poder ir ao desktop ligar o Overlay  :prankster2: De volta ao carro lá parti já a mais de 30 segundos do penúltimo  :training1: Lá arranco eu, estou a ganhar tempo, deixo escorregar ligeiramente numa zona verde e o carro sai para o rail. Apesar de ser um toque muito ligeiro e de lado, arrancou-me uma roda  :bad: Como estávamos em SPA decidi arrastar-me até às boxes em 3 rodas na esperança de me arranjarem o carro. Pensei que não desse mas afinal mais de 3 minutos depois deram-me um carro porreirinho  :clapping:

Quando regressei à corrida já teria umas 2 voltas de atraso mas gosto tanto de SPA que queria tentar divertir-me. Até ao fim nada de especial a reportar, mantive sempre secos e andei às aranhas na chuva mas consegui aguentar-me e recuperei muito tempo. Gostei muito da transição do molhado para o seco.

Gostaria de agradecer aqueles pilotos com que me cruzei algures e que facilitaram a minha desdobragem ocasional, não fosse dessa forma e não o faria, fui encostando mas nunca sequer pressionei nem o podia fazer, aguardava tranquilamente uma indicação para passar. O RF2 proporciona destas coisas, a diferença de pneus às vezes faz com que estejamos parados face a outros com melhores pneus. Obrigado pessoal.

Continuo a adora SPA isso é certo.