Linked Events

• GT Series 2019 - Prova 0: September 18, 2019

Author Topic: GT Series 2019: Prova 0 - GTS Test Race @Slovakia Ring  (Read 1024 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Nuno Inácio

• Membro
  • **
  • Liked: 55
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Driving Force GT; TM T16000 FCS; TM TFRP rudder
Re: GT Series 2019: Prova 0 - GTS Test Race @Slovakia Ring
« Reply #15 on: September 19, 2019, 00: 11 »
Bem, prova sem grande treino, andamento medíocre como esperado.

As minhas desculpas ao Sergio Miranda quando travei demasiado porque me confundi com a curva e infelizmente levei ao seu abandono.

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1162
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #16 on: September 19, 2019, 00: 15 »
Gostei do teste, já há muito tempo que não fazia 70m. Deu para ver que o nível é elevadíssimo, espero cá para trás lutas com outros pares  :training1:

Como foi corrida de teste deixo 2 notas:
- a partida deixa-me algumas reservas mas vamos ver. O Leandro partiu à minha frente, porventura porque alguém saiu mas o que não deixa de ser verdade é que partiu à frente, tentei dar sinais de luzes mas não adiantou. E se calhar nem se apercebeu. Por isso recomendo muito vivamente o uso do RelativeOverlay, muito útil para saber quem lá vai e que posição ocupa, ajuda e muito;
- fui ultrapassado ao abrir para uma dobragem, não devolveram a posição. Convém ter algum cuidado ou então se for assim corre-se o risco de desincentivar o facilitar a dobragem.

Só deixo estas notas para ajudar a melhorar. Mais uma vez recomendo o uso do RelativeOverlay, facilita muito a vida para quem tem que rodar no 1/2 do pelotão e não sabe quem lá vem, rookies ou não rookies. Assim sabe-se quem lá vai e quem lá vem, facilita muito a vida em termos de orientação.

Se sai um carro da frente, são os carros de trás que ocupam, não tem de ficar para trás, não fica o lugar vago. É assim na realidade e é isso que o jogo faz.

Offline Ricardo Marcelino

• Diretor Informático | Staff
  • Membro
  • Liked: 104
    • View Profile
    • iwannaberacer
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT + Fanatec CSL Elite LC + Sim Rig Portugal
« Reply #17 on: September 19, 2019, 00: 17 »
Gostei do teste, já há muito tempo que não fazia 70m. Deu para ver que o nível é elevadíssimo, espero cá para trás lutas com outros pares  :training1:

- a partida deixa-me algumas reservas mas vamos ver. O Leandro partiu à minha frente, porventura porque alguém saiu mas o que não deixa de ser verdade é que partiu à frente, tentei dar sinais de luzes mas não adiantou. E se calhar nem se apercebeu. Por isso recomendo muito vivamente o uso do RelativeOverlay, muito útil para saber quem lá vai e que posição ocupa, ajuda e muito;
- fui ultrapassado ao abrir para uma dobragem, não devolveram a posição. Convém ter algum cuidado ou então se for assim corre-se o risco de desincentivar o facilitar a dobragem.

Só deixo estas notas para ajudar a melhorar. Mais uma vez recomendo o uso do RelativeOverlay, facilita muito a vida para quem tem que rodar no 1/2 do pelotão e não sabe quem lá vem, rookies ou não rookies. Assim sabe-se quem lá vai e quem lá vem, facilita muito a vida em termos de orientação.

Consegues arranjar um link direto para esse "RelativeOverlay"? Obrigado!

Offline Carlos Santos

• Team Principal - PTSims Racing | Staff
  • Experiente
  • Liked: 502
    • View Profile
    • Double Seven Driver Youtube Channel
  • Simulation Hardware: Obutto oZone w/ custom triple mount EVGA GTX 1080 FTW + 3xIPS 27'' Base:Fanatec CSW V2 Rims:BMW_GT2+Formula_Wheel Pedals:Fanatec CSP V3 Shifter:Fanatec CSS SQ V1.5 Handbrake:Fanatec ClubSport Sims:rFactor2+Assetto Corsa
« Reply #18 on: September 19, 2019, 00: 24 »

http://ptsims.net/forum/index.php/topic,14774.msg273244.html#msg273244
https://www.youtube.com/DoubleSevenDriver
Support the channel, buy at Fanatec using our link bellow:

Offline Daniel Inácio

• Membro
  • **
  • Liked: 47
  • "If in doubt, flat out!"
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G29
« Reply #19 on: September 19, 2019, 01: 18 »
Bem, tinha anunciado que não ia participar nesta prova de teste mas acabei por conseguir. Primeira corrida que fiz em rfactor2 e correu muito bem! Apesar de ter começado com pneus duros barrados a manteiga consegui não mandar cacetada a ninguém nem cometer nenhum erro grave apesar do andamento mais lento. Com a paragem e pneus softs fresquinhos ainda deu para ter uma boa luta com o Carlos Barros já perto do final.  :good:

Venham de lá as provas a doer, a motivação está no máximo!  :drinks:

Offline Sergio Miranda

• Membro
  • **
  • Liked: 100
    • View Profile
« Reply #20 on: September 19, 2019, 08: 13 »
Bem, prova sem grande treino, andamento medíocre como esperado.

As minhas desculpas ao Sergio Miranda quando travei demasiado porque me confundi com a curva e infelizmente levei ao seu abandono.

Não te preocupes com isso Nuno Inácio, para as próximas  provas ira correr melhor!! :drinks:

Offline Paulo Sousa

• Membro
  • **
  • Liked: 153
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto + Thrustmaster T300 + Fanatec Clubsport v1 + 3 Monitores
« Reply #21 on: September 19, 2019, 10: 24 »
Mais uma vez vejo que não tenho andamento para a malta da Frente, são de facto muito rápidos.
O teste serviu para verificar alguns pontos, penso que vai ser um campeonato muito renhido, e espero que as lutas sejam saudáveis.
A corrida de ontem não me deu gozo, porque não tive nenhuma luta directa durante a corrida toda....quase sempre sozinho ou apenas com o colega de equipa Fernando.

boas corridas

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1323
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #22 on: September 19, 2019, 12: 56 »

Se sai um carro da frente, são os carros de trás que ocupam, não tem de ficar para trás, não fica o lugar vago. É assim na realidade e é isso que o jogo faz.

Não sabia disso mas se é assim na realidade também discordo da realidade  :biggrin: Não é que me interesse verdadeiramente esta questão partir do 18º ou do 19º, é igual ao litro, mas não deveria ser assim. Pelo que percebi da partida também não era possível passar o carro do lado e para partir à minha frente teve que me passar obrigatoriamente. Acho que só se podia ultrapassar depois da linha de meta. Se saírem 2 carros à minha frente, na minha fila, eu vou ganhar 3 ou 4 posições? Não acho justo mas também não quero sequer levantar questão nenhuma, não me chateia absolutamente nada, só estava a levantar a questão mesmo.

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1162
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #23 on: September 19, 2019, 13: 07 »

Não sabia disso mas se é assim na realidade também discordo da realidade  :biggrin: Não é que me interesse verdadeiramente esta questão partir do 18º ou do 19º, é igual ao litro, mas não deveria ser assim. Pelo que percebi da partida também não era possível passar o carro do lado e para partir à minha frente teve que me passar obrigatoriamente. Acho que só se podia ultrapassar depois da linha de meta. Se saírem 2 carros à minha frente, na minha fila, eu vou ganhar 3 ou 4 posições? Não acho justo mas também não quero sequer levantar questão nenhuma, não me chateia absolutamente nada, só estava a levantar a questão mesmo.

Sim, é basicamente isto. Não se pode passar antes da meta carros da tua fila. É tal e qual como são as partidas lançadas

Offline Nuno Ricardo

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • Liked: 43
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
« Reply #24 on: September 19, 2019, 13: 29 »
Nesta prova o objectivo era certificar-me que tudo funcionava, para poder participar no campeonato.

Com muita dificuldade e a ajuda do José Almeida lá consegui ir resolvendo os problemas.
Como só pude entrar já quase no fim dos treinos livres, descobri que tinha um problema com o skinpack. Depois foi o nome que não estava alterado e não fazia a minima ideia como é que se alterava...
Resumindo, só no final da qualificação é que consegui entrar. Mas entretanto fui ouvindo todas as indicações pelo TS que era outro dos objectivos.

Por falta de tempo só tinha dado umas dez voltas com o Aston Martin (pois só o adquiri para este fim), precisamente nesta pista para saber para que lado eram as curvas.
Por isso parti com pneus duros e depósito cheio, setup default, ou seja andar sobre gelo. Objectivo único ver se a configuração que tenho aguentava com tantos carros na minha primeira experiencia online no Rfactor2. Os FPS estão aceitáveis. O carro estava quase inguiável, por isso com um toque forte a mistura (contra o muro), foi fazer meia hora de testes, tentando não prejudicar ninguém. Estando atento as bandeiras azuis tudo funcionou relativamente bem, embora a ver se arranjo uns plugins para facilitar a leitura da classificação instantanea.

Eu jogo em VR, por isso se alguém utilizar plugins que funcionem bem e que sejam uteis, por favor deixe o link.

Objectivo da primeira época: Evoluir paulatinamente, conhecer o Aston Martin, para que a meio da época já tenha um andamento que de para ter algumas lutas com outros rookies.

Vemo-nos no arranque do campeonato

P.S. Em relação as partidas lançadas, não tenho opinião, pois partir de último :blush: é fácil e sem problemas, no meio do pelotão já deverá ser mais complicado

Offline Nuno Ricardo

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • Liked: 43
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
« Reply #25 on: September 19, 2019, 13: 30 »

http://ptsims.net/forum/index.php/topic,14774.msg273244.html#msg273244

A ver se experimento para ver se funciona em VR.

Offline Carlos Santos

• Team Principal - PTSims Racing | Staff
  • Experiente
  • Liked: 502
    • View Profile
    • Double Seven Driver Youtube Channel
  • Simulation Hardware: Obutto oZone w/ custom triple mount EVGA GTX 1080 FTW + 3xIPS 27'' Base:Fanatec CSW V2 Rims:BMW_GT2+Formula_Wheel Pedals:Fanatec CSP V3 Shifter:Fanatec CSS SQ V1.5 Handbrake:Fanatec ClubSport Sims:rFactor2+Assetto Corsa
« Reply #26 on: September 19, 2019, 16: 58 »
Bem corrida de teste q não deu para testar grande coisa pq não durou muito  :heat: Ainda assim deu pa ver que sair da garagem com estes carros não é fácil (sorry Lira pelo toque na qualy, eu bem espreitei mas não te vi).
A partida lançada também acho que correu bem das duas vezes. É importante toda a gente saber que no fim de alocados numa das filas da grelha (lado esq. ou lado dir.) o que se passa na outra fila é basicamente irrelevante para nós. Se faltarem carros as filas devem fechar os espaços tal como o jogo indica, isto pode fazer com que os pilotos de um lado da grelha "ganhem lugares" ao outro lado mas é mesmo assim, e é assim na realidade acho. E na verdade não haveria alternativa mesmo que se quissesse. Não criem um dilema moral se postos perante esta situação pq não está em causa a ética, são simplemente as regras do jogo/ossos do ofício/corridas.

Depois a corrida foi curta, ainda troquei tinta com o Lapa e depois fui responsável por um incidente que me pôs a mim e ao Carlos Rodrigues fora de prova  :help:

Quanto ao pessoal que se queixou de freezes penso que não serão do lado do servidor, eu não tive nenhum (tive durante uns instantes mas foi pq o meu teclado estava a ligar e a desligar o USB sozinho feito doido), e mais gente não teve nenhum, por isso á partida não será do server.

Muitos dos freezes/lags/sair do realtime etc no rf2 são por causa do... rf2, no doubt about it! Mas também há mezinhas que podem melhorar as nossas probabilidades, a bomba atómica é um bom CPU, desde que fiz upgrade sinceramente não me lembro de problemas. OC ao CPU tb pode ajudar mas pronto isso não vou recomendar. Coisinhas mais razoáveis:

DISCLAMER: Não me responsabilizo pelos disparates incluídos, com certeza haverá alguns.

Limitar os fps: O calculo das físicas é feito á mesma taxa dos gráficos -> mais fps implica mais carga no CPU. Os meus monitores fazem 75Hz eu limito o rF2 a 79FPS. Há situações que os FPS podem disparar por ser uma cena muito leve e a GPU consegue botar muitos FPS mas o CPU borra-se e não consegue acompanhar.

Põr o Rf2 em alta prioridade/reservar nucleos po rF2: Isto faz maravilhas, resultados comprovados por multiplas pessoas aqui na ptsims. Ainda ontem, depois de abandonar pus o meu stream nas cams TV, ora as cams TV mamam muitos recursos na resolução do triple, os fps já não colavam sempre nos 79, o OBS já se borrava todo, o pessoal no chat do youtube a dizer q estava tudo cheio de lag e freezes, eu no jogo não notei absolutamente nada, tudo a rodar normal sem freezes. Eu uso este programinha: https://bitsum.com/ ponho o rF2 em alta prioridade sempre e reservo alguns nucleos para ele (eu seja corto o acesso de tudo o resto a esses nucleos).

Ter a certeza q o windows corre limpo de processos e apps em backgound: Um ssd de 120gb hj em dia custa 20 euros. Eu tenho um ssd so pa simracing com um windows expurgado das toneladas de lixo q traz, sem Anti-virus, clouds, indexadores, updates on demand etc. Tenho dual boot com o disco normal do dia-a-dia do windows cheio de porcaria, por defeito arranca po normal, faço F8 no boot e vai po limpinho/sim.racing.

Ligação por cabo ao router... e já agr as velocidades correstas nos network settings (isto não será critico em provas sem driver swap mas pronto, melhor prevenir)

O rf2 pode ser intenso no CPU e por isso devem procurar espreitar as cargas no vosso CPU (e GPU).

Fazendo control+C na pista aparece um gráfico no canto sup direito:

Se não tiverem os fps limitados a barra verde, que representa a carga na GPU, estará a 100%. Se tiverem os fps limitados, e conseguirem estar colados nesse valor, poderão ver a folga que têm na GPU.

A barra roxa é a carga no núcleo onde está a thread das físicas do rF2. Mais que 50% em situação normal é entrar em território perigoso ou pelo menos devem ficar atentos. Mais que 75% é certo que terão freezes em momentos críticos. O ideal é estar abaixo dos 50%.

DISCLAMER: Again, não me responsabilizo pelos disparates incluídos, com certeza haverá alguns.

EDIT: Fechar o chrome qd se corre... :sarcastic_hand:
« Last Edit: September 19, 2019, 17: 13 by Carlos Santos »
https://www.youtube.com/DoubleSevenDriver
Support the channel, buy at Fanatec using our link bellow:

Offline Tiago fm Monteiro

• Membro
  • **
  • Liked: 124
    • View Profile
  • Simulation Hardware: TC SimRacing Rig | Thrustmaster T300 | Fanatec CSR Elite
« Reply #27 on: September 19, 2019, 18: 29 »
Um bom teste e uma boa corrida. O objetivo principal era conseguir treinar consistência, pelo que para já qualquer resultado pouco conta... Ainda assim acho que o maior resultado foi mesmo o coletivo, com uma grande adesão a este teste por parte de quase todos!

Como treino deu para testar algumas coisas com pneus e carro e para desenferrujar estes tempos de pausa no simracing... Mas 70m cansaram!!

Boa corrida!!
" width="150" class="bbc_img resized

"Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas." - Ayrton Senna

Offline Carlos Barros

• Novato
  • *
  • Liked: 7
    • View Profile
  • Simulation Hardware: VR
« Reply #28 on: September 20, 2019, 13: 23 »
Bem, tinha anunciado que não ia participar nesta prova de teste mas acabei por conseguir. Primeira corrida que fiz em rfactor2 e correu muito bem! Apesar de ter começado com pneus duros barrados a manteiga consegui não mandar cacetada a ninguém nem cometer nenhum erro grave apesar do andamento mais lento. Com a paragem e pneus softs fresquinhos ainda deu para ter uma boa luta com o Carlos Barros já perto do final.  :good:

Venham de lá as provas a doer, a motivação está no máximo!  :drinks:

Eu fiz toda a corrida com um jogo de pneus soft, e no final estavam nas lonas. Por isso tive que abrir para te deixar passar porque estavas muito mais rápido naquela altura. Senão íamos ter luta até ao fim  :biggrin: