Author Topic: Touring Car Series 2019: Prova 8 - TCS Race of Macau @Circuito da Guia  (Read 1152 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Tiago fm Monteiro

• Membro
  • **
  • Liked: 124
    • View Profile
  • Simulation Hardware: TC SimRacing Rig | Thrustmaster T300 | Fanatec CSR Elite
Boas tardes!

Com tanto ponto em disputa era impossível delinear qualquer estratégia à partida, por isso íamos ter que gerir isso durante cada corrida. O objetivo era trazer mais uma vez os dois títulos para a PM4 e para isso íamos ter que estar no nosso melhor nesta pista tão exigente!

Quali: Sabia que estava muito rápido mas como os erros nesta pista se pagam bem caros, não bastava ser rápido em treinos, era preciso ser rápido era pelo menos na qualificação para arrancar o mais possível à frente para poder gerir. Tirei uma volta somente para marcar um tempo aceitável para depois poder atacar sem grande pressão. No segundo tempo que marco faço 2:28:1 a 0.4s do José, mas sabia que era só uma questão de tempo/sorte para que esse tempo não me chegasse para a pole... Cheio conseguia rodar no 2:28:0 e por isso ainda não estava minimamente confiante com esse tempo e, claro, o José acaba por fazer a pole provisória. Saí para a última volta a arriscar mais um pouco mas também a gerir para não bater, e acabo por fazer a pole. Com isto já tinha o trabalho meio feito para poder gerir nas corridas...

R1: Bastou arrancar bem e gerir, para depois atacar a última curva de cada volta... Na zona interior não precisava de arriscar pois sem erros era impossível o José passar, então optei por acalmar os cavalos nessa zona e não deixar o José apanhar o meu cone na reta... E assim foi, saí sempre na última curva a ganhar tempo e deixava o José em posição de nem se conseguir chegar sequer perto.

R2: Tal como na R1 não tinha outra ideia a não ser ganhar! No entanto, já estávamos também a fazer contas à vida... O Rui tinha perdido 16 pontos para o José na R1 e ao arrancar em P3 bastava-lhe manter, pois assim na R3 com grelha invertida partia o Rui à frente do José e estava o campeonato ganho... E assim foi, o Rui foi pressionando o José sem o querer passar e eu lá segui na frente meio sozinho depois do José ter batido logo na T2 e abrir 4s para mim.

R3: Bem, esta seria o maior medo pois via-se claramente que o pessoal da frente não tinha nem de perto o nosso ritmo e que nos poderia custar bastante caro... Consegui passar logo alguns no arranque e chego à T3 por dentro ao lado de alguém... Como já vem sendo habitual, esse piloto tenta lutar com tudo o que tem (e o que não tem) e levo uma passa dele entre a T3 e a T4, e então optei por levantar pé e ir atrás pois sei (e porque foi sempre assim cada vez que veio atrás de mim em algumas provas...) que ele trava sempre na traseira dos da frente e foi o que me fartei de ver a seguir... O Rui a pensar que ainda era eu que estava atrás dele até me disse no gancho: "Oh Tiago, fogo!! Trava lá isso...." ...lololol..... Foi aproveitar para o passar e fugir dali a correr antes que me virasse a mim... Entretanto vão havendo alguns toques, alguns a desistir e quando noto já vou em P5 na cola do Lopes e do Mário... Começamos a fazer as contas e para subir a P3 ou mesmo P2 tinha que passar o Lopes... Ainda tentei atacar nas últimas 4 voltas, numa delas quase estou ao lado na entrada da T3, mas com o carro ao corte não dava para aproveitar mais o cone de ar... Foi tentar tudo por tudo para o passar, sem sucesso... Parabéns Pedro pela R3, estavas forte no andamento e não deu mesmo para sequer tentar o que fosse... P3 final bastante suado mas também alguma sorte com alguns carros que ainda me consegui desviar! Acho que o do Carlos Santos foi o pior, bateu forte à minha frente e só vi o carro a voar, até me assustei!!

Ah, acho que ainda ninguém falou disto, mas gostaria também de agradecer ao Raposo pela atitude que teve na R3 ao sair da box quando se preparava para arrancar de P1... Atitude 6*, obrigado!

Embora não seja ainda nada de oficial, quero felicitar não só o Rui pelo campeonato ganho, mas também toda a PM4 Racing pelo título de equipas! Este título não é somente da dupla Rui/Tiago, mas sim de todos nós!!  :friends: Foram incansáveis a treinar quase diariamente durante semanas a fio, não só com o objetivo de sermos cada vez mais rápidos mas também de sermos cada vez melhores simracers! É um prazer estar numa equipa destas, acima de tudo com pessoal como este!! Adorei o regresso do Adalberto e do Senna! Obrigado PM4 Racing!!

Parabéns também ao José e ao Pedro pela luta que deram até à última volta da última corrida com tudo por decidir!!

Para terminar, os meus parabéns a todos pela excelente grelha que aqui se conseguiu em praticamente todas as corridas, e em especial à PTSims por estes belos campeonatos. Parabéns à GE pelo P2 e Codoil pelo P3 em equipas!

Até à próxima!! :drinks:
" width="150" class="bbc_img resized

"Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas." - Ayrton Senna

Offline Rui Santos

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • Liked: 100
  • ORIGIN Racing
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T300 + Fanatec V3
Bom dia,

O campeonato não começou bem para mim, a minha prova em Barbagallo foi muito fraca e por essa altura já estava a começar a fazer apostas sobre quem ía ganhar o campeonato. Felizmente as coisas foram melhorando e com uma conjuntura favorável lá consegui subir ao topo da classificação e por lá andar durante o resto do campeonato. Este mod nunca foi a minha praia mas acabou por se confirmar que não interessa como começa mas sim como acaba!

Macau...

Prova difícil, em que não consegui pôr em prática aquilo que tinha feito nos treinos. Na qualificação quase arriscava perder o campeonato, faltavam 3 minutos para terminar e eu sem volta marcada. Lá acabei por fazer um tempo longe daquilo que era capaz, mas foi um grande alívio quando vi 5º na  minha posição  :biggrin:

Em corrida apenas tinha que controlar o andamento e não deixar fugir muitos pontos evitando algum erro que pudesse comprometer o campeonato, não era o meu objectivo principal para esta prova mas passou a ser, dadas as circunstâncias...

Resumindo, 2 corridas em 3º lugar atrás do Zé e do Tiago - EXCELENTE!  :boast:

Na corrida 3 envolvi-me num toque com o Manuel Alves que podia ter arruinado o campeonato, fiz um slide longo e acabei por bater nos rails e rodar algumas vezes. Mas como estava escrito que ía ganhar o campeonto lá continuei, surpreendentemente, sem grandes stresses com o carro...  :heat:

Quero agradecer aos que me felicitaram, à minha equipa - PM4 Racing (Serafim, Adalberto, Nuno Senna e Nuno Vitória), ao meu teammate Tiago Monteiro que é um piloto fantástico, bem como a todos os pilotos que todas as quartas partilharam a pista comigo e fizeram deste campeonato algo especial, sempre com grelhas cheias.

Quando se corre contra os melhores a gratificação é maior! Se der deu, se não der tudo bem na mesma e parabéns a quem ganhou, tal como poderia ter acontecido ontem e não me chocava nada ter ganho qualquer um dos outros 5 pilotos que estiveram na luta até ao fim com todo o mérito. Acima de tudo estou aqui pela diversão, umas vezes ganha-se e outras perde-se, e há que saber aceitar isso! Para já tem-me corrido bem, mas algum dia vai correr mal, faz parte! Mas se agora eu fizesse um campeonato sem o Zé, ou o Carlos, ou o Lopes, o David, etçª eu já ía sentir a vossa falta :D

Um agradecimento muito especial ao José Almeida e a todo o staff da PTSims por nos aturarem e por nos darem condições para podermos disfrutar deste hobbie que tanto gostamos. Na minha humilde opinião a PTSims é neste momento a melhor comunidade no que toca ao panorama do simracing nacional, não querendo com isto desprestigiar as outras, mas penso, daquilo que conheço, que a PTSims está um passo ou dois à frente! Parabéns por terem atingido este nível, quer em termos de organização, quer a nível competitivo.  :thank_you2:

P.S. - Concordo com o ponto 3 do Paulo Sousa, tal como já fazem em outras comunidades, fazer do convívio anual uma entrega de prémios, não deve ficar muito caro e penso que era um conceito interessante, dada a dimensão que a PTSims está a assumir no panorama nacional. Já vi isso por parte de outras comunidades e é uma boa ideia e uma recordação que fica destes tempos.
- Aproveito para dizer também que a PTSims já merecia um ranking melhorzinho, para já é praticamente apenas um ranking da "assiduidade", mas deveria ser da qualidade, até para cada um de nós saber em que patamar está em relação aos outros e tentar melhorar.
- Outra coisa que deveria ser muito engraçada, era fazer uma espécie de F3 em Macau sempre no fim do ano! É um evento muito especial, dando a possibilidade ao top3 de cada campeonato que decorreu durante o ano/época a possibilidade de o disputar. Em caso dos pilotos serem os mesmos alarga-se aos 4º, 5º, 6º, etç classificados até não repetir pilotos. Uma espécie de race of champions... :ok:
- Em relação aos V8's penso que a PTSims não tem que ficar "com o que sobra" das outras comunidades, não vejo nenhum problema em fazer um DTM por exemplo, desde que não coincidam as datas. Penso que seria mesmo fantástico fazer um DTM aqui na PTSims lá mais para a frente... é apenas uma ideia!

Cumprimentos a todos e espero voltar a encontrar-vos num campeonato em breve!

:drinks:  :good:
"Pure driving, pure racing, that's what makes me happy" Ayrton Senna

Offline Tiago Lapa

• Experiente
  • Liked: 64
    • View Profile
Boas. Parabéns ao Rui Santos pelo campeonato, ao Tiago Monteiro e PM4 pela vitória nas equipas  :drinks:

Offline José Raposo

• Novato
  • *
  • Liked: 7
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: TRS500
Boas Pessoal
Começo por pedir desculpa se atrapalhei alguém se dei toques ou o quer que seja, se o fiz foi sem intenção. Inscrevi-me neste campeonato para matar um pouco o bichinho, mas estou completamente fora de ritmo estive 4 anos a "aturar pseudo-pilotos e praticamente não corria" além de que não sou nenhum expert em set-ups, o que me criava uma maior dificuldade e me deixava sem confiança, "daí o Almeida dizer "que eu fazia curvas duas abaixo dos outros" é normal eu corro sempre para não prejudicar ninguém e se calhar acabo por me prejudicar a mim.
Isto com a pratica, vai lá ! Esperemos !
Obrigado Tiago pela referencia à minha saída para as boxes na R3, mas pareceu-me que seria o mais justo.
Quanto à organização está optima, continuem, façam é umas provas de rally que aí eu não atrapalho ninguém !
Parabéns aos vencedores !
Vou ter que mudar de Nr. e # !
Boa sorte a todos !

Offline Carlos Miranda

• Diretor do CAI | Staff
  • Experiente
  • Liked: 316
    • View Profile
  • Simulation Hardware: I5 4670; MSI Z87 G45; 16GB DDR3; NVIDIA GTX 1050 Ti; T300+T3PA+TH8A
Ora venho aqui também fazer um report final, tenho falhado neste campo ultimamente.

A minha ultima prova foi um bom resumo do que foi o meu campeonato. Na 1ª corrida ia pacientemente atrás do Leandro Mendonça, mas numa esquerda fui mais rente ao muro e a roda prendeu no que parecia um espaço entre railes, fiquei com o carro todo lixado e o volante a mais de 45º para conseguir andar a direito.

Fui arranjar a lata para só para acabar a corrida, mas como alguns ainda desistiram, deu para não começar de ultimo na 2ª corrida.

Na 2ª corrida arrisquei ainda menos, consegui andar os 20 minutos apenas com uns raspões nas paredes e la fui subindo posições. Ainda ponderei manter-me no 15º lugar para arrancar na frente na ultima corrida, mas não dava para ir tao lento até ao fim da corrida, por isso mantive o ritmo, fui até 12º.

Estava animado para a ultima corrida ao saber que ia partir da 2ª linha da grelha, mas a animação nem 100 metros durou, ainda antes da 1ª curva já estava virado ao contrario e encostado no muro…

Mais uma oportunidade de pódio que se foi num instante… não foi alt+f4 mas quase…

Pessoalmente, estou contente por o campeonato ter chegado ao fim. Estes carros são divertidos de conduzir em corrida, mas aborrecidos de treinar. Tendo estado também nos GT1 no AC e com o trabalho de CAI (que não foi pouco! Foi até muito, não é! Bastante!… Não houve coveiro a correr atras de ninguém mas que se viram coisas estranhas neste “cemitério”, viram.), pouco sobrou para o treino e não há milagres, fica um 20º lugar justo. 

Reforçando que se trata de uma opinião pessoal (talvez ou certamente influenciada por estar na organização), acho que houve alguma competitividade exagerada, ou digamos, que não foi saudável.

Sendo que o simracing para mim é suposto ser um prazer, não consigo entender algumas abordagens e posturas que fui vendo. Desde situações em pista como outras fora dela, não foi o campeonato mais bonito que vi. Não vou mencionar nada de concreto, mas convido todos a recordarem bem o que foi o campeonato, prova a prova, e reflitam sobre as decisões e posturas que foram adotando ao longo do mesmo. Isto vai para todas os pilotos e equipas, incluindo a minha.

Também acho que é importante todos nos lembrarmos que nenhum de nós é perfeito. Erros todos cometem, todos, até os melhores dos melhores. Saber reconhecer quando se erra, não só fica bem como permite que se possa aprender desse erro para não o repetir. Também ajuda a ser um pouco menos intransigente com os erros dos outros, que também têm direito de errar.

Eu vejo isto de uma forma muito simples: não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti. Acho que podemos ser competitivos e não atropelar os adversários. Como já disse anteriormente, prefiro perder com honra do que ganhar à custa de batotas e manobras subterfúgios. Para mim é mais importante a amizade e ter bom ambiente do que ganhar um campeonato ou corrida.

O campeonato também teve bons momentos, mas no global não fico com grandes recordações.

Parabéns ao Rui e à PM4 pelos respetivos títulos.

Deixo também um agradecimento a todos os pilotos da Carbor8 pelo esforço e pela participação que tiveram no campeonato. Não ganhamos nada, desta vez, mas os títulos hão de aparecer, disso não tenho duvida.

Espero não me estar a esquecer de nada.

Abraço e até aos RMHS, para quem for!

Offline Mário Serafim

• Membro
  • **
  • Liked: 61
    • View Profile
  • Simulation Hardware: GPU: GeForce GTX 1080 CPU: Intel(R) Core(TM) i5-4690K CPU @ 3.50GHz Memory: 16 GB RAM WHEEL: Logitech G29 MONITOR: 3x 22"
Boa tarde malta  :drinks:,

Eu não vou falar/escrever muito porque sou um gajo de poucas palavras e normalmente idiotas no bom sentido.

Gostei muito do campeonato.
Gostei muito de ver que o nível desta comunidade está cada vez mais elevado.
Gostei muito do convívio com os meus companheiros de equipa e outros! Obrigado PTSims!
Gostei muito de cada vez mais gostar deste hobbie.

Como nada é perfeito, só me posso queixar da penalização que levei para Macau, que a meu ver, resultado de uma análise incorrecta em relação à posição em pista dos envolvidos, que faz toda a diferença.  :rtfm:

As corridas em Macau foram engraçadas e só me posso queixar de mim por não terem resultado em mais pontos. Na R3 que apanhei um acidente com um carro completamente atravessado em pista, obrigando-me a desviar para o único sitio onde infelizmente logo a seguir estava uma esquina que partiu o carro todo. :nea:
Ah, já me esquecia do grande momento do Raposo ao sair da boxe para não atrapalhar os pilotos que lutavam pelos titulos.

Os meus parabéns para TODOS, para a PM4 Racing e especialmente para os campeões Rui Silva e Tiago Montepio.

Cumprimentos e até à próxima,

Moisés Serafim

« Last Edit: May 24, 2019, 14: 23 by Mário Serafim »

"Escacar pedra até vencer" - Nigel Mansell

Offline Rui Santos

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • Liked: 100
  • ORIGIN Racing
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T300 + Fanatec V3
"Pure driving, pure racing, that's what makes me happy" Ayrton Senna

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1162
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
Boas.

Só para avisar que o CAI referente a esta prova só deve sair para a semana. Tem sido uma semana complicada para os elementos do CAI visto que está tudo envolvido nas 24 horas de Le Mans do VEC.